Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

Pereplyotkin és de que tertulia?~

Eu adorei a minha praxe e foi lá que conheci a maior parte do pessoal com quem me dou hoje na universidade, tem é de existir uma pré-disposição. Uma praxe bem orientada é bestial, bem como é o melhor meio de integração no mundo universitário.

CK. E tu sendo de Viseu se calhar és da mesma, o que teria o seu quê de piada :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se dizem que a praxe é para integrar, qual é a necessidade de os "caloiros":

1) ficarem todos alinhados;

2) não olharem os "doutores" nos olhos";

3) não poderem falar;

3) "baterem com os cascos"

4) fazerem flexões e ficarem de prancha;

5) and so on.

Isso foi basicamente a única coisa que foi feito aqui quando entrei.

Compartilhar este post

Link para o post

OH DIABO

Sim.

Okay. Eu estou a terminar o 2º, ou pelo menos tento. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

João, se a tua ideia de praxe é apenas essa estás a ser redutor. Queres um exemplo de que se consegue passar um bom tempo na praxe e em actividades desta? Perhunta a qualquer caloiro de faculdade que vá para lá com o espírito certo e que não vá com pré-conceitos na cabeça. Queres um bom exemplo de praxe? Passa pela FEUP, pelo viaduto da VCI que há lá e vê o "mural" que fizeram, em honra ao Zeca Afonso por exemplo.

Se há praxes diferentes em TODO o lado, que fazem com que haja sítios onde haja praxe muito mal exercida? Sim. Se em todas as faculdades há alguém que faz parte da praxe que é um frustrado ou um otário de primeira? Infelizmente há, tal como em todo o lado existem.

No entanto isso não faz da praxe algo de mau por si só. Para quem é de fora por exemplo e que se vê numa situação social completamente nova e que pode provocar o isolamento dessa pessoa, as praxes, iniciações são uma ajuda excepcional, se bem feitas. Ajuda-te a conhecer aqueles com quem vais estudar, ajuda-te a conhecer o novo mundo em que entras, em que não tens os teus pais a carregar-te atrás quando precisas, mas o pessoal tem a mania de associar politiquices à praxe porque infelizmente há quem o faça e obviamente que há que tomar a parte pelo todo (sim, estou a ser irónico) e outras polémicas do tipo.

Eu nem estou associado à praxe mas sei-lhe dar valor em algumas coisas, pelo menos no que toca àquela que conheço, é pena que seja má vista por muitos, mas também é porque há sempre um ou outro retardado que faz por isso infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a cena do sujar, do gritar, acho que isso não mata a ninguém. Eu diverti-me como nunca nas minhas praxes, foram as melhores 2 semanas da minha vida. Andei coberto de m*rda? ya. Gritei, corri, fiz 30 por uma linha? fiz, mas sinto-me bem com isso, porque hoje estou integrado a 100%.

Aponta num bloquinho as ideias e manda-me :mrgreen:

ok que não mata ninguém, mas se alguém disser que não, fica sujeito a um bom tempo de rejeição e desprezo.

e as ideias que tinham era para o meu curso :mrgreen: mas incrivelmente, em ARTES, o pessoal quer é seguir as regras habituais e serem "mais uns" em vez de tentarem algo diferente. ah e fazem o mesmo que os outros cursos, criatividade power!

Compartilhar este post

Link para o post

3) não poderem falar;

5) and so on.

Passei por isso tudo, e não morri. Adorei cada momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Passei por isso tudo, e não morri. Adorei cada momento.

não percebo o que há para adorar nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

ok que não mata ninguém, mas se alguém disser que não, fica sujeito a um bom tempo de rejeição e desprezo.

e as ideias que tinham era para o meu curso :mrgreen: mas incrivelmente, em ARTES, o pessoal quer é seguir as regras habituais e serem "mais uns" em vez de tentarem algo diferente. ah e fazem o mesmo que os outros cursos, criatividade power!

Olha que já não é bem assim. Eu tive 3 ou 4 anti-praxe (em 69, é obra), e estão bem inseridos. Houve um esforço por parte dos meus académicos para que isso acontecesse, até porque vão aos jantares de curso e tudo, e dão-se bem com a malta. Demora-se é um bocadinho mais a conhecer :p

Artes? Belo cocó :mrgreen: mas tem moças boas.

não percebo o que há para adorar nisso.

Porque eu estava lá na palhaçada completa. Tava-me bem a cagar se estava com um ovo na cabeça, ou a rebolar no chão, para dar azo a umas risotas. No fim de contas, acabei por ser um dos caloiros mais respeitados no meu ano, e que mais dinamizou o pessoal em termos de interacção entre os vários anos, coisa que não havia há algum tempo no meu curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso alistavas-te no exército.

