Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Austrália matará tubarões que se aproximem das praias

Publicações recomendadas

Só posso falar pelo pouco que conheço e posso estar errado mas tenho os australianos como um povo que costuma respeitar a natureza e os seus animais.

Portanto, se tomaram esta medida é porque acredito que foi ponderada e que o acto final só será executado em ultimo caso.

É um bocado isto que eu acho.

É um raio de país onde saem 20 bichos venenosos debaixo de uma pedra. Eles estão mais que habituados a (con)viver com isso. Tenho para mim que se tomarem medidas mais extremas é porque foi ponderado e decorre de uma avaliação comportamental do animal/grupo de animais mais ameaçadores e não decorrente de um pânico maluco como se acontecesse algo do género cá.

Editado por Mesquita

Compartilhar este post

Link para o post

À ausência de sentido. Isso para mim não faz sentido nenhum.

Ah, bom! Pensei que tivéssemos chegado a águas australianas e já começava a recear ser atacado por um tubarão! Ufa!

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta situação eu prioritizo a vida humana. Há casos em que os animais devem ser protegidos de nós, como no caso da caça de tigres na Àsia só manter a industria das mezinhas da treta, mas essa linha de raciocínio não se aplica aqui.

Mas já vi que estou na minoria...

Para as 'mezinhas da treta' (que para outras pessoas são 'só' a sua Crença) não, mas para um capricho moderno, sim? Estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta situação eu prioritizo a vida humana. Há casos em que os animais devem ser protegidos de nós, como no caso da caça de tigres na Àsia só manter a industria das mezinhas da treta, mas essa linha de raciocínio não se aplica aqui.

Mas já vi que estou na minoria...

E achas então que se deve proteger as pessoas coitadinhas que vão para o mar tomar banho e fazer surf sabendo que há tubarões?

Por amor de deus.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde isto já chegou.

À ausência de sentido. Isso para mim não faz sentido nenhum.

Não faz sentido? A história da nossa evolução enquanto espécie não faz sentido?

Isso quer dizer que, para fazer sentido, nós deveriamos remeter-nos às copas das árvores (de onde somos provenientes) para não perturbar os habitats dos restantes animais?

E achas então que se deve proteger as pessoas coitadinhas que vão para o mar tomar banho e fazer surf sabendo que há tubarões?

Por amor de deus.

Claro. Nem sequer é admissível outra coisa. Obviamente que os banhistas têm que ser protegidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso quer dizer que, para fazer sentido, nós deveriamos remeter-nos às copas das árvores (de onde somos provenientes) para não perturbar os habitats dos restantes animais?

Ir à praia entra nessa teoria da evolução em que parte? Só para ficar esclarecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Ir à praia entra nessa teoria da evolução em que parte? Só para ficar esclarecido.

Na parte em que a praia é um espaço que os seres humanos decidem ocupar e dele usufruir, ora essa. Tal como todos os outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é isso que estou a dizer. Para mim, a partir do momento em que podes optar e a partir do momento em que sabes que corres perigo ou te sujeitas ou não vais. Não é uma questão de sobrevivência, muito menos de curiosidade ou exploração. Daqui a nada estamos a falar em savanas. Aquilo que vocês dizem não me surpreende propriamente, mas acho piada ao quão rebuscados conseguem ser com os conceitos biológicos and what not.

Compartilhar este post

Link para o post

Na parte em que a praia é um espaço que os seres humanos decidem ocupar e dele usufruir, ora essa. Tal como todos os outros.

Então não é uma questão de habitat, visto que os humanos não vão de repente 'evoluir' para viver debaixo de água.

Mas os humanos já usufruem de tantos sítios e não precisam de matar qualquer animal que se aproxime, porque têm de o fazer em relação aos tubarões? Qual a diferença das abelhas (segundo sei matam mais) e dos ursos para os tubarões?

Compartilhar este post

Link para o post

O que não era razoável era dizer à população que aguentem e não se aventurem no mar. Isso, por muito que não consigam ver, também é contra-natura. É institivo ao Homem explorar e conquistar. Isto não interessa? O Homem é um animal social e esta medida visa proteger um estilo de vida, que não sei se não poderá ser considerado um habitat por si só.

