Kimi Raikkonen Publicado 31 Março 2012 "vai deixar muita gente receptiva quanto a quererem sujeitar-se a isso." Se vai deixar muita gente receptiva, é porque vao receber/aceitar na boa o facto de se sujeitarem a isso. Era o antonimo disso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 31 Março 2012 Depende da Universidade, e desde o ano que entrei, e este ano (e no próximo, quando praxar, a vou fazer parte do Comité de Praxe), o maior objectivo é a integração dos caloiros no ambiente académico. e a integração é a praxe? a praxe é integrar o aluno no que é o curso, na faculdade, no campus, na cidade? andarem todos a fazer todos a mesma m*rda por toda a universidade é integração? pinturas na cara, pinturas na roupa, placas com o "curral" e o crl, chamados de bestas, etc é integração? não vais dizer que sim, aposto. praxe é uma coisa. integração é outra. enquanto não separarem uma coisa da outra, continuam na idade da pedra. Compartilhar este post Link para o post
João Castro Publicado 31 Março 2012 Depende da Universidade, e desde o ano que entrei, e este ano (e no próximo, quando praxar, a vou fazer parte do Comité de Praxe), o maior objectivo é a integração dos caloiros no ambiente académico. Como é que na tua Universidade, se integra os caloiros no ambiente Académico? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 31 Março 2012 Além do ser humilhado para poder ser integrado, e humilhar outros só porque nos fizeram a nós, que mais significado tem esta idiotica forma de recepção a pessoas que vão supostamente começar os melhores e mais importantes anos da sua vida a nível de formação? Pessoas que deviam receber elogios, sorrisos e abraços pela honra que não é para todos, de entrar no ensino superior, levam com T-shirts ridiculas, insultos, gritos, e por vezes violencia fisica e verbal. Sei que não sou só eu que fica confuso com isto, mas é um pormenor da sociedade que me choca por não ser uma esmagadora maioria contra... Não generalizes. Compartilhar este post Link para o post
João Castro Publicado 31 Março 2012 Não generalizes. Porquê? É assim tão diferente de faculdade para faculdade? Existe alguma faculdade neste país que efectivamente faça os caloiros sentirem-se bem? Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 31 Março 2012 e a integração é a praxe? a praxe é integrar o aluno no que é o curso, na faculdade, no campus, na cidade? andarem todos a fazer todos a mesma m*rda por toda a universidade é integração? pinturas na cara, pinturas na roupa, placas com o "curral" e o crl, chamados de bestas, etc é integração? não vais dizer que sim, aposto. praxe é uma coisa. integração é outra. enquanto não separarem uma coisa da outra, continuam na idade da pedra. A praxe serve com o objectivo de integração. Desde visitas à faculdade, ao campus, à cidade, termos que decorar o nome dos colegas todos de curso, conhecer a história do Curso, levá-los às aulas em certos períodos da altura das praxes. Não sou daqueles que como me mandaram m*rda para o cabelo, vou-me vingar nos meus caloiros. E isso depende de curso para curso, de mentalidade para mentalidade. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 31 Março 2012 Como é que na tua Universidade, se integra os caloiros no ambiente Académico? Porquê? É assim tão diferente de faculdade para faculdade? Existe alguma faculdade neste país que efectivamente faça os caloiros sentirem-se bem? Eu, e os meus 68 colegas que entraram no meu ano, sentimo-nos todos bem, e somos super-unidos, desde a altura das praxes. Este ano, como estou mais ligado à Associação, fizemos um esforço para levar a Academia aos caloiros, dando a conhecer projectos, motivá-los para participar em iniciativas promovidas pela Universidade, a interagirem com pessoas de diversos cursos, como acontece por vezes em praxes conjuntas... há uma série de coisas que podem ser feitas. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 31 Março 2012 A praxe serve com o objectivo de integração. Desde visitas à faculdade, ao campus, à cidade, termos que decorar o nome dos colegas todos de curso, conhecer a história do Curso, levá-los às aulas em certos períodos da altura das praxes. Não sou daqueles que como me mandaram m*rda para o cabelo, vou-me vingar nos meus caloiros. E isso depende de curso para curso, de mentalidade para mentalidade. Vão visitar o estabelecimento onde andam? