Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Uma coisa que tb n tou a perceber é porque é que o cjr no 4231 dá apoio ao extremo e no profundo não. Tem sempre o correr de fundo em raramente.

Precisamente por não avançar e ser mais posicional, por isso é o lateral que precisa de dar apoio. No entanto, se for um 4231 com dois médios centros, o cjr já está mais perto do extremo, portanto, já será mais efectivo o apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

tens dois MDC que nao sobem, depois vais sentir dificulades em conseguir criar oportunidades

Uma coisa que tb n tou a perceber é porque é que o cjr no 4231 dá apoio ao extremo e no profundo não. Tem sempre o correr de fundo em raramente.

isso é facil de perceber embora seja uma posiçao que nao corre de fundo, no 4231 normal ele esta mais adiantado que no 4231 profundo

Compartilhar este post

Link para o post

Michael então o defesa lateral tem de ter que função? isto falando num 4231, e o companheiro do cjr deve ser trinco ou MD?

Na minha opinião acho que devem apoiar e o companheiro do cjr acho preferível que seja um md que também apoie senão ficam dois jogadores demasiado posicionais ali no meio-campo. Agora isto é daquelas coisas em que não há verdades absolutas e depende totalmente da maneira como pensas e como todos pensamos o futebol. Por isso é que se diz que o fundamental no FM, a base de tudo é definir-se a filosofia / estilo de jogo. Enquanto não começarem por aqui não serve de nada andar a pensar na posição a, b ou c, nem em 433, 442 ou 4231, portanto comecem por responder à pergunta "Como é que eu penso futebol? Quero que os meus defesas defendam, os médios transportem e os avançados ataquem ?" ou "Quero que a equipa seja um todo? Por isso, posso dizer que acho isto ou aquilo sobre essa questão mas o que eu acho depende da maneira como eu penso futebol... que pode ser diferente da tua :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Agora tenho um trinco e um MD a apoiar, agora o problema é que se eu meter um MD que não tenha boas capacidades de distribuição (visão, passe e etc) a táctica quebra totalmente. xD

de que lado é que tens o MD a apoiar?

Compartilhar este post

Link para o post

Esquerdo com o defesa a apoiar resolve?

entao desse lado ja podes por um extremo a atacar

Passei a usar a estratégia Contra-Atacar com o Porto :-)

nao bebes é mais nada hoje :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

entao desse lado ja podes por um extremo a atacar

nao bebes é mais nada hoje :biggrin:

Por agora posso dizer que depois 7 ou 8 épocas tenho a equipa a jogar como quero, nunca tenho menos de 65% no final dos jogos, 20 ou mais remates, meio-campo controla o jogo sempre com 5 elementos.... vou testar isto no Everton :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Por agora posso dizer que depois 7 ou 8 épocas tenho a equipa a jogar como quero, nunca tenho menos de 65% no final dos jogos, 20 ou mais remates, meio-campo controla o jogo sempre com 5 elementos.... vou testar isto no Everton :-)

faz sentido pq a estrategia controlar é para segurar a equipa mais atras a recuar a bola e depois sair em contra ataque assim que o adversario sai a pressionar, depois mexendo nalgumas coisas é bem possivel que fique como dizes

Compartilhar este post

Link para o post

faz sentido pq a estrategia controlar é para segurar a equipa mais atras a recuar a bola e depois sair em contra ataque assim que o adversario sai a pressionar, depois mexendo nalgumas coisas é bem possivel que fique como dizes

Não é controlar, é contra-atacar :-)

Repara, se pretendo que a equipa troque mais a bola de forma a potenciar a posse preciso:

a) que as acções dos jogadores sejam menos arriscadas, baixar o risco em detrimento da quantidade de oportunidades e primando pela qualidade, isto significa que preciso de uma mentalidade mais baixa;

b) que os jogadores não se desmarquem excessivamente sem bola para que a equipa se mantenha coesa e, dando-lhes mobilidade, sempre com linhas de passe;

