Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Tubarão branco em Sesimbra

Publicações recomendadas

O habitat dos tubarões é no mar, o dos humanos não. Ir para a praia e reclamar com os tubarões é o mesmo que ir à Savana e reclamar com os leões.

E então? Os nosso barcos cheios de mercadorias passam por onde? As espécies marinhas não têm direito de exclusividade. Nem as marinhas nem as terrestres nem as aéreas, para além de nós, têm qualquer direito natural sobre certas e determinadas áreas.

Editado por pesgores

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto proteger cães e gatos e baleias vai trazer prosperidade económica? O dinheiro que vai para a conservação inútil de certas espécies, que retorno tem para um país em crise? É uma questão de saber quais as prioridades.

"Misturo" porque estão relacionados. É o querer salvar e proteger e repopular e coiso e tal que só se traduzem em buracos financeiros, já para não falar de doações que estariam muito melhor empregues em programas de ajuda humanitária. Sabes, aquelas pessoas que são como nós e que passam fome. Oh espera, salvar o falcão de olhos cor-de-rosa às pintinhas é mais importante. Haja noção.

Sim, porque as pessoas passam fome por causa da preservação dos animais. Aliás em Portugal isso é mesmo uma verdade, a preservação dos animais foi a maior bandeira do CDS-PSD nestas eleições.

O problema não é a preservação das espécies. E meter dinheiro à frente de pessoas e animais é coisa que me faz confusão.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto proteger cães e gatos e baleias vai trazer prosperidade económica? O dinheiro que vai para a conservação inútil de certas espécies, que retorno tem para um país em crise? É uma questão de saber quais as prioridades.

"Misturo" porque estão relacionados. É o querer salvar e proteger e repopular e coiso e tal que só se traduzem em buracos financeiros, já para não falar de doações que estariam muito melhor empregues em programas de ajuda humanitária. Sabes, aquelas pessoas que são como nós e que passam fome. Oh espera, salvar o falcão de olhos cor-de-rosa às pintinhas é mais importante. Haja noção.

Mas quais prioridades? Agora cada assunto tem de girar em torno da economia e da prosperidade do Mundo? :facepalm:

Tá visto que contigo nem vale a pena falar sobre algo que não seja economia tá visto. Deves ter sido atormentado em alguma fase da tua vida por animais para teres esse sentimento de ignorância. Como se costuma dizer..cada macaco no seu galho!

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Os nosso barcos cheios de mercadorias passam por onde? As espécies marinhas não têm direito de exclusividade. Nem as marinhas nem as terrestres nem as aéreas, para além de nós, têm qualquer direito natural sobre certas e determinadas áreas.

Então mas agora já são barcos? Que eu saiba os tubarões não afectam os barcos de mercadorias, quanto muito acontece o contrário.

Já agora só para dizer que é economicamente viável as pessoas passarem fome, cometerem crimes e viverem na miséria.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

pesgores vou tentar explicar-te a importância que uma determinada espécie pode ter num ecossitema marinho, e por consequente, para quem vive do mar, como as gentes de Sesimbra e Setúbal, por exemplo...

Imagina que tens uma espécie e peixe que tem baixo valor comercial, e essa espécie concorre directamente pelo alimento com outra espécie que tem mais valor economicamente (por exemplo sargos e robalos).

O tubarão é predador de ambas as espécies, mas como o sargo é mais fácil de apanhar (devido a existir em maior quantidade) geralmente ataca mais os sargos do que os robalos...

Agora tira o tubarão da equação, ficando os sargos e os robalos a competir directamente pelo alimento, mas sem predadores, o que vai acontecer???

Os sargos sendo em maior número irão sobrepor-se aos robalos, contribuindo para a extinção (pelo menos a nível local) dos segundos, levando a que os pescadores percam uma importante fonte de rendimento...

Compartilhar este post

Link para o post

Tantas pérolas que saem desse teclado.

Tu sabes do que falas, pelo menos? Ou és daqueles que simplesmente se atira de cabeça para uma discussão sem saber o que se está a discutir? Parece-me mais a segunda opção.

O anequim é bastante comum naquela zona, nesta altura do ano. Isto só é notícia pelo tamanho dele, e para tentarem dar um sensacionalismo "à lá TVI" às coisas de que "há tubarões na costa portuguesa". Enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Cacem-nos todos, é de maneira que deixam de aterrorizar banhistas inocentes e deixam de comer o peixe que nos faz tanta falta.

