Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

ex_logo_xl.png

Jesus dá a receita para se ser um treinador de sucesso

Treinador do Benfica fala em "cinco fundamentos" essenciais a qualquer técnico para atingir uma carreira vitoriosa no futebol e conta pela primeira vez como começou o seu percurso.

Diz-se que no futebol não há receitas para o sucesso, mas Jorge Jesus, treinador do Benfica, apresentou hoje à tarde uma, num colóquio sobre futebol realizado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), em Lisboa.

O técnico benfiquista, cuja equipa lidera isolada o campeonato nacional de futebol, fala em "cinco fundamentos" para um treinador ter sucesso: "Criatividade, saber operacionalizar, liderança, organização e paixão".

Para o treinador encarnado, que foi apresentado no colóquio pelo professor (aposentado) Manuel Sérgio - o grande exemplo de José Mourinho quando estudou na FMH -, estes fundamentos são "o princípio de tudo no futebol".

Foi assim que aconteceu:

Bem-disposto e arrancando muitos risos à plateia - aliás, duas plateias, uma vez que a FMH disponibilizou o Salão Nobre e o auditório principal para o colóquio, devido ao elevado número de inscrições -, Jorge Jesus explicou que aceitou o convite "para prestar homenagem ao professor Manuel Sérgio", que trabalhou com o técnico "encarnado" na época passada como consultor.

Por seu lado, Manuel Sérgio garantiu que Jorge Jesus, José Maria Pedroto e José Mourinho foram os "grandes treinadores" da sua vida. "Tenho quase 80 anos e não faço favores, digo o que a minha consicência manda", explicou, depois de elogiar o treinador do Benfica como "um self made man, um homem que subiu a punho na vida e chegou ao mais alto patamar da sua profissão".

Comprovando a teoria de Manuel Sérgio, Jesus contou "o que nunca tinha contado a ninguém": o início da sua carreira de treinador. "Tinha 36 anos e era jogador do Almacilense, do Algarve, e estava a jogar contra o Amora. No final do jogo, o presidente do Amora vem ter comigo e pergunta se quero ser treinador da equipa. Disse-lhe que ele estava enganado, que eu não era treinador, mas ele respondeu-me que eu era o treinador dentro do campo. Foi assim que comecei a minha carreira. E nesse ano o Amora subiu para a 2ª divisão e o Almacilense não".

Sempre em interação com a plateia, da qual recebeu inúmeras questões, sem constrangimentos, Jesus contou também que a sua grande inspiração quando começou como técnico foi a "laranja mecânica", ou seja, a seleção holandesa dos anos 70. "Foi uma equipa que me apaixonou e pude fazer um estágio de mês em Barcelona com o Johan Cruyff, que foi um dos jogadores dessa seleção e que depois se tornou treinador", explicou.

Atualmente, contudo, Jorge Jesus não teve dúvidas em dizer que "os portugueses são os melhores treinadores do mundo" e isso está demonstrado pela grande quantidade de técnicos lusos espalhados pelo mundo.

"O líder espiritual da minha religião"

Questionado sobre um participante sobre a sua relação com os jogadores das "águias" - um adepto do Benfica até disse que era "um prazer estar a falar com o líder espiritual" da sua "religião" -, Jorge Jesus explicou que os atletas sabem sempre com o que podem contar. "Se há alguém que sabe fazer juízos de valor são os jogadores. Eles sabem melhor do que ninguém quem são os bons e os maus treinadores".

Depois de elogiar Luisão, o capitão do Benfica - que "é sempre o primeiro a treinar a 100%, a responsabilizar-se pelos colegas e a liderar os movimentos defensivos da equipa" -, Jesus contou outro episódio dos tempos de jogador. "Para mim o capitão é o treinador dentro do campo. Por isso é que eu uma vez já disse a um treinador: 'mister, tire este meu colega de campo'. E ele tirou".

Prosseguindo os elogios aos jogadores do Benfica, Jesus também explicou por que razão 'protegeu' o jovem reforço Ola John quando ele chegou à Luz no início da época. "O que sentimos quando ele chegou, com 19 anos, foi que tinha um potencial técnico muito grande, mas era aquilo que nós chamamos um 'jogador selvagem', ou seja, só sabe jogar para ele e não para a equipa. Mesmo ofensivamente, jogava pouco para a equipa".

Daí que a equipa técnica das "águias" - Raul José, Miguel Quaresma e Minervino Pietra também estavam a assistir ao colóquio - tenha sentido necessidade de corrigir "as referências do jogador, a atacar e a defender", disse. "Teve de perceber que a nossa referência era, primeiro, bola, depois colegas, depois espaço e só depois adversário. Ola John não sabia isto, nem ele nem muita gente", atirou.