A partir daqui é uma questão de gerir o ritmo de jogo (temporização) e a urgência de oportunidades de golo (perder tempo)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é controlar, é contra-atacar :-)

Repara, se pretendo que a equipa troque mais a bola de forma a potenciar a posse preciso:

a) que as acções dos jogadores sejam menos arriscadas, baixar o risco em detrimento da quantidade de oportunidades e primando pela qualidade, isto significa que preciso de uma mentalidade mais baixa;

b) que os jogadores não se desmarquem excessivamente sem bola para que a equipa se mantenha coesa e, dando-lhes mobilidade, sempre com linhas de passe;

A partir daqui é uma questão de gerir o ritmo de jogo (temporização) e a urgência de oportunidades de golo (perder tempo)

eu queria escrever contra atacar, enganei-me :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

1º jogo no Everton neste sistema :-)

fonix o meio campo era todo teu :handclap: o teu guarda redes deve ter sentado no chao e ter-te dito. oh mister vou--me sentar que a bola nunca xega aqui :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal o ponta-de-lança fixo é uma especialização?

yeap

fonix o meio campo era todo teu :handclap: o teu guarda redes deve ter sentado no chao e ter-te dito. oh mister vou--me sentar que a bola nunca xega aqui :biggrin:

Começo a perceber porque é que o gajo da SI que trabalhou na construção do motor do jogo dizia que para jogar tiki-taka a melhor estratégia era contra-atacar :-)

Compartilhar este post

Link para o post

dasse grande jogo muito disputado a meio campo, vejam so a equipa do Man Utd, grande team cada vez um que deles tocava na bola ate me passava, so vedetas, mas foi um bom resultado para a proxima mao, vamos ver agora como vai ser fora

2d0dv14.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

yeap

Começo a perceber porque é que o gajo da SI que trabalhou na construção do motor do jogo dizia que para jogar tiki-taka a melhor estratégia era contra-atacar :-)

onde foi que leste que o Milles disse isso?

Compartilhar este post

Link para o post

onde foi que leste que o Milles disse isso?

No forum da SI, claro. Nao sei se se chama Miles porque no forum o pessoal nicks (como aqui) mas é o wwfan

Usas gritos? Podias meter aí as tuas combinações? xD

Não uso gritos, tenho as instruções manipuladas como eu quero, portanto se os fosse usar estragavam-me a táctica :-)

Tens aí uns posts atrás, umas SS com as instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

No forum da SI, claro. Nao sei se se chama Miles porque no forum o pessoal nicks (como aqui) mas é o wwfan

Não uso gritos, tenho as instruções manipuladas como eu quero, portanto se os fosse usar estragavam-me a táctica :-)

Tens aí uns posts atrás, umas SS com as instruções.

e ta em que topico do forum da SI? o Milles foi o gajo que criou o jogo

Compartilhar este post

Link para o post

e ta em que topico do forum da SI? o Milles foi o gajo que criou o jogo

Deve estar nos tópicos sobre o Barcelona e o tiki-taka, há lá uns quantos sobre o assunto. Pois, este gajo wwfan, trabalhou na construção do motor do fm2013 (e acho que nos anteriores também) e pelos textos que se lêem por lá, há mais gajos que trabalham na IA que escrevem lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho o 4-2-3-1 a funcionar. 4 jogos, 4 vitorias, 12 golos marcados, 1 sofrido. Ganhei 3-1 ao Newcastle, 4-0 ao Leicester, 3-0 à Roma (2 jogos pela 1ª vez na champions, 2 grandes vitorias) e 2-0 ao Chelsea!!!

Não tenho os tais 70% de posse de bola, mas tenho, por exemplo contra o Chelsea, 24 remates à baliza, melhor em campo foi obviamente o Courtois com classificação de 9.10.

Consegui isto principalmente devido a ter alterado a mentalidade de todos os jogadores, so tenho os extremos e o MCO com mentalidade atacante, o resto é tudo defensivo ou normal. :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...