A mim parece-me haver um bio-exagero por parte de quem não concorda com isto. Tudo para uns e nada para outros.

Nunca imaginei que pensasses assim!

Respeito mas não concordo

Primeiro o lazer. Depois os animais... sempre assim ó Desc ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é isso que estou a dizer. Para mim, a partir do momento em que podes optar e a partir do momento em que sabes que corres perigo ou te sujeitas ou não vais. Não é uma questão de sobrevivência, muito menos de curiosidade ou exploração. Daqui a nada estamos a falar em savanas. Aquilo que vocês dizem não me surpreende propriamente, mas acho piada ao quão rebuscados conseguem ser com os conceitos biológicos and what not.

Não é questão de sobrevivência? Mas tu imaginas a importância que têm as praias, as atividades náuticas e marinhas para a Austrália? Fazes alguma ideia da quantidade de pessoas que tira o seu sustento da existência das praias e da atividade turística que elas movimentam? Passa-te pela cabeça a quantidade de bocas que se alimentam devido à exploração desse recurso económico? É claro que é uma questão de sobrevivência e de sustentabilidade do país.

E quanto aos conceitos biológicos são irrefutáveis. O Homem conquistou o planeta e assumiu a posição dominante entre todas as espécies. São raras as zonas do mundo habitável por humanos em que a nossa presença não se manifesta. E as praias não são uma delas. As praias foram conquistadas há muitos anos. Milhares. E delas extraímos recursos. E delas usufruimos. Hoje já não exploramos praticamente nada no que respeita às praias. Hoje usufruimos da exploração e conquista dos nossos antepassados. E temos a obrigação de preservar a sua utilização em condições de segurança.

Então não é uma questão de habitat, visto que os humanos não vão de repente 'evoluir' para viver debaixo de água.

Mas os humanos já usufruem de tantos sítios e não precisam de matar qualquer animal que se aproxime, porque têm de o fazer em relação aos tubarões? Qual a diferença das abelhas (segundo sei matam mais) e dos ursos para os tubarões?

E o que é que as praias têm a ver com "viver debaixo de água"?

Nenhuma diferença. Por isso matam-se os tubarões que sejam uma ameaça às vidas humanas, tal como se matam abelhas, ursos e quaisquer outros animais em que tal situação aconteça.

Primeiro o lazer. Depois os animais... sempre assim ó Desc ;)

Primeiro os Homens. Depois os animais.

Se eu acho que o lazer é fundamental para uma vida humana com qualidade? Sim, acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é questão de sobrevivência? Mas tu imaginas a importância que têm as praias, as atividades náuticas e marinhas para a Austrália? Fazes alguma ideia da quantidade de pessoas que tira o seu sustento da existência das praias e da atividade turística que elas movimentam? Passa-te pela cabeça a quantidade de bocas que se alimentam devido à exploração desse recurso económico? É claro que é uma questão de sobrevivência e de sustentabilidade do país.

Em nenhum momento desta notícia se mencionou o impacto dos ataques dos tubarões no turismo da Austrália. É uma questão preventiva e não de sobrevivência.

O que não era razoável era dizer à população que aguentem e não se aventurem no mar. Isso, por muito que não consigam ver, também é contra-natura. É institivo ao Homem explorar e conquistar. Isto não interessa? O Homem é um animal social e esta medida visa proteger um estilo de vida, que não sei se não poderá ser considerado um habitat por si só.

Não é contra-natura. Ir à praia é uma tradição, é algo cultural. Há quem vá e quem não vá.

Só posso falar pelo pouco que conheço e posso estar errado mas tenho os australianos como um povo que costuma respeitar a natureza e os seus animais.

Portanto, se tomaram esta medida é porque acredito que foi ponderada e que o acto final só será executado em ultimo caso.

É isso que me faz mais confusão. É contra-producente.

Basta ver as medidas rigorosas que eles tomam na entrada e saída de civis no país. Tudo é controlado ao pormenor. Tudo em protecção do rico ecossistema que têm.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é que as praias têm a ver com "viver debaixo de água"?

Nenhuma diferença. Por isso matam-se os tubarões que sejam uma ameaça às vidas humanas, tal como se matam abelhas, ursos e quaisquer outros animais em que tal situação aconteça.

