Ghelthon Publicado Abril 4 (editado) Citação de Peplin, há 11 horas: Qualquer coisa de errado não está certo ou isto é bom de mais para ser verdade. Tenho 35 anos, mas a bem da verdade nem me lembrei do IRS Jovem. Fiz a simulação e ia pagar 754 €. Grande m*rda, mas é o que é, troquei de emprego o ano passado e recebi uma batelada de dinheiro pela saída. Avancei para a entrega e ele não aceitou, aparecendo uma mensagem de aviso em relação ao IRS Jovem. "Não perco nada em tentar", pensei. Simulei com o IRS Jovem e passo a receber 1175 €, que basicamente correspondente ao valor total de retenções na fonte que fiz em 2025. Isto está certo? Não sei dizer se está certo, mas acredito que esteja. Posso dar-te o meu exemplo: sou trabalhador independente para uma empresa estrangeira, portanto não há retenção na fonte. Simulando o IRS Automático com e sem IRS Jovem, o valor a pagar difere em vários milhares de euros. P.S.: E a taxa efectiva de tributação desce quase 10%, no meu caso. Editado Abril 4 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado Abril 4 (editado) O que conta para início do período de 10 anos é o 1º ano com salário, ou o 1º ano enquanto independente fiscal? Encontrei informação ambígua em diferentes sites. É que eu idade e independência fiscal ainda cumpro, mas comecei muito cedo a trabalhar na faina. Editado Abril 4 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Abril 4 Citação de Quan Chi, há 18 minutos: O que conta para início do período de 10 anos é o 1º ano com salário, ou o 1º ano enquanto independente fiscal? Encontrei informação ambígua em diferentes sites. É que eu idade e independência fiscal ainda cumpro, mas comecei muito cedo a trabalhar na faina. Se entregaste o IRS 10 vezes já não podes beneficiar do IRS jovem. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Abril 4 Citação de Mayday, há 21 minutos: Se entregaste o IRS 10 vezes já não podes beneficiar do IRS jovem. Se não tiveres direito já nem aparece, certo? Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado Abril 4 Por acaso é uma coisa que tenho dúvida Nunca entreguei irs jovem se bem me lembro. Este ano é a primeira vez na vida que vou pagar ( valor irrisório, but still ) e decidi simular a entrega com irs jovem e a diferença também é grandinha ( não tão grande quanto a do Peplin , mas passo de pagar 70 euros a receber mais de 600). Fico na dúvida é se realmente tenho direito ao irs jovem ? Tenho 35 anos (faço 36 este ano, não sei se isso interessa) e já trabalho desde 2015 (a primeira vez que entreguei IRS foi em 2016 portanto, já não me recordo se foi independente ou ainda no agregado com os meus pais). Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Abril 4 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Se não tiveres direito já nem aparece, certo? Aparece. Mas depois o mais provável é ou não ser aceite ou seres chamado às finanças. Aconteceu com um amigo meu o ano passado no modelo antigo. 1 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Abril 4 A empresa da Maria lembrou-se de fazer uma gira e enganou-se a emitir as declarações de rendimentos dos trabalhadores, englobando todos os rendimentos. Uma carrada de sustos que podiam ser evitados. Imagino aqueles que não tiveram a presença de espírito para somar as parcelas corretas dos recibos de vencimento e ainda estão à espera de uma resposta de empresa. Amadorismo... Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado Abril 4 Citação de Mayday, há 2 horas: Se entregaste o IRS 10 vezes já não podes beneficiar do IRS jovem. Então já fui. 😂 Compartilhar este post Link para o post
jFrost Publicado Abril 4 Eu com irs jovem pago 240€, sem irs jovem pago 730€ Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado Abril 5 (editado) Eu tive a receber o IRS jovem no ordenado, quando fizer a declaração tenho que preencher alguma coisa referente a isso? Editado Abril 5 por Almeno Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado Abril 5 Citação de Almeno, há 52 minutos: Eu tive a receber o IRS jovem no ordenado, quando fizer a declaração tenho que preencher alguma coisa referente a isso? Não estiveste a receber, descontaste com o pressuposto que vais aderir ao IRS jovem. Tens de assinalar na mesma. 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Abril 5 Citação de RAG, Em 04/04/2026 at 15:43: Quero ser jovem 😞 Aquele momento que não és jovem nem és velho, só serves para pagar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado Abril 7 Citação de Hammerfall, há 36 minutos: @Mayday já recebeste? ja nao sabe o que fazer com tantos robots chineses. neste momento esta a fazer streaming de lutas de robots na sala, cada um com uma faca colada a ver qual é o last robot standing. