Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Tenho nos últimos dias andado a ver se vale a pena ou não pedir o NIF nas facturas e continuo sem perceber grande coisa, por isso peço desculpa se fizer alguma pergunta parva.

Ao pedir NIF nas facturas, tenho de registar essas facturas nalgum lado? Se sim, onde?

Existe um valor máximo para poder ser beneficiado por pedir NIF nas facturas? Se sim, qual? Não sei se faz alguma diferença nesse valor, mas eu moro em casa dos meus pais com os meus dois irmão.

Quais são os benefícios/vantagens em pedir NIF nas facturas?

Devo ter mais duvidas que agora não me estou a lembrar.

Obrigado desde já a quem me puder ajudar. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem de pedires o nif, é que hoje, as deduções no IRS só são aceites se tiverem o nif de um dos membros do agregado familiar. Imagina que vais ao médico e te passam uma factura sem o teu nif. Os teus pais não vão poder deduzir essa despesa no IRS.

Para além disso, há algumas facturas que permitem recuperar uma pequena parte do iva. São facturas de cabeleireiros, restaurantes, cafés e oficinas.

Por fim, todas as facturas pedidas com NIF entram num outro bolo que também permite uma dedução. No entanto, as facturas da água, luz, tvcabo, etc. são suficientes para esgotar esse benefício.

Depois dever verificar no portal efactura, as tuas facturas. Isto porque pode haver algumas facturas que o comerciante não comunica e, há algumas empresas que têm mais que uma actividade e portanto tens de comunicar tu qual o sector.

Compartilhar este post

Link para o post

A fatura do seguro do carro vai para a manutenção e reparação de automóveis ou para Outros?

Compartilhar este post

Link para o post

A fatura do seguro do carro vai para a manutenção e reparação de automóveis ou para Outros?

Outros. Não consegues por em Manutenção porque as segurados não têm o CAE para esses efeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem de pedires o nif, é que hoje, as deduções no IRS só são aceites se tiverem o nif de um dos membros do agregado familiar. Imagina que vais ao médico e te passam uma factura sem o teu nif. Os teus pais não vão poder deduzir essa despesa no IRS.

Para além disso, há algumas facturas que permitem recuperar uma pequena parte do iva. São facturas de cabeleireiros, restaurantes, cafés e oficinas.

Por fim, todas as facturas pedidas com NIF entram num outro bolo que também permite uma dedução. No entanto, as facturas da água, luz, tvcabo, etc. são suficientes para esgotar esse benefício.

Depois dever verificar no portal efactura, as tuas facturas. Isto porque pode haver algumas facturas que o comerciante não comunica e, há algumas empresas que têm mais que uma actividade e portanto tens de comunicar tu qual o sector.

Deixa-me ver se percebi: eu pedir nif ajuda a deduzir a despesa no IRS. Meu, dos meus pais ou do agregado familiar?

No entanto, essas facturas que permitem recuperar parte do IVA já não estão em nada relacionadas com o IRS certo? Quer dizer, vai ajudar a deduzir a despesa, mas o dinheiro que for recuperado do iva vai para mim? Ou ainda tem algo a ver com o IRS?

Essas facturas que permitem recuperar parte do IVA incluem Continente, Pingo Doce e etc?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi que tinhas posto aqui também.

Pedes o NIF nas faturas e não tens de te preocupar com mais nada. As empresas são legalmente obrigadas a enviar um ficheiro normalizado de exportação de dados com a faturação de acordo com determinada portaria. São os chamados ficheiros SAFT-PT.

Ou seja mais tarde ou mais cedo as faturas que pediste com NIF aparecem automaticamente no portal das finanças. O máximo que pode acontecer é o número de contribuinte da empresa que submeteu as faturas ainda não ter um CAE associado no portal (Classificação Portuguesa de Actividades Económicas... basicamente o código do setor de atividade), mas isso são as exceções.

Esquece os mitos que precisas de guardar as faturas fisicamente em casa. Não precisas.

