Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Qual é a vossa opinião em relação ao meter os avançados interiores a trocarem de posição entre eles? Se por exemplo meter cada um deles com funções diferentes e tiverem a trocar durante o jogo será que vai ficar muito confuso? Outra coisa que não consigo mesmo acertar bem é meter o ponta de lança a marcar golos. Continuo a achar que na estatística de oportunidades flagrantes tenho sempre poucas, é sempre 1 ou 2, embora tenha algumas dúvidas que isso as vezes conte bem, já notei uma vez um remate ao poste e não foi contabilizado de oportunidade flagrante

o avançado interior é suposto ser um jogador que actua com o pé contrário no flanco onde joga, se os pões a trocar de posição isso deixa de acontecer.

Pois, mas foi contabilizado como bola ao poste :-) Oportunidades flagrantes acho que a IA considera as que se falham dentro da pequena área, mas não ligues muito às estatísticas até porque podes não ter oportunidades flagrantes e ganhar os jogos por 2, 3 ou mais golos. Por isso, o teu problema é mais o ponta de lança não marcar golos e não a falta de oportunidades flagrantes.... bota aí SS da táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tou agora a ver como meter a SS mas a táctica é tipo aquela que usas no Porto uma das diferenças nas posições do jogadores é que passei os laterais para alas. Em relação aos jogadores trocarem posição durante o jogo e se por exemplo eu de um lado meter a extremo e do outro lado a avançado interior? É que pode acontecer os jogadores serem ambos direitos. A dúvida é se não fica confuso para eles estarem a mudar de função durante o jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Não tou agora a ver como meter a SS mas a táctica é tipo aquela que usas no Porto uma das diferenças nas posições do jogadores é que passei os laterais para alas. Em relação aos jogadores trocarem posição durante o jogo e se por exemplo eu de um lado meter a extremo e do outro lado a avançado interior? É que pode acontecer os jogadores serem ambos direitos. A dúvida é se não fica confuso para eles estarem a mudar de função durante o jogo

Teclas Alt e F9 ee automaticamente grava a imagem na pasta de screenshots, depois tens que fazer o upload da imagem por exemplo para o imageshack.

Sim, no caso de serem ambos direitos (ou esquerdos) tudo bem mas convém confirmares no perfil dos jogadores quais os papéis tácticos adequados aos jogadores, é que podes depois estar a colocá-lo como extremo e o adequado ser interior ou construtor de jogo. Confusos não ficam :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora estou a usar este meu 4-2-3-1 profundo que fiz no Vitória de Setubal, e em 5 jogos de pré época tem correspondido ao que pretendo da equipa.

mQT23De.jpg

Ainda está a sofrer uns ajustezinhos, mas assim que a época começar vejo a doer se funciona ou não. :)

Compartilhar este post

Link para o post

e agora a grande duvida, 4231 ou 4231 profundo? ganho muito mais apoio nas alas em ataque posicional no 4231 no entanto o 4231 profundo é mais seguro :confuso:

29wny8x.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora estou a usar este meu 4-2-3-1 profundo que fiz no Vitória de Setubal, e em 5 jogos de pré época tem correspondido ao que pretendo da equipa.

Ainda está a sofrer uns ajustezinhos, mas assim que a época começar vejo a doer se funciona ou não. :)

é normal que cries poucas oportunidades, estas a arriscar pouco, um desses MDC devia subir para apoiar o ataque e dar liberdade ao MAC para subir

Compartilhar este post

Link para o post

Bora pá, e aposta no Venâncio que o gajo é bom, só n há é dinheiro para o trazer para o belém

