Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

Escolaridade obrigatória até aos 18 anos

Publicações recomendadas

No Luxemburgo também há dois tipos de escolas.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê o 'lol' quanto ao ensino gratuito? Eu pagava cerca de 20€ de propinas+matrícula por ano escolar e era tudo. E no básico era menos ainda, uns 10€ acho eu. Só no fim do 12º é que gastei cerca de 100€ só com inscrições em exames, envios de diplomas e documentos, etc. Vai ficar grátis, poupa-se 20€ por ano, pronto. Qual a piada? :S

O segundo ponto a bold não entendi. Constituição de grupo de alunos semelhantes? Temporária? Não me parece ser algo como isso que fazem na Alemanha e Suíça.

btw, como é que a escolaridade obrigatória era dos 6 aos 16 anos se o ensino obrigatório vai até ao 12º ano desde 2009?

A piada é que não vai acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que para o ano ia passar o tempo a beber umas jolas e jogar sueca no café da esquina... ..

Editado por jpgm

Compartilhar este post

Link para o post

Dá-lhe Shaft. Eu acardito.

Editado por R3d

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as maiores desvantagens de se ter uma abordagem elitista neste aspecto? Os que se safam melhor ficam manientos? xD

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver qual é o problema!

Já acontece um pouco isso. Qualquer escola tem a(s) turma(s) dos filhinhos dos senhores doutores e as outras!

E até acho bem. Pode ser que se acabe com a parvoíce que é a chamada "educação inclusiva", em que põem miúdos com necessidades educativas especiais em turmas normais para eles se integrarem e que só fazem m*rda porque não têm o apoio de que precisam e prejudicam os outros. Já todo o mundo chegou à conclusão que é prejudicial para todos os envolvidos e que não é por aí, só nós cá é que não!

E, quanto a fazer turmas de "espertos" e "burros", também acho muito bem! Qualquer um já reparou que numa turma há sempre alunos que se desmotivam porque têm de estar à espera que os outros percebam, e outros que se desmotivam porque os professores "andam depressa demais". Pode ser uma medida que traga homogeneidade às turmas e que seja mais fácil adequar metodologias à turma. Toda a gente vê amiúde nas notícias falar de projectos que são um sucesso porque pegam em turmas de "insurras" e "burros" (como lhes chamam) e usam actividades e metodologias diferentes, mais "hands on", por exemplo. Que seja a nível de agricultura, indústria, etc.

Por isso, pode ser que seja uma boa oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as maiores desvantagens de se ter uma abordagem elitista neste aspecto? Os que se safam melhor ficam manientos? xD

Limita a aprendizagem. Os que supostamente são mais burros vão aprender a contar até 50, os outros até 100. Porquê? Porque sim.

Não estou a ver qual é o problema!

Já acontece um pouco isso. Qualquer escola tem a(s) turma(s) dos filhinhos dos senhores doutores e as outras!

E até acho bem. Pode ser que se acabe com a parvoíce que é a chamada "educação inclusiva", em que põem miúdos com necessidades educativas especiais em turmas normais para eles se integrarem e que só fazem m*rda porque não têm o apoio de que precisam e prejudicam os outros. Já todo o mundo chegou à conclusão que é prejudicial para todos os envolvidos e que não é por aí, só nós cá é que não!

E, quanto a fazer turmas de "espertos" e "burros", também acho muito bem! Qualquer um já reparou que numa turma há sempre alunos que se desmotivam porque têm de estar à espera que os outros percebam, e outros que se desmotivam porque os professores "andam depressa demais". Pode ser uma medida que traga homogeneidade às turmas e que seja mais fácil adequar metodologias à turma. Toda a gente vê amiúde nas notícias falar de projectos que são um sucesso porque pegam em turmas de "insurras" e "burros" (como lhes chamam) e usam actividades e metodologias diferentes, mais "hands on", por exemplo. Que seja a nível de agricultura, indústria, etc.

Por isso, pode ser que seja uma boa oportunidade.

lol

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que se acabe com a parvoíce que é a chamada "educação inclusiva", em que põem miúdos com necessidades educativas especiais em turmas normais para eles se integrarem e que só fazem m*rda porque não têm o apoio de que precisam e prejudicam os outros. Já todo o mundo chegou à conclusão que é prejudicial para todos os envolvidos e que não é por aí, só nós cá é que não!

Nas minhas turmas havia alguns alunos invisuais e alguns com outras necessidades especiais e não havia qualquer problema, estávamos todos integrados, não sei do que falas.

Se calhar tive muita sorte, vá.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

lol

lol?

Passei por 2 escolas de primeiro ciclo, 1 de segundo ciclo, 3 de terceiro ciclo, e 3 de secundário, em seis localidades espalhadas por este nosso Portugal, e só numa não acontecia isso, porque era uma escolinha de aldeia e só tinha uma turma.