As praias nada, os tubarões tudo.

Os tubarões pelo simples facto de estarem no seu habitat estão a ameaçar os humanos, segundo a notícia. Portanto matam-se os que se aproximarem. Isso aplicado a abelhas era bonito. :mrgreen:

Não me consigo rever nem um bocado nessa ideia de que o Homem conquista sítios que estão neste planeta antes da sua existência, são habitados por um conjunto de espécies quase em perfeito equilíbrio, coisa que, regra geral, os humanos não conseguem manter e depois então decidem quem pode ou não continuar a habitá-lo e em que condições.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas esses recursos são recolhidos por banhistas?

O conceito de "turismo" é-te familiar, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro os Homens. Depois os animais.

Se eu acho que o lazer é fundamental para uma vida humana com qualidade? Sim, acho.

Tenho pena que algum ser humano pense assim.

Compartilhar este post

Link para o post

O conceito de "turismo" é-te familiar, não é?

Tinha entendido de outra maneira, que julgo teres percebido qual. ;) De qualquer forma não deixo de achar exagerada essa visão de que milhares de pessoas podem perder o seu sustento ao se contrariar esta medida. Já aí para trás se falou em alternativas que julgo serem muito melhores. Não sei até que ponto poderiam ser postas em prática mas esta não me parece, de todo, a solução mais adequada.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor solução parece-me uma forte vigilância nos meses de Verão. É a melhor maneira. Redes e m*rda só vão interferir ainda mais com a vida marinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Em nenhum momento desta notícia se mencionou o impacto dos ataques dos tubarões no turismo da Austrália. É uma questão preventiva e não de sobrevivência.

E é preciso tirar algum curso para se perceber que um surto de ataques de tubarões nas praias australianas tem um impacto fortíssimo no turismo? E que o Governo tem que anunciar medidas no sentido de manter a confiança dos mercados turísticos internacionais?

As praias nada, os tubarões tudo.

Os tubarões pelo simples facto de estarem no seu habitat estão a ameaçar os humanos, segundo a notícia. Portanto matam-se os que se aproximarem. Isso aplicado a abelhas era bonito. :mrgreen:

Não me consigo rever nem um bocado nessa ideia de que o Homem conquista sítios que estão neste planeta antes da sua existência, são habitados por um conjunto de espécies quase em perfeito equilíbrio, coisa que, regra geral, os humanos não conseguem manter e depois então decidem quem pode ou não continuar a habitá-lo e em que condições.

Não te consegues rever? Mas afinal onde é que tu moras? Numa gruta? Num tronco oco de uma árvore? É que, caso não te tenhas apercebido, as cidades vilas e aldeias são sítios que o Homem conquistou exterminando e afastando as espécies que lá habitavam. As estradas por onde circulas foram igualmente conquistas do Homem. Os pastos onde se alimentam os animais que acabarão no teu prato também. Os campos onde se cultivam, de forma mais ou menos intensiva, os produtos que servem para fazer o pão ou para saladas, também o foram. E tu achas mal? Não concordas?

E que raio de equilíbrio é esse que se diz constantemente que o Homem desvirtuou? Até parece que a extinção de espécies e devastação de ecossistemas só começou quando o Homem passou a dominar o planeta...

Tenho pena que algum ser humano pense assim.

Algum? :lol:

É a história da humanidade meu caro. Podes ter pena de pertencer a esta espécie miserável, mas essa é uma cruz que terás sempre que transportar...

Tinha entendido de outra maneira, que julgo teres percebido qual. ;) De qualquer forma não deixo de achar exagerada essa visão de que milhares de pessoas podem perder o seu sustento ao se contrariar esta medida. Já aí para trás se falou em alternativas que julgo serem muito melhores. Não sei até que ponto poderiam ser postas em prática mas esta não me parece, de todo, a solução mais adequada.

Eu não acredito que a descoberta da roda esteja aqui no CMPT. Nem sequer acredito que esteja por essa internet fora. Acredito, sinceramente, que, tal como já alguém aqui referiu (o SAS?) esta medida foi cuidadosamente ponderada; que as alternativas foram equacionadas; e que se decidiu avançar com a medida que menos impactos negativos e mais benefícios traria considerando todas as variáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...