Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Austrália matará tubarões que se aproximem das praias

Publicações recomendadas

Revista-exame-logotipo.jpg

Austrália matará tubarões que se aproximem das praias

A medida é tomada após um ano no qual foram registradas cinco vítimas fatais por ataques destes animais

Sydney - O governo do estado da Austrália Ocidental anunciou nesta quinta-feira um plano para capturar e matar os tubarões que se aproximarem demais das praias como medida de proteção após um ano no qual foram registradas cinco vítimas fatais por ataques destes animais.

"Em 100 anos houve 12 vítimas mortais por ataques de tubarão, mas nos últimos 12 meses morreram cinco pessoas", declarou Colin Barnett, governador da Austrália Ocidental, ao canal ABC.

O plano anunciado por Barnett está avaliado em US$ 6,85 milhões. O Departamento de Pesca será o encarregado de rastrear e sacrificar os tubarões que representarem um perigo para os banhistas, e por acompanhar os animais para estabelecer um perímetro de segurança.

"Esta nova medida nos ajudará a entender o comportamento dos tubarões que chegam nas praias e oferecerá uma maior proteção às pessoas", disse o político australiano.

Antes desta medida, o Departamento de Pesca só podia matar um tubarão depois que o animal atacasse um banhista. "Está claro que algo mudou e temos que ser mais cuidadosos", frisou Barnett.

A organização protetora dos animais "Wilderness Society", do estado da Austrália Ocidental, rejeitou o plano afirmando que o sacrifício de tubarões de maneira preventiva não é a solução para o problema.

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/australia-matara-tubaroes-que-se-aproximem-das-praias

Compartilhar este post

Link para o post

Não é melhor evacuar as praias depois de detetarem o tubarão? :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eles não tinham um género de redes debaixo de água para criar uma barreira? Tenho ideia de ter visto isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é melhor evacuar as praias depois de detetarem o tubarão? :facepalm:

ou fecharem as praias onde exista maior probabilidade de surgirem tubarões o problema é que não faço a mínima ideia de quantos tubarões andam nessas zonas nem quantas praias seriam afectadas portanto não sei se é uma boa medida ou não.

Editado por Scofield.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles não tinham um género de redes debaixo de água para criar uma barreira? Tenho ideia de ter visto isso.

Isso é por causa daquela medusa que mata com o seu veneno em apenas 6 horas. Os tubarões rasgam essas redes facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Até podem lucrar com isto. Não é a China que faz da sopa de tubarão uma iguaria? Era win-win.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, arrasem tmb com a barreira de coral que deixam de ter todos esses animais "perigosos", nao vos parece bem oh cangurus?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é por causa daquela medusa que mata com o seu veneno em apenas 6 horas. Os tubarões rasgam essas redes facilmente.

Ah yah, era para as medusas. Não me lembrava para o que era.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah yah, era para as medusas. Não me lembrava para o que era.

As p*tas são ultra-fulminantes. Picam-te e sentes-te mal quase imediatamente. E os antídotos, se administrados passadas 2 horas (creio que é este o tempo, contudo não tenho a certeza) não fazem quase efeito...

E as redes são finas, pequeníssimas e frágeis, de modo a impedirem as bichas de entrar nas águas de praia. O problema é que os tubarões atravessam aquilo como se fosse água.

Compartilhar este post

Link para o post

Que medidas é que poderiam ser tomadas, sem ser estas?

Compartilhar este post

Link para o post

Que medidas é que poderiam ser tomadas, sem ser estas?

Não ir para a praia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao sei como sao essas praias lá, mas sei que pelo menos algumas têm bastante sinalização sobre perigo de tubarões, portanto so la toma banho quem quer. E mesmo as que não têm, aquilo é a Austrália, toda a gente sabe que há tubarões portanto se calhar ate pode saltar um tubarao branco pelo bidé. Seja como for, de que serve haver essa sinalização e estes programas para captura e "controlo" dos animais se acabam por os sacrificar? Epa façam zonas mais seguras para as pessoas tomarem banho em paz, tipo redes ou alguma barreira que seja resistente ou electrica (ja que os impulsos eletcricos ou magneticos, can't remember well, os afastam) numa zona mais pequena, porque calculo que nao seja barato, e as pessoas que se queiram aventurar fora delas.. boa sorte.

Acho que isso de sacrificarem os tubarões e outros predadores é simplesmente porque é o mais fácil e barato.

Then again, falo sem saber, apenas me baseio no que vi em documentários e nesta notícia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao sei como sao essas praias lá, mas sei que pelo menos algumas têm bastante sinalização sobre perigo de tubarões, portanto so la toma banho quem quer. E mesmo as que não têm, aquilo é a Austrália, toda a gente sabe que há tubarões portanto se calhar ate pode saltar um tubarao branco pelo bidé. Seja como for, de que serve haver essa sinalização e estes programas para captura e "controlo" dos animais se acabam por os sacrificar? Epa façam zonas mais seguras para as pessoas tomarem banho em paz, tipo redes ou alguma barreira que seja resistente ou electrica (ja que os impulsos eletcricos ou magneticos, can't remember well, os afastam) numa zona mais pequena, porque calculo que nao seja barato, e as pessoas que se queiram aventurar fora delas.. boa sorte.

Acho que isso de sacrificarem os tubarões e outros predadores é simplesmente porque é o mais fácil e barato.

Then again, falo sem saber, apenas me baseio no que vi em documentários e nesta notícia.

f*da-se, finalmente. Aí está o problema: o correcto seria implementar uma série de redes, em fila, umas para evitar a entradas das medusas e outras fortalecidas para os tubarões. Colocar-se-iam também sensores de modo a detectar de imediato caso a rede se quebrasse, com uma medida de prevenção de retirar toda a gente da respectiva praia/praias abrangentes. Só que isso exigia tempo, dinheiro e planeamento. Despachar é que é fácil...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim despachar é facil, e acredito que o governo australiano la tenha as suas proprias ocupaçoes e preocupaçoes, mas se tomaram esta medida após 10anos de ataques que têm aumentado, porque nao usaram esses 10 anos para implementar medidas decentes e que nao causassem polémica?

Enfim, aquele país até tem aves com metro e 70 de altura que perseguem pessoas, vivem num mundo extremamente exótico mas continuam a comportar-se como humanos normais pelos vistos

Compartilhar este post

Link para o post

:facepalm:

Eles estão no seu habitat natural e não podem chegar perto da praia porque estão lá os otários dos seres humanos que sabem que há tubarões ali e vão tomar banho na mesma, enfim humans what else.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim despachar é facil, e acredito que o governo australiano la tenha as suas proprias ocupaçoes e preocupaçoes, mas se tomaram esta medida após 10anos de ataques que têm aumentado, porque nao usaram esses 10 anos para implementar medidas decentes e que nao causassem polémica?

Enfim, aquele país até tem aves com metro e 70 de altura que perseguem pessoas, vivem num mundo extremamente exótico mas continuam a comportar-se como humanos normais pelos vistos

really :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que deviam era institucionalizar os tubarões..faze-los ver que o que fazem nao é correcto e quando verdadeiramente estivessem conscientes que nao podem voltar a cometer as asneiras que cometeram...era inseri-los de novo na sociedade...

Editado por ZeeSpecialThree

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...