Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Por alguma razão que não entendo, as empresas querem acabar com o trabalho remoto. Dizem que é um beneficio que a empresa dá...

Compartilhar este post

Link para o post

O mercado de trabalho por ai não esta com pouca oferta?

Eu identifico-me com a vossa reação, mas se a minha empresa fizesse isso acho que teria de comer e calar

Atualmente não ha muitas empresas a contratar para "lugares de topo"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 minuto:

Eu identifico-me com a vossa reação, mas se a minha empresa fizesse isso acho que teria de comer e calar

Acho que o mercado em geral não está como estava há uns anos, mas não sei ao certo (não tenho precisado de ver). Suponho que também dependa do que fazes, do level, etc.

Mas claro, falar é fácil e cada um é que sabe da sua vida. Mas eu, se tivesse um mínimo de rede de segurança, preferia despedir-me e procurar algo do que ser obrigado a fazer 200km num dia para ir ao escritório.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso da alteração do local de trabalho, o trabalhador está protegido num raio de 40 ou 60km, a não ser que tenham assinado contratos à Rui Costa e paparam alguma cláusula que os encavou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 11 minutos:

As empresas começaram a cortar no recrutamento de gente que se dizia dev porque tiraram um curso na Udemy.

Para um nível sénior acho que está como sempre teve. Eu levei 6 meses a trocar de trabalho, não me parece muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 minutos:

Acho que o mercado em geral não está como estava há uns anos, mas não sei ao certo (não tenho precisado de ver). Suponho que também dependa do que fazes, do level, etc.

Mas claro, falar é fácil e cada um é que sabe da sua vida. Mas eu, se tivesse um mínimo de rede de segurança, preferia despedir-me e procurar algo do que ser obrigado a fazer 200km num dia para ir ao escritório.

Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

As empresas começaram a cortar no recrutamento de gente que se dizia dev porque tiraram um curso na Udemy.

Para um nível sénior acho que está como sempre teve. Eu levei 6 meses a trocar de trabalho, não me parece muito.

É isso, eu também não tenho andado à procura, mas a minha esposa demorou quase 6meses a encontrar um novo emprego

Achei bastante tempo e ela também, andava bastante stressada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 28 minutos:

Depende também do teu escopo de procura. Eu troquei de trabalho este ano e candidatei-me a 5 ou 6 empresas, das quais só 2 tinham escritórios físicos em Portugal e em todas elas só se fala em inglês.

Mais tradicionais, mesmo no ramo de IT, já não vejo assim tantas, pelo menos para salários mais altos.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha parte preferida é despedirem os managers se os reports não forem ao escritório, por um lado é meter os managers a fazerem de polícias de HR e por outro lado é mesmo estar a pedir para quem haja pessoal a queimar os managers. O ambiente deve ser óptimo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso para saber os novos desenvolvimentos dos próximos episódio, absolutamente ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

João Carreira
CEO da Critical Software
Nascimento: 1968 (idade 56 anos),

Acham que é uma decisão com base na geração do senhor?

Estou curioso para perguntar ao meu pai o que ele acha disto, tenho quase a certeza que vai dizer que deviam ir todos os dias para o escritorio e trabalhar 12h 😄 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 49 minutos:

João Carreira
CEO da Critical Software
Nascimento: 1968 (idade 56 anos),

Acham que é uma decisão com base na geração do senhor?

Estou curioso para perguntar ao meu pai o que ele acha disto, tenho quase a certeza que vai dizer que deviam ir todos os dias para o escritorio e trabalhar 12h 😄 

Queria ter os meus 5 minutos de fama". João Carreira fala sobre ataque à  Faculdade de Ciências - Portugal - Correio da Manhã

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 horas:

E isso da alteração do local de trabalho, o trabalhador está protegido num raio de 40 ou 60km, a não ser que tenham assinado contratos à Rui Costa e paparam alguma cláusula que os encavou.

A legislação sobrepõe-se a cláusulas de contrato mais desfavoráveis ao trabalhador.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 6 horas:

Quem tem estas ideias?

Alguém não tomou os comprimidos. Que bordoada

Citação de a.lopes, há 4 horas:

O mercado tech não está o El Dorado como antes da guerra na Rússia que resultou na deteorização macroeconómica e consequente venture capital deixar de atirar rios de milhões para empresas tech sem bases nenhumas só pq geravam mais GMV ao queimar milhões em descontos e marketing.