Tens noção do que acabaste de dizer?

Vamos matar então todos os animais que não nos fazem falta?

Sabes as consequências disso? Coitado do ecossistema (incluindo nós), se os tubarões fossem extintos. Quem diz os tubarões, diz também os leões, tigres, etc.

Eles existem por algum motivo, e não é para matá-los, de certeza.

Eles não atacam banhistas inocentes porque querem, fazem-no por instinto. Para eles que estão na água, uma foca /leão marinho/peixe não diferente das pernas de uma pessoa a mexerem, pois os tubarões não têm uma grande visão, mas sim um excelente olfacto.

Mas não te estou a criticar, estou a tentar ajudar-te a perceberes as causas de uma espécie que é extinta.

Compartilhar este post

Link para o post

Fácil! Amanhã sai já um sargo com molho à espanhola para o almoço!

:mrgreen:

...

:facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque as pessoas passam fome por causa da preservação dos animais. Aliás em Portugal isso é mesmo uma verdade, a preservação dos animais foi a maior bandeira do CDS-PSD nestas eleições.

O problema não é a preservação das espécies. E meter dinheiro à frente de pessoas e animais é coisa que me faz confusão.

As doações para WWF's e organizações que tais não podiam estar mas era em ONG's humanitárias? É esta falta de prioridade e vontade de ajudar o próximo que nasceu em condições de pobreza (está implícito quando se faz uma doação para salvar uma arara qualquer em vez de contribuir com mais para saciar a fome em tantas partes do mundo) que me chateia.

Mas quais prioridades? Agora cada assunto tem de girar em torno da economia e da prosperidade do Mundo? :facepalm:

Tá visto que contigo nem vale a pena falar sobre algo que não seja economia tá visto. Deves ter sido atormentado em alguma fase da tua vida por animais para teres esse sentimento de ignorância. Como se costuma dizer..cada macaco no seu galho!

Isto sim é tentar fugir a um assunto :handclap: Até te digo que já tive uma gata, e que essa gata apareceu grávida na casa de campo dos meus avós, e que eu cuidei dela até nascerem 3 gatinhos. Depois, os meus avós deram-nos a uma tia minha e nunca mais os vi...

Está tudo relacionado.

Então mas agora já são barcos? Que eu saiba os tubarões não afectam os barcos de mercadorias, quanto muito acontece o contrário.

Já agora só para dizer que é economicamente viável as pessoas passarem fome, cometerem crimes e viverem na miséria.

Estavas a falar em habitats. Demonstrei que o mar, para nós, pode não ser habitat natural mas é também importante.

O meu "economicamente viável", se não ficou claro, é possibilitar a toda a gente viver sem carências a todo o nível, enquanto possível, e de forma sustentável. Posso estar errado quanto aos tubarões serem úteis, mas como já disse, e trata-se simplesmente da minha opinião pessoal, podíamos muito bem passar sem eles.

pesgores vou tentar explicar-te a importância que uma determinada espécie pode ter num ecossitema marinho, e por consequente, para quem vive do mar, como as gentes de Sesimbra e Setúbal, por exemplo...

Imagina que tens uma espécie e peixe que tem baixo valor comercial, e essa espécie concorre directamente pelo alimento com outra espécie que tem mais valor economicamente (por exemplo sargos e robalos).

O tubarão é predador de ambas as espécies, mas como o sargo é mais fácil de apanhar (devido a existir em maior quantidade) geralmente ataca mais os sargos do que os robalos...

Agora tira o tubarão da equação, ficando os sargos e os robalos a competir directamente pelo alimento, mas sem predadores, o que vai acontecer???

Os sargos sendo em maior número irão sobrepor-se aos robalos, contribuindo para a extinção (pelo menos a nível local) dos segundos, levando a que os pescadores percam uma importante fonte de rendimento...

E havendo mais sargo, vai ser pescado em maiores quantidades... Como já disse, nós fazíamos directamente o trabalho dos tubarões, beneficiando de imediato.

Tantas pérolas que saem desse teclado.

Tu sabes do que falas, pelo menos? Ou és daqueles que simplesmente se atira de cabeça para uma discussão sem saber o que se está a discutir? Parece-me mais a segunda opção.

O anequim é bastante comum naquela zona, nesta altura do ano. Isto só é notícia pelo tamanho dele, e para tentarem dar um sensacionalismo "à lá TVI" às coisas de que "há tubarões na costa portuguesa". Enfim.