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 31 Março 2012 Porquê? É assim tão diferente de faculdade para faculdade? Existe alguma faculdade neste país que efectivamente faça os caloiros sentirem-se bem? Eu sinto-me muito bem. E imagino que não seja assim tão diferente, acho é que estás a pegar pelos maus exemplos, que obviamente existem. Aqui ninguém me pôs de 4, ninguém me mandou baixar os olhos, ninguém me chamou de besta, ninguém me meteu a rebolar no chão, ninguém me pintou a cara, ninguém me insultou, ninguém me bateu. Sim, há respeito. Pela praxe, pelos doutores. Mas ninguém me desrespeitou também. Fiz uns jogos, embebedei-me, cantei com o resto da malta. E eu posso dar um testemunho de fora, porque sou um dos únicos de Coimbra na minha tertúlia e acabo por ter uma visão um pouco diferente porque tenho cá os meus amigos, a minha namorada, a minha família. Eu vejo que já há ali grandes amizades com base na praxe. Vejo que os caloiros já sabem que podem ter ali uma casa para dormir, alguém que lhes arranje apontamentos, que lhes dê dicas para escolher as práticas a que devem ir. Posso-te dizer que a primeira pessoa a perguntar-me pelos meus exames foi o meu padrinho, não os meus pais. Se é assim em todo o lado? Claro que não. Mas há muitos sítios onde é assim, e aqui por Coimbra, das pessoas que conheço, é muito rara aquela que tem razão de queixa. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 31 Março 2012 A praxe serve com o objectivo de integração. Desde visitas à faculdade, ao campus, à cidade, termos que decorar o nome dos colegas todos de curso, conhecer a história do Curso, levá-los às aulas em certos períodos da altura das praxes. Não sou daqueles que como me mandaram m*rda para o cabelo, vou-me vingar nos meus caloiros. E isso depende de curso para curso, de mentalidade para mentalidade. aí está. tu falas em integrar. não em praxar. se vais para o comité, tenta forçar a ideia de criatividade, de integração separada de praxe, de originalidade e de sair da banalidade. e a mentalidade geral na UAlg, de curso para curso, é a mesma. é pintar, é chamar bestas, é metê-los a cantar à parva, é o uso de balões de água...e isto não é integração, que é o que falta. na Ualg, dizer integração é o mesmo que dizer praxe. Mas como te disse, a Ualg é amadora, pobrezinha e tem "a p*ta da mania", graças à ideia de serem uma universidade relativamente nova e acharem que têm de ter uma praxe à força toda. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 31 Março 2012 aí está. tu falas em integrar. não em praxar. se vais para o comité, tenta forçar a ideia de criatividade, de integração separada de praxe, de originalidade e de sair da banalidade. e a mentalidade geral na UAlg, de curso para curso, é a mesma. é pintar, é chamar bestas, é metê-los a cantar à parva, é o uso de balões de água...e isto não é integração, que é o que falta. na Ualg, dizer integração é o mesmo que dizer praxe. Mas como te disse, a Ualg é amadora, pobrezinha e tem "a p*ta da mania", graças à ideia de serem uma universidade relativamente nova e acharem que têm de ter uma praxe à força toda. Mas a cena do sujar, do gritar, acho que isso não mata a ninguém. Eu diverti-me como nunca nas minhas praxes, foram as melhores 2 semanas da minha vida. Andei coberto de m*rda? ya. Gritei, corri, fiz 30 por uma linha? fiz, mas sinto-me bem com isso, porque hoje estou integrado a 100%. Aponta num bloquinho as ideias e manda-me :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
João Castro Publicado 31 Março 2012 Eu sinto-me muito bem. E imagino que não seja assim tão diferente, acho é que estás a pegar pelos maus exemplos, que obviamente existem. Aqui ninguém me pôs de 4, ninguém me mandou baixar os olhos, ninguém me chamou de besta, ninguém me meteu a rebolar no chão, ninguém me pintou a cara, ninguém me insultou, ninguém me bateu. Sim, há respeito. Pela praxe, pelos doutores. Mas ninguém me desrespeitou também. Fiz uns jogos, embebedei-me, cantei com o resto da malta. E eu posso dar um testemunho de fora, porque sou um dos únicos de Coimbra na minha tertúlia e acabo por ter uma visão um pouco diferente porque tenho cá os meus amigos, a minha namorada, a minha família. Eu vejo que já há ali grandes amizades com base na praxe. Vejo que os caloiros já sabem que podem ter ali uma casa para dormir, alguém que lhes arranje apontamentos, que lhes dê dicas para escolher as práticas a que devem ir. Posso-te dizer que a primeira pessoa a perguntar-me pelos meus exames foi o meu padrinho, não os meus pais. Se é assim em todo o lado? Claro que não. Mas há muitos sítios onde é assim, e aqui por Coimbra, das pessoas que conheço, é muito rara aquela que tem razão de queixa. Acho que sim, e pelo que diz o Oblivion com a explicação dele também acho muito bem que existam este tipo de recepções e acompanhamento. Agora, desculpa, o que eu critico é o que eu assisto e ouço aqui no Porto e arredores, não vou generalizar mas a esmagadora maioria parece ser assim má de assistir. Compartilhar este post Link para o post
