Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

vou alterando a medida que vou vendo os jogos e vou vendo os que jogadores fazem de mal, ou se fazem aquilo que eu quero ou nao e porque, depois no fim do jogo, gravo a tactica alterada e vou usando sempre a tactica que em os jogadores fazem aquilo que eu quero, por exemplo imagina que eu noto que a defesa esta alta demais, entao paro o jogo diuminuo a defesa e no fim gravo a tactica, depois para o proximo jogo uso a mesma tactica mas ja com essa alteraçao feita em que defesa ja nao esta tao alta, e vou fazendo sempre assim ate a tactica ficar mesmo como eu quero

o problema é que se pode perder jogos assim :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que se pode perder jogos assim :medinho:

entao pq? se mudas para melhor, pq é que podes perder jogos assim?

é so comigo que acontece os jogadores em dezembro se lesionarem muito nos treinos?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

entao pq? se mudas para melhor, pq é que podes perder jogos assim?

Se mudas é porque algo estava mal, o que pode ser fatal

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são as vossas sugestões para que eu faça que a equipa adversária remate o minimo possivel?

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são as vossas sugestões para que eu faça que a equipa adversária remate o minimo possivel?

Eu deixo-os rematar, desde que seja de longe.

Compartilhar este post

Link para o post

em todos?? entao e se apanhas um neymar e os DC o vao pressionar, tens noçao que ficam os dois a procura do norte? :biggrin:

Por isso é que se utiliza os centrais com tarefas distintas, para que isso não aconteça :-) De qualquer modo, apesar desse perigo, é uma situação que não tenho verificado porque os meus jogadores assim que perdem a bola no meio-campo adversário desatam a morder os calcanhares aos gajos para recuperar a bola muito mais assertivamente e que sem as instruções ao adversário não faziam.

Tenho gostado muito da estratégia Normal, baixei também a liberdade criativa um pouco para Padrão, comprimento uso Afunilado no último clic antes de Normal e perder tempo Raramente (4 clics), nas segundas partes dos jogos mudo a temporização para o primeiro clic em Rápido e o Perder Tempo para o primeiro clic em Às Vezes. Tudo isto a somar às instruções ao adversário tem dado umas belas goleadas no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões passeia-se, ontem despachei o Inter Milão por 3-1 com 64% de posse de bola (a mais baixa que tive até agora), 20 remates contra 1(!!!) deles.

P.S. ter uns regens do catano também ajuda muito :biggrin:

Se o adversário não tiver a bola, não pode rematar :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Se mudas é porque algo estava mal, o que pode ser fatal

entao por isso mesmo, mudo o que estava mal para ficar bem

nao deixa-los passar de meio campo :biggrin:

Por isso é que se utiliza os centrais com tarefas distintas, para que isso não aconteça :-) De qualquer modo, apesar desse perigo, é uma situação que não tenho verificado porque os meus jogadores assim que perdem a bola no meio-campo adversário desatam a morder os calcanhares aos gajos para recuperar a bola muito mais assertivamente e que sem as instruções ao adversário não faziam.

Tenho gostado muito da estratégia Normal, baixei também a liberdade criativa um pouco para Padrão, comprimento uso Afunilado no último clic antes de Normal e perder tempo Raramente (4 clics), nas segundas partes dos jogos mudo a temporização para o primeiro clic em Rápido e o Perder Tempo para o primeiro clic em Às Vezes. Tudo isto a somar às instruções ao adversário tem dado umas belas goleadas no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões passeia-se, ontem despachei o Inter Milão por 3-1 com 64% de posse de bola (a mais baixa que tive até agora), 20 remates contra 1(!!!) deles.

P.S. ter uns regens do catano também ajuda muito :biggrin:

Se o adversário não tiver a bola, não pode rematar :biggrin:

eu tambem uso um central a bloquear e outro a cobrir mas dando instruçao de pressioar o PL fico com a sensaçao que vao la os dois lol agora eu tou a jogar totalmente o oposto lool tou estratagia atacante, muita liberdade creativa, cumprimento tambem tou fechado, perder tempo tou as vezes, e temporizaçao rapida, infelizmente os meus regens é que nao sao assim grande espingarda, na altura ainda nao sabia muito bem o que contratar fui atras do atributo de determinaçao alguns ate ficaram bons mas outros nem por isso, comparados com outros de outras equipas que ja que ate metem meto, velocidades 17 e 18 tecnica 20 passe 19, nao tenho nada disso :biggrin: mas para a proxima epoca ja começo a contratar miudos com 16 anos para os fazer crescer

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu tb costumava usar as instruções que o Michael disse, mas o problema, é que eu ao contrário do Michael n posso incitar a minha equipa a pressionar alto porque com defesas de 9/10 de velocidade isso seria suicidio, portando que instruções recomendam? Capone achas que as que disses-te a pagina anterior resultariam?

