Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Claudiojp, há 9 minutos:

A ideia neste momento era mesmo programar e programar em coisas sérias. Porque tenho colegas meus em Kotlin, ou em iOS, outros em Node.js, ou Spring, ou Angular. E eu aqui ando, com 1 ano de experiência em Hats (conheces? Não pois não? Exacto, ninguém sabe que m*rda é esta), e 1 ano de trailheads e 200 classes de teste em Salesforce. E experiência real de como funciona um projecto e etc é 0.

Certo, nesse caso tens mais é que manifestar essa vontade à chefia, ou arranjar outra empresa em alternativa.

Dito isto, e a não ser que não gostes mesmo, acho que não devias subestimar o mercado de Salesforce/ServiceNow/plataformas afins, ou achar que o trabalho é menos "sério". A programação é um mundo, e não é por estares numa destas plataformas que não tens projectos tão bem ou melhor organizados que os "clássicos", ou que não fazes coisas desafiantes, ou que não ganhas (muito) mais no final do mês do que a malta que trabalha nas coisas mais conhecidas. Eu faço um pouco de tudo, desde UI/UX até integrações, porque é assim que o ServiceNow funciona. Claro que tem desvantagens, como o facto de não usar a versão mais recente de JavaScript, ou não ter grande familiaridade com muitas das ferramentas em voga hoje em dia, mas por agora a minha ideia não passa por sair deste nicho de mercado onde estou a ganhar bem. Se for obrigado a sair, com os anos de experiência que já levo e terei na altura, também facilmente me adapto ou mudo para uma posição de management.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Certo, nesse caso tens mais é que manifestar essa vontade à chefia, ou arranjar outra empresa em alternativa.

Dito isto, e a não ser que não gostes mesmo, acho que não devias subestimar o mercado de Salesforce/ServiceNow/plataformas afins. A programação é um mundo, e não é por estares numa destas plataformas que não tens projectos tão bem ou melhor organizados que os "clássicos", ou que não fazes coisas desafiantes, ou que não ganhas (muito) mais no final do mês do que a malta que trabalha nas coisas mais conhecidas. Eu faço um pouco de tudo, desde UI/UX até integrações, porque é assim que o ServiceNow funciona. Claro que tem desvantagens, como o facto de não usar a versão mais recente de JavaScript, mas por agora a minha ideia não passa por sair deste nicho de mercado onde estou a ganhar bem.

Não subestimo o mercado, pelo que vi nos trailheads que fiz Salesforce parece bacano. Aqui o que me falta mesmo é projectos. Programar. Sinto que há um ano que estou estagnado, e cada vez programo menos. Ou nada quase agora. Só para veres a ultima vez que escrevi uma linha de código foi em Dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, Agora:

Não subestimo o mercado, pelo que vi nos trailheads que fiz Salesforce parece bacano. Aqui o que me falta mesmo é projectos. Programar. Sinto que há um ano que estou estagnado, e cada vez programo menos. Ou nada quase agora. Só para veres a ultima vez que escrevi uma linha de código foi em Dezembro.

Isso já é uma questão de management, aí não posso falar. 😬 Tens de ver isso com a tua empresa, ou arranja outra. Não sei onde moras mas certamente que não devem faltar alternativas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Claudiojp, subscrevendo o que o @Ghelthon disse, o futuro passa por plataformas de low code.

Se já tens  experiência numa, é muito mais fácil procupares alternativas na que já conheces, ou então noutra.

Além disso, as empresas procuram muito mais as soft-skills, e quanto será a tua curva de aprendizagem, do que saber se sabes fazer uma calculadora em C#.

Por isso, e já que não evoluis na tua empresa, começa a procurar ativamente alternativas para Sales force ou outra plataformas (SNow, Jira, Outsystems, etc)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

A cada dia que passa estou mais e mais farto disto. Minha nossa senhora. Agora querem que tire um certificado de developer da Salesforce. Sem nunca ter feito nada em projectos, só trailheads. Até ao final de Abril. Mano, se é para estudar volto para a faculdade e tiro um mestrado. Sempre era melhor que andar aqui a forçar certificados para me poderem "vender". Tudo isto enquanto me pagam uns mirabolantes 800€ LOL. Sim, um licenciado a receber o mesmo que se tivesse a trabalhar num Mc.

Não percebendo nada da área, mas se o teu empregador está a dar-te a oportunidade de te formares e obteres um certificado, isso não me parece nada mau... 

E acredita que há muito licenciado a receber isso ou menos por este país fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 hora:

@Claudiojp, subscrevendo o que o @Ghelthon disse, o futuro passa por plataformas de low code.