Compartilhar este post

Link para o post

e agora a grande duvida, 4231 ou 4231 profundo? ganho muito mais apoio nas alas em ataque posicional no 4231 no entanto o 4231 profundo é mais seguro :confuso:

eu prefiro 4-2-3-1profundo por isso :-

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

o que noto no 4231 profundo é que o MDC que sobe apoia o extremo do seu lado o que cria linahs de passe na frente, mas do outro lado como o MDC fica mais recuado depois a falta de apoio nas alas, talvez a soluçao passe por usar um avnçado interior desse lado com um ala a aparecer nas suas costas, qualquer das maneiras agora voltei ao 4231 normal, empatei agora 1-1 com o shalke para a champions fora primeira mao, a minha ideia é uma pressao alta com uma defesa alta e ter sempre o PL marcado ter um DC bloquear e outro a cobrir, ou seja quando a equipa sai a pressionar alto o PL deles tende a querer ocupar o espaço entre linhas, mas vai com ele o meu DC mais bloqueador e mais pressionante com um desarme duro, ficando atras o meu DC a cobrir para uma eventual ineficácia do meu DC bloqueador, assim ele recupera a bola e toca nas alas, caso o meu DC bloqueador conseguir desarmar o PL entao ai mete logo no MRB que inicia logo um contra ataque, mas nao faço a marcaçao ao PL homem a homem, mantenho os dc a zona a mesma, mas nas instuçoes ao adversario é que escolho marcaçao apertada e duro ao PL, ate agora tem estado a correr bem, depois é improtante que haja sempre linhas de passe dos flancos, que se formem os tais triangulos para que a equipa tenha sempre para onde passar abola e nao ser obrigada e fazer um chutao para a frente ou a segurar a bola

na imagem podemos ver o que referi em cima:

O central bloqueador sai a pressionar o PL e atras deles fica o central a cobrir para fazer a cobertura caso algo corra mal e assim fico descansado com aquela situaçao de ocuparem aquele espaço entre linhas podendo dar mais liberdade ofensiva a equipa

rt1dnk.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Sim senhor, muito bem pensado :prayer:

capone sempre em cima do acontecimento, ou neste caso em cima do PL

Compartilhar este post

Link para o post

Possivelmente 4231, mas é bem mais complexo no FM. O 4231 profundo à partida é capaz de ser mais equilibrado no processo defensivo e requer alguns ajustes ofensivos, principalmente contra equipas mais fracas. Pelo menos é o que tenho dado conta no Everton pois ganho com mais facilidade às equipas mais fortes (por ser mais sólido a defender) e por vezes a equipa encontra dificuldades contra equipas mais fracas.

Curioso mesmo, é que a meio da época estamos em 6º lugar atrás dos tubarões, fizemos uma Liga Europa impecável e a imprensa está sucessivamente a dizer que estou pressionado pelos resultados :estrelas:

o que noto no 4231 profundo é que o MDC que sobe apoia o extremo do seu lado o que cria linahs de passe na frente, mas do outro lado como o MDC fica mais recuado depois a falta de apoio nas alas, talvez a soluçao passe por usar um avnçado interior desse lado com um ala a aparecer nas suas costas, qualquer das maneiras agora voltei ao 4231 normal, empatei agora 1-1 com o shalke para a champions fora primeira mao, a minha ideia é uma pressao alta com uma defesa alta e ter sempre o PL marcado ter um DC bloquear e outro a cobrir, ou seja quando a equipa sai a pressionar alto o PL deles tende a querer ocupar o espaço entre linhas, mas vai com ele o meu DC mais bloqueador e mais pressionante com um desarme duro, ficando atras o meu DC a cobrir para uma eventual ineficácia do meu DC bloqueador, assim ele recupera a bola e toca nas alas, caso o meu DC bloqueador conseguir desarmar o PL entao ai mete logo no MRB que inicia logo um contra ataque, mas nao faço a marcaçao ao PL homem a homem, mantenho os dc a zona a mesma, mas nas instuçoes ao adversario é que escolho marcaçao apertada e duro ao PL, ate agora tem estado a correr bem, depois é improtante que haja sempre linhas de passe dos flancos, que se formem os tais triangulos para que a equipa tenha sempre para onde passar abola e nao ser obrigada e fazer um chutao para a frente ou a segurar a bola

O central bloqueador sai a pressionar o PL e atras deles fica o central a cobrir para fazer a cobertura caso algo corra mal e assim fico descansado com aquela situaçao de ocuparem aquele espaço entre linhas podendo dar mais liberdade ofensiva a equipa

Por isso mesmo é que optei desde logo por usar um interior a atacar de um lado e um extremo do outro a apoiar.

