Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

Agora querem acabar com a praxe devido aos constantes abusos, alunos a iam bêbedos para as aulas e a causar distúrbios, fazerem barulho durante o período de aulas, danos a propriedade da faculdade ...

Isso é culpa da praxe, ou dos alunos que vão às aulas nesse estado e com essa atitude? E o código de praxe vale para um caloiro levar os doutores a tribunal de praxe em caso de abuso(s). Conheço quem tenha sido levado.

Em Coimbra é normal os professores darem-se ao trabalho, não só no assunto praxe mas noutros também. Também há, porém, o outro lado: eu tive vários professores que disseram para aproveitarmos o nosso primeiro ano, que era o melhor de todos e para nos integrarmos no espírito académico porque vale bem a pena. O mais interessante foi que alguns referiram isto e explicavam-nos ainda os benefícios e até onde as praxes podiam ir, com conselhos do que fazer caso nos sentíssemos abusados. Até tive um professor que na primeira aula deixou a turma sair mais cedo para irmos à praxe.

Claro que estes exemplos não passam cá para fora, mas isso é o pão nosso de cada dia sobre este tema.

Compartilhar este post

Link para o post

Se começam a incomodar as aulas, tem que se por um travão a isso. Acho bem esse abaixo-assinado

Compartilhar este post

Link para o post

Agora querem acabar com a praxe devido aos constantes abusos, alunos a iam bêbedos para as aulas e a causar distúrbios, fazerem barulho durante o período de aulas, danos a propriedade da faculdade ...

O código não vale a ponta dum chavelho a partir do momento em quem aplica as praxes está mais interessado em descarregar nos outros, e aposto que cerca de 60% dos "doutores" nunca pôs a vista em cima do código, limitam-se a seguir os outros.

Mas isso é óbvio e foi também o que tentei dizer. O que está mal, na minha opinião, não é a praxe mas quem praxa. No entanto, o que leio aqui é o quão a praxe é ridícula, o quão a praxe deve acabar, etc. É um mal da sociedade e não da praxe, sociedade que, actualmente, só se preocupa, principalmente a nível de jovens, em dar nas vistas, em ser o centro das atenções, em ser melhor que o outro. Eu tenho a dizer que adoro a praxe porque fui praxado por pessoas excepcionais e tenho imensa pena de não ter oportunidade de praxar mais. Basta-me lembrar certos caloiros deste ano que chegaram com grandes manias e aprenderam a respeitar mais, sem que nunca fosse necessário sequer colocar um caloiro de quatro (apesar de alguns o merecerem), e hoje nos dizem que a praxe lhes fez muito bem e até acabam a ser quase eles a pedir mais.

O que queria dizer, em suma, é que me custa ver o nome da praxe sujo na comunicação social quando o problema vem da falta de valores de uma minoria que a pratica, só isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que estes exemplos não passam cá para fora, mas isso é o pão nosso de cada dia sobre este tema.

Aqui nunca vi nenhum professor falar assim, nem sequer mencionam as praxes, o único que me lembro de falar nas praxes, era só a dizer mal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
“Se às pessoas falta educação não é a praxe que lha dá..."

Isso é culpa da praxe, ou dos alunos que vão às aulas nesse estado e com essa atitude? E o código de praxe vale para um caloiro levar os doutores a tribunal de praxe em caso de abuso(s). Conheço quem tenha sido levado.

Exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Coimbra é normal os professores darem-se ao trabalho, não só no assunto praxe mas noutros também. Também há, porém, o outro lado: eu tive vários professores que disseram para aproveitarmos o nosso primeiro ano, que era o melhor de todos e para nos integrarmos no espírito académico porque vale bem a pena. O mais interessante foi que alguns referiram isto e explicavam-nos ainda os benefícios e até onde as praxes podiam ir, com conselhos do que fazer caso nos sentíssemos abusados. Até tive um professor que na primeira aula deixou a turma sair mais cedo para irmos à praxe.

É culpa de ambos, que na minha faculdade a praxe incentiva certos comportamentos, digamos, menos próprios, junta-se a isso a mentalidade de crianças no corpo de adultos e faz-se o chocapic.

Deixa-me ainda dizer, eu estudo em Lisboa, estou só a relatar o que acontece aqui, nunca vi e só sei o que aparece por aqui acerca das praxes académicas de Coimbra.

Compartilhar este post

Link para o post

Apontar à praxe culpas por comportamentos individuais parece-me incorrecto. Pode haver, no âmbito da praxe, o incentivo a comportamentos menos próprios (infelizmente há situações dessas), mas isso não justifica que os alunos vão fazer porcaria para as aulas - muito menos que sejam atribuídas culpas à praxe, afinal os alunos já são maiores de idade e têm cabecinha para pensar.

Isso seria o mesmo que um gajo assaltar uma loja e culpar-se a claque a que ele pertence.

Compartilhar este post

Link para o post

De doentio não tem nada. Se as práticas- estas sim, doentias- que o corpo de docentes está a denunciar forem verdade, este abaixo-assinado só peca por tardio.

E para os professores se andarem a incomodar com as praxes é porque muita coisa já está fora de controlo...

Eu estou a falar com conhecimento de causa. Conheço a peça e conheço cerca de 10 das alunas dela. É uma mulher que se divorciou há pouco tempo e que este ano tem transparecido óbvios sinais de trauma com a situação. Começou a chamar p*tas às alunas. p*tas. Nas aulas. Não sei o que mais posso dizer além disto.

