Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

O pior disto tudo é a opinão externa, disso não tenho dúvidas. Basta ir ler os comentários da noticia no site do JN.

o teu avatar :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

A regularidade deste tipo de ocorrências já devia ter levado a uma mudança de mentalidade. Enquanto há muito jovem que vive "o ano da sua vida", por outro lado há demasiados adolescentes a passarem por autênticos pesadelos. Não interessam se são uma minoria, há-os e urge impedir que isto continue a ser recorrente, ano após ano.

A praxe é uma prática que, pelo poder dado ao "doutor" pelos "caloiros", não pode ser exercida por qualquer pessoa. E se há lunáticos que abusam do poder, alguém deve ser responsabilizado por isso.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma opinião cada vez mais mista acerca da praxe. Quando entrei na faculdade era por princípio contra a mesma, mas ainda assim decidi experimentar e gostei bastante do dia que lá passei. Ainda assim, algumas situações desagradaram-me, e não quis voltar a isso. Na minha faculdade pouca distinção há entre quem é ou quem não é, e conheço mais gente do que muitos que são "pela praxe", por isso não fiquei a perder particularmente nesse sentido.

Posto isto, tenho tido uma impressão melhor da praxe, até pela minha curta experiência, e prefiro acreditar que a maioria dos que integram aquilo é porque gostam e se gostam deverão ter um motivo para tal. Não concordo, portanto, ainda que não sendo caloiro, que se suspendam as praxes numa universidade inteira devido às atitudes de um ou dois animais (e isso deve acontecer noutros lados também frequentemente, mas não chega às notícias). Esses sim, deverão ser punidos e bem, e deverão ser expulsos dessas andanças.

Compartilhar este post

Link para o post

A regularidade deste tipo de ocorrências já devia ter levado a uma mudança de mentalidade. Enquanto há muito jovem que vive "o ano da sua vida", por outro lado há demasiados adolescentes a passarem por autênticos pesadelos. Não interessam se são uma minoria, há-os e urge impedir que isto continue a ser recorrente, ano após ano.

A praxe é uma prática que, pelo poder dado ao "doutor" pelos "caloiros", não pode ser exercida por qualquer pessoa. E se há lunáticos que abusam do poder, alguém deve ser responsabilizado por isso.

é isto.

Nada contra a praxe, mas quem a faz tem que ser alguém com a cabeça no sítio, caso contrário dá m*rda.

Btw, a tua sign :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma opinião cada vez mais mista acerca da praxe.

Já eu cada vez tenho menos paciência. Acho bem que tenham suspendido. Não gosto da generalização que costuma haver em relação a isto mas simplesmente não tenho paciência nem vontade de praxar ninguém. Fui praxada dois anos e foi divertido mas deixo isso para os outros. Tenho muitos colegas verdadeiramente tristes com isso porque vivem a praxe e sei que têm uma boa conduta mas não se podem admitir coisas destas.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu cada vez tenho menos paciência. Acho bem que tenham suspendido. Não gosto da generalização que costuma haver em relação a isto mas simplesmente não tenho paciência nem vontade de praxar ninguém. Fui praxada dois anos e foi divertido mas deixo isso para os outros. Tenho muitos colegas verdadeiramente tristes com isso porque vivem a praxe e sei que têm uma boa conduta mas não se podem admitir coisas destas.

Eu era dos que generalizava, possivelmente. Agora que conheço um pouco melhor a situação, digo que há muito animal, muita besta mesmo a quem só dá vontade de espetar 2 socos, mas também há malta muito fixe a praxar (mesmo que não seja a mim :mrgreen: ). E eu se me tivesse mantido na praxe o ano inteiro, para o ano não iria querer praxar ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Um otário a dar má imagem a toda a gente. Triste...

Tou a ver agora esse episódio da tua sign :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

não sou apologista de "por um pagam todos" mas isto talvez abra os olhos a muita coisa. que filho da mãe autêntico.

Vai mostrar a muita gente que há escumalha em todo o lado!

Compartilhar este post

Link para o post

Cá, é duas semanas de praxes, e um dia na Semana Académica, e não é por isso que o conceito de praxe não é passado aos caloiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma opinião cada vez mais mista acerca da praxe. Quando entrei na faculdade era por princípio contra a mesma, mas ainda assim decidi experimentar e gostei bastante do dia que lá passei. Ainda assim, algumas situações desagradaram-me, e não quis voltar a isso. Na minha faculdade pouca distinção há entre quem é ou quem não é, e conheço mais gente do que muitos que são "pela praxe", por isso não fiquei a perder particularmente nesse sentido.