Na conversa de mais de duas horas, Jesus justificou também as adaptações de Fábio Coentrão e Melgarejo a laterais, por exemplo, e disse que não "inventa" nada, porque há sempre uma apreciação cuidada das capacidades dos jogadores para os "potencializar" - e apresentou os casos do próprio Coentrão e de Ramires, Axel Witsel e Javi Garcia como casos de sucesso.

"O jogo falado é fácil, o jogo jogado e o jogo treinado é que são difíceis", sentenciou.

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso muito de um vídeo com isso tudo icon_mrgreen.gif

Vai dar no jornal da noite da SIC, já passou um excerto da reportagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando jogou no Belenenses era conhecido como o "carinhas" penso que alcunha era igual noutros clubes (Sporting,VFC,Olhanense,Leiria,Riopele e restantes clubes)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que nunca tinha visto isto :lol:

É o meu canal do youtube, não resisti em fazer upload na net.

Compartilhar este post

Link para o post

Deu agora, mas acho que só apanhei aquilo a meio. Fez aquele gesto com a cabeça tipo o do "hablar verdad" :lol:

Até pensei que tinha dado um jeito ao pescoço. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Benfica só de há dois ou três anos a esta parte é que se tem safado mal em Guimarães, porque de resto o que não me faltam é recordações de vitórias em Guimarães. Assim por alto:

Vitória 0-4 Benfica em 2000/2001 com hat-trick do João Tomás e golo do Chano de livre

Vitória 1-4 Benfica, em 2001/2002 lembro-me do resultado, não me lembro dos golos

Vitória 0-1 Benfica, em 2003/2004, jogo em que o Féher morreu, golo do Fernando Aguiar

Vitória 1-2 Benfica, em 2004/2005, golos do Simão e do Geovanni, ambos de livre

Vitória 1-3 Benfica, em 2007/2008, dois golos do Cardozo, um de livre fenomenal, e o outro foi do Maxi

Vitória 1-2 Benfica, em 2008/2009, golaço do Suazo e outro de cabeça do Sidnei

Vitória 0-1 Benfica, em 2009/2010, golo do Ramires de cabeça, no último minuto

E domingo é mais uma a juntar a estas.

Compartilhar este post

Link para o post

O golo do Robocop também foi no último minuto. E ainda o ano passado, praí 1 mês antes de lá perdermos espetámos 3 para a TdL

EDIT: Reparei agora que o treinador do VSC no jogo da morte do Feher era o JJ

Editado por Grilo06

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Também ganhámos lá para o torneio Cidade de Guimarães uma ou duas vezes... Eu estava a falar de vitórias que interessassem para alguma coisa. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive presente nesse colóquio hoje na FMH, e basicamente essa reportagem diz muita coisa. Ah e pro Jesus é Olão John :prayer:

http://videos.sapo.pt/2hwdfJiYqJN51qBBj8zZ

Reparem como ele diz Champions :mrgreen: Ah e apareço aí :mrgreen:

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Os cinco mandamentos de Jesus para o futebol
"AULA" NA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

Jorge Jesus, treinador do Benfica, foi esta segunda-feira explicar os "cinco mandamentos" da sua ciência futebolística aos alunos da Faculdade de Motricidade Humana, numa aula em que considerou que Portugal tem "os melhores treinadores do Mundo".

"Criei uma ciência para ter uma ideia, um modelo de jogo, um modelo de jogador, um modelo de treino", acentuou o técnico dos encarnados, numa lição em que revelou os "cinco fundamentos" que norteiam a sua atividade, chegando a citar a máxima de Lenine, o ex-chefe de Estado da União Soviética: "a prática é o critério da verdade".

Ajudado por uma apresentação, Jorge Jesus apontou "a criatividade", o "saber operacionalizar", a "liderança", a "organização do treino" e a "paixão" como os "cinco saberes" que ajudam a concretizar "o sonho" de ser treinador de futebol.

O técnico chegou a recordar os seus tempos como jogador e treinador do Amora para incitar os alunos a não desistirem do sonho e acreditarem que podem vir a dirigir grandes equipas de futebol.

Durante cerca de duas horas, o treinador do Benfica respondeu a dezenas de questões dos alunos da Faculdade de Motricidade Humana, aproveitando para realçar a qualidade dos técnicos portugueses e salientar que, no seu caso, são os jogadores que têm de se adaptar à sua estratégia e não o contrário.

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Rubin Kazan interessado em Jorge Jesus
MÉTODOS DO TÉCNICO AGRADAM

Manuel Sérgio, professor aposentado da Faculdade de Motricidade Humana e amigo de Jorge Jesus, revelou ontem ter sido alvo de uma abordagem do Rubin Kazan.