E se a vossa resposta aos meus argumentos é "lol", acho que já percebemos em que turmas vocês se inseririam. :)

Compartilhar este post

Link para o post
E se a vossa resposta aos meus argumentos é "lol", acho que já percebemos em que turmas vocês se inseririam. :)

emot-iceburn.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, que vale o que vale, uma das grandes vantagens do ensino público é permitir aos alunos conviver com o maior número de pessoas diferentes, daí a segunda medida ser ridícula. É importante que os bons alunos e os maus convivam. O que está mal é, por exemplo, colocarem o Joãozinho a escrever 1000 vezes: "Eu portei-me mal porque falei na aula". Deviam era pô-lo a escrever: "O Miguelinho portou-se bem porque não falou na aula".

Compartilhar este post

Link para o post

lol?

Passei por 2 escolas de primeiro ciclo, 1 de segundo ciclo, 3 de terceiro ciclo, e 3 de secundário, em seis localidades espalhadas por este nosso Portugal, e só numa não acontecia isso, porque era uma escolinha de aldeia e só tinha uma turma.

Tens um azar do crl então.

Compartilhar este post

Link para o post

Até 18 anos? Já no ano passado tive que aturar pessoal de 18 anos que não queria fazer nada e só fazia bosta nas aulas, mas agora é mesmo obrigatório.

Quanto a separar alunos por capacidade lol

Compartilhar este post

Link para o post

Nas minhas turmas havia alguns alunos invisuais e alguns com outras necessidades especiais e não havia qualquer problema, estávamos todos integrados, não sei do que falas.

Se calhar tive muita sorte, vá.

Já tiveste algum que não tinha noção de que era errado virar uma mesa em plena aula? Ou urinar num canto da sala? Que no recreio defecava no estojo de um colega? Ou que se deitava debaixo da mesa do professor aos pontapés a tudo?

Tens um azar do crl então.

Ou tu sorte!

Na minha opinião, que vale o que vale, uma das grandes vantagens do ensino público é permitir aos alunos conviver com o maior número de pessoas diferentes, daí a segunda medida ser ridícula. É importante que os bons alunos e os maus convivam. O que está mal é, por exemplo, colocarem o Joãozinho a escrever 1000 vezes: "Eu portei-me mal porque falei na aula". Deviam era pô-lo a escrever: "O Miguelinho portou-se bem porque não falou na aula".

Pois é! É essa a grande vantagem! Mas o espaço de eleição para conviver é o recreio, os intervalos! Enquanto as pessoas não se mentalizarem que as escolas são para aprender, que as aulas são para trabalhar, onde é claro, também entra o convívio, não se vai a lado nenhum. Não sei se algum de vocês já trabalha, mas digam-me uma coisa. Vocês gostam de trabalhar é com quem trabalha, certo? Não com os que não fazem nada, não é? Porque é mais produtivo, etc.

Até 18 anos? Já no ano passado tive que aturar pessoal de 18 anos que não queria fazer nada e só fazia bosta nas aulas, mas agora é mesmo obrigatório.

Quanto a separar alunos por capacidade lol

Não fala nada de separar por capacidade, fala em desempenho escolar. Que pode ir de notas a empenho, comportamento, etc.

Editado por Zgruli

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu estás a fazer é associar fraco desempenho escolar a condutas erradas em sala de aula. O que são coisas completamente diferentes e nem sempre associáveis.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Calhaste em turmas com miúdos mal comportados, acontece. Tiveste azar. Agora dizeres que as turmas são feitas porque um é pobre e o outro é rico e o pai dele é médico...:lol: Nas primárias das aldeias, é bem possível, mas no básico e especialmente no secundário é ridículo. Se não tinhas amigos não é porque calhaste na turma errada, é porque ninguém gostava de ti ou porque nunca te integraste lol (a mudar tanta vez de escola não me admirava)

Mas também não digo mais nada. Não queres que se separem os alunos por serem ricos ou pobres mas queres separá-los por serem 'burros' ou 'espertos'. Insistes que as aulas são para trabalhar e o convívio é para o recreio mas com o trabalho vem obviamente o convívio...

de qq maneira, acho que estão todos a fazer uma tempestade num copo de água, já foi dito aí atrás que isto são possivelmente aulas de apoio e nada mais.

Vi essa divisão em todos os graus de ensino! Especialmente no 2º e 3º ciclos! Mas também no secundário! E em cidades como Aveiro!

E eu não disse que não tinha amigos! Felizmente sempre tive grandes amigos por todos os sítios por onde passei. E as situações que relatei não me aconteceram a mim, mas presenciei-as em primeira mão!

Se leres o que escrevi disse que também cabe o convívio na sala de aula. É aliás essencial. Mas não no sentido "objectivo" do dia-a-dia!