Quanto aos outros, deixaram-se ir. São profs anti-praxe que aproveitaram a onda, a iniciativa foi toda da outra. E as praxes não interferiram com o decorrer das aulas, no curso em questão foram marcadas umas 3 ou 4 praxes em tempo de aulas e apareceram 2 ou 3 caloiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Apontar à praxe culpas por comportamentos individuais parece-me incorrecto. Pode haver, no âmbito da praxe, o incentivo a comportamentos menos próprios (infelizmente há situações dessas), mas isso não justifica que os alunos vão fazer porcaria para as aulas - muito menos que sejam atribuídas culpas à praxe, afinal os alunos já são maiores de idade e têm cabecinha para pensar.

Isso seria o mesmo que um gajo assaltar uma loja e culpar-se a claque a que ele pertence.

Não, é o equivalente a alguém assaltar uma loja porque alguém disse que era fixe e quando volta dão-lhe uma palmadinha nas costas e um doce de recompensa.

E não estou a exagerar.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuamos na mesma, a culpa é de quem assalta. Já terá idade para saber o que pode ou não fazer, não será certamente um mentecapto ou uma criança para fazer o que os outros lhe mandam.

Compartilhar este post

Link para o post

Não interessa, a parte pior não é o pau-mandado mas sim quem o manda, a praxe "original" baseia-se em precipícios como:

- Respeito

- Igualdade

A partir do momento em que estes precipícios são violados a praxe deixa de ser praxe e passa ser algo que certamente qualquer um reprovaria.

EDIT: Gostava só de salientar uma coisa, apesar do que estou aqui a dizer, eu não sou anti-praxe. Eu quando entrei na minha fac não estava de todo à espera de encontrar o que encontrei, daí o meu desgosto, mas não me declarei anti porque eu sei bem que em certos locais a praxe, ou pelo menos certos aspectos dela, ainda são respeitados como é suposto.

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

O que os adeptos da praxe e recusam a reconhecer é que a praxe é quem praxa, não existe nenhuma instituição superior e conceptual que existe para além de quem praxa. Que a praxe é o ambiente perfeito para estes abusos. Que a maior parte das brincadeiras e das 'brincadeiras' não são indispensáveis para a integração de quem se quer integrar. De que a praxe de livre tem pouco ou nada.

Aquele gajo lá do sindicato das praxes que apareceu na televisão com uns 50 anos já saiu da universidade, certo? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso até existe. Pelo menos em Coimbra.

E o que é que existe em Coimbra?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a praxe tem objetivos claros e bem identificados, que façam um programa anual de praxes, tal como fazem para as queimas. Não deve ser assim tão complicado e resolveria muitos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

posso-te dizer que no ISEP tive uma manhã em que os doutores fizeram de tudo para levar os que já estavam mais fartos da praxe a desistir, é a maneira de eles saberem se tas naquilo de corpo e alma ou não, é parvo mas ok.

Só bonecos de penico na cabeça e a fazerem figura de urso pelas ruas o ano inteiro. :lol:

Fico parvo com aquilo, que falta de amor próprio.

Compartilhar este post

Link para o post

Só bonecos de penico na cabeça e a fazerem figura de urso pelas ruas o ano inteiro. :lol:

Fico parvo com aquilo, que falta de amor próprio.

Às vezes sabe bem fazer figura de urso como dizes. Desde que não se prejudique ninguém...

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem as suas noções de divertimento, a minha está bem longe de passar o dia a encher no meio da rua, a chafurdar em trampa, a ter os olhos cravados no chão, a ouvir gritos de gente frustrada que me aplica os castigos físicos que bem entende e lhe apetece enquanto visto uma farpela qualquer idiota. Vá-se lá saber porquê, prefiro ocupar o meu tempo livre de outra maneira...

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem as suas noções de divertimento, a minha está bem longe de passar o dia a encher no meio da rua, a chafurdar em trampa, a ter os olhos cravados no chão, a ouvir gritos de gente frustrada que me aplica os castigos físicos que bem entende e lhe apetece enquanto visto uma farpela qualquer idiota. Vá-se lá saber porquê, prefiro ocupar o meu tempo livre de outra maneira...

Nota-se perfeitamente que preferes passar o tempo de outra maneira, só assim se explica que não saibas nada sobre praxes.

Compartilhar este post

Link para o post

Nota-se perfeitamente que preferes passar o tempo de outra maneira, só assim se explica que não saibas nada sobre praxes.

Porque é que dizes que ele não sabe nada de praxes? Ele tem de se sentir contente (e sentir-se como um animal como já li por aí) com as atividades que ele descreveu?

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Pode parecer estranho mas não conheço uma unica pessoa que não tenha gostado das praxes.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, é o equivalente a alguém assaltar uma loja porque alguém disse que era fixe e quando volta dão-lhe uma palmadinha nas costas e um doce de recompensa.

E não estou a exagerar.

Sim, aposto que o pessoal da praxe de Coimbra foi beber uns finos depois do que esse gajo da notícia <3 aliás, transpira-se aqui a aprovação de quem lá está :lol:

Editado por Lip Mickey

Compartilhar este post

Link para o post

Se a praxe tem objetivos claros e bem identificados, que façam um programa anual de praxes, tal como fazem para as queimas. Não deve ser assim tão complicado e resolveria muitos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

13th, quando as pessoas são responsáveis, esses programas são feitos. Eu, quando estive à frente das praxes de Psicologia, tive o cuidado de fazer um documento regulador das actividades.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui praxado durante perto de 1 mês, sei perfeitamente do que estou a falar. Mas estou cansado de dar para este peditório, esta é daquelas discussões cíclicas tal e qual como a das touradas, anda-se aqui à volta disto e fica tudo na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...