Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

Escolaridade obrigatória até aos 18 anos

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Diploma publicado em Diário da República
Escolaridade obrigatória até aos 18 anos

Foi publicado esta quinta-feira em Diário da República o decreto-lei que estabelece a escolaridade obrigatória entre os seis e os 18 anos de idade, em vez dos 16 anos. As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo (2012/2013).

O diploma salienta que o ensino é gratuito, o que se traduz na “inexistência de propinas e na isenção total de taxas e emolumentos relacionados com a matrícula, inscrição, frequência escolar e certificação”.

Quanto ao transporte escolar, é gratuito até ao final do terceiro ciclo do ensino básico e também para estudantes menores ou com necessidades educativas especiais.
O decreto-lei estabelece ainda as medidas que devem ser adoptadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares.
A nível do ensino básico, o Ministério da Educação e Ciência refere que, ”sempre que forem detectadas dificuldades na aprendizagem do aluno”, as escolas têm de tomar medidas para prevenir o insucesso e o abandono escolares.

Ainda neste âmbito, o diploma prevê também a constituição temporária de grupos de alunos com características semelhantes em termos de desempenho escolar.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/escolaridade-obrigatoria-ate-aos-18-anos

1º bold: LOOL

2º bold: Comó é possivel aprovarem uma m*rda destas?? que gente mais anormal. Criem logo escolas só para os espertos e para a canalhada dos politicos

Compartilhar este post

Link para o post

O segundo bold é uma aberração completa. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O único aspecto positivo é o transporte escolar gratuito. De resto, é a palhaçada do costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Alemanha existem dois tipos de liceus, penso eu, que separam os alunos pelos resultados, são os Gymnasium e os Hauptschule. Claro que não é a mesma coisa, mas é um tipo de divisão dos alunos consoante o desempenho académico.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

2º bold: Comó é possivel aprovarem uma m*rda destas?? que gente mais anormal. Criem logo escolas só para os espertos e para a canalhada dos politicos

Se for da maneira que estou a pensar, há outros países em que é o mesmo e sinceramente, concordo com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Alemanha existem dois tipos de liceus, penso eu, que separam os alunos pelos resultados, são os Gymnasium e os Hauptschule.

Eu sou contra isso, tinha 1500 discussões com o meu professor de Alemão acerca desse assunto.

Só há uma maneira de isso ser positivo: é a de todos os alunos poderem ter acesso ao ensino, financeiramente. Até podem ser mentes brilhantes, mas depois podem não ter dinheiro para prosseguir os seus estudos.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, ainda se pega essa cena de ter dificuldades. Ewwwww.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os alemães são exemplo para alguém?

Que decisão mais anormal. E aquela da inexistência de propinas tem piada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for da maneira que estou a pensar, há outros países em que é o mesmo e sinceramente, concordo com isso.

Claro que é.. Espertos para um lado e burros para o outro

Compartilhar este post

Link para o post

O único aspecto positivo é o transporte escolar gratuito. De resto, é a palhaçada do costume.

Já existe isso.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Fds.. Mas quem é que no seu perfeito juízo deixa passar uma coisa dessas? Cada vez tenho mais asco a esta gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto de colocar mais conteúdo nos meus posts, mas para esta notícia só consigo pensar em duas coisas: :lol: :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Já existe isso.

No meu tempo de secundário não havia disso. Morava a 2/3km da escola, e pagava quase 30€ de autocarro. A minha irmã vai este ano para o 10º e não vai pagar transportes.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu tempo a mais de 3km pagavam metade do passe do autocarro, quem morasse a menos que se oriente. Mas isto era pela Câmara Municipal, não sei se o estado tinha algo a ver com isto...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu tempo de secundário não havia disso. Morava a 2/3km da escola, e pagava quase 30€ de autocarro. A minha irmã vai este ano para o 10º e não vai pagar transportes.

Segundo a noticia, não se altera nada. Mantém-se o transporte gratuito até ao 3º ciclo. Mas 2/3 km não se podem fazer a pé?

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo a noticia, não se altera nada. Mantém-se o transporte gratuito até ao 3º ciclo. Mas 2/3 km não se podem fazer a pé?

É à volta disso, mais coisa menos coisa.Só que por esta zona, é complicado, só subidas e descidas, e estradas algo perigosas para fazer a pé. A minha irmã teve que ir à Junta pedir um comprovativo de morada, para comprovar que estava na área de residência em que os alunos podem ser isentos de pagar o passe escolar. Alunos que sejam de outra área de residência já têm de pagar, ou candidatar-se à secundária da sua área.

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a medida é uma aberração, imo. Que até ao 9º ano seja obrigatório compreendo e acho que está bem, mais que isso parece-me uma má medida pois há pessoas que se sairiam melhor fazendo outra coisa que não estar na escola, e há sempre o caso dos alunos que não passam de elementos perturbadores e que assim vão ser cada vez mais

Compartilhar este post

Link para o post

A cena dos grupos nao me parece sensato. Na suiça também, os miudos sao separados mt novos entre cientifico e técnico/profissional consoante o mérito académico. Acho ridiculo. Não faltam casos de putos que cagavam po estudos em pequenos e quando cresceram aprenderam o gosto pelo estudo, e o contrário também

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi e ouvi na tv esses grupos são para tentar superar as dificuldades pontuais dos alunos ou seja temos um grupo de alunos que tem mais dificuldade num tema então independentemente das turmas cria-se uma hora extra com esses alunos para os ajudar a melhorar esses conhecimentos nesse tema.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi e ouvi na tv esses grupos são para tentar superar as dificuldades pontuais dos alunos ou seja temos um grupo de alunos que tem mais dificuldade num tema então independentemente das turmas cria-se uma hora extra com esses alunos para os ajudar a melhorar esses conhecimentos nesse tema.

Er, isto não existe já? Salas de estudo ou apoio ou lá o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...