Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Tubarão branco em Sesimbra

Publicações recomendadas

Dados de 2010, portanto anteriores pelo menos à última captura.

Em relação ao ser branco ou não. Não é, pelos vistos, mas quando capturaram pensavam que era (incluindo os pescadores). Portanto, mesmo não sendo, eles estavam convictos que tinham caçado um tubarão branco. Mesmo sabendo (ou não, já não sei a ignorância deles) que é uma espécie em perigo.

Em relação ao resto e para satisfazer as tuas curiosidades:

"The great white shark population decreases have now been reinforced by the results of the first census of the great white shark, carried out as part of a research program led by the University of California Davis and Stanford University. The census has revealed that there are far fewer great white sharks off central California than scientists had previously reported."

Foi o que consegui encontrar.

Ou seja, estaremos por volta dos 3499 neste momento...

Concluimos, assim, que o simples facto de os pescadores estarem convictos de terem caçado um chega para abatermos mais um espécime ao total da população. Raciocínio correto, claro...

Em relação ao resto confirmas que a população tem descido drasticamente. Então e os efeitos apocalípticos que se anunciavam neste tópico? Cadê?

E, já agora, é também relevante, em vez de andarem por aí com o chavão de espécie em perigo e em vias de extinção, que nos mostrem se a espécie está protegida por legislação própria ou que demonstrem que os pescadores cometeram alguma ilegalidade. Se não o fizeram trata-se apenas de chover no molhado e de considerações ético-morais apimentadas por exercícios fundamentalistas de defesa dos animais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então Descartes, espero que tudo faça sentido para ti agora. E se tiveres a ver uma tourada, não te chateies em responder agora. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Têm direito a pescar peixe, aquela espécie de tubarão está protegida e não podem capturá-la (isto se os jornais falarem a verdade e for mesmo um anequim).

E os indivíduos já foram presos ou multados? Qual é o diploma legal ou diretiva que os impede de capturar anequins? E estou a perguntar mesmo porque não sei, atenção. Agora não estou a ser sarcástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, estaremos por volta dos 3499 neste momento...

Concluimos, assim, que o simples facto de os pescadores estarem convictos de terem caçado um chega para abatermos mais um espécime ao total da população. Raciocínio correto, claro...

Em relação ao resto confirmas que a população tem descido drasticamente. Então e os efeitos apocalípticos que se anunciavam neste tópico? Cadê?

E, já agora, é também relevante, em vez de andarem por aí com o chavão de espécie em perigo e em vias de extinção, que nos mostrem se a espécie está protegida por legislação própria ou que demonstrem que os pescadores cometeram alguma ilegalidade. Se não o fizeram trata-se apenas de chover no molhado e de considerações ético-morais apimentadas por exercícios fundamentalistas de defesa dos animais.

Lê os posts do outro user.

Quanto ao resto do post tenho poucas informações.

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1252237/Great-White-Sharks-endangered-tigers-just-3-500-left-oceans.html

Em relação a leis, não faço ideia. Mas estar em perigo é já por si um motivo forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então Descartes, espero que tudo faça sentido para ti agora. E se tiveres a ver uma tourada, não te chateies em responder agora. :mrgreen:

O que já fez sentido é que tu não sabes peva sobre o que estavas por aqui a defender. Pelo menos o unclouded parece que tem uma ideia bem formada. Já não é mau... Por vezes torna-se cansativo trocar argumentos nas touradas com quem não faz a mínima ideia do que está a dizer e alargar essa experiência aos tubarões poderia revelar-se traumático.

Compartilhar este post

Link para o post

btw, pelo que entendi, o Descartes está a espetar com o seu sarcasmo a quem está a atacar os pescadores, e sinceramente, concordo com ele, pois o tubarão mesmo que não fosse capturado, já estava ferido e acabaria por morrer.

Agora o mais grave é mesmo a "opinião" dos pesgores...

Compartilhar este post

Link para o post

O que já fez sentido é que tu não sabes peva sobre o que estavas por aqui a defender. Pelo menos o unclouded parece que tem uma ideia bem formada. Já não é mau... Por vezes torna-se cansativo trocar argumentos nas touradas com quem não faz a mínima ideia do que está a dizer e alargar essa experiência aos tubarões poderia revelar-se traumático.

