Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Visitante

Cheguei à 35º e porra, tanta pergunta repetida e 50/60 perguntas fica difícil ajudar-te

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho contrato a termo certo, que termina no dia 12 (foi um contrato de 1 ano). A renovação é automática? Se quiser rescindir, qual a antecedência para informar a empresa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 13 minutos:

Isso deve estar tudo ponto por ponto no contrato

Não tinha comigo o contrato quando perguntei, entretanto já fui ver e está lá, mas obrigado na mesma 

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uma dúvida se alguém me poder ajudar, agradeço.

Despedi me ao fim de 3 anos de trabalho como efectivo na empresa e segundo me disseram tenho direito a uma compensação e indicaram me o site da act, que tem um simulador dessa compensação. 

A minha pergunta é se tenho realmente direito a essa compensação e se sim como faço valer esse meu direito perante a entidade patronal. Devo fazer um pedido por carta ou assim?

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Crono, há 31 minutos:

Tenho aqui uma dúvida se alguém me poder ajudar, agradeço.

Despedi me ao fim de 3 anos de trabalho como efectivo na empresa e segundo me disseram tenho direito a uma compensação e indicaram me o site da act, que tem um simulador dessa compensação. 

A minha pergunta é se tenho realmente direito a essa compensação e se sim como faço valer esse meu direito perante a entidade patronal. Devo fazer um pedido por carta ou assim?

Desde já, obrigado.

também ando a ver se arranjo alternativa para me despedir ao fim de 4 anos efetivo...trabalho em contabilidade e estou um bocado familiarizado com as leis do trabalho. acho que a unica 'compensacao' que possas ter direito sao as ferias nao gozadas caso nao as tenhas gozado e os proporcionais dos subsidios senao os receberes por duodécimos. Compensacão pela saída só se tivesse sido a entidade patronal a tomar a iniciativa do despedimento

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de gunthi, há 11 horas:

também ando a ver se arranjo alternativa para me despedir ao fim de 4 anos efetivo...trabalho em contabilidade e estou um bocado familiarizado com as leis do trabalho. acho que a unica 'compensacao' que possas ter direito sao as ferias nao gozadas caso nao as tenhas gozado e os proporcionais dos subsidios senao os receberes por duodécimos. Compensacão pela saída só se tivesse sido a entidade patronal a tomar a iniciativa do despedimento

Pois também tinha essa ideia.

O que me disseram é que como trabalhamos durante o ano para as férias do próximo ano, tinha direito a ser compensado no valor do subsídio de férias e natal e no simulador da act são esses os cálculos que aparecem.

Mas estou na dúvida até que ponto isto é mesmo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos a recrutar!

O #9 da nossa equipa deve ter disponibilidade 'imediata' (admitindo, no max. que tenha de dar 30 dias). Estamos à procura de um designer full-time para trabalhar em conjunto com a nossa agência. Nesta fase precisamos de alguém com skills na área de design de comunicação (social media - estamos a preparar a nossa presença nas redes sociais) mas que tenha alguma experência em UX e/ou UI (para fazer a interpretação das normas dos nossos designers e trabalhar nos componentes da app). Se tiverem alguém conhecido e que esteja interessado, partilhem os behance, dribbbles e afins. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal comecei a estagiar e disseram que me pagavam, agora tenho uma dúvida, disseram que ou pagavam a recibos verdes ou com acto único no final, mas faziam transferência na mesma mensal. 

Com recibos sei que não me lixo porque tenho um ano de isenção, mas com acto único, recebendo pela "porta do cavalo" todos os meses, chego ao final e tenho de pagar IRS e IVA e isso? A minha questão é se com esta marosca do acto único posso ficar a arder no fim no caso de gastar o dinheiro todo mensalmente e depois ter de ir pagar impostos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de claudiojp, há 24 minutos:

Pessoal comecei a estagiar e disseram que me pagavam, agora tenho uma dúvida, disseram que ou pagavam a recibos verdes ou com acto único no final, mas faziam transferência na mesma mensal. 

Com recibos sei que não me lixo porque tenho um ano de isenção, mas com acto único, recebendo pela "porta do cavalo" todos os meses, chego ao final e tenho de pagar IRS e IVA e isso? A minha questão é se com esta marosca do acto único posso ficar a arder no fim no caso de gastar o dinheiro todo mensalmente e depois ter de ir pagar impostos. 

O IRS é igual tanto para recibos verdes como para ato isolado.

A recibos verdes, tens de facto a isenção da SS, mas se podes passar o ato isolado não faz sentido estares já a "gastar" essa isenção. A única cena que tens que salvaguardar com a empresa, é se além do valor que acordaram mensal eles te cobrem o valor do IVA do ato isolado, uma vez que eles o vão poder deduzir no IVA deles.

Imagina que acordam 500€ durante 10 meses... recebes os 500€ todos os meses e no final passas recibo de ato isolado de 5000€ + IVA (1150€)

Neste caso, tens que garantir que eles te dão esses 1150€ para pagares o IVA as finanças (isto é, se essa atividade for sujeita a IVA).

