Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Sobre o preenchimento automático do IRS, por que motivo nunca constam as despesas com rendas?

Tenho contrato de arrendamento, com a senhoria a emitir recibo de renda electrónico todos os meses. Mas, todos os anos tenho de declarar manualmente estas despesas no IRS (Anexo H, se não estou em erro). Existe alguma razão para ainda haver este trabalho manual?

Compartilhar este post

Link para o post

Já dá o automático

Confirmo. E o valor que me dá a receber é o mesmo que dá no modo manual. Mas so vou entregar quando abrir oficialmente o prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei de banco, ou seja, o IBAN que aparece predefinido já não existe. Não haveria problema mas faço questão de preencher o automático. Há alguma forma de alterar isso e que assuma já no IRS automático? Nos dados gerais, não vejo como editar.

Ler as letrinhas pequenas, ajuda, as vezes.

Se for um contribuinte singular e pretender indicar/alterar/autorizar o NIB/IBAN poderá aceder à opção Cidadãos > Entregar > Declarações > Alteração NIB/IBAN.
Editado por Orfspell

Compartilhar este post

Link para o post

ontem submeti o do meu irmão manualmente e hoje meti o meu automático.

não há assim grandes diferenças, pelo que percebi o automatico não carece de validação, certo? do meu irmão diz 'rececionado- aguarda validação' enquanto que o meu aparece 'liquidação em processamento'.

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

Só para relembrar ao pessoal que pode atribuir 0.5% do IRS a uma instituição de solidariedade sem sair prejudicado. Basta saber o NIF dessa instituição.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu senhorio não me passa recibos. Existe algum problema em colocar a renda na mesma?

Compartilhar este post

Link para o post

O meu senhorio não me passa recibos. Existe algum problema em colocar a renda na mesma?

tenho quase certeza que não podes por a renda no IRS e caso ponhas provavelmente és multado tu e o teu senhorio

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Querias mais nada, não? :lol: Estão ambos em infracção e ainda querias colocar as rendas no IRS. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

😂😂 eu sempre pus a minha morada legalmente só queria saber qual seria o castigo por pôr a renda assim

Compartilhar este post

Link para o post
Se omitir dados ou falsificar informações ao preencher a declaração de IRS prepare-se para desembolsar, no mínimo, 375,00 euros. Se não se aperceber do erro a tempo de entregar uma declaração de substituição e for apanhado pelo Fisco, esta é a coima mínima a pagar pela infração.

Se a mentira implicar uma liquidação do imposto inferior à que lhe era devida, a punição corresponde a três vezes o imposto que deixou de ser liquidado. Poderá ter de pagar até 22 500,00 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Se essa não é a tua morada fiscal eras apanhado logo.

No primeiro ano dos recibos eletrónicos eu tinha um senhorio >65 anos portanto recebia os recibos em papel. A minha morada fiscal ainda era de casa dos meus pais e o meu nome não estava no contrato de arrendamento, estava o nome da pessoa que ocupava antes o quarto arrendado (teria de ter feito um aditamento ao contrato para meter lá o meu nome e alterado a morada fiscal para aquela).

As Finanças apanharam e questionaram logo, não tive outra hipótese senão fazer uma declaração de substituição sem as rendas. E tinha recibos.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os anos a mesma cagada, retrogrados do caraças, não consigo fazer a declaração online no firefox, fazendo o download o modelo 3 64 bits não dá, o 32 só deixa fazer para IRS até 2014? Java em 2018? Nunca mais muda esta mrda.

Compartilhar este post

Link para o post

Retrogados? Não tens que fazer download de nada, é pelo site e quando o fiz estava bem top

E já não é usado Java lol

Editado por trz

Compartilhar este post

Link para o post

No site não carrega nada, achei que fosse o mesmo de sempre. Como não dá a única solução era sacar o modelo 3, que fiz e pediu o JRE como nos últimos 10 anos... Só se for algum problema temporário.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a um PC fixo antigo que tenho e deu.. O problema é mesmo o que eu disse, pelo menos comigo não dá em nenhum sitio que funcione a 64 bits, seja on ou offline.

Compartilhar este post

Link para o post

No ano passado meti a minha renda sendo que a morada fiscal é ainda a casa da minha mae. Mantenho a morada fiscal e quero meter a renda que pago em Leiria mas já me disseram que não ia dar. É verdade?

E onde é que arranjo o programa offline que dê para meter além de 2014?? No ano passado deu para fazer offline e depois carregar o ficheiro, dava mais jeito...

Compartilhar este post

Link para o post

No ano passado meti a minha renda sendo que a morada fiscal é ainda a casa da minha mae. Mantenho a morada fiscal e quero meter a renda que pago em Leiria mas já me disseram que não ia dar. É verdade?

E onde é que arranjo o programa offline que dê para meter além de 2014?? No ano passado deu para fazer offline e depois carregar o ficheiro, dava mais jeito...

No artigo das deduções não fala da obrigatoriedade da morada fiscal.. eu arriscava jogar o barro a parede.. o maximo que pode acontecer é pedirem para substituir e tirar as rendas http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs78e.aspx

Em relação ao programa offline, a aplicação ainda está muito tremida este ano... nem sei se haverá app offline este ano.. é aguardar mais alguns dias

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...