Eu peço fatura em quase tudo (só não peço se forem valores residuais tipo abaixo de 5€).

Os principais setores onde podes ganhar em pedir NIF são a Educação, Saúde, Habitação (crédito para comprar casa ou rendas), despesas em oficina com automóvel ou mota, cabeleireiro e o que mais trabalho dá, restauração. Em 2015 tb surgiu um novo setor de Despesas Gerais Familiares onde entram compras de vestuários, faturas da água, telefone, calçado...

Onde podes ajudar mais os teus pais a pedir número contribuinte diria ser na Educação e Saúde (que tipicamente já têm o NIF associado à pessoa) e na restauração.

Eu peço fatura de todas as refeições. Quando tenho jantares com amigos se a malta não pedir fatura eu peço a fatura total, portanto tenho esse setor algo inflacionado. Por exemplo, em 2015 no portal diz que tenho 4000€ de faturas nesse setor, tenho um benefício de 110€.

Todos os setores têm um teto máximo de benefício.

Portanto resumindo, a principal vantagem é o benefício monetário associado. No ano passado recebi mais de 1000€ em IRS (fazendo o IRS sem mais ninguém).

A principal desvantagem é o trabalho de dares o NIF em todas as coisas que compras, mas ao fim de um tempo é automático. Tb tens outra desvantagem, se tiveres medo do big brother, de teres registo de toda a tua vida.

Deixei resposta no outro tópico.

Deixa-me ver se percebi: eu pedir nif ajuda a deduzir a despesa no IRS. Meu, dos meus pais ou do agregado familiar?

No entanto, essas facturas que permitem recuperar parte do IVA já não estão em nada relacionadas com o IRS certo? Quer dizer, vai ajudar a deduzir a despesa, mas o dinheiro que for recuperado do iva vai para mim? Ou ainda tem algo a ver com o IRS?

Essas facturas que permitem recuperar parte do IVA incluem Continente, Pingo Doce e etc?

Vais ao McDonald's, pedes fatura.

Tens 23% de IVA. Se pedires com nº de contribuinte uma % do IVA é deduzida em IRS (não me lembro agora quanto é)

Quando se falar que pedir fatura no restaurante dá para o IRS, é isso

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Tu metes IRS sozinho ou com os teus pais?

Com os meus pais.

Não vi que tinhas posto aqui também.

Deixei resposta no outro tópico.

Vais ao McDonald's, pedes fatura.

Tens 23% de IVA. Se pedires com nº de contribuinte uma % do IVA é deduzida em IRS (não me lembro agora quanto é)

Quando se falar que pedir fatura no restaurante dá para o IRS, é isso

Não tinha visto, grande resposta Ego Sum, obrigado. :)

As compras que fazes no Continente ou Pingo Doce também pedes factura com nif? E estas facturas ajudam a deduzir o IRS ou não entram?

Existe um limite mínimo e máximo para se ter benefício? Se sim, quais são esses benefícios?

O IRS e o benefício por pedir factura são duas coisas diferentes certo?

"No ano passado recebi mais de 1000€ em IRS (fazendo o IRS sem mais ninguém)." Desculpa-me a pergunta, mas como? Não sabia que se podia receber tanto de IRS e gostava de saber como. Quanto mais despesa declarada, mais recebes? Se a despesa for muito alta ou muito baixa não vais ter de ser tu a pagar IRS?

Compartilhar este post

Link para o post

As compras que fazes no Continente ou Pingo Doce também pedes factura com nif? E estas facturas ajudam a deduzir o IRS ou não entram?

Estas entram na categoria Despesas Gerais Familiares.

Existe um limite mínimo e máximo para se ter benefício? Se sim, quais são esses benefícios?

A partir do dia 1 de janeiro de 2015, com a aprovação da reforma do IRS, apenas as faturas que incluam o seu número de contribuinte serão consideradas no IRS.

