Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

No meu curso nunca foi. Em ET, CT e afins os caloiros até reclamam se forem tratados como florzinhas de estufa. São animais e gostam de ser tratados como tal :)

Eu fui praxado durante perto de 1 mês, sei perfeitamente do que estou a falar. Mas estou cansado de dar para este peditório, esta é daquelas discussões cíclicas tal e qual como a das touradas, anda-se aqui à volta disto e fica tudo na mesma.

I see what you did there

Compartilhar este post

Link para o post

13th, quando as pessoas são responsáveis, esses programas são feitos. Eu, quando estive à frente das praxes de Psicologia, tive o cuidado de fazer um documento regulador das actividades.

Calendário anual, tesouraria para financiar praxes, jantares e actividades, actas das reuniões para saber se houve algo feito nas praxes que estava proibido... a mim só me faltou criar uma SAD enquanto fui mestre de curso... mas adiante... há aqui gente que sabe claaaaaaaramente do que fala!

Compartilhar este post

Link para o post

O que os adeptos da praxe e recusam a reconhecer é que a praxe é quem praxa, não existe nenhuma instituição superior e conceptual que existe para além de quem praxa. Que a praxe é o ambiente perfeito para estes abusos. Que a maior parte das brincadeiras e das 'brincadeiras' não são indispensáveis para a integração de quem se quer integrar. De que a praxe de livre tem pouco ou nada.

Aquele gajo lá do sindicato das praxes que apareceu na televisão com uns 50 anos já saiu da universidade, certo? :lol:

Conselhos de faculdades e conselhos de universidades cá no Porto. Se há mrd, há punições. E sei isso em primeira mão, embora não tenho sido eu o gajo a fazer mrd...

Compartilhar este post

Link para o post

em princípio para o ano estou na FLUP. Devo temer? :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Geografia? Se sim, vais comer que nem um rei :mrgreen:

Agora a sério,estive na FLUP, em LLM 4 anos e não tenho nada a apontar de mal à praxe. Mas em bom abono da verdade depende de pessoa para pessoa...

Editado por RuiBK

Compartilhar este post

Link para o post

Geografia? Se sim, vais comer que nem um rei :mrgreen:

Agora a sério,estive na FLUP, em LLM 4 anos e não tenho nada a apontar de mal à praxe. Mas em bom abono da verdade depende de pessoa para pessoa...

do praxado ou de quem as faz?

Compartilhar este post

Link para o post

Não interessa, a parte pior não é o pau-mandado mas sim quem o manda, a praxe "original" baseia-se em precipícios como:

- Respeito

- Igualdade

A partir do momento em que estes precipícios são violados a praxe deixa de ser praxe e passa ser algo que certamente qualquer um reprovaria.

EDIT: Gostava só de salientar uma coisa, apesar do que estou aqui a dizer, eu não sou anti-praxe. Eu quando entrei na minha fac não estava de todo à espera de encontrar o que encontrei, daí o meu desgosto, mas não me declarei anti porque eu sei bem que em certos locais a praxe, ou pelo menos certos aspectos dela, ainda são respeitados como é suposto.

Porquê? A pessoa não tem cabeça para pensar por si própria?

EDIT: Agora é que reparei, precipícios? :mrgreen:

Conselhos de faculdades e conselhos de universidades cá no Porto. Se há mrd, há punições. E sei isso em primeira mão, embora não tenho sido eu o gajo a fazer mrd...

E não é só no Porto, acho que há disso em quase todo o lado. COPA, Conselho de Veteranos..

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

do praxado ou de quem as faz?

Ambos. Há malta com uma ideia mais "tropa" de praxe, enquanto que há outros que não é tão hardcore. E também temos de ter em conta a tolerância de quem é praxado. Aquilo que para mim era corriqueiro não era para outros, enquanto que aquilo que era corriqueiro para outros não era para mim. Em bom abono da verdade, praxe a sério é do 2o ano para cima, logo toda esta conversa é um bocado inconsequente...

Compartilhar este post

Link para o post

Certa vez estive para ir a um tribunal de praxe. Mas conseguir pagar a fiança.

Safei-me de boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, aposto que o pessoal da praxe de Coimbra foi beber uns finos depois do que esse gajo da notícia <3 aliás, transpira-se aqui a aprovação de quem lá está :lol:

A partir de que momento é que eu estou a dizer que isso aconteceu, ou sequer que estou a falar de Coimbra.

E no entanto continuam a acontecer coisas destas.

Porquê? A pessoa não tem cabeça para pensar por si própria?

EDIT: Agora é que reparei, precipícios? :mrgreen:

Vamos por partes, um grupo de trajados manda um caloiro fazer algo.

Se o caloiro o faz ou não, é com ele, e assim leva com a culpa caso faça algo de errado, até aí tudo bem. Mas isso não implica que quem o mandou fica isento de culpa.