Sei o que leio. Como li que era tubarão-branco, depois li que não era e agora volto a ler que era. Não posso saber mais do que as informações que tenho à disposição e infelizmente são muito confusas. A minha posição mudava se a espécie em causa não tivesse ameaçada.

Desculpa mas não consigo saber mais do que as informações que tenho. :(

btw, pelo que entendi, o Descartes está a espetar com o seu sarcasmo a quem está a atacar os pescadores, e sinceramente, concordo com ele, pois o tubarão mesmo que não fosse capturado, já estava ferido e acabaria por morrer.

Agora o mais grave é mesmo a "opinião" dos pesgores...

Como é que sabes que estava ferido e acabaria por morrer?

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes, fui à procura da tua questão e encontrei:

http://azulprofundo.atwebpages.com/legislacao.htm

Nessa página estão os decretos-lei relativos à pesca em Portugal, que passo a transcrever se não quiseres ler tudo:

"Proibição da Captura de algumas espécies

Lampreia, salmão, sável e savelha, esturjão, cavalo-marinho, peixe-lua, tubarão branco, tartarugas marinhas e mamíferos marinhos.

Coimas: 500€ a 3740€, Espécies com o tamanho mínimo inferior: 250€ a 2493€"

Como podes ver, se o tubarão capturado é um anequim, é proibido por lei, visto ele enquadrar-se na categoria de "tubarão branco". Mais alguma dúvida pergunta :wink:

Compartilhar este post

Link para o post
Não percebi o bold. Que espécies é que morriam se esse tubarão desaparecesse? E porque é que os peixes associados à costa portuguesa iam desaparecer também?

E como não concordas comigo, não dei contribuição nenhuma para o tópico. Tá certo :lol: Há maneiras de te fazeres entender sem partir para a agressividade. ;-)

Já ouviste falar em teoria do caos, efeito borboleta, efeito bola de neve, qualquer coisa? Ou pelo menos em selecção natural?

Queres um exemplo? Em dada zona dos estados unidos foi introduzida uma espécie de sapo. Sapo esse que passou a ser predador de um animal que já lá existia. Os sapos proliferaram e levaram à extinção da sua presa porque os comeram todos. Essa tal presa, por sua vez, era predadora de um insecto, insecto esse ajudava a preservar plantações feitas por humanos, comendo outros insectos e moluscos, que comiam as plantas dessas plantações. Como esses insecto e moluscos deixaram de ser presas de um predador que entretanto foi, literalmente, comido até à extinção, as plantações deixaram de estar protegidas, sendo progressivamente comidas por esses insectos e moluscos. Agora essas pessoas em vez de poderem plantar têm de comprar, visto que não têm condições para manter plantações.

E assim sucessivamente. Com uma linha de tempo suficientemente grande, até a economia dessas pessoas ia sofrer, assim como a economia da terra deles, da região deles, do estado deles, do país. Numa linha de tempo suficientemente grande a ti não afecta, nem a mim, nem a ninguém deste fórum. Mas é de uma irresponsabilidade tremenda, já para não falar de egoísmo, a tua atitude.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouviste falar em teoria do caos, efeito borboleta, efeito bola de neve, qualquer coisa? Ou pelo menos em selecção natural?

Queres um exemplo? Em dada zona dos estados unidos foi introduzida uma espécie de sapo. Sapo esse que passou a ser predador de um animal que já lá existia. Os sapos proliferaram e levaram à extinção da sua presa porque os comeram todos. Essa tal presa, por sua vez, era predadora de um insecto, insecto esse ajudava a preservar plantações feitas por humanos, comendo outros insectos e moluscos, que comiam as plantas dessas plantações. Como esses insecto e moluscos deixaram de ser presas de um predador que entretanto foi, literalmente, comido até à extinção, as plantações deixaram de estar protegidas, sendo progressivamente comidas por esses insectos e moluscos. Agora essas pessoas em vez de poderem plantar têm de comprar, visto que não têm condições para manter plantações.

E assim sucessivamente. Com uma linha de tempo suficientemente grande, até a economia dessas pessoas ia sofrer, assim como a economia da terra deles, da região deles, do estado deles, do país. Numa linha de tempo suficientemente grande a ti não afecta, nem a mim, nem a ninguém deste fórum. Mas é de uma irresponsabilidade tremenda, já para não falar de egoísmo, a tua atitude.