É que sinto que a equipa falha muitas marcações, mesmo tendo o movimento preferido de marcar o adversário em cima e treinando o processo defensivo ao longo da época, mas outra coisa que tenho reparado é que sofro mais pelas laterais, pelos problemas referidos a cima mas tb por cortes falhados, por isso agora em janeiro fui buscar o defesa direito, que soube-se defender bem, o melhor que encontrei tinha 13 de desarme e marcação, só para verem ele é o 2º que tem esses atributos mais altos por isso tão a ver a qualidade da minha defesa.

btw, tou em 9º mas com 2/3 clubes atras de mim com diferença de pontos de 1/2pts

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu tb costumava usar as instruções que o Michael disse, mas o problema, é que eu ao contrário do Michael n posso incitar a minha equipa a pressionar alto porque com defesas de 9/10 de velocidade isso seria suicidio, portando que instruções recomendam? Capone achas que as que disses-te a pagina anterior resultariam?

É que sinto que a equipa falha muitas marcações, mesmo tendo o movimento preferido de marcar o adversário em cima e treinando o processo defensivo ao longo da época, mas outra coisa que tenho reparado é que sofro mais pelas laterais, pelos problemas referidos a cima mas tb por cortes falhados, por isso agora em janeiro fui buscar o defesa direito, que soube-se defender bem, o melhor que encontrei tinha 13 de desarme e marcação, só para verem ele é o 2º que tem esses atributos mais altos por isso tão a ver a qualidade da minha defesa.

btw, tou em 9º mas com 2/3 clubes atras de mim com diferença de pontos de 1/2pts

talvez um contra ataque, nao sei, eu sou suspeito para falar pq eu com o odivelas sempre joguei com pressao alta ate mesmo quando estava nas distritais e quando cheguei a primeira liga nao mudei as coisas, talvez seja uma questao de jogares mais fechado para recuperares mais facilmente a bola a meio campo e o trabalho defensivo nao ser tao sobrecarregado para os defesas, se mesmo assim nao funcionar entao tenta apostar num contra ataque com as linhas mais recuadas, as instruçoes que eu disse antes podes usar menos aquela de pressionar um PL ou Extremos mesmo que sejam maus na tecnica e no passe, pq se tens o azar deles conseguirem sair da zona de pressao é um grande perigo pq abre-se um espaço

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Volto a insistir no mesmo: demora um pouco mas compensa muito teres os jogadores (todos) com movimento preferido Marcação Apertada. A juntar isto também contribui a filosofia que utilizas, ou seja, para quantos mais aspectos do jogo os teus jogadores contribuem, mais coesa se torna a equipa. Isto significa que os médios e avançados também vão defender (tal como os defesas vão atacar).

Atenção ainda às barras de familiariedade táctica: por exemplo, no Everton (onde não regens do catano, nem jogadores com atributos estratosféricos) ando a usar um 4231 profundo e só agora pelo mês de Novembro é que a equipa está a carburar por causa das barras estarem quase cheias, passámos de vitórias por 1-0, empates e umas quantas derrotas para uma sequência que vai em 8 vitórias consecutivas já com resultados interessantes. Isto para reforçar o óbvio: quanto mais familiarizada a equipa estiver com a táctica, melhor vai saber defender e atacar.

Por fim, sejam maus ou médios ou excelentes os jogadores vão sempre cometer erros, seja uma má decisão no passe, seja um desarme ou uma intercepção falhada, etc, etc, portanto nada de perfeccionismos :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu jogo em contra-ataque, com linhas baixas, jogo fluido, porque é a maneira que gosto de jogar, com os extremos a virem cá atras defender, e já tou em fevereiro com a barra cheia.

O que tava a falar era nas instruções ao adversário, mas o que o capone disse até é interessante, jogando mais alto e a pressionar mais, contra equipas mais pequenas pode resultar porque assim dando-lhes menos espaço para jogar e recuperando a bola mais rapidamente faço com que os defesas não sejam tão sobrecarregados, mas o senão são as bolas nas costas, mas é uma opção a considerar naqueles jogos em casa ou em jogos que sou favorito.