Capone, subir um dos MDC para a frente como? Coloca-lo à frente do Trinco ou mudar a posição dele? para MD ou assim?

Basta que se desmarque às vezes para aparecer mais à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou agora na 2º época com o Belenenses e gostava de saber como é que voces fazem para irem buscar bons jogadores, a custo zero ou baratos, para equipas deste nivel. É que já os olheiros são um bocado limitados e os relatórios que têm ou são jogadores um pouco fraquitos ou não há dinheiro para lhes pagar. :confuso:

Já fiz m*rda :facepalm: , sai do belem para ver se tinha sorte noutro clube mas esqueci-me de gravar, resultado, o jogo de vez em quando grava sozinho e puff, já n dá para voltar a tras, mas de qualquer maneira gostava de saber os vossos truques/dicas para ir buscar bons jogadores.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

Eu normalmente procuro nas listas de dispensados das ligas e vou às segundas divisões dos principais campeonatos, as vezes encontram-se bons jogadores. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Capone, subir um dos MDC para a frente como? Coloca-lo à frente do Trinco ou mudar a posição dele? para MD ou assim?

tens um MDC a trinco e o outro CJR ou seja tens os dois a correr de fundo raramente, um deles devia ser um MDC a apoiar

Possivelmente 4231, mas é bem mais complexo no FM. O 4231 profundo à partida é capaz de ser mais equilibrado no processo defensivo e requer alguns ajustes ofensivos, principalmente contra equipas mais fracas. Pelo menos é o que tenho dado conta no Everton pois ganho com mais facilidade às equipas mais fortes (por ser mais sólido a defender) e por vezes a equipa encontra dificuldades contra equipas mais fracas.

Curioso mesmo, é que a meio da época estamos em 6º lugar atrás dos tubarões, fizemos uma Liga Europa impecável e a imprensa está sucessivamente a dizer que estou pressionado pelos resultados :estrelas:

quais foram as expectativas para epoca que deste no inicio?

Tou agora na 2º época com o Belenenses e gostava de saber como é que voces fazem para irem buscar bons jogadores, a custo zero ou baratos, para equipas deste nivel. É que já os olheiros são um bocado limitados e os relatórios que têm ou são jogadores um pouco fraquitos ou não há dinheiro para lhes pagar. :confuso:

Já fiz m*rda :facepalm: , sai do belem para ver se tinha sorte noutro clube mas esqueci-me de gravar, resultado, o jogo de vez em quando grava sozinho e puff, já n dá para voltar a tras, mas de qualquer maneira gostava de saber os vossos truques/dicas para ir buscar bons jogadores.

eu procuro sempre jovens com potencial a custo 0

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que noto Milheirós é que os meus olheiros davam 4 e 5 estrelas a todos os jogadores, eu contratava os gajos e depois apareciam-me com uma estrela dado pelo adjunto... a partir daqui comecei a fazer as observações através do adjunto.

Um exemplo do que dizia... vitória fantástica que nos permite subir ao 5º lugar e estar na luta pelo acesso aos lugares da Liga dos Campeões.

a9oo.png

Quando mudaram o 4231 para um 352, coloquei os meus extremos a marcar os médios alas deles, com uma forte pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que noto Milheirós é que os meus olheiros davam 4 e 5 estrelas a todos os jogadores, eu contratava os gajos e depois apareciam-me com uma estrela dado pelo adjunto... a partir daqui comecei a fazer as observações através do adjunto.

Um exemplo do que dizia... vitória fantástica que nos permite subir ao 5º lugar e estar na luta pelo acesso aos lugares da Liga dos Campeões.