Com a entrada em vigor do novo IRS, deverá sempre solicitar a emissão de fatura com o seu número de contribuinte em todas as despesas que realiza, de forma a poder beneficiar das seguintes deduções à coleta:

• 35% das despesas gerais familiares (por exemplo, despesas com supermercado, vestuário, combustíveis, água, luz, gás ou outras), até ao máximo dedutível de 250 euros por sujeito passivo (corresponde à realização de despesas até 715 euros por sujeito passivo);

• 15% das despesas de saúde, até um máximo dedutível de 1.000 euros; (corresponde 6666,67€ gastos)

• 30% das despesas de educação, até um máximo dedutível de 800 euros; (corresponde a 2666,67€ gastos)

• 15% das despesas com rendas de habitação, até um máximo dedutível de 502 euros (corresponde a 3346,67€ gastos) ou 15% das despesas com juros de empréstimo à habitação, no caso de casa própria, até um máximo dedutível de 296 euros; (corresponde a 1973,33€ gastos)

• 25% das despesas com lares de 3.ª idade, até um máximo dedutível de 403,75 euros; (corresponde a 1615€ gastos)

• 15% do IVA suportado em cada fatura relativa a despesas nos setores da restauração e hotelaria, cabeleireiros e reparações de automóveis e de motociclos, até um máximo dedutível de 250 euros.(corresponde a 1666,67€ em IVA. À taxa normal (23%) corresponde a 7246,39€ gastos nessas quatro categorias)

Dentro do que estamos a tratar é o mesmo. Quando falamos em benefício fiscal é o que tu podes receber a mais por dares o NIF nas faturas.

"No ano passado recebi mais de 1000€ em IRS (fazendo o IRS sem mais ninguém)." Desculpa-me a pergunta, mas como? Não sabia que se podia receber tanto de IRS e gostava de saber como. Quanto mais despesa declarada, mais recebes? Se a despesa for muito alta ou muito baixa não vais ter de ser tu a pagar IRS?

O máximo que tu consegues receber em IRS é o que descontaste por conta da Retenção na Fonte e Sobretaxa ao longo do ano. Ele se recebeu mais de 1000€ é porque ganha bem e que por consequência faz muita Retenção na Fonte. (as taxas de Retenção mudam consoante o nível salarial, estado civil e nº filhos)

Exemplo básico:

Imagina que uma pessoa desconta 50€ por mês... No final do ano tens 600€ descontados na Retenção. Esses 600€ é o máximo que tu poderás receber de IRS. Na altura do IRS há três hipóteses:

- se pagas, quer dizer que os 600€ que descontaste não chegaram para cobrir o imposto devido;

- se recebes, quer dizer que os 600€ que descontaste chegaram e sobraram para o imposto;

- se dá saldo nulo, as tuas contas com estado para esse ano estão saldadas.

As despesas que apresentas é onde podes ter o tal benefício de receber mais ou pagar menos, consoante o caso.

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Com os meus pais.

Não tinha visto, grande resposta Ego Sum, obrigado. :)

Sim, também peço nas compras de hipermercado e entram na dedução de IRS. Estou agora na dúvida é se entram na restauração ou nas despesas gerais familiares. Se entrarem nas despesas gerais familiares chega-se rápido ao teto máximo como disse o Tio.

Acho que é melhor fazer um enquadramento do que é o IRS então. O IRS é o imposto sobre o rendimento de pessoas singulares. É um imposto progressivo, ou seja, as taxas de imposto a pagar vão aumentando à medida que ganhas mais. Estes escalões são aplicados à junção do “bolo” de todos os rendimentos do cidadão, somatório do trabalho dependente + somatório do trabalho independente + outros rendimentos (como juros de depósitos a prazo, caso sejam englobados).

Qual é o objetivo final do IRS? Distribuir riqueza. Por isso é que há malta a receber IRS, e outros a pagar (ricos :mrgreen:).

As empresas também têm um imposto aplicado aos seus resultados, é o IRC, imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas.