Outra coisa que tens que definir bem no ato isolado é se o valor é + IVA ou já com IVA incluído.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal. Já não venho aqui há algum tempo, portanto desculpem se este for o tópico errado para colocar esta pergunta.

A minha namorada e as colegas dela aperceberam-se há uns dias que a empresa onde trabalham deixou de pagar os descontos de cada um à Seg. Social. Os recibos de ordenado são feitos com os descontos, e o salário também é pago já após os mesmos. Uma das colegas dela foi informar-se acerca da sua reforma, e na Seg Social disse que ela não tinha descontos desde Abril. Já tentaram falar com o patrão, mas continuam sem resposta.

Há alguma coisa que possam fazer? Alguma entidade com quem possam falar?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que devias ser honesto, e informar a Visabeira que se o salário que forem oferecer for inferior a X, não vale a pena perderes o teu tempo e o deles. Quanto ao resto, recomendo veres nas periferias de Lisboa (Margem Sul), com sorte (muita, muito cão ao mesmo osso) consegues arranjar um apartamento para arrendar.

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Ter comprado casa na Margem Sul foi a melhor coisinha que pude fazer

Consegui comprar um T3 a um preço que não conseguia encontrar um T2 em Lisboa..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 horas:

Alguém trabalha/conhece alguém que trabalhe na Visabeira (com contrato português)? Estou com um dilema do crl.

Chamaram-me para uma entrevista para lá, em Viseu. O problema é que se recusam a falar em salário - dizem que é uma coisa que se negoceia no fim do processo de seleção. Sendo de Viseu, sempre ouvi dizer 2 coisas sobre a Visabeira: pagam muito mal e é muito difícil entrar para lá. Não sei é se é realmente verdade ou se são rumores que se criam por ser a empresa mais importante da cidade.

Neste momento trabalho em Lisboa (ainda não sou efetivo mas para lá caminho), mas começo a chegar a uma idade em que só penso em estabelecer-me definitivamente, arranjar a minha própria casa, família, etc. Aqui isso é impossível - ainda alugo um quarto numa casa partilhada porque não tenho dinheiro para alugar um apartamento e comprar casa está definitivamente fora de questão na região de Lisboa por causa dos preços. Voltar a Viseu é uma ideia muito atrativa pois tudo isto seria muito mais fácil; além disso é uma cidade ótima para se viver. No entanto, tinha metido na cabeça que ia ficar aqui, a alugar um quarto, até aos 28/29 anos para poupar uns trocos antes de me lançar à vida a sério. Este contacto caiu um bocado do céu, não estava à espera que viesse tão cedo.

A entrevista é num dia de semana, por isso teria de gastar 30€ em viagens + 10/20€ em táxis e autocarros e perder 1 dia de salário. Como a seleção tem duas fases, é multiplicar isto por dois. O meu medo é passar por isto tudo, ser selecionado, e no fim de tudo oferecerem-me 600€ por mês...

EDIT: faltou dizer que é para uma posição administrativa e requerem apenas o 12°

A Visabeira paga mesmo mal.

Mas em Viseu o nível de vida também é bastante barato, tens de ter em conta isso. Mas trocar Lisboa por Viseu, também corres o risco de estagnares a nível profissional.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou numa situação um bocado complicada. Da última vez que cá postei falei numa situação em que o meu patrão quis mudar o horário e pôr-me a trabalhar 6x7h/semana e pagar-me o mesmo, até que me cansei e expus a situação por telefone à act, que me disseram para avançar com uma queixa sobre isso e ainda sobre eu ser o único prejudicado com esse novo horário. Estou a contrato até meados de Abril do próximo ano e aí devo mesmo sair porque eles não me devem querer efectivar. Só que como eu sou o prejudicado, se eu avançar com isto eles vão logo saber que fui eu e provavelmente vai ser pior...

O que devo fazer? :13_upside_down:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tens direito a subsídio de desemprego, sai. Ao menos não ficas descalço durante uns meses e dá para procurares outra coisa.

Eu sei que é fácil falar e que os empregos não abundam, mas por aceitarmos tudo o que nos impõem com medo de não encontrarmos melhor, é que os patrões vão enriquecendo e continuando com as políticas do "ou queres ou vem outro".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 12 minutos:

Se tens direito a subsídio de desemprego, sai. Ao menos não ficas descalço durante uns meses e dá para procurares outra coisa.

Eu sei que é fácil falar e que os empregos não abundam, mas por aceitarmos tudo o que nos impõem com medo de não encontrarmos melhor, é que os patrões vão enriquecendo e continuando com as políticas do "ou queres ou vem outro".

O problema é que se for eu a despedir-me não tenho direito ao subsídio, bug. Se não já teria saído.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eles não te efectivarem, sais porque o contrato acaba, têm que te passar o papel.

Se te queres despedir, já é mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o que ele está a dizer é que vai sair em Abril, mas fazendo queixa agora vão saber que foi ele e podem-lhe complicar a vida até lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais do que já está? 

Podes fazer queixa à vontade, a Inspecção vai lá depois de Abril, se for. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ao fim de quantas renovações automáticas de contrato se passa a efectivo? Já fiz 3 contratos de 6 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...