Falo do que vejo, da maneira como as pessoas reagem a certas coisas. A partir disso, formei uma opinião. A minha opinião é moldável e muda se houver gente a explicar-me o porquê concreto de eu estar errado. Se só os peritos falassem dos seus assuntos de estudo, as pessoas normais eram incapazes de organizar debates de ideias sobre muitos tópicos. Estou aqui para me expressar e em momento algum disse que não mudaria a minha forma de pensar. Por isso, antes de atacares, procura introduzir-te de forma contributiva na discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

E havendo mais sargo, vai ser pescado em maiores quantidades... Como já disse, nós fazíamos directamente o trabalho dos tubarões, beneficiando de imediato.

Ok, agora imagina que em vez do sargo, seria outra espécie que não teria interesse económico/valor comercial, deixando de ser capturada pelos pescadores. Desse modo o seu número ira aumentar de forma quase exponencial...

E aí, o que farias?

Editado por PRFA47

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que achas que a nossa espécie é mais importante e deve estar acima de todas as outras?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto sim é tentar fugir a um assunto :handclap: Até te digo que já tive uma gata, e que essa gata apareceu grávida na casa de campo dos meus avós, e que eu cuidei dela até nascerem 3 gatinhos. Depois, os meus avós deram-nos a uma tia minha e nunca mais os vi...

Está tudo relacionado.

Como é que queres continuar a debater este assunto, que se foca sobre Direitos de Animais/Preservação de Espécies , se a tua posição é matar tudo que é animal irracional porque os € que se gasta nisso seriam melhor empregues a alimentar os esfomeados neste Mundo todo??

Compartilhar este post

Link para o post

Tens noção do que acabaste de dizer?

Vamos matar então todos os animais que não nos fazem falta?

Sabes as consequências disso? Coitado do ecossistema (incluindo nós), se os tubarões fossem extintos. Quem diz os tubarões, diz também os leões, tigres, etc.

Eles existem por algum motivo, e não é para matá-los, de certeza.

Eles não atacam banhistas inocentes porque querem, fazem-no por instinto. Para eles que estão na água, uma foca /leão marinho/peixe não diferente das pernas de uma pessoa a mexerem, pois os tubarões não têm uma grande visão, mas sim um excelente olfacto.

Mas não te estou a criticar, estou a tentar ajudar-te a perceberes as causas de uma espécie que é extinta.

Pronto, falando de tubarões em concreto, não seria melhor para nós se deixassem de existir, pelo menos no meio selvagem? Já que são predadores das espécies que consumimos, e que o seu desaparecimento causava uma explosão nas populações piscícolas, não teríamos nós mais alimento disponível e possibilidades de empregar mais pescadores? Lá está, é a minha "uneducated guess" e vale o que vale.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabes o que é equilibrio... Como é que pensas alimentar uma espécie que teve um boom de 20 ou 30%? E estamos a falar só de uma espécie... É que o seu alimento não aumentou 20 ou 30%...

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha só aqui dizer que a praia de Sesimbra é muito amor, mas fiquei chocado com o que li aqui :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

As doações para WWF's e organizações que tais não podiam estar mas era em ONG's humanitárias? É esta falta de prioridade e vontade de ajudar o próximo que nasceu em condições de pobreza (está implícito quando se faz uma doação para salvar uma arara qualquer em vez de contribuir com mais para saciar a fome em tantas partes do mundo) que me chateia.

Quem tem o dinheiro faz o que quiser com ele. Se eu ganhar o euromilhões e dar todo esse dinheiro a essas organizações não tens nada a ver. Se queres saciar a fome em tantas partes do mundo usas o teu dinheiro que eu utilizo o meu bem como eu quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha só aqui dizer que a praia de Sesimbra é muito amor, mas fiquei chocado com o que li aqui :estrelas:

Por acaso não acho. Tar na praia assim tão perto da cidade é um bocado... estranho. As pessoas sentam-se na esplanada e andam pela cidade e tão a ver os outros na praia. Não gosto.

Já a Lagoa de Albufeira e a praia é amor.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, agora imagina que em vez do sargo, seria outra espécie que não teria interesse económico/valor comercial, deixando de ser capturada pelos pescadores. Desse modo o seu número ira aumentar de forma quase exponencial...

E aí, o que farias?

