Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

As despesas a que te referes são as propinas?

Se sim, penso que te deverias deslocar aos serviços académicos da tua universidade. Ou então, registas tu essa fatura.

Compartilhar este post

Link para o post

um curso daqueles intensivos do British Council conta como despesas de educação, certo? Em princípio eles devem ter o CAE correcto...

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus sogros estão numa casa alugada à uns 20 anos, antigamente acho que nem recibo lhes passavam, mas desde à uns 3 anos que passam, dá para irs? É suposto já aparecer no e-factura? É que lá não tem nada. Outra coisa, comprei apartamento em 2013, nunca vai nada para IRS, o meu irmão comprou em 2010 acho eu e vai buscar sempre uns 400€, ele diz que a lei mudou no ano depois de ele ter comprado e que deixou de dar para o IRS, é mesmo assim? Da casa não vou buscar nadinha mesmo?

um curso daqueles intensivos do British Council conta como despesas de educação, certo? Em princípio eles devem ter o CAE correcto...

Suponho que seja de cursos de inglês, à 3 anos meti de um que tirei no WSI e ainda deu bastante, agora deves ir buscar menos, mas é em educação sim. Isso até já te deve ir automático, pelo menos a minha mulher tirou um curso de estética e foi logo para educação

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem ou onteontem deu no telejornal da SIC que dá/vai dar para mudar as faturas mesmo que o CAE não seja o correto. Ex.: fotocópias em papelarias contar como educação, material escolar em supermercado contar como educação, refeições em entidades sem CAE de restauração contarem como restauração, etc. Mas relembraram que tem que se guardar as faturas 4 anos. Eu fui burro e só guardei as poucas que tive que ser eu a inserir.

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, em príncipio, conta como despesas de educação. Pelo menos eu ando numa escola de línguas e aparece-me tudo no e-factura como despesa de educação.

Os meus sogros estão numa casa alugada à uns 20 anos, antigamente acho que nem recibo lhes passavam, mas desde à uns 3 anos que passam, dá para irs? É suposto já aparecer no e-factura? É que lá não tem nada. Outra coisa, comprei apartamento em 2013, nunca vai nada para IRS, o meu irmão comprou em 2010 acho eu e vai buscar sempre uns 400€, ele diz que a lei mudou no ano depois de ele ter comprado e que deixou de dar para o IRS, é mesmo assim? Da casa não vou buscar nadinha mesmo?

http://economiafinancas.com/2014/deducoes-coleta-de-irs-em-vigor-em-2015/

"15% das despesas com rendas de habitação, até um máximo dedutível de 502 euros ou 15% das despesas com juros de empréstimo à habitação, no caso de casa própria, até um máximo dedutível de 296 euros;"

Compartilhar este post

Link para o post

Sim

Eu no ano passado fiz pelo IRS sem custo, a aplicação da DECO, um dos campos que aparecia era o total das rendas e NIF do senhorio. Foi só preencher isso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, em príncipio, conta como despesas de educação. Pelo menos eu ando numa escola de línguas e aparece-me tudo no e-factura como despesa de educação.

http://economiafinancas.com/2014/deducoes-coleta-de-irs-em-vigor-em-2015/

"15% das despesas com rendas de habitação, até um máximo dedutível de 502 euros ou 15% das despesas com juros de empréstimo à habitação, no caso de casa própria, até um máximo dedutível de 296 euros;"

Então e como faço para ir buscar isso? Não é suposto aparecer directo no e-factura? Ou quando for a entregar o irs é que tenho de preencher lá alguma coisa? Encontrei agora um site que explica bem, diz que o banco é que trata disso e que não aparece no e-factura. Mas é para quem comprou casa até 31/12/2011, por isso não vou buscar nada.

Já agora, um seguro de saúde, meto em quê? Despesas gerais ou posso por em saúde?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma factura de 270€ que aparece com 0€ de iva, está em saúde e não está a contar dedução nenhuma dessa factura. É por causa de estar com 0€ de iva ou era suposto os 270€ contarem?

Compartilhar este post

Link para o post

Então e como faço para ir buscar isso? Não é suposto aparecer directo no e-factura? Ou quando for a entregar o irs é que tenho de preencher lá alguma coisa? Encontrei agora um site que explica bem, diz que o banco é que trata disso e que não aparece no e-factura. Mas é para quem comprou casa até 31/12/2011, por isso não vou buscar nada.

Já agora, um seguro de saúde, meto em quê? Despesas gerais ou posso por em saúde?

Despesas com saúde e seguros de saúde. Pode deduzir até 15% do valor suportado a título de despesas de saúde, com limite global de 1.000 euros.

Tenho uma factura de 270€ que aparece com 0€ de iva, está em saúde e não está a contar dedução nenhuma dessa factura. É por causa de estar com 0€ de iva ou era suposto os 270€ contarem?

É suposto contar como saúde. Faz um coisa: vê o valor total que está na Saúde e faz 15% disso. Tem de ser o valor que está lá em letra maiores e azuis. Tipo isto:

FJmWuis.png

Eu tenho 106,59€. 15% desse valor dá os 15,99€ que estão a contar para a dedução.

