Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mentalitá_Ultra

Claques , grupos e adeptos

Publicações recomendadas

Punk, eu falo do que não sei, mas é o que me parece. Ao generalizar estou a ser injusto com muitos, mas estou a falar no geral e é sempre assim. Se até a nível regional já vi putos em bandos irem aos bares todos juntos e enquanto o homem atendia uns, outros gamavam panikes, bebidas e gelados. O grupo da-lhes pra isso, para essas coisa. Mesmo em terriolas. A nível de claques de colossos é algo em pior, parece-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade: existe diferença no teu pré-julgamento de uma claque e um grupo de adeptos?

Claro que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? É mentira que as agressões gratuitas, os roubos ou os vandalismos são prática comum em claques? Acho que ninguém diz que todos o fazem. Mas parece-me um pouco complicado negar que é comum.

Ainda ontem falava com um rapaz da claque do teu clube, porque estávamos os dois no café, com amigos comuns, fomos apresentados e este tipo de debate veio à baila (a brincadeira começou com "vocês de claques diferentes, ainda começam à pancada aqui no café) e a opinião dele é a mesma. Falam mais do que se passa...muitas vezes, pessoal à pancada que nem tem nada a ver com claques mas no jornal e os jornalistas preferem falar em claques que é mais fácil de justificas.

E dava-te muitos exemplos que já presenciei na Luz e que ao outro dia li no jornal que eram elementos de claques à chapada. Epá... quando as pessoas são incutidas nesse espírito, dificilmente se consegue mudar as cabeças.

Punk, eu falo do que não sei, mas é o que me parece. Ao generalizar estou a ser injusto com muitos, mas estou a falar no geral e é sempre assim. Se até a nível regional já vi putos em bandos irem aos bares todos juntos e enquanto o homem atendia uns, outros gamavam panikes, bebidas e gelados. O grupo da-lhes pra isso, para essas coisa. Mesmo em terriolas. A nível de claques de colossos é algo em pior, parece-me.

Ok

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda ontem falava com um rapaz da claque do teu clube, porque estávamos os dois no café, com amigos comuns, fomos apresentados e este tipo de debate veio à baila (a brincadeira começou com "vocês de claques diferentes, ainda começam à pancada aqui no café) e a opinião dele é a mesma. Falam mais do que se passa...muitas vezes, pessoal à pancada que nem tem nada a ver com claques mas no jornal e os jornalistas preferem falar em claques que é mais fácil de justificas.

E dava-te muitos exemplos que já presenciei na Luz e que ao outro dia li no jornal que eram elementos de claques à chapada. Epá... quando as pessoas são incutidas nesse espírito, dificilmente se consegue mudar as cabeças.

E em nada me sinto respondido. É mentira que as agressões gratuitas, os roubos e os vandalismos são prática comum? Eu sei bem o que se passa na claque do meu clube e não foge muito a outras. O sentimento de impunidade cresce exponencialmente quando a malta se reúne com a claque. Por norma não é nada de grave, é atirar uns calhaus, insultar forte e feio, roubar umas cervejas numa estação de serviço, mas continua a acontecer...

Compartilhar este post

Link para o post

lol, essa música faz-me lembrar a do Macaco Lider !

:lol: só para ficar aqui

Editado por Ricky Van

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me sabe dizer algum sitio onde arranje um pau para bandeira que dê para entrar nos estádios? Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que sabes que com umas tarjas, uns fumos e umas bandeiras eles têm grande mentalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que sabes que com umas tarjas, uns fumos e umas bandeiras eles têm grande mentalidade?

Estamos em Portugal, onde o pessoal só escolhe entre três clubes. Um clube dito pequeno com uma coreografia destas e um apoio destes, que não é coisa de um ou dois jogos por ano... ou é mentalidade da gente da terra ou são Ultras ricos, prefiro acreditar na 1ª opção. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos em Portugal, onde o pessoal só escolhe entre três clubes. Um clube dito pequeno com uma coreografia destas e um apoio destes, que não é coisa de um ou dois jogos por ano... ou é mentalidade da gente da terra ou são Ultras ricos, prefiro acreditar na 1ª opção. :wink:

Penso que estás a exagerar um pouco,embora não seja muitos, existe pessoal que o seu clube não é dos nenhuns dos 3 grandes,tens exemplos aqui no fórum de pessoal que apoia como primeiro clube um não grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Numa vertente um pouco diferente(sem ser uma claque em especifico) deixo aqui as fotos da Festa da Taça em Cinfães em 2008,que apesar de já não serem novidade, são algo que tão cedo não se irá repetir.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que estás a exagerar um pouco,embora não seja muitos, existe pessoal que o seu clube não é dos nenhuns dos 3 grandes,tens exemplos aqui no fórum de pessoal que apoia como primeiro clube um não grande.

