Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

a extrutura esta bem montada, mas para jogar com passe mais directo os extremos nao deviam subir mais? no entanto se fizeres isso depois ja vais ter que alterar o meio campo

Então achas que seria mais prático e melhor jogar com passe curto?

Compartilhar este post

Link para o post

Quero um 4231 com posse de bola e várias oportunidades de golo, como tal pode ser com o que for mais facil :mrgreen:

fds vocês são cá uns gulosos, querem tudo e mais o mundo :biggrin:

Queres construir uma táctica tua ou usar uma? É que se quiseres usar uma para atalhar caminho, digo-te já para usares o 4231 do Capone e pões o Celtic a bombar à força toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz dois jogos na primeira liga e a verdade é que no primeiro e no segundo não gostei de ver a equipa no meio campo. Pelo que na segunda jornada ao intervalo estava a perder 3-0 com o benfica e alterei a tática para jogar em contra ataque e tendo uma linha vertical no meio campo, e a partir daí controlei o jogo e perdi por 3-2, mas podiamos ter chegado ao empate.

Se queres jogar em contra-ataque porque posicionas a linha defensiva como se a estratégia fosse Controlar ??? É que dessa forma estás a empurrar o adversário para trás e a ideia do contra-ataque é precisamento o contrário: entregar campo ao adversário e surpreendê-lo com saídas rápidas pelas alas. Depois, também não faz muito sentido dizeres aos jogadores para prenderem mais a bola se a ideia é contra-atacar.

depende queres um 4231 com extremos, com avançados interiores ou com as duas coisas?

a extrutura esta bem montada, mas para jogar com passe mais directo os extremos nao deviam subir mais? no entanto se fizeres isso depois ja vais ter que alterar o meio campo

ou um 4231 com 3 médios ofensivos :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Quero um 4231 com posse de bola e várias oportunidades de golo, como tal pode ser com o que for mais facil :mrgreen:

com muita posse de bola talvez seja melhor o 4231 profundo, ajuda mais nas trocas de bola e da mais consistência defensiva, para transiçoes mais rapidas sem perder muito tempo é melhor o 4231 normal, mas o que tens que ter em conta sao as coberturas ofensivas e os apoios na troca de bola ou seja:

2db2c74.jpg

1. quando o extremo ataca sobe tem que haver um MC / MDC que sobe tambem para lhe dar linhas de passe e tem que ficar um defesa lateral nas costas deles a fazer a cobertura

2. quando o avançado interior ou o extremo que apoia ficam mais para dentro, tem que haver um Ala que vai aparecer nas suas costas para prencher aquela ala e como consequencia tem que ficar um MC / MDC mais recuado para fazer a cobertura esses dois tambem

3. o DC do lado que do ala que sobe tem que ficar a cobrir para depois fazer a dobra tanto na ala como nas costas do outro DC e o DC do lado do MC/ MDC que sobe tem que ser bloqueador para depois aparecer ao lado do MC / MDC mais defensivo (ex: combinaçao otamendi e fernando no FCP)

4. Em relaçao ao PL se tiveres um MAC que sobe metes um avnaçado recuado,, se tiveres um MAC mais recuado metes um PL que sobe para dar profundidade, mas isto depois tambem ja vai depender se o avançado interior ataca ou apoia, pq quando apoia ele vai para a zona do MAC, quando ataca ele vai para a zona do PL, depois é ver na equipa como se usa melhor

caso usa-ses dois avnçados interiores ja tinhas que ter dois MC /MDC a defender e dois alas a subir ficando um quadrado atras

se fosse dois extremos a atacar por exemplo tinhas que usar dois MDC a apoiar e 2 laterals mais recuados ficando atras uma linha de 4 em linha,mas aqui neste caso ja convem mesmo ser apenas o 4231 profundo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

fds vocês são cá uns gulosos, querem tudo e mais o mundo :biggrin:

Queres construir uma táctica tua ou usar uma? É que se quiseres usar uma para atalhar caminho, digo-te já para usares o 4231 do Capone e pões o Celtic a bombar à força toda.