Ampliando a questão um milhão de vezes, se uma pessoa contrata alguém para matar outra, isso quer dizer que só o assassino é que tem culpa e quem o contratou é inocente?

Quanto ao EDIT: :mrgreen:

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

Depende bastante do curso para onde fores. Geografia é sem dúvida o mais puxado, muitas vezes eles vêem-se como algo à parte. Depende também dos doutores. Mas se gostares nos primeiros dias, gostas no resto. Para que curso vais, já agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem as suas noções de divertimento, a minha está bem longe de passar o dia a encher no meio da rua, a chafurdar em trampa, a ter os olhos cravados no chão, a ouvir gritos de gente frustrada que me aplica os castigos físicos que bem entende e lhe apetece enquanto visto uma farpela qualquer idiota. Vá-se lá saber porquê, prefiro ocupar o meu tempo livre de outra maneira...

Tal como cada um tem a sua noção de praxe e a tua é, garanto-te, super redutora, já que te posso dizer que o que descreveste acima é proibido na Universidade de Coimbra, acontecendo apenas nos institutos que fazem parte da academia mas não da Universidade, penso que é assim. Basicamente, nesses institutos não se aplicam, ou pelo menos não se aplicam todas, as regras de praxe e as restrições do Conselho de Veteranos, por exemplo. E atenção que não estou a dizer que uma praxe é melhor que a outra, são diferente e ponto, mas é triste ver a ideia tão deturpada que se tem, muito à conta de comunicação social e de pessoas com más experiências nessas praxes mais 'estranhas', chamemos-lhe assim. Convido-te a um dia passar por Coimbra, talvez em Setembro que é mais movimentado, e a ver que a praxe não é isso que pensas. E quem diz Coimbra, diz Porto ou outras faculdades, simplesmente só posso falar do que conheço e vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende bastante do curso para onde fores. Geografia é sem dúvida o mais puxado, muitas vezes eles vêem-se como algo à parte. Depende também dos doutores. Mas se gostares nos primeiros dias, gostas no resto. Para que curso vais, já agora?

eu estava a pensar em comunicação. Mas ainda estou indeciso. É um ambiente porreiro, já agora?

btw mas o que é o curso de geografia tem para ser mais puxado?

Compartilhar este post

Link para o post

A partir de que momento é que eu estou a dizer que isso aconteceu, ou sequer que estou a falar de Coimbra.

Vamos por partes, um grupo de trajados manda um caloiro fazer algo.

Se o caloiro o faz ou não, é com ele, e assim leva com a culpa caso faça algo de errado, até aí tudo bem. Mas isso não implica que quem o mandou fica isento de culpa.

Ampliando a questão um milhão de vezes, se uma pessoa contrata alguém para matar outra, isso quer dizer que só o assassino é que tem culpa e quem o contratou é inocente?

Quanto ao EDIT: :mrgreen:

Mas quem manda não fica isento de culpa. Pelo menos na minha praxe não, não sei como é nas outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens policia, tribunais e prisões... no entanto continuam a haver crimes... esquisito não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, os pre-cogs são no Minority Report. Só se pode punir quem faz mrd depois dela ser feita.

E quanto à suposta culpa de um caloiro numa situação, pelo menos no Porto para um caloiro ir a tribunal e ser responsabilizado é preciso fazer mrd muito grossa. Pelo que me contaram isso só aconteceu uma vez na UP nos últimos 15 anos(isto em 2006). Já doutores, já foram uns quantos. É que a mrd pára de cair nos doutores de 2o ano maioria das vezes...

eu estava a pensar em comunicação. Mas ainda estou indeciso. É um ambiente porreiro, já agora?

Sofrem de PDM :mrgreen:

Pah, durante anos não se consideraram parte da praxe de letras. Faculdade de Geografia do porto lol

E mesmo quando pararam com as mrdices ainda quiseram manter um certo nível de diferença. E daí vem a abordagem mais "tropa" à praxe enquanto que o resto dos cursos não precisam de se armar em especiais...

Editado por RuiBK

Compartilhar este post

Link para o post

CC? Então não vens para a FLUP :mrgreen:

Em termos de ambiente é 5*. Pelo menos no meu curso. Não sei no resto :mrgreen:

Consideram-se uma faculdade à parte, basicamente. Ainda este ano, nos jogos tradicionais, enquanto os caloiros de todos os cursos foram juntos, os de Geografia foram num autocarro alugado. E tem a PDM também :mrgreen:

Editado por Colossus

Compartilhar este post

Link para o post

Calendário anual, tesouraria para financiar praxes, jantares e actividades, actas das reuniões para saber se houve algo feito nas praxes que estava proibido... a mim só me faltou criar uma SAD enquanto fui mestre de curso... mas adiante... há aqui gente que sabe claaaaaaaramente do que fala!