É verdade mas se essa minoria for 5% acho que estou a fazer uma estimativa muito por alto. Pessoal que mora a centenas de quilómetros do estádio mais próximo de um grande e tem o clube da terra mesmo ao lado de casa, e ainda assim vai ao grande porque é o que ganha e se for preciso não quer saber do campo ali ao lado. Isto mesmo em gente que nasceu e cresceu nessa terra. Enfim. Bem sei que no Norte o pessoal é mais bairrista e apoia mais o clube local, mas continua a ser uma despropoção enorme.

No meu caso há dois clubes na minha vida: o de onde eu nasci (Lisboa - Sporting Clube de Portugal) e o de onde vivo desde que nasci (Massamá - Real Sport Clube). Não consigo compreender o que leva a gente do Algarve, por exemplo, a não ser do Olhanense, Farense, Portimonense, Louletano, Oriental, etc. e a ser do Benfica, do Sporting ou até do Porto.

Há quem diga que é por causa da televisão e também me parece. Se antes a única forma de veres bola era ires ao estádio, agora nem precisas de te levantar do sofá/cadeira do café. E mais, tens ao teu dispor ligas mais competitivas e com futebol mais atractivo do que o da nossa.

Isto é apenas um desabafo. Sempre que vejo um clube que não um grande com uma boa assistência sem ser contra um grande, epá, sinto-me feliz. Não te sei explicar mas sinto uma satisfação ao ver as bancadas cheias de gente, de vida, que, sabendo que podia estar a assistir a um jogo de qualidade futebolística superior, ainda vai para ali, paga o seu bilhete e aprecia o futebol como ele deve ser devidamente apreciado: ao vivo.

Pronto, é essa a mentalidade a que me refiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o pesgores...

Eu tambem só tenho dois clubes na vida a Associação Desportiva de Lousada e Futebol Clube do Porto, o Lousada sempre apoiei vou ver todos os jogos em casa e a verdade é que o estádio, pelo menos o antigo, estava sempre cheio.

Mesmo no ano passado que o Lousada infelizmente desceu de divisão, o estadio continuava com bons numeros...

Gosto muito de ir ver o Lousada porque é totalmente diferente de ir ver um jogo da primeira.

Compartilhar este post

Link para o post
No meu caso há dois clubes na minha vida: o de onde eu nasci (Lisboa - Sporting Clube de Portugal) e o de onde vivo desde que nasci (Massamá - Real Sport Clube). Não consigo compreender o que leva a gente do Algarve, por exemplo, a não ser do Olhanense, Farense, Portimonense, Louletano, Oriental, etc. e a ser do Benfica, do Sporting ou até do Porto.

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

LOL!

Nunca tinha ouvido falar disso, sequer. Oriental é o COL... Isso sim, um histórico.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo compreender o que leva a gente do Algarve, por exemplo, (...) Oriental, etc. e a ser do Benfica, do Sporting ou até do Porto.

Pronto, é essa a mentalidade a que me refiro.

.

Compartilhar este post

Link para o post

Estavam a jogar contra o Varzim, logo, presumo que estavam nos jogos da luta para subir. Achas difícil fazerem aquele tipo de espectáculo neste tipo de jogos? isto fazem em todo o lado nas mesmas circunstâncias. Se me mostrasses um vídeo deles com essa coreografia num jogo em que já tinham descido de divisão, aí sim, dava-te razão.

Mas quem te diz que não apoiam? para apoiar não precisam de ir para o estádio com umas tarjas e uns fumos...