Eu tb costumo meter o treino de marcação apertada n só nos defesas mas tb nos medios e extremos, só que o problema é aquele que já referi Michael, ou eles n se adpatam e tenho de os por a treinar de novo, ou então levam mt tempo, ainda agora o meu DE teve o tal problema de n se adaptar.

ah, e secalhar vou optar por um central a bloquear e outro a cobrir para tentar reduzir das bolas nas costas.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu jogo em contra-ataque, com linhas baixas, jogo fluido, porque é a maneira que gosto de jogar, com os extremos a virem cá atras defender, e já tou em fevereiro com a barra cheia.

O que tava a falar era nas instruções ao adversário, mas o que o capone disse até é interessante, jogando mais alto e a pressionar mais, contra equipas mais pequenas pode resultar porque assim dando-lhes menos espaço para jogar e recuperando a bola mais rapidamente faço com que os defesas não sejam tão sobrecarregados, mas o senão são as bolas nas costas, mas é uma opção a considerar naqueles jogos em casa ou em jogos que sou favorito.

Eu tb costumo meter o treino de marcação apertada n só nos defesas mas tb nos medios e extremos, só que o problema é aquele que já referi Michael, ou eles n se adpatam e tenho de os por a treinar de novo, ou então levam mt tempo, ainda agora o meu DE teve o tal problema de n se adaptar.

ah, e secalhar vou optar por um central a bloquear e outro a cobrir para tentar reduzir das bolas nas costas.

outra coisa muito interessante é usarmos a mesma os gritos pq reparei que influencia a mesma, mesmo ja tendo os nossos jogadores a fazer aquilo que queremos os gritos ainda ajudam a que fique ainda mais eficaz, mas é preciso saber-se o que se esta a mexer e onde, por exemplo eu ja tenho os meus jogadores todos a rematar de longe raramente mas mesmo assim rematavam as vezes de longe, meti levar a bola ate a area nos gritos e este jogo quase nao vi um remate de longe :celebracao: isto provavelmente se aplicara ao resto dos gritos tambem, por exemplo podemos ter a linha defensiva no maximo do alta mas se escolhermos nos gritos pressionar mais a frente ele ainda vai subir ainda mais a linha, se é que me fiz entender, mas cuidado com algumas coisas por exemplo o importunar adversarios mete os jogadores todos a fazer marcaçao a homem e isso nos nao queremos, devia ser apenas fazer mais pressao mas nao é, ele passa automaticamente os jogadores todos para marcaçao a homem se a opçao da marcaçao nao estiver assinalada claro, mas como disse é importante sabermos onde estamos a mexer

em relaçao as bolas nas costas, tens que fazer com que o passe nao saia do meio campo, muitas vezes o erro nao ta na defesa, mas sim na pressao e marcaçao a meio campo que foi mal feita e deu espaço para que sai-se o passe para as costas da defesa, dominar o meio campo aqui no FM é meio caminho andado para as vitorias

o Braga ta a oferecer este gajo a custo 0 mas pelo sim pelo nao vou mandar observar primeiro

260xt1j.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tenho de vos agradecer, Michael e Capone, por este resultado brilhante, as unicas alterações que fiz foi baixar a linha defensiva, tá a 1 toque abaixo do meio, pus pressão e marcação apertada nos Médios e no MAC e pressão nos extremos porque sentia que eles tinham espaço e tempo para fazerem td o que quisessem.

O Unico golo sofrido foi numa situação de 2 para 3 depois de um canto a nosso favor. :celebracao:

oJH4j6M.png

Ah e ainda pus a defesa em linha, porque no jogo anterior levei 2 golos com bolas nas costas da defesa, e podiam ter sido fora de jogo se não fosse o central que cobre os por em jogo

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tenho de vos agradecer, Michael e Capone, por este resultado brilhante, as unicas alterações que fiz foi baixar a linha defensiva, tá a 1 toque abaixo do meio, pus pressão e marcação apertada nos Médios e no MAC e pressão nos extremos porque sentia que eles tinham espaço e tempo para fazerem td o que quisessem.

O Unico golo sofrido foi numa situação de 2 para 3 depois de um canto a nosso favor. :celebracao:

:handclap: muito bem, tens alguem a esperar no limite da area nos cantos ofensivos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tenho usado assim, até acho que é a maneira como o Michael usa