"Para saber..." :mrgreen:

Já deviam saber de antemão o que ia ser feito! A coisa mais importante deixam à discrição de qualquer boneco trajado, sem sequer haver qualquer tipo de teste que certifique o "doutor de praxe". Porque se houvesse, casos como estes não se repetiam todos os anos, por todo o país.

E sim, quanto ao respeito pela dignidade humana sei claramente o suficiente para não forçar ninguém a humilhar-se como forma de integração num novo meio.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como cada um tem a sua noção de praxe e a tua é, garanto-te, super redutora, já que te posso dizer que o que descreveste acima é proibido na Universidade de Coimbra, acontecendo apenas nos institutos que fazem parte da academia mas não da Universidade, penso que é assim. Basicamente, nesses institutos não se aplicam, ou pelo menos não se aplicam todas, as regras de praxe e as restrições do Conselho de Veteranos, por exemplo. E atenção que não estou a dizer que uma praxe é melhor que a outra, são diferente e ponto, mas é triste ver a ideia tão deturpada que se tem, muito à conta de comunicação social e de pessoas com más experiências nessas praxes mais 'estranhas', chamemos-lhe assim. Convido-te a um dia passar por Coimbra, talvez em Setembro que é mais movimentado, e a ver que a praxe não é isso que pensas. E quem diz Coimbra, diz Porto ou outras faculdades, simplesmente só posso falar do que conheço e vivo.

No fundo, no fundo(bem no fundinho), o Chandler teve foi azar nas praxes que apanhou. Assim como estas miúdas. E todos os outros alunos que, azaradamente, não se cruzam com os doutores porreiros, que sabem praxar e que, por isso, não admitem que haja um sério problema com as praxes académicas- as tais que são "diferentes"-, ignorando o sofrimento que estas conseguem causar a demasiados adolescentes/jovens adultos.

Mas sabes como dizem: as praxes são como as opiniões- são todas diferentes e só as respeita quem quer...

13th, quando as pessoas são responsáveis, esses programas são feitos. Eu, quando estive à frente das praxes de Psicologia, tive o cuidado de fazer um documento regulador das actividades.

E isso é alguma coisa que diga quais "doutores" vão fazer o quê com quais caloiros a tal data e a determinada hora?

Compartilhar este post

Link para o post

"Para saber..." :mrgreen:

Já deviam saber de antemão o que ia ser feito! A coisa mais importante deixam à discrição de qualquer boneco trajado, sem sequer haver qualquer tipo de teste que certifique o "doutor de praxe". Porque se houvesse, casos como estes não se repetiam todos os anos, por todo o país.

E sim, quanto ao respeito pela dignidade humana sei claramente o suficiente para não forçar ninguém a humilhar-se como forma de integração num novo meio.

Infelizmente é impossivel controlar tudo o que se passa numa praxe durante 4 horas. Há sempre alguém que berra algo que não devia. Depois para se defender vem dizer que tava autorizado. a acta serve como prova para mandar o pessoal que faz asneira pastar sem ele ter defesa possivel.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso é alguma coisa que diga quais "doutores" vão fazer o quê com quais caloiros a tal data e a determinada hora?

Se bem me recordo, era um documento que dizia quais os "doutores" podiam praxar e quais os que não podiam praxar, porque, é verdade, há doutores que descarregam as suas frustrações nas praxes, então tornou-se necessário separar o trigo do joio. Além disso, tinha um programa de actividades estipulado para cada dia de praxe, sendo que havia uma regra de ouro, os caloiros não faltavam às aulas, só no dia do baptismo, porque as propinas eram/são caras e não achávamos por bem eles brincarem com o dinheiro dos pais, bem como não queríamos que eles perdessem matéria e ficassem atrasados. Por norma, nas praxes estavam presentes todos os "doutores", logo não era necessário decidir qual ou quais os "doutores" que estavam na actividade A,B e C. Todavia, quando era necessário quem estava encarregue de definir isso era o director de praxe que nomeava as pessoas que eram mais equilibradas para levar a cabo as actividadse. O documento salientava, igualmente, que os caloiros podiam recusar-se a ser praxados por "doutores" de outros cursos, a não ser que nós estivéssemos presentes e se autorizássemos, porque, lá está, há sempre alguém mais frustrado que se excede. Por outro lado, nós "doutores" se tivéssemos uma atitude mais negativa éramos logo impedidos de praxar, criou-se um núcleo, dentro do próprio curso, que nós chamávamos o "Conselho Superior" e que tinha como objectivo levar a cabo punições rígidas aos "doutores" que ultrapassassem os limites. Havia mais outro conjunto de aspectos, não me recordo quais, sinceramente, mas grosso modo, muito do que referi aqui estava lá. Nós queríamos e quisemos reduzir a probabilidade de erro ao máximo e por vezes fomos demasiado zelosos, mas nos 2/3 anos da nossa vigência nunca houve um único problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Certa vez estive para ir a um tribunal de praxe. Mas conseguir pagar a fiança.

Safei-me de boa.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...