Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Tubarão branco em Sesimbra

Publicações recomendadas

A Vulnerable species is one which has been categorised by the International Union for Conservation of Nature (IUCN) as likely to become Endangered unless the circumstances threatening its survival and reproduction improve.

However, scientists agree that their number are decreasing precipitously due to overfishing and accidental catching in gill nets, among other factors, and they are listed as an endangered species.

Também posso colocar bolds onde me apetecer, não posso?

A IUCN estabelece 9 categorias para classificar as espécies. Se excluirmos as que indicam uma espécie como extinta, extinta na natureza, dados insuficientes ou não avaliada, ficamos com 5. A categoria de vulnerável é a terceira. Superior a "Quase Ameaçada" e inferior a "Em Perigo".

As espécies vulneráveis podem tornar-se espécies "Em Perigo", mas se estão hoje como vulneráveis é porque ainda não estão "Em Perigo". Por isso é um abuso referir-se-lhes como estando "Em Perigo".

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sei que, com exceção da área do Atlântico Noroeste eles ainda não são reconhecidos como uma espécie em perigo.

E o que muda isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Já disseram que afinal não era um tubarão branco?

Já, mas parece que é mentira. É mentira que é mentira que não era um tubarão branco. Portanto era um tubarão branco.

Também posso colocar bolds onde me apetecer, não posso?

A IUCN estabelece 9 categorias para classificar as espécies. Se excluirmos as que indicam uma espécie como extinta, extinta na natureza, dados insuficientes ou não avaliada, ficamos com 5. A categoria de vulnerável é a terceira. Superior a "Quase Ameaçada" e inferior a "Em Perigo".

As espécies vulneráveis podem tornar-se espécies "Em Perigo", mas se estão hoje como vulneráveis é porque ainda não estão "Em Perigo". Por isso é um abuso referir-se-lhes como estando "Em Perigo".

Parece-me que mais importante do que estarmos a discutir termos como 'vulnerável' e 'em perigo' (principalmente quando nem eu nem tu sabemos os requisitos que têm de ser cumpridos para ser classificados de acordo com esses termos) é saber uma coisa:

Portanto não vês mal nenhum em capturar animais que estão de alguma forma ameaçados ou vulneráveis como queiras chamar?

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto não vês mal nenhum em capturar animais que estão de alguma forma ameaçados ou vulneráveis como queiras chamar?

Claro que vejo. Vejo mal quando se trata de pescadores asiáticos que os capturam de forma indiscriminada, industrial e não regulada para recolherem a matéria prima de uma das suas iguarias mais famosas em todo o mundo: a Sopa de Barbatana de Tubarão.

Não vejo mal nenhum quando uma embarcação de pescadores de Sesimbra encontra, acidentalmente, um deles e o captura como troféu e ajuda ao seu sustento. Nem me escandalizo quando eles, orgulhosamente, afirmam que já é o 4º que capturam.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que vejo. Vejo mal quando se trata de pescadores asiáticos que os capturam de forma indiscriminada, industrial e não regulada para recolherem a matéria prima de uma das suas iguarias mais famosas em todo o mundo: a Sopa de Barbatana de Tubarão.

Não vejo mal nenhum quando uma embarcação de pescadores de Sesimbra encontra, acidentalmente, um deles e o captura como troféu e ajuda ao seu sustento. Nem me escandalizo quando eles, orgulhosamente, afirmam que já é o 4º que capturam.

Ah, ok. E de certa forma compreendo o que dizes. No entanto acho que mesmo cá e sendo 'só' o 4º era evitável. Apesar de compreender que não são os pescadores de Sesimbra os responsáveis pela situação actual dos tubarões brancos, acho que foi à mesma uma situação evitável e infeliz e que não posso achar bem.

Tal como não acho bem ir à China matar um panda e sentir-me menos responsável pelo que fiz porque só matei um e existem pessoas que matam centenas. Apesar de não ser o maior responsável pela situação dos pandas, era ainda culpado porque sabendo da situação fui prejudicar ainda mais a condição dos animais.

Está confuso mas acho que percebes.

Compartilhar este post

Link para o post

Já disseram que afinal não era um tubarão branco?

O anequim é, pelos vistos, uma sub-espécie do tubarão-branco. Há até quem os trate como sinónimos.