Se já tens  experiência numa, é muito mais fácil procupares alternativas na que já conheces, ou então noutra.

Além disso, as empresas procuram muito mais as soft-skills, e quanto será a tua curva de aprendizagem, do que saber se sabes fazer uma calculadora em C#.

Por isso, e já que não evoluis na tua empresa, começa a procurar ativamente alternativas para Sales force ou outra plataformas (SNow, Jira, Outsystems, etc)

Vale dizer que nem ServiceNow nem Salesforce são plataformas de low code, são plataformas com propósitos específicos (o ServiceNow até não vá, cada vez abrange mais áreas) onde, felizmente ou infelizmente, o desenvolvimento e customização está a tender para low code, mas é só. 😬

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não leves a mal, mas estando na fase da carreira que estás, na posição estagnada que estás, não fazeres uma linha de código desde Dezembro, a culpa não passa só pelo empregador. Seja Salesforce ou em Javascript/whatever, o que não faltam são projetos para evoluir. Ninguém te vai buscar a casa e 'desculpar' que não evoluiste nada pq a tua empresa é uma m*rda.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 9 minutos:

Não leves a mal, mas estando na fase da carreira que estás, na posição estagnada que estás, não fazeres uma linha de código desde Dezembro, a culpa não passa só pelo empregador. Seja Salesforce ou em Javascript/whatever, o que não faltam são projetos para evoluir. Ninguém te vai buscar a casa e 'desculpar' que não evoluiste nada pq a tua empresa é uma m*rda.

Tens toda a razão, desleixo da minha parte também que me deixei andar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 7 horas:

Tens toda a razão, desleixo da minha parte também que me deixei andar.

Faz parte, não só no inicio como no decorrer da carreira. Diria que no começo da carreira se nota mais teres um ano 'perdido'. Eu acho que é uma decisão que tens de tomar, se queres continuar em Salesforce/Hats. Há sempre emprego para isso, normalmente é bem pago e não me parece ser muito exigente. Ou então passas já para o lado negro da força. Mas vai depender sempre do que queres.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 9 horas:

Faz parte, não só no inicio como no decorrer da carreira. Diria que no começo da carreira se nota mais teres um ano 'perdido'. Eu acho que é uma decisão que tens de tomar, se queres continuar em Salesforce/Hats. Há sempre emprego para isso, normalmente é bem pago e não me parece ser muito exigente. Ou então passas já para o lado negro da força. Mas vai depender sempre do que queres.

Hats sou-te sincero, ninguém sabe o que é. Em todas as entrevistas a que fui ficaram todos a olhar tipo que raio é isso?

Quanto ao Salesforce não sei. Até estou numa de começar do 0 e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 18 minutos:

Hats sou-te sincero, ninguém sabe o que é. Em todas as entrevistas a que fui ficaram todos a olhar tipo que raio é isso?

Quanto ao Salesforce não sei. Até estou numa de começar do 0 e pronto.

Eu também não sei o que é Hats, mas quando comecei com ServiceNow também ninguém sabia o que era, a empresa onde estava deve ter sido das primeiras em Portugal a trabalhar nisso. De qualquer forma, provavelmente há um mercado de nicho, como há com ServiceNow/Salesforce (nicho porque não são coisas mainstream, pelo menos o ServiceNow, até porque é tão caro que só as empresas grandes é que conseguem usar), portanto se gostares disso, é uma questão de procurares bem.

Se não gostas, não faltam coisas que devs podem fazer. Nesta área e nos dias que correm, só não trabalha quem não quer.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Eu também não sei o que é Hats, mas quando comecei com ServiceNow também ninguém sabia o que era, a empresa onde estava deve ter sido das primeiras em Portugal a trabalhar nisso. De qualquer forma, provavelmente há um mercado de nicho, como há com ServiceNow/Salesforce (nicho porque não são coisas mainstream, pelo menos o ServiceNow, até porque é tão caro que só as empresas grandes é que conseguem usar), portanto se gostares disso, é uma questão de procurares bem.

Se não gostas, não faltam coisas que devs podem fazer. Nesta área e nos dias que correm, só não trabalha quem não quer.

bem, dizer que Salesforce não é mainstream é um esticão. 🙂

mas acho que acabei por perceber o que queres dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 13 horas:

por acaso conheço o service now.

Fico sempre espantado quando alguém conhece, mas ao longo do tempo fui percebendo que há umas quantas empresas, até em Portugal, a usar.

Citação de Erwin, há 10 horas:

bem, dizer que Salesforce não é mainstream é um esticão. 🙂

mas acho que acabei por perceber o que queres dizer.