No entanto continua haver procura de malta. Nas minhas equipas andamos a perder devs e anda a ser um filme para contratar. Não por as condições oferecidas serem más mas sim pq não encontramos a senioridade e competências necessárias. É a tal questão que já não basta um "curso no Udemy" como referiram acima. Aparecem "séniores" que na verdade não são séniores nenhuns mas que certamente foram subindo simplesmente pq não havia gente e os devs eram escassos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A juntar a isso, já se percebeu que é preferivel pagar a um sénior que saiba, do que meter dois ou três macacos juniores que façam as coisas. Ainda há quem o faça, mas já há quem tenha juizo.

A mim fizeram-me um acordo para sair de onde estava há quase 4 anos. Maior lucro que nunca, maior necessidade que nunca, mas a melhor maneira de tornar atrativa a empresa para ser vendida foi emagrecer a folha salarial, pagar indeminizações e entregar os escritórios. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tive nos ultimos dois meses a contratar pessoas para a minha equipa e foi um filme para arranjar candidatos minimamente decentes. Em 10 entrevistas técnicas que fiz, já depois do screening dos RH e do EM, só se aproveitaram dois.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 2 minutos:

Tive nos ultimos dois meses a contratar pessoas para a minha equipa e foi um filme para arranjar candidatos minimamente decentes. Em 10 entrevistas técnicas que fiz, já depois do screening dos RH e do EM, só se aproveitaram dois.

O problema aí é que se calhar só devias ter tido 2 entrevistas, 3 no máximo. Muito pessoal candidata-se a tudo o que mexe, e mesmo dentro das mesmas funções que estão habituados a exercer não tem o cuidado de perceber quais são as necessidades da empresa e até preparar a entrevista nesse sentido.

O máximo que fiz foi ver CVs e filtrar candidatos por aí, mas deu-me gosto ver aqueles que apresentaram um CV que batia minimamente certo com os requisitos da função. Em 40 ou 50 CVs, aproveitei 3 ou 4. Desses 4 dois acabaram contratados e ainda lá estão (eu é que já não 😂)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda só fiz uma entrevista, um pouco empurrado por um contacto que tenho do linkedin mas a verdade é que para Frontend/Angular, perguntaram-me coisas tipo:
Processo vs Thread
Significado de SID no terminal.
Significado de LS no terminal.
Emacs ou VIM
Tecla para sair do VIM
O que é um Mutex

Posto isto, entendo perfeitamente a dificuldade em contratar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tecla para sair do VIM

Citação de Bashir, há 4 minutos:

Eu ainda só fiz uma entrevista, um pouco empurrado por um contacto que tenho do linkedin mas a verdade é que para Frontend/Angular, perguntaram-me coisas tipo:
Processo vs Thread
Emacs ou VIM
Tecla para sair do VIM
O que é um Mutex

Isto é a sério?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 minutos:

O problema aí é que se calhar só devias ter tido 2 entrevistas, 3 no máximo. Muito pessoal candidata-se a tudo o que mexe, e mesmo dentro das mesmas funções que estão habituados a exercer não tem o cuidado de perceber quais são as necessidades da empresa e até preparar a entrevista nesse sentido.

O máximo que fiz foi ver CVs e filtrar candidatos por aí, mas deu-me gosto ver aqueles que apresentaram um CV que batia minimamente certo com os requisitos da função. Em 40 ou 50 CVs, aproveitei 3 ou 4. Desses 4 dois acabaram contratados e ainda lá estão (eu é que já não 😂)

Também há o outro lado: descrições de vagas que não batem de forma alguma com o que é a função. Uma pessoa só perde tempo até chegar à parte técnica para perceber que não é nada daquilo que quer

Citação de Bashir, há 13 minutos:

Processo vs Thread
Emacs ou VIM
Tecla para sair do VIM
O que é um Mutex

O VIM não dá para sair!

E estás a gozar com essas perguntas, não estás?

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Também há o outro lado: descrições de vagas que não batem de forma alguma com o que é a função. Uma pessoa só perde tempo até chegar à parte técnica para perceber que não é nada daquilo que quer

Já fui barrado em algumas entrevistas técnicas por não saber algumas coisas que não estavam na descrição da vaga, mas acho normal que perguntem coisas que não estão lá, desde que tenham relação com a função em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi tudo que disseram 😊

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 36 minutos:

Sem dúvida. Eu levantei essa questão e o processo de recrutamento está a ser revisto nesse sentido mas mesmo assim. O mercado não está fácil para contratar. Os melhores candidatos preferem ganhar mais em remote a trabalhar para fora.

Eu próprio já estive nesse regime e percebo perf€itamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 55 minutos:

Se conseguiste 2 em 2 meses não foi nada mau.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 hora:

Processo vs Thread
Emacs ou VIM
Tecla para sair do VIM
O que é um Mutex

LOL 😂

Delicioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...