“Não! Não me queriam contratar [risos]. O clube russo contactou-me há 15 dias para tentar saber como é que Jorge Jesus treinava”, disse Manuel Sérgio, de 79 anos, confessando que JJ é um dos técnicos da vida dele, a par de Pedroto e Mourinho.

“Assistir a um treino de Jesus é como comparecer a uma aula universitária. Ele subiu a pulso na vida. É um grande treinador no mundo inteiro!”

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Cardozo continua no radar da Juve

Óscar Cardozo voltou a ser associado à Juventus, pela imprensa italiana, que dá conta do alegado interesse da "vecchia signora" em juntar o avançado paraguaio a Fernando Llorente,
que acaba contrato com o Athletic Bilbao no fim da época.

Segundo os media transalpinos, depois de já ter assegurado o internacional espanhol, os bianconeri voltam, agora, a atenção para Cardozo. De resto, a Juventus foi um dos clubes que enviaram observadores ao jogo entre o Benfica e Gil Vicente, anteontem, no qual Tacuara ficou em branco.

2lmx62x.gif

«Luisão é um líder» - Jorge Jesus

orge Jesus identifica em Luisão todos os predicados que considera imprescindíveis a um capitão de equipa exemplar.

«O Luisão é um líder, é o primeiro a treinar-se a cem por cento, é o primeiro a responsabilizar-se pelas atitudes dos colegas, lidera todos os movimentos defensivos da equipa dentro de campo», ressaltou o treinador dos encarnados durante o colóquio ´Teoria e Prática no Futebol`, organizado pela Faculdade de Motricidade Humana.

A cumprir a 10.ª temporada de águia ao peito, o defesa central de 32 anos é, segundo Jorge Jesus, «líder não só no campo mas também no que diz respeito às ideias da equipa».

«Um líder tem de ser diferente e é com base nessa ideia que eu escolho o capitão de equipa», indicou.

2lmx62x.gif

«Ola John era um jogador selvagem» - Jorge Jesus

Um diamante por lapidar. Contratado ao Twente com 19 anos de idade, Ola John chegou ao Benfica rotulado de craque mas tardou em impor-se de águia ao peito. «Era um jogador selvagem», justifica Jorge Jesus.

«Ola John chegou com 19 anos. Sentimos que era um jogador com muito potencial técnico, mas depois também percebemos que era um jogador selvagem: quando tem a bola, só sabe jogar para ele e não para a equipa», apontou o treinador dos encarnados, esta segunda-feira, no colóquio ´Teoria e Prática no Futebol` organizado pela Faculdade de Motricidade Humana, explicando:

«Esta componente divide-se em dois princípios: o ofensivo e o defensivo. Mesmo no princípio ofensivo, sendo ele um criador e um jogador com muito talento, jogava pouco em relação à definição das jogadas da equipa».

«O que importa no jogo é que seja a equipa a definir. É verdade que haverá sempre um jogador a definir, o que faz o golo, mas o importante era tentar que ele tivesse o conhecimento de que as suas ações ofensivas e defensivas teriam de ser sempre em função do coletivo», referiu Jorge Jesus.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

crl agora que até aceitava que ficasse tou mm a ver que vai-se embora...

Compartilhar este post

Link para o post

crl agora que até aceitava que ficasse tou mm a ver que vai-se embora...

porquê?vamos ser campeões da liga,da taça de portugal e da liga europa...não há razões para ir embora :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica só de há dois ou três anos a esta parte é que se tem safado mal em Guimarães, porque de resto o que não me faltam é recordações de vitórias em Guimarães. Assim por alto:

Vitória 0-4 Benfica em 2000/2001 com hat-trick do João Tomás e golo do Chano de livre

Vitória 1-4 Benfica, em 2001/2002 lembro-me do resultado, não me lembro dos golos

Vitória 0-1 Benfica, em 2003/2004, jogo em que o Féher morreu, golo do Fernando Aguiar

Vitória 1-2 Benfica, em 2004/2005, golos do Simão e do Geovanni, ambos de livre

Vitória 1-3 Benfica, em 2007/2008, dois golos do Cardozo, um de livre fenomenal, e o outro foi do Maxi

Vitória 1-2 Benfica, em 2008/2009, golaço do Suazo e outro de cabeça do Sidnei

Vitória 0-1 Benfica, em 2009/2010, golo do Ramires de cabeça, no último minuto

E domingo é mais uma a juntar a estas.

O bloqueio de Guimaraes tem 2 epocas, na primeira houve Olegarice da grande (e Robertice) , se bem se lembram, e no ano passado as coisas tmb nao foram assim mto "limpas"

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...