Nesse caso, é estudar as situações locais, ver se é viável ou não, relocalizar (se possível) as espécies que estejam no lugar errado... Defendo que, se der jeito, a extinção no meio selvagem de certas espécies é uma prática a considerar.

E porque é que achas que a nossa espécie é mais importante e deve estar acima de todas as outras?

Isso já é convicção e sentido de auto-preservação. Realmente, isso não te sei explicar, simplesmente acho a nossa própria espécie fascinante, e que para crescermos economicamente e socialmente é preciso fazer o máximo para termos uma economia forte, próspera e sem pobreza, tanto quanto for possível.

Como é que queres continuar a debater este assunto, que se foca sobre Direitos de Animais/Preservação de Espécies , se a tua posição é matar tudo que é animal irracional porque os € que se gasta nisso seriam melhor empregues a alimentar os esfomeados neste Mundo todo??

Não disse isso. E não achas que os esfomeados merecem mais a ajuda de quem tem, ao invés de espécies, algumas delas já quase extintas e que já pouco ou nada contribuem para ecossistema algum?

Respondo ao resto mais tarde, vou jogar ténis :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não acho. Tar na praia assim tão perto da cidade é um bocado... estranho. As pessoas sentam-se na esplanada e andam pela cidade e tão a ver os outros na praia. Não gosto.

Faltou-me uma palavra. A praia de Sesimbra à noite é muito amor. Belas noites que lá passei :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ambas as coisas.

Saltar da praia para a esplanada sabe bem e ainda sabe melhor quando tenho um elevador que me leva directamente à praia :lol:

A Lagoa de Albufeira é que está com um belo desenvolvimento. Quem me dera ter dinheiro para ter lá uma casita.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ambas as coisas.

Saltar da praia para a esplanada sabe bem e ainda sabe melhor quando tenho um elevador que me leva directamente à praia :lol:

A Lagoa de Albufeira é que está com um belo desenvolvimento. Quem me dera ter dinheiro para ter lá uma casita.

Espero que não desenvolva muito mais. Está bem assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que não desenvolva muito mais. Está bem assim.

Só vai desenvolver assim, com vivendas.

A Comporta é que é o sitio in da zona sul do Tejo e agora vai ter um alto complexo turistico de luxo japonês

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Só vai desenvolver assim, com vivendas.

A Comporta é que é o sitio in da zona sul do Tejo e agora vai ter um alto complexo turistico de luxo japonês

Em termos turísticos. Mais umas vivendas não deve fazer mal.

Eu gosto bastante da Comporta mas não estou a gostar do desenvolvimento e da fama que a praia está a ter. É que já a praia começa a ficar um bocado lotada (o parque de estacionamento então...). Existem praias menos famosas e menos desenvolvidas e tão boas ou melhores que a Comporta. Como a praia da Galé um pouco mais a sul ou a praia da Aberta-a-Nova.

O desenvolvimento turístico assusta-me, não quero que transformem o Alentejo e a zona do Sado num Algarve v2. Praticamente deixei de ir a Tróia desde que o Belmiro meteu lá o bedelho e estragou aquilo tudo. Enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos turísticos. Mais umas vivendas não deve fazer mal.

Eu gosto bastante da Comporta mas não estou a gostar do desenvolvimento e da fama que a praia está a ter. É que já a praia começa a ficar um bocado lotada (o parque de estacionamento então...). Existem praias menos famosas e menos desenvolvidas e tão boas ou melhores que a Comporta. Como a praia da Galé um pouco mais a sul ou a praia da Aberta-a-Nova.

O desenvolvimento turístico assusta-me, não quero que transformem o Alentejo e a zona do Sado num Algarve v2. Praticamente deixei de ir a Tróia desde que o Belmiro meteu lá o bedelho e estragou aquilo tudo. Enfim...

Não acho que o projecto turístico de Tróia minimamente comparável ao que se fez com a Quarteira, por exemplo.

Acho projectos dentro desse estilo bem positivos a todos os níveis. O que se pode criticar de Tróia é que tornou a praia menos acessível a quem vem de Setúbal.

A Comporta já há muito que é uma zona de ricos e famosos. Os Espirito Santo têm lá casa desde sempre bem como a família Real do Mónaco.

Os arabes já tinham andado de volta daquilo mas tinham desistido por causa dos mosquitos (e sua protecção) mas parece que os japoneses arranjaram um sistema de ultra-sons que os afasta de sítios estratégicos sem afectar o ecossistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...