o Celtic é meu pá! :biggrin:

no 4231 vais ter falta de apoio no ataque posiocional na ala direita, o teu extremo vai estar muitas vezes colado a linha e sem opçoes de passe, no 4231 profundo acontece a mesma coisa mas desta vez na ala esquerda

o que recomendas? o lateral desse lado a atacar, ou ala a apoiar?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, vou tentar aplicar isso, o meu 4231 não anda a dar resultados

A seta amarela representa o lado para onde estamos a atacar, virei a camera para conseguir apanhar os jogadores todos para conseguir explicar, entao é assim:

tens aqui um exemplo do que eu disse o meu ala perdeu a bola la na frente e o meu DC fez logo a cobertura e o meu MC mais defensivo recuou logo tambem para fechar aquela zona

1eydc.jpg

neste segunda imagem podes ver a defesa ja composta, ainda o ala vem la atras a correr pa posiçao, mas ja esta o meu MC mais defensivo a fazer de lateral

2dhz47q.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

com muita posse de bola talvez seja melhor o 4231 profundo, ajuda mais nas trocas de bola e da mais consistência defensiva, para transiçoes mais rapidas sem perder muito tempo é melhor o 4231 normal, mas o que tens que ter em conta sao as coberturas ofensivas e os apoios na troca de bola ou seja:

1. quando o extremo ataca sobe tem que haver um MC / MDC que sobe tambem para lhe dar linhas de passe e tem que ficar um defesa lateral nas costas deles a fazer a cobertura

2. quando o avançado interior ou o extremo que apoia ficam mais para dentro, tem que haver um Ala que vai aparecer nas suas costas para prencher aquela ala e como consequencia tem que ficar um MC / MDC mais recuado para fazer a cobertura esses dois tambem

3. o DC do lado que do ala que sobe tem que ficar a cobrir para depois fazer a dobra tanto na ala como nas costas do outro DC e o DC do lado do MC/ MDC que sobe tem que ser bloqueador para depois aparecer ao lado do MC / MDC mais defensivo (ex: combinaçao otamendi e fernando no FCP)

4. Em relaçao ao PL se tiveres um MAC que sobe metes um avnaçado recuado,, se tiveres um MAC mais recuado metes um PL que sobe para dar profundidade, mas isto depois tambem ja vai depender se o avançado interior ataca ou apoia, pq quando apoia ele vai para a zona do MAC, quando ataca ele vai para a zona do PL, depois é ver na equipa como se usa melhor

caso usa-ses dois avnçados interiores ja tinhas que ter dois MC /MDC a defender e dois alas a subir ficando um quadrado atras

se fosse dois extremos a atacar por exemplo tinhas que usar dois MDC a apoiar e 2 laterals mais recuados ficando atras uma linha de 4 em linha,mas aqui neste caso ja convem mesmo ser apenas o 4231 profundo

As bolinhas e as setinhas fazes em que programa ? :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal é mais eficaz ter apenas uma táctica e ter bons conjuntos de gritos para alterar durante os jogos (defensivos, contra-ataque e etc) ou ter várias tácticas?

Um desenho táctico, uma filosofia de jogo, depois podes introduzir pequenas nuances dependendo do que pretendes.

Compartilhar este post

Link para o post

As bolinhas e as setinhas fazes em que programa ? :-)

abro a imagem com o paint :biggrin:

mais outro exemplo do que disse desta vez em relaçao ao apoio ao extremo, se o meu MC mais ofensivo nao tivess subido o meu extremo provavelmente teria tentado fintar e podia perder abola e originar um contra ataque perigoso, em vez disso meteu no MC que lhe deu uma linha de passe e agora vejam so o que reparei, estamos numa situaçao de 4x3 :mrgreen: palpites para o desfecho desta jogada? :carinhoso:

xlh11j.jpg

outra coisa se repararem la atras eles sao 3 nos somos 5 portanto ta controlado, agora é ir para cima deles

atençao que eu quando falo em ter um MC mais ofensivo nao quer dzer que seja um MC atacar cuidado, convem ter ali um homem que tambem ajude a defender