Stark Publicado 31 Março 2012 Na praxe do meu curso nunca me obrigaram a ficar de 4, a t-shirt que usamos é completamente normal, nunca me pintaram nada na cara (até porque é contra o código de praxe), entre outros. Porém, é óbvio que o sentido de "praxe" difere de curso para curso, universidade para universidade, daí que de vez em quando apareçam anormais como o protagonista deste caso. Agora, que situações como estas não sirvam para espelhar o que é a verdadeira praxe e qual é o seu propósito. Se for bem feita, para além de se conhecerem os colegas do próprio curso, há a oportunidade de fazer amizade com pessoas dos demais cursos (o caso de uma megapraxe, por exemplo). Inclusivamente, podemos ajudar pessoas que nada têm a ver com a Universidade através de uma praxe solidária. Com isto eu não defendo aqueles que gostam é de ir descarregar as frustrações ao mandar berros o dia inteiro, que metem os seus caloiros de 4 um bom número de horas seguidas e no fim de tudo, quando estão fora de praxe, nem uma palavra lhes dirigem. Tem que haver o respeito dentro de praxe e de fora dela tem que haver momentos para ir para os copos, para socializar e para mandar umas piadas, desde caloiros até mestrado. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Março 2012 Foi-me muito mais fácil (e agradável) entrar no emprego que na universidade. De longe. Compartilhar este post Link para o post
Someone Publicado 31 Março 2012 Eu sinto-me muito bem. E imagino que não seja assim tão diferente, acho é que estás a pegar pelos maus exemplos, que obviamente existem. Aqui ninguém me pôs de 4, ninguém me mandou baixar os olhos, ninguém me chamou de besta, ninguém me meteu a rebolar no chão, ninguém me pintou a cara, ninguém me insultou, ninguém me bateu. Sim, há respeito. Pela praxe, pelos doutores. Mas ninguém me desrespeitou também. Fiz uns jogos, embebedei-me, cantei com o resto da malta. E eu posso dar um testemunho de fora, porque sou um dos únicos de Coimbra na minha tertúlia e acabo por ter uma visão um pouco diferente porque tenho cá os meus amigos, a minha namorada, a minha família. Eu vejo que já há ali grandes amizades com base na praxe. Vejo que os caloiros já sabem que podem ter ali uma casa para dormir, alguém que lhes arranje apontamentos, que lhes dê dicas para escolher as práticas a que devem ir. Posso-te dizer que a primeira pessoa a perguntar-me pelos meus exames foi o meu padrinho, não os meus pais. Se é assim em todo o lado? Claro que não. Mas há muitos sítios onde é assim, e aqui por Coimbra, das pessoas que conheço, é muito rara aquela que tem razão de queixa. Só uma pergunta, tás em Direito? Compartilhar este post Link para o post
Someone Publicado 1 Abril 2012 Então vemo-nos aí para o ano. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 1 Abril 2012 Qualquer coisa avisa ;) Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 1 Abril 2012 (editado) Porquê? É assim tão diferente de faculdade para faculdade? Existe alguma faculdade neste país que efectivamente faça os caloiros sentirem-se bem? João, arranjo-te 50 caloiros que dizem que estão no melhor ano deles. Porque aqui eles sentem-se bem na praxe com a t-shirt "ridicula", quando entram no hospital a visitar as crianças da ala pediátrica. Eles sentem-se bem com a t-shirt "ridicula" quando umas das nossas actividades anuais é uma guerra de balões entre cursos. Onde está o mal disso ? EDIT - Antes que venham dizer que não estão ali 50 caloiros, o hospital só nos deixa levar 20 a esta visita. Editado 1 Abril 2012 por Java Compartilhar este post Link para o post
Someone Publicado 1 Abril 2012 Qualquer coisa avisa ;) em princípio devo entrar só se acontecer alguma coisa má é que não entro. se conseguir entrar depois digo qualquer coisa. Compartilhar este post Link para o post
Filas_fcp Publicado 1 Abril 2012 Cá, nenhum dos intervenientes é obrigado a estar lá. Compartilhar este post Link para o post
Maracate Publicado 1 Abril 2012 (editado) Pereplyotkin és de que tertulia?~ Eu adorei a minha praxe e foi lá que conheci a maior parte do pessoal com quem me dou hoje na universidade, tem é de existir uma pré-disposição. Uma praxe bem orientada é bestial, bem como é o melhor meio de integração no mundo universitário. Editado 1 Abril 2012 por Maracate Compartilhar este post Link para o post
João Castro Publicado 1 Abril 2012 João, arranjo-te 50 caloiros que dizem que estão no melhor ano deles. Porque aqui eles sentem-se bem na praxe com a t-shirt "ridicula", quando entram no hospital a visitar as crianças da ala pediátrica. Eles sentem-se bem com a t-shirt "ridicula" quando umas das nossas actividades anuais é uma guerra de balões entre cursos. Onde está o mal disso ? EDIT - Antes que venham dizer que não estão ali 50 caloiros, o hospital só nos deixa levar 20 a esta visita. Sem querer iniciei uma onda positiva, que realmente responde á minha pergunta inicial. Devia era ser sempre assim, penso eu. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 1 Abril 2012 Cada caso é um caso. Em Coimbra por acaso tenho boa impressão, há ligação com todos, o espírito e o intuito são bons. Ao fim e ao cabo tem mais de bom do que de mau. Já no meu caso, deixei de ir e pronto. Porquê? Não ganhava nada em ir. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 1 Abril 2012 Se dizem que a praxe é para integrar, qual é a necessidade de os "caloiros": 1) ficarem todos alinhados; 2) não olharem os "doutores" nos olhos"; 3) não poderem falar; 3) "baterem com os cascos" 4) fazerem flexões e ficarem de prancha; 5) and so on. Compartilhar este post Link para o post