Compartilhar este post

Link para o post

:rolleyes:

Derp, quis dizer Imortal e saiu-me o "al" errado :mrgreen:

Estavam a jogar contra o Varzim, logo, presumo que estavam nos jogos da luta para subir. Achas difícil fazerem aquele tipo de espectáculo neste tipo de jogos? isto fazem em todo o lado nas mesmas circunstâncias. Se me mostrasses um vídeo deles com essa coreografia num jogo em que já tinham descido de divisão, aí sim, dava-te razão.

Mas quem te diz que não apoiam? para apoiar não precisam de ir para o estádio com umas tarjas e uns fumos...

http://www.youtube.com/watch?v=CfDWMoN99Hk&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=3Uw7fAtWZa0&feature=plcp

Não são jogos em que estejam a descer de divisão propriamente, mas, no entanto, o Real Sport Clube também já esteve numa situação de playoff de subida à Segunda Liga e nunca teve claque antes de aparecermos... Quem diz o Real diz outros clubes que passaram pelo mesmo.

Para apoiar basta marcar presença no estádio ou na varanda do prédio ao lado, quem fizer ainda mais que isso tem o meu respeito e apoio :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Repara que é menos provável alguém do Algarve ser de um clube da zona pois há muito pouco futebol cá. Agora, com o Olhanense mais constante na primeira liga e rasgos do Portimonense, acredito que essa tendência se esteja a inverter, mas desde que o Farense se viu embrulhado nos diversos problemas que o levaram à descida que houve um interregno do futebol no Algarve. Eu, que tenho memória de jogos em puto no Estádio de São Luís, ainda guardo a nostalgia de outros tempos - e é isso que me leva a acompanhar, ainda que muito ocasionalmente o clube - tendo tanto prazer em ver o Farense que o Benfica, mas não censuro quem cresceu durante uma altura onde praticamente nem futebol de formação existe. Após a minha geração ('92), o Farense deixou de ter - ou nesse ano ou num dos seguintes - futebol de formação gratuito, pelo que parou de se incutir esse espírito e esse amor ao clube nas pessoas de Faro. E é como digo, ou se tem essa nostalgia e esse apego aos momentos que o(s) clube(s) no(s) proporcionam (ou proporcionaram) ou procura-se noutros clubes esses sentimentos. Sei que individualizei isto ao Farense mas a realidade não é muito diferente em termos do Algarve.

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Repara que é menos provável alguém do Algarve ser de um clube da zona pois há muito pouco futebol cá. Agora, com o Olhanense mais constante na primeira liga e rasgos do Portimonense, acredito que essa tendência se esteja a inverter, mas desde que o Farense se viu embrulhado nos diversos problemas que o levaram à descida que houve um interregno do futebol no Algarve. Eu, que tenho memória de jogos em puto no Estádio de São Luís, ainda guardo a nostalgia de outros tempos - e é isso que me leva a acompanhar, ainda que muito ocasionalmente o clube - tendo tanto prazer em ver o Farense que o Benfica, mas não censuro quem cresceu durante uma altura onde praticamente nem futebol de formação existe. Após a minha geração ('92), o Farense deixou de ter - ou nesse ano ou num dos seguintes - futebol de formação gratuito, pelo que parou de se incutir esse espírito e esse amor ao clube nas pessoas de Faro. E é como digo, ou se tem essa nostalgia e esse apego aos momentos que o(s) clube(s) no(s) proporcionam (ou proporcionaram) ou procura-se noutros clubes esses sentimentos. Sei que individualizei isto ao Farense mas a realidade não é muito diferente em termos do Algarve.

Futebol no Algarve, é só em Faro, Olhão e Portimão, as restantes cidades algarvias não têm mentalidade futebolística, por assim dizer.

O Farense ainda leva muitos adeptos (claro que não é nada comparável com as épocas de 1ª Liga), razão pela qual nos identificam como o "Benfica do nosso campeonato". Temos uma claque que vai a todo o lado (SouthSide Boys), e desde que temos vindo a subir de divisão e a "limpar" algum do passivo, nota-se que as pessoas de Faro estão mais ligadas ao Farense, é raro o estádio onde vamos jogar em que há mais adeptos da casa do que nossos.

Lembro que no jogo da subida á 2ª Divisão, estavam presentes mais de 8000 pessoas do estádio São Luís.