Depende de como encarares as coisas. Eu levei tudo na desportiva. Se fosse para "aleijar", ia para o exército.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que já não é bem assim. Eu tive 3 ou 4 anti-praxe (em 69, é obra), e estão bem inseridos. Houve um esforço por parte dos meus académicos para que isso acontecesse, até porque vão aos jantares de curso e tudo, e dão-se bem com a malta. Demora-se é um bocadinho mais a conhecer :p

Artes? Belo cocó :mrgreen: mas tem moças boas.

Porque eu estava lá na palhaçada completa. Tava-me bem a cagar se estava com um ovo na cabeça, ou a rebolar no chão, para dar azo a umas risotas. No fim de contas, acabei por ser um dos caloiros mais respeitados no meu ano, e que mais dinamizou o pessoal em termos de interacção entre os vários anos, coisa que não havia há algum tempo no meu curso.

o problema é que o teu curso teve disso.

em vários cursos, na altura em que andava, não havia disso. aliás, a não ser que tenha sido alterado, o último código de praxe indicava que quem era anti-praxe não podia fazer um crl, incluindo jantares. é absurdo. e muitas vezes levou a exclusões, houve coisas no meu curso um bocado ridículas por causa disso.

mas sinceramente, ser tratado assim não tem nada a ver com integração e é, como praxe, fraco e mau. mas aí está, a Ualg tem a originalidade duma batata.

esquece.

batatas são mais originais que a Ualg.

Para isso alistavas-te no exército.

só porque ele gosta daquela parvoíce, não quer dizer que ele tem mesmo de ser parvo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que o teu curso teve disso.

em vários cursos, na altura em que andava, não havia disso. aliás, a não ser que tenha sido alterado, o último código de praxe indicava que quem era anti-praxe não podia fazer um crl, incluindo jantares. é absurdo. e muitas vezes levou a exclusões, houve coisas no meu curso um bocado ridículas por causa disso.

mas sinceramente, ser tratado assim não tem nada a ver com integração e é, como praxe, fraco e mau. mas aí está, a Ualg tem a originalidade duma batata.

esquece.

batatas são mais originais que a Ualg.

só porque ele gosta daquela parvoíce, não quer dizer que ele tem mesmo de ser parvo :mrgreen:

Agora tudo vai mudar. Para o ano, sou eu a fazer lista para a AAUALG :mrgreen:

Eu gosto de palhaçada. :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

3) não poderem falar;

5) and so on.

Generalizações, generalizações everywhere.

Compartilhar este post

Link para o post

Generalizações, generalizações everywhere.

só por acaso aquilo é muito do que se passa na UAlg :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

só por acaso aquilo é muito do que se passa na UL :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta celeuma e preocupação para acabar uma actividade académica onde só está quem quer. Pá, há boas e más praxes como há boas e más pessoas. Aliás, essa é uma associação óbvia, e uma correlação clara, já que praxe é feita unica e exclusivamente através de pessoas e é a sua conduta o principal definidor de uma praxe ser boa ou má. Agora, não duvidem que há casas onde há tradição e valores que se preza para não serem violados. Pena que haja idiotas que não meçam o que fazem e nem têm sequer o bom-senso e a lucidez necessária caso o quisessem fazer. Percebo que quem não está tão próxima da realidade incorra no erro de fazer generalizações desmeritórias em relação aquilo que verdadeiramente se passa, claro. Mas esta atitude de suspender a praxe por causa desta m*rda que se passou mostra perfeitamente que ninguém se orgulha do que se passou, muito pelo contrário, e que praxe está muito longe de poder ser reduzida a isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa Pica: se os jantares forem de praxe, eu não acho que faça muito sentido o pessoal fora da praxe lá estar. E sim, já não fui a jantares com pessoal do meu curso porque eram de praxe, tal como fui a jantares de curso e mesmo a jantares de faculdade (onde era o único fora de praxe) sem qualquer problema.

Editado por Colossus

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa Pica: se os jantares forem de praxe, eu não acho que faça muito sentido o pessoal fora da praxe lá estar. E sim, já não fui a jantares com pessoal do meu curso porque eram de praxe, tal como fui a jantares de curso e mesmo a jantares de faculdade (onde era o único fora de praxe) sem qualquer problema.

são jantares de curso. que raio são jantares de praxe?

e a praxe na Ualg é como disseram: 2 semanas inicias. depois, não há praxe.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aqui não há jantares de praxe, pelo menos no meu curso. :mrgreen: Só não vão, por norma, aos jantares realizados na semana das praxes, mas vão ao jantar de curso.

Compartilhar este post

Link para o post

são jantares de curso. que raio são jantares de praxe?

e a praxe na Ualg é como disseram: 2 semanas inicias. depois, não há praxe.

Ah! Se são jantares de curso, história completamente diferente.

E pá, jantares de praxe são jantares só com pessoal da praxe -.-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...