E se pensares bem, se agrupares os alunos por capacidades o professor pode ter mais facilmente a oportunidade de dar o acompanhamento devido aos alunos. Imagina um professor com uma turma mais ou menos uniforme a nível de dificuldades. É claro que cada aluno continua a ser um caso único, mas, se se agrupar com outros do mesmo "nível", dá a oportunidade de ter um apoio mais direccionado. O que não acontece com turmas com grandes diferenças de ritmo de aprendizagem. Especialmente agora que as turmas são cada vez maiores!

O que tu estás a fazer é associar fraco desempenho escolar a condutas erradas em sala de aula. O que são coisas completamente diferentes e nem sempre associáveis.

Pois não, mas ajuda muito ao fraco desempenho escolar, não só de quem tem mau comportamento como dos outros! Não podes pensar só no que se porta mal mas é bom aluno! O facto de em meia dúzia de casos não ser associável não escamoteia o facto de na esmagadora maioria o ser!

EDIT: Ah, e esqueci-me do ponto de vista do professor, que se tiver um miúdo insurra na sala de certeza que não vai conseguir fazer o seu trabalho na melhor das condições. O que prejudica a turma toda!

Editado por Zgruli

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é mesmo a sério?

Não, é a brincar. Ando aqui há quase 22 anos e não conheço o país em que vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma lá com o segundo bold que em teoria é não só aceitável como positivo.

A maneira como vai ser feito (e aqui falo de cor, porque ainda não li muito sobre isto) é que provavelmente vai ser de rir.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não, mas ajuda muito ao fraco desempenho escolar, não só de quem tem mau comportamento como dos outros! Não podes pensar só no que se porta mal mas é bom aluno! O facto de em meia dúzia de casos não ser associável não escamoteia o facto de na esmagadora maioria o ser!

Não era isso que eu queria dizer. Nem sempre um aluno com fraco aproveitamento é um elemento destabilizador na sala de aula. O facto de poder contar com a ajuda de colegas que estejam mais à vontade em determinado conteúdo poderá contribuir para o melhoramento dos resultados do primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi essa divisão em todos os graus de ensino! Especialmente no 2º e 3º ciclos! Mas também no secundário! E em cidades como Aveiro!

E eu não disse que não tinha amigos! Felizmente sempre tive grandes amigos por todos os sítios por onde passei. E as situações que relatei não me aconteceram a mim, mas presenciei-as em primeira mão!

Se leres o que escrevi disse que também cabe o convívio na sala de aula. É aliás essencial. Mas não no sentido "objectivo" do dia-a-dia!

E se pensares bem, se agrupares os alunos por capacidades o professor pode ter mais facilmente a oportunidade de dar o acompanhamento devido aos alunos. Imagina um professor com uma turma mais ou menos uniforme a nível de dificuldades. É claro que cada aluno continua a ser um caso único, mas, se se agrupar com outros do mesmo "nível", dá a oportunidade de ter um apoio mais direccionado. O que não acontece com turmas com grandes diferenças de ritmo de aprendizagem. Especialmente agora que as turmas são cada vez maiores!

EDIT: Ah, e esqueci-me do ponto de vista do professor, que se tiver um miúdo insurra na sala de certeza que não vai conseguir fazer o seu trabalho na melhor das condições. O que prejudica a turma toda!

Eu tinha pessoal na minha turma que era muito mal comportado e no entanto, com media de 16, sentia-me ignorante ali no meio

Compartilhar este post

Link para o post

Não era isso que eu queria dizer. Nem sempre um aluno com fraco aproveitamento é um elemento destabilizador na sala de aula. O facto de poder contar com a ajuda de colegas que estejam mais à vontade em determinado conteúdo poderá contribuir para o melhoramento dos resultados do primeiro.

Pois, mas não estarás, por exemplo, a prejudicar os alunos que estão mais à vontade nesse conteúdo porque estão a "gastar tempo" com o colega em vez de se aproveitar para os fazer chegar mais longe?

Se calhar um aluno em conjunto com outros com as mesmas dificuldades terá melhor acompanhamento para as superar.

E, como quer que agrupes as turmas, haverá sempre alunos com mais aptidão para uma coisa que outra, e haverá sempre um colega que consiga ajudar, até devido ao tal melhor acompanhamento por parte do professor que poderia potenciar as aprendizagens mais facilmente.

O Colossus disse que tinha pessoal na turma que se portava mal e tinha capacidades. Se calhar até se portavam mal porque as aulas não eram suficientemente desafiantes para eles. E se eles não estivessem na turma se calhar até ele e os outros alunos não se sentissem tão "ignorantes" como ele disse. Se calhar até tinha oportunidade ele de brilhar! E melhora até a auto-estima de um aluno, o que o pode motivar ainda mais.

Desculpa, Colossus, usei-te só como exemplo hipotético, não quero ferir susceptibilidades nenhumas. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...