Identifico-me com algumas coisas que o pesgores referiu, por exemplo, não percebo porque há pessoas que moram em Faro, Olhão ou Portimão e desprezam por completo o clube da cidade que os viu nascer, e ficam doentes quando o "seu" Benfica, Porto ou Sporting perde um jogo...

Na minha opinião, os SouthSide Boys fazem um excelente trabalho incutindo a mística nos mais novos, mesmo aqueles que nunca viram o Farense na 1ª Liga, já se notando algum "trabalho" nesta área, os miúdos vestem com orgulho as cores do Farense.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe dizer-me onde é que posso encontrar uma lista das claques Antifa?

Consegui uma mas tenho duvidas se realmente alguns são antifachos, como por exemplo os Pantera Negras do Boavista (ouvi dizer que andam por ali alguns skins)

Aqui vai a lista :

LIVORNO FRONTE DI RESISTENZA ULTRA BAL BRIGATE AUTONOME LIVORNESI

CELTIC GLASGOW GREEN BRIGADE

ATALANTA BNA B.N.A. CURVA NORD

STANDARD LIÉGE ULTRAS INFERNO 96

CADIZ BRIGADAS AMARILLAS

FC WACKER INNSBRUCK NORDPOL INNSBRUCK

PERUGIA ARMATA ROSSA 3M INGRIFATI

BOAVISTA PANTERAS NEGRAS

BARCELONA BARÇA PAIS CATALAN SANG CULE

URAWA URAWA WE ARE RED DIAMONDS

ATHLETIC DE BILBAO HERRI NORTE TALDEA EUSKADI

ROMA FEDAYN

MARSEILLE SOUTH WINNERS COMMANDO ULTRAS 84

ARREZO ULTRAS

FC BW LINZ BLAUHELME

SEVILLA BIRIS NORTE

DEPORTIVO LA CORUÑA RIAZOR BLUES

PANACHAIKI

LIVERPOOL

CLIFTONVILLE FC

ABERDEEN RED ULTRAS

EMPOLI RANGERS DESPERADOS BLU BOYS

AC OMONIA NICOSIA GATE 9

ARSENAL GUNNERS

GENOA VECCHI ORSI

ST ETIENNE GREEN ANGELS MAGIC FANS

AEK ORIGINAL 21

ST ST. PAULI FANS

COLO COLO GARRA BLANCA

LECCE CURVA

AMBRI AMBRI FANATICI

BEIRA MAR ULTRAS AURI NEGROS

NANTES URBAN SERVICE

BENFICA NO NAME BOYS

BG MODENA BRIGATE

HINCHADA BOCA JUNIORS

OSASUNA

FENERBAHÇE FENERBAHCHE FANS

E.S.T.M.K. - ULTRAS 1993

FERENCVAROS

RAYO VALLECANO BUKANEROS CORAJE

DEVILS BORDEAUX

CELTA VIGO GALIZA

GARRAFONI

FC METZ

ULTRAS FRANKFURT

BABELSBERG ULTRAS

IRAKLIS FC PAPAFISTAS

DIXEBRA POPULAR

JOYRIDERS SOCHAUX

FRENTE BLANQUIAZUL

FDL

HNT MADRI

PAOK SALONIKA

RESACA CASTELLANA

VICENZA

BOCHUM ULTRAS

EZTANDA NORTE

FIORENTINA

FC COPENHAGEN RUDE LIONS

PLANETA RAYISTA

TERNANA FRONTE DI RESISTENZA ULTRAS FREAK READ BOYS

IMPRESENTABLES

INDAR BASKONIA

GARRA

TORINO

DEPORTIVO CALI FRENTE RADICAL

ARIS SUPER 3

INDAR GORRI

VENEZIA RUDE FANS VENEZIA MESTRE ULTRA UNIONE

SMOKED HEADS 1986 CAMPOBASSO

CROTONE

BRIDATE ROSSOBLU CIVITANOVA

RANGERS PISA

NIMES GLADIATORS NÎMES

ULTRAS HAPOEL TEL AVIV

COSENZA CURVA SUD

TIGRIS MYSTICS PSG PARIS

STURM GRAZ: BRIGATA GRAZ '94

BESIKTAS CARSI

ROBIJASI CELIK ZENICA

Editado por totch

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...