O que é que acontece na famosa altura de "fazer o IRS"? Todos os anos as empresas dão aos seus trabalhadores uma declaração de rendimentos de trabalho dependente (salários, vencimentos, etc.). Não tens de submeter em lado nenhum porque as empresas comunicam com a autoridade tributária esse mesmo montante.

Consoante diversas variáveis (tipo nº de filhos e afins) é feito um cálculo que te dá quanto tens de IRS a pagar ou a receber. Se estiveres interessado como é que isso se calcula podes ver aqui.

Ora no cálculo existem deduções (ou seja, coisas que te fazem ter de pagar menos/receber mais) que já se falou, tipo saúde, educação, etc. Podes ver as mesmas aqui.

Por exemplo, na saúde podes deduzir 15% de todas as despesas que tenhas, o teto máximo da soma dessas deduções são 1.000 €. Ou seja, gastaste 15000€ em saúde, 15% são 1000€, se gastares 16000€ já não estás a deduzir mais nada. Não querendo entrar em pormenores nas deduções, elas variam. Se comprares um medicamento prescrito tem uma %, se não for prescrito tem outra.

Em educação e formação profissional podes deduzir 15% de todas as despesas que tenhas, o teto máximo da soma dessas deduções são 800 €.

Isto não é a minha área, posso ter mandado alguma calinada :)

Quanto mais despesa declarada passível a ser deduzida mais recebes.

Os principais drivers nas deduções foram Educação (propinas), Saúde (coisas pontuais, medicamentos e uma ou outra consulta), meio ano de renda de casa e despesas de alimentação.

Há outros que têm grande peso que eu não tinha, por exemplo despesas em oficina com o automóvel

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, aquela carta que os patrões mandam por fim deste mês, com os vencimentos e etc, é obrigatória?

Ou seja, ele é obrigado a mandá-la? Uma vez que me vim embora em Outubro...

Compartilhar este post

Link para o post

É que as relações não são as melhores e não me apetecia nada ter que lá ir buscar isso :lol:

Obrigado 13

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

de nada, um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O que compro em lojas de cosméticos, tipo carlos santos ou pluricosmética, posso por como despesas de cabeleireiro, institutos de beleza? É que a minha mulher tirou um curso de estética e agora pode comprar coisas nessas lojas com desconto de profissional, temos comprado várias coisas para ela ter em casa, tive a ver e se meter lá, pelas minhas contas ia buscar 6€, é dinheiro, mas não quero arriscar a que não seja correcto por causa de 6€.

Compartilhar este post

Link para o post

O que compro em lojas de cosméticos, tipo carlos santos ou pluricosmética, posso por como despesas de cabeleireiro, institutos de beleza? É que a minha mulher tirou um curso de estética e agora pode comprar coisas nessas lojas com desconto de profissional, temos comprado várias coisas para ela ter em casa, tive a ver e se meter lá, pelas minhas contas ia buscar 6€, é dinheiro, mas não quero arriscar a que não seja correcto por causa de 6€.

Não. Poderás é por como despesas de saúde, se esses produtos forem receitados por um médico, creio.

Compartilhar este post

Link para o post

As faturas do jumbo e assim e as do gasoleo entram como outros?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, fui abrir a actividade e já entrei em depressão. Achava que por ser este o primeiro ano de trabalho ficava com o guito todo, bem enganado que estava :lol:

Menos 25% de um salário que já é uma miséria... Tou fdd com isto.

Já agora... Devia ter aberto actividade o mês passado, o que é que faço? Posso fazer um acto isolado ou uma cena do género?

Compartilhar este post

Link para o post

então como assim? mudaram as regras?

Ficas com o guito todo se não for acima de 10000€ o teu rendimento previsto, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que percebi não. Fico com 75% dos menos de 10k que vou receber. Acima de 10k já seria mais.

Um dos meus colegas também foi lá para abrir a actividade e ficou com a mesma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...