E o que muda isso?

Não muda nada. É apenas a constatação de um facto. Ninguém diz que um aluno que tira 10 numa disciplina no final do 2º período tem um 9, porque, caso não estude em condições, corre o risco de baixar a nota.

Ah, ok. E de certa forma compreendo o que dizes. No entanto acho que mesmo cá e sendo 'só' o 4º era evitável. Apesar de compreender que não são os pescadores de Sesimbra os responsáveis pela situação actual dos tubarões brancos, acho que foi à mesma uma situação evitável e infeliz e que não posso achar bem.

Tal como não acho bem ir à China matar um panda e sentir-me menos responsável pelo que fiz porque só matei um e existem pessoas que matam centenas. Apesar de não ser o maior responsável pela situação dos pandas, era ainda culpado porque sabendo da situação fui prejudicar ainda mais a condição dos animais.

Está confuso mas acho que percebes.

Essa é a distinção entre uma espécie em perigo crítico e uma espécie vulnerável.

E tenho dúvidas de que existam centenas de Ursos Panda vivos, quanto mais haver quem mate centenas...

Compartilhar este post

Link para o post

Não era para levares à letra. :mrgreen:

A ideia era: mesmo não sendo os maiores culpados (longe disso) da situação da espécie, contribuíram conscientemente para o agravar da situação. Não posso achar isso bem, apesar de perceber o que disseste no outro post.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei passar este post... Eu sei que não era para mim mas houve uma dúvida que me assaltou ao ler o post, que não sei se me podes esclarecer: O que é que os sapos comem agora? :wtf:

Só comem insectos, devido ao tamanho e a não terem dentição, mas são carnívoros. Tecnicamente, e tendo dentes para poder mastigar a comida, poderiam comer carne com mais substância. Maioritariamente comem aranhas, borboletas, minhocas, por aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Só comem insectos, devido ao tamanho e a não terem dentição, mas são carnívoros. Tecnicamente, e tendo dentes para poder mastigar a comida, poderiam comer carne com mais substância. Maioritariamente comem aranhas, borboletas, minhocas, por aí...

Não sei se percebeste exatamente a minha pergunta. Eu estou a falar deste sapo em particular: Em dada zona dos estados unidos foi introduzida uma espécie de sapo. Sapo esse que passou a ser predador de um animal que já lá existia. Os sapos proliferaram e levaram à extinção da sua presa porque os comeram todos.

Se eles comeram todos esses animais o que é que passaram a comer? Mudaram de hábitos alimentares? Passaram a alimentar-se dos insetos que as suas presas comiam?

E além disso não percebi o que coloquei a bold...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Não muda nada. É apenas a constatação de um facto. Ninguém diz que um aluno que tira 10 numa disciplina no final do 2º período tem um 9, porque, caso não estude em condições, corre o risco de baixar a nota.

Então lá está, não muda nada. Não é por ser uma espécie em vias de extinção ou vulnerável que torna a atitude mais ou menos boa. Porque antes de uma espécie estar em vias de extinção há-de ser vulnerável...

Compartilhar este post

Link para o post

Então lá está, não muda nada. Não é por ser uma espécie em vias de extinção ou vulnerável que torna a atitude mais ou menos boa. Porque antes de uma espécie estar em vias de extinção há-de ser vulnerável...

Isso da atitude mais ou menos boa depende de quem a observa e do seu código de valores. A tua opinião não vale mais que a do Pesgores.

O que é relevante para a discussão é se se trata de uma atitude legítima ou ilegítima. Legal ou ilegal. E aí há diferenças caso se considere uma espécie vulnerável ou em perigo. Tal como, para mim, se deveria colocar algum rigor quando se pretende falar seriamente sobre o assunto. E se uma espécie não está classificada como em perigo, não se deveria referir-se a ela como estando.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se percebeste exatamente a minha pergunta. Eu estou a falar deste sapo em particular: Em dada zona dos estados unidos foi introduzida uma espécie de sapo. Sapo esse que passou a ser predador de um animal que já lá existia. Os sapos proliferaram e levaram à extinção da sua presa porque os comeram todos.

Se eles comeram todos esses animais o que é que passaram a comer? Mudaram de hábitos alimentares? Passaram a alimentar-se dos insetos que as suas presas comiam?