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

mais outro exemplo do que disse desta vez em relaçao ao apoio ao extremo, se o meu MC mais ofensivo nao tivess subido o meu extremo provavelmente teria tentado fintar e podia perder abola e originar um contra ataque perigoso, em vez disso meteu no MC que lhe deu uma linha de passe e agora vejam so o que reparei, estamos numa situaçao de 4x3 :mrgreen: palpites para o desfecho desta jogada? :carinhoso:

outra coisa se repararem la atras eles sao 3 nos somos 5 portanto ta controlado, agora é ir para cima deles

atençao que eu quando falo em ter um MC mais ofensivo nao quer dzer que seja um MC atacar cuidado, convem ter ali um homem que tambem ajude a defender

Não são as imagens do jogo, refiro-me à outra imagem com fundo branco

Compartilhar este post

Link para o post

11j.jpg

Então, se tivermos só um MC este deve ter a função automática, se tivermos dois convém que um defenda e outro ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se tivermos só um MC este deve ter a função automática, se tivermos dois convém que um defenda e outro ataque.

Função automática apenas significa que varia consoante a estratégia que escolheste

Compartilhar este post

Link para o post

então o que recomendas capone?

por no 4231 o MRB a apoiar e no 4231 prof. 2 MDC's a apoiar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro ter um ou outro jogador mais posicional para fazer a ligação entre sectores alternando com outros que se desmarcam, por exemplo no Everton uso um cjr a apoiar e um md a apoiar. Como o meu extremo direito apoia e o nº 10 vem buscar jogo, a equipa acaba por funcionar em 442.

Compartilhar este post

Link para o post

Então tem de ser um MBB para apoiar a defesa e o ataque?

podes por um MC a apoiar

Compartilhar este post

Link para o post

Não são as imagens do jogo, refiro-me à outra imagem com fundo branco

ah fiz no paint tambem

Compartilhar este post

Link para o post

normarmente quando tens so um MC os extremos devem estar a apoiar independente das instruçoes que das ao MC, mas se é so 1 MC convem dar instruçoes de apoio

Compartilhar este post

Link para o post

no teu caso no 4231 como é o MRB o mais defensivo metes o extremo do lado direito a apoiar e um ala a apoiar e do lado esquerdo um DL apoiar

no 4231 profundo é a mesma coisa mas do lado inverso ou seja como é o teu CJR que vai ficar mais atras metes o extremo esquerdo a apoiar e um ala a apoiar do lado esquerdo e um DL a apoiar do lado direito

mas isto ta-me fazer confusao, entao numa tactica metes O MDC mais defensivo de um lado e na outra ja metes do outro?? :biggrin: pq? assim os jogadores nao se entendem umas vezes jogam duma maneira outras vezes doutra :mrgreen:

espera agora é que reparei como a estrategia é controlar secalhar nao convem pores os laterais e os alas a apoiar, mete automatico

Então tem de ser um MBB para apoiar a defesa e o ataque?

mostra la as SS da tua tactica

E se eu tiver Alas a atacar os AI/Ex devem atacar ou apoiar?

apoiar para virem mais pra dentro para os alas aparacerem nas costas mas depois tens que ter dois MC mais defensivos para fazer as coberturas, quer dizer tambem podes ter um AI a atacar e um Ala atacar visto que o AI tambem vai para dentro, mas nao convem muito pq depois o MC mais defensivo do lado do AI fica muito distanciado dele e fica sem linhas de passe, a nao ser que depois mexas no correr de fundo do AI

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

no teu caso no 4231 como é o MRB o mais defensivo metes o extremo do lado direito a apoiar e um ala a apoiar e do lado esquerdo um DL apoiar

no 4231 profundo é a mesma coisa mas do lado inverso ou seja como é o teu CJR que vai ficar mais atras metes o extremo esquerdo a apoiar e um ala a apoiar do lado esquerdo e um DL a apoiar do lado direito

mas isto ta-me fazer confusao, entao numa tactica metes O MDC mais defensivo de um lado e na outra ja metes do outro?? :biggrin: pq? assim os jogadores nao se entendem umas vezes jogam duma maneira outras vezes doutra :mrgreen:

espera agora é que reparei como a estrategia é controlar secalhar nao convem pores os laterais e os alas a apoiar, mete automatico

Uma coisa que tb n tou a perceber é porque é que o cjr no 4231 dá apoio ao extremo e no profundo não. Tem sempre o correr de fundo em raramente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...