Grande post, Nikon. Reputei exactamente por isso.

Sim, não é algo que aconteça numa escala de tempo que nos abranja a nós. Mas a extinção das espécies predatórias marítimas leva mesmo à extinção do fitoplâncton, o que numa escala temporal de bastantes milhares de anos, aliada à rápida desflorestação, pode até acabar com a vida no planeta.

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes, fui à procura da tua questão e encontrei:

http://azulprofundo.atwebpages.com/legislacao.htm

Nessa página estão os decretos-lei relativos à pesca em Portugal, que passo a transcrever se não quiseres ler tudo:

"Proibição da Captura de algumas espécies

Lampreia, salmão, sável e savelha, esturjão, cavalo-marinho, peixe-lua, tubarão branco, tartarugas marinhas e mamíferos marinhos.

Coimas: 500€ a 3740€, Espécies com o tamanho mínimo inferior: 250€ a 2493€"

Como podes ver, se o tubarão capturado é um anequim, é proibido por lei, visto ele enquadrar-se na categoria de "tubarão branco". Mais alguma dúvida pergunta :wink:

Corrige-me se eu estiver enganado mas essa legislação não tem a ver com a pesca amadora, por vezes também designada por pesca desportiva? Não me parece ser o caso dos pescadores de Sesimbra.

Eu também andei à procura, para não falar de cor e, pedindo desculpas antecipadas por se tratar da Wikipédia e, por isso, valer o que vale, encontrei isto:

Por enquanto, não existe nenhuma moratória legal internacional sobre a pesca do tubarão-branco, ainda que esteja proibida em algumas áreas de sua distribuição. O tubarão-branco é uma espécie protegida na Califórnia, na costa leste dos Estados Unidos, no Golfo do México, na Namíbia, na África do Sul, nas Maldivas, em Israel e parte da Austrália (Austrália Meridional, Nova Gales do Sul, Tasmânia e Queensland). A Convenção de Barcelona o considera uma espécie ameaçada no Mediterrâneo, mas quase nenhum país com saída para este mar se efetuou alguma medida em favor de sua conservação

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes, repara logo no início do decreto:

"Este decreto define o Regulamento da Pesca praticada por amadores (pesca desportiva) e abrange a pesca de superfície e a caça submarina. Considerando-se pesca de superfície qualquer modalidade de pesca à linha."

Pesca amadora e pesca de superfície - eles apanharam-no à linha. Percebes onde quero chegar? Quanto a isso da Wiki, está errado visto em Portugal ser mesmo protegida.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para acrescentar: A União Internacional para a Conservação da Natureza não considera o Tubarão-Branco como espécie em perigo. Por enquanto está apenas na lista das espécies vulneráveis.

Compartilhar este post

Link para o post

É sobre amadores é, dei uma olhada ao link. Logo em cima:

Este decreto define o Regulamento da Pesca praticada por amadores (pesca desportiva) e abrange a pesca de superfície e a caça submarina. Considerando-se pesca de superfície qualquer modalidade de pesca à linha.

Considerando-se amadores os indivíduos que praticam qualquer das modalidades sem fins lucrativos, sendo-lhes vedado vender, directa ou indirectamente, o produto da pesca.

Os amadores ficam obrigados a toda a legislação aplicável e nomeadamente a que respeita: o tamanho mínimo; a captura de certas espécies; as zonas interditas e períodos de defeso.

Os elementos constantes nos parágrafos anteriores serão designados em editais afixados pelas autoridades marítimas.

Nem vejo como seja importante encontrar uma lei ou uma multa. A partir do momento em que é uma espécie ameaçada é condenável o acto de captura, havendo ou não leis sobre isso.

However, scientists agree that their number are decreasing precipitously due to overfishing and accidental catching in gill nets, among other factors, and they are listed as an endangered species.

http://animals.nationalgeographic.com/animals/fish/great-white-shark/

"Este decreto define o Regulamento da Pesca praticada por amadores (pesca desportiva) e abrange a pesca de superfície e a caça submarina. Considerando-se pesca de superfície qualquer modalidade de pesca à linha."

