Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

[Música] Blues

Publicações recomendadas

Wikipedia-banner.png

Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam subtis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.

Ultimamente tenho-me debruçado bastante no Blues. Até há uns anos passava-me ao lado; sabia que existia e conhecia algumas das sua principais figuras, mas não me atraía muito. Até que vi um concerto dos

, e fiquei completamente maravilhado. Tenho ouvido coisas antigas, dos 70's e dos 80's, maioritariamente.

Este tópico servirá para discussão sobre este estilo e, sobretudo, para recomendações. Fico à espera das vossas. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O grande Jimi, o BB e o "king of swing" Richie Sambora são para mim as grandes referências dos blues, apesar de dois deles se debruçarem mais sobre o rock.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes começar por ouvir Muddy Waters, John Lee Hooker, Elmore James, Buddy Guy, etc. Tensa aí o Joe Bonamassa que é muito bom e recentemente esteve cá.

Depois tens o blues mais pop do John Mayer.

Edit: E se poderes procura um documentário sobre blues que há uns tempos deu na RTP2 com realização de Scorcese, Eastwood, etc., penso que chama-se mesmo "The Blues".

Editado por Ed

Compartilhar este post

Link para o post

Podes começar por ouvir Muddy Waters, John Lee Hooker, Elmore James, Buddy Guy, etc. Tensa aí o Joe Bonamassa que é muito bom e recentemente esteve cá.

Depois tens o blues mais pop do John Mayer.

Edit: E se poderes procura um documentário sobre blues que há uns tempos deu na RTP2 com realização de Scorcese, Eastwood, etc., penso que chama-se mesmo "The Blues".

Não esquecer também Stevie Ray Vaughan, Gary Moore, Albert Collins e Eric Clapton.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico!

Pergunta: classificariam os Black Keys como Blues? Já tive esta discussão com alguns amigos meus e houve pouco consenso...

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquecer também Stevie Ray Vaughan, Gary Moore, Albert Collins e Eric Clapton.

Ele que ouça os "clássicos" primeiro. Como é óbvio não nos podemos esquecer desses senhores.

Bom tópico!

Pergunta: classificariam os Black Keys como Blues? Já tive esta discussão com alguns amigos meus e houve pouco consenso...

Para mim sim. Blues Rock para ser mais exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

SRV Imortal :prayer:

Engraçado, abrir o tópico agora, já que estou numa de Blues Brothers :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nome novo nos blues,

Compartilhar este post

Link para o post

Procura no tubas mais umas cenas dele que é muito fixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...