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Abril 7 Citação de Jimpo, há 3 horas: ja nao sabe o que fazer com tantos robots chineses. neste momento esta a fazer streaming de lutas de robots na sala, cada um com uma faca colada a ver qual é o last robot standing. Estás a assistir? Não te esqueças de fazer tap tap na telinha. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado Abril 8 (editado) Citação de Robe, Em 01/04/2026 at 11:44: Sempre preenchi a declaração mas agora que tenho de preencher o anexo B vou ter de falar com um contabilista. Não percebo nada Manda-me MP se quiseres ajuda. Citação de Peplin, Em 04/04/2026 at 13:07: Qualquer coisa de errado não está certo ou isto é bom de mais para ser verdade. Tenho 35 anos, mas a bem da verdade nem me lembrei do IRS Jovem. Fiz a simulação e ia pagar 754 €. Grande m*rda, mas é o que é, troquei de emprego o ano passado e recebi uma batelada de dinheiro pela saída. Avancei para a entrega e ele não aceitou, aparecendo uma mensagem de aviso em relação ao IRS Jovem. "Não perco nada em tentar", pensei. Simulei com o IRS Jovem e passo a receber 1175 €, que basicamente correspondente ao valor total de retenções na fonte que fiz em 2025. Isto está certo? Se já entregaste 10 declarações (2015-2024) como sujeito passivo, já não tens direito. Citação de Ghelthon, Em 04/04/2026 at 16:40: Se não tiveres direito já nem aparece, certo? Continua a aparecer. Acho que vai haver muito declaração para trás este ano por causa de quem vai tentar "jogar o barro à parede" Citação de FabioK, Em 04/04/2026 at 16:49: Por acaso é uma coisa que tenho dúvida Nunca entreguei irs jovem se bem me lembro. Este ano é a primeira vez na vida que vou pagar ( valor irrisório, but still ) e decidi simular a entrega com irs jovem e a diferença também é grandinha ( não tão grande quanto a do Peplin , mas passo de pagar 70 euros a receber mais de 600). Fico na dúvida é se realmente tenho direito ao irs jovem ? Tenho 35 anos (faço 36 este ano, não sei se isso interessa) e já trabalho desde 2015 (a primeira vez que entreguei IRS foi em 2016 portanto, já não me recordo se foi independente ou ainda no agregado com os meus pais). Pela idade ainda tens. No entanto, no portal só estão a aparecer as declarações a partir de 2016 o que pode induzir em erro e achar que ainda se tem direito a um ano de IRS jovem. Se tiveres as 9 declarações no portal (2016-2024) e nas certidões conseguires consultar a de 2015 (10º ano), então não tens direito porque já esgostaste os 10 anos. Editado Abril 8 por gunthi 3 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Abril 8 Quando aparece "Liquidação em Processamento" é porque os valores já estão confirmados/validados ou a declaração ainda pode vir para trás? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Abril 8 Citação de Modulor, há 23 minutos: Quando aparece "Liquidação em Processamento" é porque os valores já estão confirmados/validados ou a declaração ainda pode vir para trás? Ainda pode vir para trás. 1 Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado Abril 8 O ano passado já paguei uma batelada de dinheiro. Este ano vai pelo mesmo caminho. Não tenho direito a IRS jovem 😪 Compartilhar este post Link para o post
Joaninha Publicado Abril 8 Citação de Modulor, há 1 hora: Quando aparece "Liquidação em Processamento" é porque os valores já estão confirmados/validados ou a declaração ainda pode vir para trás? Creio que se fores a situação fiscal integrada, se tiver liquidada parece que está okay. 1 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Abril 8 Citação de Joaninha, há 5 minutos: Creio que se fores a situação fiscal integrada, se tiver liquidada parece que está okay. Yap, aí aparece liquidada! Compartilhar este post Link para o post
Joaninha Publicado Abril 8 Citação de Modulor, há 3 horas: Yap, aí aparece liquidada! Do que ando a ler, se foi automático, provavelmente para a semana estará na conta mas também não sei se é fiável 🤣🤣 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Abril 8 Citação de Joaninha, há 35 minutos: Do que ando a ler, se foi automático, provavelmente para a semana estará na conta mas também não sei se é fiável 🤣🤣 Disso não tenho pressa :mrgreen: era mesmo só porque estranhei a rapidez com que aquilo mudou de estado e fiquei na dúvida se, já estando naquela fase, ainda poderia voltar para trás ou não. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Abril 9 Se fosse o Sr. António Costa já tinha pago isto tudo e ainda tinha dado mais uns pózinhos. Compartilhar este post Link para o post