E além disso não percebi o que coloquei a bold...

Eles não comiam apenas uma espécie, mas uma das espécies que comiam foi extinta nesse local, o que levou a que as presas dessa tal espécie extinta poderem proliferar por terem menos um predador. Penso que não exista nenhuma espécie que apenas tenha uma outra espécie como presa/predador.

A bold coloquei que só comem insectos e outros bichos pequenos devido ao modo de digestão dos sapos. São como as cobras, engolem o animal todo e fazem a digestão dentro deles, sem mastigar a comida. Mas são carnívoros, por isso, se tivessem dentes podiam comer qualquer tipo de animal que lhes desse carne.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles não comiam apenas uma espécie, mas uma das espécies que comiam foi extinta nesse local, o que levou a que as presas dessa tal espécie extinta poderem proliferar por terem menos um predador. Penso que não exista nenhuma espécie que apenas tenha uma outra espécie como presa/predador.

A bold coloquei que só comem insectos e outros bichos pequenos devido ao modo de digestão dos sapos. São como as cobras, engolem o animal todo e fazem a digestão dentro deles, sem mastigar a comida. Mas são carnívoros, por isso, se tivessem dentes podiam comer qualquer tipo de animal que lhes desse carne.

Agora percebi.

Quanto ao ecossistema ele arranjará maneira de se reequilibrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora percebi.

Quanto ao ecossistema ele arranjará maneira de se reequilibrar.

Só se reequilibra se as espécies se manterem. Se elas desaparecerem, o ecossistema também desaparece. Afinal são essas espécies que foram o ecossistema.

Já pensaram que, por exemplo, se as abelhas (ou outros animais polinizadores) desaparecessem, a maior parte da vida no planeta acabava? Sem esses animais, as plantas não são polinizadas e sem plantas não há transformação do CO2 em O2.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o projecto turístico de Tróia minimamente comparável ao que se fez com a Quarteira, por exemplo.

Acho projectos dentro desse estilo bem positivos a todos os níveis. O que se pode criticar de Tróia é que tornou a praia menos acessível a quem vem de Setúbal.

A Comporta já há muito que é uma zona de ricos e famosos. Os Espirito Santo têm lá casa desde sempre bem como a família Real do Mónaco.

Os arabes já tinham andado de volta daquilo mas tinham desistido por causa dos mosquitos (e sua protecção) mas parece que os japoneses arranjaram um sistema de ultra-sons que os afasta de sítios estratégicos sem afectar o ecossistema.

Por falar nisso, li hoje que a presidente da Câmara de Setúbal alertou o governo para esse problema. O que vai adiantar, zero, é certo, mas ao menos mexeu-se. Finalmente falou com tomates (apesar de não os ter) e disse que a empresa está numa tentativa de afastar os Setubalenses de Tróia com os sucessivos aumentos no preços do bilhete e agora com mais uma medida: é obrigatório comprar bilhete de ida e volta - portanto se quiseres só ir tens de pagar a volta à mesma, mesmo que não a uses. A mulher até falou em selecção social. Gostei de ler.

Compartilhar este post

Link para o post

quando é que são as eleições mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

por nada, tou surpreendido por fazerem alguma coisa de jeito :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

por nada, tou surpreendido por fazerem alguma coisa de jeito :lol:

De vez em quando lá vão fazendo algumas coisas... mas a especialidade deles são rotundas. :biggrin:

Mas prefiro o PCP aos outros, o PS então é uma desgraça, e os outros nem hipótese têm.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

pesgores :facepalm:

Não sei porque até porque muito do que está ali embora radical não é mentira...

Os animais não tem que ter os nossos direitos, os direitos dos animais não existem, embora tenhamos deveres para com eles...

Compartilhar este post

Link para o post

De vez em quando lá vão fazendo algumas coisas... mas a especialidade deles são rotundas. :biggrin:

Mas prefiro o PCP aos outros, o PS então é uma desgraça, e os outros nem hipótese têm.

venha o diabo e escolha

Compartilhar este post

Link para o post

Cacem-nos todos, é de maneira que deixam de aterrorizar banhistas inocentes e deixam de comer o peixe que nos faz tanta falta.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...