Por "mainstream" referia-me mais aos trabalhos normais de um developer hoje em dia. Trabalhar com as linguagens e ferramentas da moda (nodes desta vida), era por aí. Quando alguém entra na área, e por mim falo, não se imagina a trabalhar com ServiceNow ou Salesforce, até porque são 2 ferramentas que, não tendo trabalhado na área, dificilmente conheces, mesmo como utilizador (como era o meu caso também).

Compartilhar este post

Link para o post

A empresa para a qual trabalho e que não é mesmo nada pequena também usa ServiceNow.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela experiência que tenho como utilizador, acho o Service Now horrível, comparando com o JIRA (isto para ticket management).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 6 minutos:

Pela experiência que tenho como utilizador, acho o Service Now horrível, comparando com o JIRA (isto para ticket management).

Agree

Antes usava um produto similar da HP e era tão simples, SNOW é chatinho pa crl

A culpa é do @Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

A empresa para a qual trabalho e que não é mesmo nada pequena também usa ServiceNow.

Pois, lá está. As licenças são super caras, de maneira que só mesmo para grandes empresas é que o custo/benefício acaba por compensar.

Por mera curiosidade, podes mandar-me MP com o nome da empresa? Só mesmo porque gosto de saber que empresas realmente usam.

Citação de Seferogol, há 24 minutos:

Por acaso é engraçado que digas isso, visto que o ticket management é uma das coisas mais fortes do ServiceNow. 😬

Mas também tudo depende dos processos de cada empresa. Se quiseres partilhar detalhes sobre o que achaste mau ou assim, força. Não trabalho no ServiceNow, portanto não vou mudar isso, mas interessa-me ter o feedback dos utilizadores para depois eu ter uma melhor noção do que funciona melhor ou pior quando for implementar.

Citação de a.lopes, há 16 minutos:

Agree

Antes usava um produto similar da HP e era tão simples, SNOW é chatinho pa crl

A culpa é do @Ghelthon

Eu não trabalho para o ServiceNow, eu trabalho com ServiceNow, o que é diferente. 😅 Ou seja, eu não desenvolvo a plataforma em si, apenas a implemento, configuro e customizo (se necessário, o que acontece na maioria das vezes) para os clientes.

De igual modo, se quiseres partilhar o que te faz achar isso, agradeço.

Não sou de todo evangelista do ServiceNow, até porque não tenho experiência como utilizador (apenas como developer), mas o que me apercebi depois de quase 5 anos a mexer nisto é que o principal benefício é a capacidade das empresas poderem gerir imensa coisa aqui dentro, o que substitui a necessidade de ter uma aplicação/ferramenta separada para cada coisa. CMDB, ticket management, customer management, gestão de RH, story management, facility management, etc. etc. E cada vez cresce mais.

Não tenho grande noção de como se compara aos rivais, mas da minha experiência esta é uma das armas.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

JIRA com Confluence > *

aqui também usam o Bitrix em alguns departamentos, sinto pena deles.

Editado por Bashir
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não conhecia Confluence até vir para o cliente actual, é giro. É um Notion em esteróides. 😀

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui também usamos o Servicenow. JIRA acaba por ser um concorrente da nossa empresa, mas esse mercado está recheado de muitas opções de SaaS agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Que chinesada que vai para aqui. 

As vezes gostava de tirar uma semana de férias do meu trabalho para estar uma semana num trabalho completamente diferente do meu para ver como se trabalham noutras áreas. 

Uma espécie de wwoofing mas para conhecer trabalhos e não para aproveitar a casa e viajar ao mesmo tempo. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 10 minutos:

As vezes gostava de tirar uma semana de férias do meu trabalho para estar uma semana num trabalho completamente diferente do meu para ver como se trabalham noutras áreas. 

Uma espécie de wwoofing mas para conhecer trabalhos e não para aproveitar a casa e viajar ao mesmo tempo. 

Na verdade são aplicações que usamos em IT, mas que podiam muito bem ser utilizadas para a gestão diária de qualquer coisa, quer da casa, quer de outro trabalho qualquer.

Não era a primeira vez que partilhava uma lista de compras no Trello com a Maria. Vai sempre depender do quão profissional queres organizar as coisas.

Tal como as metodologias Agile e afins, que não apareceram no mundo de IT (tenho ideia q a primeira implementação foi nas linhas de produção da Toyota) mas que toda a gente associa a IT e acha q só serve para isso.

Editado por Bashir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 11 minutos:

quem me dera não conhecer esta chinesisse

trabalhos corporativos são um aspirador de almas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...