Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

A mim queriam-me praxar, felizmente parti logo para a violência e agora sou odiado por 90% da faculdade. Não é nada que me preocupe, sinceramente.

1361098_o.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Gentle Giant, conta lá então como são as vossas praxes, visto que aparentemente as vossas praxes são diferentes de tudo o que aqui foi dito.

Compartilhar este post

Link para o post

Gentle Giant, conta lá então como são as vossas praxes, visto que aparentemente as vossas praxes são diferentes de tudo o que aqui foi dito.

Diferentes não sei. Sei que não há violência. Não há ninguém com olhos no chão, nem a inchar flexões, quando correm de um lado pó outro é porque alguém lhes colocou um fato de abelha em cima e os mandou fazer de abelhas para perto dos outros cursos. Se alguém se recusa a fazer determinada praxe perguntamos simplesmente a razão para tentar compreender. Quando fui mestre de curso deixei bem claro que recusarem-se a fazer uma determinada praxe não era o mesmo que declararem-se anti-praxe. Há coisas que alguns fazem que os outros não fariam. Eu quando fui caloiro passei uma hora a imitar tudo o que o tripé fazia (que saudades desse cão da universidade) e apenas achei piada... até porque ele ficou deitado ao sol pai 30 minutos... outros achariam humilhante... eu entrei no espírito e não me importei nada.

Depois há outras cenas, jogos, tipo bilhar humano onde quem ganha tem direito a cerveja fresquinha, matraquilhos humanos com toda a gente atada uns aos outros... prémio cerveja fresquinha... enfim, nada de idiotices e nunca ninguém se queixou.

Depois há aulas fantasma, concursos de karaoke, rotas de tascas, jantares de curso e praxe e praxes em que começamos desde logo a ensinar toda a tradição da universidade e do curso.

Outra coisa é "converter" pessoal anti-praxe à partida. Não sei como será com gajos até porque fui mestre de curso de um curso quase só de mulheres. Estas que se declaravam anti-praxe normalmente faziam-no por medo de mitos. Uma conversa a sós de alguns minutos, sem pressões de muita gente trajada bastava para fazer ver que bastava experimentar para ver, sem medos... normalmente tornavam-se bem adeptas da praxe.

Nunca, repito, nunca tive problemas nas praxes.

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre bom continuar com o mito que as praxes são todas más. Enquanto o pessoal não entender que há praxes boas e praxes más esta discussão vai perpetuar-se infinitamente.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre bom continuar com o mito que as praxes são todas más. Enquanto o pessoal não entender que há praxes boas e praxes más esta discussão vai perpetuar-se infinitamente.

Exacto.

Eu não gostei nada da praxe que a minha faculdade me proporcionou: chamar bestas aos gritos, ter que olhar para o chão, ficar horas numa sala de joelhos a ouvir pseudo-sermões, etc. Mas a verdade é que tem que se reconhecer que isto nem é 8 nem é 80. Há praxes más? Há, eu assisti a elas e considero que foram uma perda de tempo total e que não o devia ter feito só porque achava que iria ser excluído (não iria ter a tal integração). O ponto positivo é que aprendi a lição: melhor agradarmos a nós mesmos do que aos outros. Neste momento 90% das pessoas com quem me relaciono não as conheci através da praxe, ou seja não é necessário a praxe para sermos integrados.

Agora acho que todos deviam experimentar, porque se as praxes forem como o Gentle Giant e outros descrevem, então a experiência pode ser agradável e isso é o que importa. E se a praxe for boa então assim pode ajudar a integração.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...