Os valores das rendas metem-se à mão no sector da habitação?

A partida deve aparecer no pré-preenchimento na altura de fazer IRS, porque atualmente os recibos de renda são eletrónicos. No entanto senhorios com mais de 65 anos estão dispensados dos recibos eletrónicos, mas têm de apresentar a Modelo 44 (das rendas) no final do ano, que se tudo correr bem servirá para os valores aparecerem no pré-preenchimento.

No entanto o governo já disse que este ano o IRS está em regime transitório. Isto quer dizer que as despesas que não aparecem no pré-preenchimento podem ser acrescentadas por nós. Por isso se inscreverem alguma coisa a mão na altura do IRS convém que tenham mesmo os papeis, pois muito provavelmente deverão chamar todos os contribuintes que inscreveram mais despesas do que as que estavam pré-preenchidas.

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Despesas com saúde e seguros de saúde. Pode deduzir até 15% do valor suportado a título de despesas de saúde, com limite global de 1.000 euros.

É suposto contar como saúde. Faz um coisa: vê o valor total que está na Saúde e faz 15% disso. Tem de ser o valor que está lá em letra maiores e azuis. Tipo isto:

FJmWuis.png

Eu tenho 106,59€. 15% desse valor dá os 15,99€ que estão a contar para a dedução.

A partida deve aparecer no pré-preenchimento na altura de fazer IRS, porque atualmente os recibos de renda são eletrónicos. No entanto senhorios com mais de 65 anos estão dispensados dos recibos eletrónicos, mas têm de apresentar a Modelo 44 (das rendas) no final do ano, que se tudo correr bem servirá para os valores aparecerem no pré-preenchimento.

No entanto o governo já disse que este ano o IRS está em regime transitório. Isto quer dizer que as despesas que não aparecem no pré-preenchimento podem ser acrescentadas por nós. Por isso se inscreverem alguma coisa a mão na altura do IRS convém que tenham mesmo os papeis, pois muito provavelmente deverão chamar todos os contribuintes que inscreveram mais despesas do que as que estavam pré-preenchidas.

Isso está certo, o problema é que eu vou a somar tudo o que tenho em saúde, e dá-me diferença de 200 e tal € para o valor que aparece no inicio, e esse valor é o do seguro

Compartilhar este post

Link para o post

Isso está certo, o problema é que eu vou a somar tudo o que tenho em saúde, e dá-me diferença de 200 e tal € para o valor que aparece no inicio, e esse valor é o do seguro

Até ao ano passado os seguros de saúde tinham um "tratamento especial" e apareciam no pré preenchimento, porque as seguradoras fazem um declaração especial a declarar o montante que as pessoas lhes pagam. Penso que isso ainda se mantenha...

Compartilhar este post

Link para o post

fatura de ginásio é relativo a saude?

Já falaram aí nisso, só é se tiveres documento do médico. Caso contrário é geral

Compartilhar este post

Link para o post

é a 1º vez que faço isto, mas o geral = outro, right?

faa9d36cef183f79f6bc0ad0a212d5d9.png

btw aparece me 3 faturas em que diz para associar a receita, mas já não me lembro se tem receita ou não. o que faço? respondo que não tenho receita?

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

é a 1º vez que faço isto, mas o geral = outro, right?

faa9d36cef183f79f6bc0ad0a212d5d9.png

btw aparece me 3 faturas em que diz para associar a receita, mas já não me lembro se tem receita ou não. o que faço? respondo que não tenho receita?

Sim, metendo outro, vai para despesas gerais. Quando aparece se tem receita, meti sempre que não, também não tinha mesmo, mas não sei qual é a diferença

Compartilhar este post

Link para o post

O prazo limite para completar/validar faturas pendentes era até 15/02, mas parece que a plataforma já não permite preencher faturas de 2015...

Compartilhar este post

Link para o post

O prazo limite para completar/validar faturas pendentes era até 15/02, mas parece que a plataforma já não permite preencher faturas de 2015...

Eles devem alargar o prazo, porque no fim de semana o site esteve com muitos problemas. Tenho tudo feito, só tenho o tal problema de o seguro de saúde não estar a contar, apesar de estar em saúde

Compartilhar este post

Link para o post

Eles devem alargar o prazo, porque no fim de semana o site esteve com muitos problemas. Tenho tudo feito, só tenho o tal problema de o seguro de saúde não estar a contar, apesar de estar em saúde

Já alargaram. E consequentemente alargaram tudo o que está relacionado com o IRS

prazos_financas.jpg

É uma falta de respeito para os contribuintes, e principalmente para pessoas como eu, que trabalham em contabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto pode ser um bocado obvio mas nunca fiz isto e quero ter a certeza. Tenho aqui umas quantas facturas referentes a umas sessoes de fisioterapia que tive de fazer ha uns meses. Meto em saude certo?

Livros é educação ou outros?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...