7by7hMs.png

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tenho usado assim, até acho que é a maneira como o Michael usa

entao provavelmente devido a velocidade dos teus defesas convem teres mais alguem atras nos cantos ou exprimenta meter um a vir de tras pode ser que fique mais recuado e ajuda depois na recuperaçao de bola

e Avançados interiores sem ser com o pe contrario ja alguem exprimentou? exprimentei agora, tava a ganhar 2-0 resolvi intentar como o adversario tava a jogar em 4-1-2-1-2 os meus avançados interiores nao tavam a conseguir ir para dentro entao troqueios de posiçao ou seja o avançado interior de lado direito com pe esquerdo passou para o lado esquerdo o outro vice versa, ou seja ficaram os dois do lado do seu pe, e nao é que marcaram os dois mais um golo lol o que vi foi que eles saiem direitos a baliza mas rematam com mais força deve ser por estarem do lado do seu melhor pe, faz lembrar quando se jogava com extremos a jogar pelos flancos, vou exprimentar outra vez no proximo jogo a ver se resulta, mas tem que estar com funçoes de ataque para irem direitos a baliza na diagonal, se tiverem a apoiar em vez disso vao querer levar a bola para a zona do MAC e com nao estando a levar a bola para dentro sem ser com o pe contrario nao vai correr bem

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou com um problema no meu PSV...

Apesar de marcar imensos golos, em 20 jogos tenho 67 golos marcados. Sinto que sofro imensos, é verdade que grande parte é de cantos ou livres, muitos são de bola corrida, se bem que quase todos pelas laterais

Quase todos os jogadores estao em treino de Marcação Apertada.

2XsjeYh.jpg

que acham que posso melhorar ofensivamente e defensivamente.

e já agora como usam os vossos cantos e livres defensivos??

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de marcar imensos golos, em 20 jogos tenho 67 golos marcados. Sinto que sofro imensos, é verdade que grande parte é de cantos ou livres, muitos são de bola corrida, se bem que quase todos pelas laterais

has-de reparar se quando sofres esses golos pelas laterais que falas se os teus laterais nao tao muito subidos e nao ha ninguem a tapar aquela zona e provavelmente depois vai la um dos teus DC tapar essa zona e abre um buraco na defesa, sai um cruzamento para area e golo, é assim que sofres esses tais golos pelas laterais?

os cantos defensivos e livres defensivos nao mexo, basta a bola ir para um a jogador que tenha 2 metros e seja bom a cabecear se o teu jogador que o esta a marcar no canto nao tiver altura suficiente e impulsao quase de certeza que da golo, ai nao ha mesmo nada a fazer, é contratar centrais com 2 metros :biggrin:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

has-de reparar se quando sofres esses golos pelas laterais que falas se os teus laterais nao tao muito subidos e nao ha ninguem a tapar aquela zona e provavelmente depois vai la um dos teus DC tapar essa zona e abre um buraco na defesa, sai um cruzamento para area e golo, é assim que sofres esses tais golos pelas laterais?

os cantos defensivos e livres defensivos nao mexo, basta a bola ir para um a jogador que tenha 2 metros e seja bom a cabecear se o teu jogador que o esta a marcar no canto nao tiver altura suficiente e impulsao quase de certeza que da golo, ai nao ha mesmo nada a fazer, é contratar centrais com 2 metros :biggrin:

Sim, ou é pelo lateral estar mais a frente ou é mesmo por incompetencia do lateral que não marca devidamente o jogador com bola, e que lhe deixa fazer o cruzamento...

os meus centrais até são altos, 1.93M e 1.91M.

capo e que achas do resto, as instruções estão bem??

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ou é pelo lateral estar mais a frente ou é mesmo por incompetencia do lateral que não marca devidamente o jogador com bola, e que lhe deixa fazer o cruzamento...

os meus centrais até são altos, 1.93M e 1.91M.

capo e que achas do resto, as instruções estão bem??

talvez os laterais estejam a subir demais

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam que quanto mais frequentes forem as movimentações ofensivas sem bola (Correr de Fundo) dos laterais, maior é o risco de serem apanhados em contrapé.

Deixei de lado o 4231 nesse formato, é muito mais fiável usar um médio defensivo e um cjr ao lado

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam que quanto mais frequentes forem as movimentações ofensivas sem bola (Correr de Fundo) dos laterais, maior é o risco de serem apanhados em contrapé.

Deixei de lado o 4231 nesse formato, é muito mais fiável usar um médio defensivo e um cjr ao lado

e eu passei para duplo pivot, 4231 profundo

Compartilhar este post

Link para o post

e eu passei para duplo pivot, 4231 profundo

isso mesmo, estamos iguais :-)

já somos 3 ahah

1 Médio defensivo a apoiar e 1 cjr a apoiar também.

Compartilhar este post

Link para o post

já somos 3 ahah

1 Médio defensivo a apoiar e 1 cjr a apoiar também.

É isso mesmo paladinoman :-)

Mas só uso mesmo no Everton, Porto e Milheirós é 433 a bombar

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...