Posto isto, tenho tido uma impressão melhor da praxe, até pela minha curta experiência, e prefiro acreditar que a maioria dos que integram aquilo é porque gostam e se gostam deverão ter um motivo para tal. Não concordo, portanto, ainda que não sendo caloiro, que se suspendam as praxes numa universidade inteira devido às atitudes de um ou dois animais (e isso deve acontecer noutros lados também frequentemente, mas não chega às notícias). Esses sim, deverão ser punidos e bem, e deverão ser expulsos dessas andanças.

O mesmo aqui. Fui o 1º dia, não gostei muito, não voltei. No entanto, o pessoal da praxe é todo 5 estrelas e dou-me bem com toda a gente

Compartilhar este post

Link para o post

Expulsão da Faculdade e respectiva Universidade para todos os responsáveis.

Não li a notícia daí não saber se foram tomadas medidas nesse sentido, mas para mim era a primeira decisão a tomar, para além da situação criminal...

btw, eu posso dizer que adorei as praxes que recebi há já mais de 4 anos. Curiosamente nunca praxei não tenho por desinteresse mas mais por nunca ter chegado a oportunidade e quando existiram não aproveitei.

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

Cá, é duas semanas de praxes, e um dia na Semana Académica, e não é por isso que o conceito de praxe não é passado aos caloiros.

não tens, mas é que NÃO TENS mesmo comparar a situação da UAlg com Coimbra, Porto e adiante :mrgreen: a UAlg é amadora como o raio.

Compartilhar este post

Link para o post

não tens, mas é que NÃO TENS mesmo comparar a situação da UAlg com Coimbra, Porto e adiante :mrgreen: a UAlg é amadora como o raio.

O propósito da praxe é igual aqui, como é igual (ou devia) nas outras Universidades, que é a integração dos caloiros. Aqui, isso é conseguido.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um ato isolado, mas é suficiente para haver estragos, e acho bem que haja. Todas as praxes que conheço a violencia fisica = 0

Compartilhar este post

Link para o post

O propósito da praxe é igual aqui, como é igual (ou devia) nas outras Universidades, que é a integração dos caloiros. Aqui, isso é conseguido.

err não. não mesmo. o propósito da praxe está associado a ritos de passagem. integração é uma, digamos...fachada, criada para dar outro propósito.

Compartilhar este post

Link para o post

Além do ser humilhado para poder ser integrado, e humilhar outros só porque nos fizeram a nós, que mais significado tem esta idiotica forma de recepção a pessoas que vão supostamente começar os melhores e mais importantes anos da sua vida a nível de formação?

Pessoas que deviam receber elogios, sorrisos e abraços pela honra que não é para todos, de entrar no ensino superior, levam com T-shirts ridiculas, insultos, gritos, e por vezes violencia fisica e verbal.

Sei que não sou só eu que fica confuso com isto, mas é um pormenor da sociedade que me choca por não ser uma esmagadora maioria contra...

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui as praxes podiam deixar de existir, é só durante a 1ª semana do ano lectivo, e sinceramente as coisas que se fazem não tou a ver no que ajudam na integração mas pronto.

Mas também não tenho ideia de como são as praxes em boa parte das faculdades.

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui as praxes podiam deixar de existir, é só durante a 1ª semana do ano lectivo, e sinceramente as coisas que se fazem não tou a ver no que ajudam na integração mas pronto.

Mas também não tenho ideia de como são as praxes em boa parte das faculdades.

Subscrevo.

E por acaso tenho noção de como é nas outras faculdades, mas é sempre naquela, toda a gente entra até querer sair, a parte que eu odeio é a lavagem cerebral que alguns levam ao ponto de chamarem de "vergonha" a sair da praxe.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Juro que nao percebo esse lol. Uma pessoa que vem para a faculdade com desconhecimento do que é praxe e nesse estabelecimento houve um caso destes é de deixar com pé atras.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que nao percebo esse lol. Uma pessoa que vem para a faculdade com desconhecimento do que é praxe e nesse estabelecimento houve um caso destes é de deixar com pé atras.

"vai deixar muita gente receptiva quanto a quererem sujeitar-se a isso."

Se vai deixar muita gente receptiva, é porque vao receber/aceitar na boa o facto de se sujeitarem a isso.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

err não. não mesmo. o propósito da praxe está associado a ritos de passagem. integração é uma, digamos...fachada, criada para dar outro propósito.

Depende da Universidade, e desde o ano que entrei, e este ano (e no próximo, quando praxar, a vou fazer parte do Comité de Praxe), o maior objectivo é a integração dos caloiros no ambiente académico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...