Pesca amadora e pesca de superfície - eles apanharam-no à linha. Percebes onde quero chegar? Quanto a isso da Wiki, está errado visto em Portugal ser mesmo protegida.

Não, refere à pesca amadora em linha e caça submarina. Eles são profissionais não estão abrangidos por esse decreto.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estás a falhar... É uma questão de interpretação do texto. Não deve custar muito...

O decreto define o Regulamento da Pesca praticada por amadores. Sendo que se enquadra no decreto a pesca de superfície praticada por amadores e a caça submarina praticada por amadores.

Não me vais obrigar a fazer um desenho, pois não?

Compartilhar este post

Link para o post

Aí já é o ramo dos métodos de pesca/classificação da mesma, e não sou entendido na matéria nem quero fingir que sou.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem vejo como seja importante encontrar uma lei ou uma multa. A partir do momento em que é uma espécie ameaçada é condenável o acto de captura, havendo ou não leis sobre isso.

http://animals.nationalgeographic.com/animals/fish/great-white-shark/

E cá estamos no plano onde eu sabia que haveríamos de cair. Na condenação ético-moral provocada por considerações de defesa animal. A partir daqui a conversa vai passar por temas já repisados portanto não vale a pena...

Qunato à citação, eu logo vi que havia marosca quando citas um frase que começa por "However"...:lol: Cá está a frase anterior: Found in cool, coastal waters throughout the world, there is no reliable data on the great white's population.

Foi uma pena não teres lido este artigo quando nos garantiste que havia 3500 tubarões brancos no mundo, dados de 2010...:lol:

Quanto ao facto da espécie estar em perigo é verdade, na zona do Noroeste Atlântico. No resto do mundo está apenas classificada como vulnerável.

Compartilhar este post

Link para o post

Não condeno como a maior parte das pessoas fazem, do género "ah (censurado) haviam de te espancar a ti". Por exemplo, a situação dos cães terem sido abatidos na Ucrânia, foi-me indiferente. Causar sofrimento não me está na natureza, mas reconheço que há quem tenha outro tipo de abordagem. É complicado explicar, acho eu.

:facepalm: Isto a mim mete-me impressão...

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Aí já é o ramo dos métodos de pesca/classificação da mesma, e não sou entendido na matéria nem quero fingir que sou.

Não é necessário ser entendido na matéria. Basta saber que há pesca desportiva e há pesca como profissão. E é natural admitir-se que tenham, ambas as atividades, enquadramentos legislativos diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao facto da espécie estar em perigo é verdade, na zona do Noroeste Atlântico. No resto do mundo está apenas classificada como vulnerável.

Ainda bem que sabes então...

Compartilhar este post

Link para o post

E cá estamos no plano onde eu sabia que haveríamos de cair. Na condenação ético-moral provocada por considerações de defesa animal. A partir daqui a conversa vai passar por temas já repisados portanto não vale a pena...

Qunato à citação, eu logo vi que havia marosca quando citas um frase que começa por "However"...:lol: Cá está a frase anterior: Found in cool, coastal waters throughout the world, there is no reliable data on the great white's population.

Foi uma pena não teres lido este artigo quando nos garantiste que havia 3500 tubarões brancos no mundo, dados de 2010...:lol:

Apenas. :mrgreen:

Não sei quando esse artigo foi escrito e não sei porque é que a pesquisa dos 3500 não serve como valor oficial, de qualquer maneira existe uma preocupação sobre o número de exemplares e existe um perigo de extinção.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei passar este post... Eu sei que não era para mim mas houve uma dúvida que me assaltou ao ler o post, que não sei se me podes esclarecer: O que é que os sapos comem agora? :wtf:

Ainda bem que sabes então...

Sim, sei que, com exceção da área do Atlântico Noroeste eles ainda não são reconhecidos como uma espécie em perigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sei que, com exceção da área do Atlântico Noroeste eles ainda não são reconhecidos como uma espécie em perigo.

A Vulnerable species is one which has been categorised by the International Union for Conservation of Nature (IUCN) as likely to become Endangered unless the circumstances threatening its survival and reproduction improve.

However, scientists agree that their number are decreasing precipitously due to overfishing and accidental catching in gill nets, among other factors, and they are listed as an endangered species.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...