Quando mudaram o 4231 para um 352, coloquei os meus extremos a marcar os médios alas deles, com uma forte pressão.

eu mando sempre observar antes de contratar, mesmo por causa disso e as vezes acontece a mesma, mas isso eles começando a jogar se no relatorio la disser que podem vir a ser bons jogadores no futuro as estrelas do potencial começam a subir outra vez, tem é que jogar

bom resultado :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Olhemos para o que se passa na prática

ksxm.png

Apesar de em teoria ser um 4231, as instruções dadas fazem com que se transforme num 442 no qual o extremo do lado direito posiciona-se mais junto dos médios e o avançado interior do lado esquerdo encosta mais ao ponta de lança. O extremo direito deve arrastar o lateral adversário para a linha, abrindo espaço a que o ponta de lança explore os flancos, enquanto do lado esquerdo o cortar para dentro do Interior abre espaço às entradas do lateral, do n.º 10 e do próprio médio defensivo. No entanto, o interior também pode descair mais um pouco atrás basculando o lado esquerdo e passando a equipa a funcionar com 5 médios. Deste modo, com uma linha defensiva posicionada normalmente, 2/3 do campo ficam densamente povoados dificultando a exploração de espaços pelo adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

6irt.png

Joguei em 3-6-1, com 1 libero, 2 centrais, 2 alas (na mesma linha dos trincos) 2 trincos, 1 MC, 1 MCO, 1 Ponta.

Fizemos apenas 4 remates, mas foram os 4 feitos dentro de área e foram os 4 à baliza.

O Barcelona com tantos remates, só 2 foram dentro de área e foram ambos em cantos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, de malas feitas para a Escócia, vou alternar entre um 4-2-3-1 normal e um profundo(dá-me mais segurança cá atrás) no Celtic.

DJLKzPz.png

MoSAXV0.png

De resto vou continuar a apostar no jogo mais direto, embora sempre fosse mais a favor da posse, o futebol praticado no Belenenses era um futebol bonito para o nivel da equipa e porque acho que há mais facilidade em criar oportunidades de golo.

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei em 3-6-1, com 1 libero, 2 centrais, 2 alas (na mesma linha dos trincos) 2 trincos, 1 MC, 1 MCO, 1 Ponta.

Fizemos apenas 4 remates, mas foram os 4 feitos dentro de área e foram os 4 à baliza.

O Barcelona com tantos remates, só 2 foram dentro de área e foram ambos em cantos.

:handclap:

Bem, de malas feitas para a Escócia, vou alternar entre um 4-2-3-1 normal e um profundo(dá-me mais segurança cá atrás) no Celtic.

De resto vou continuar a apostar no jogo mais direto, embora sempre fosse mais a favor da posse, o futebol praticado no Belenenses era um futebol bonito para o nivel da equipa e porque acho que há mais facilidade em criar oportunidades de golo.

no 4231 vais ter falta de apoio no ataque posiocional na ala direita, o teu extremo vai estar muitas vezes colado a linha e sem opçoes de passe, no 4231 profundo acontece a mesma coisa mas desta vez na ala esquerda

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

El capone e Michael, quando tiverem tempo expliquem aqui melhor como funciona o 4231 que eu nao estou a conseguir funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz dois jogos na primeira liga e a verdade é que no primeiro e no segundo não gostei de ver a equipa no meio campo. Pelo que na segunda jornada ao intervalo estava a perder 3-0 com o benfica e alterei a tática para jogar em contra ataque e tendo uma linha vertical no meio campo, e a partir daí controlei o jogo e perdi por 3-2, mas podiamos ter chegado ao empate.

b529GZe.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

El capone e Michael, quando tiverem tempo expliquem aqui melhor como funciona o 4231 que eu nao estou a conseguir funcionar.

depende queres um 4231 com extremos, com avançados interiores ou com as duas coisas?

Fiz dois jogos na primeira liga e a verdade é que no primeiro e no segundo não gostei de ver a equipa no meio campo. Pelo que na segunda jornada ao intervalo estava a perder 3-0 com o benfica e alterei a tática para jogar em contra ataque e tendo uma linha vertical no meio campo, e a partir daí controlei o jogo e perdi por 3-2, mas podiamos ter chegado ao empate.

a extrutura esta bem montada, mas para jogar com passe mais directo os extremos nao deviam subir mais? no entanto se fizeres isso depois ja vais ter que alterar o meio campo

Compartilhar este post

Link para o post

Quero um 4231 com posse de bola e várias oportunidades de golo, como tal pode ser com o que for mais facil :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...