lastdance Publicado 24 Abril 2022 Citação de Bashir, Em 21/04/2022 at 01:45: Tens também o Clean Architecture do mesmo autor, O Refactoring do Martin Fowler e o Applying UML and Patterns do Craig Larman. Estão na minha lista para ler. o do fowler é brutal 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Abril 2022 Citação de Plagio o Original, Em 20/04/2022 at 22:47: Já leram livros q mudaram a vossa forma de programar? Pra mim é o clean code do Robert c Martin Quero ler o concurrency in go Quando acabas o livro, já está desatualizado Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 16 Julho 2022 Não sei bem onde perguntar por isso fica aqui: Tenho um conhecido que quer que lhe faça um site. Alguém tem ideias de quanto cobrar? Sei que é muito dependente de várias coisas mas queria ter a noção de um valor à hora. Será um projeto para fazer como "horas extra", ou seja, eu trabalho e seria algo para fazer para além do trabalho. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 31 Julho 2022 alguem costuma programar GO? Tou a fazer um projeto daqueles de entrevista para uma cena que gostava bastante de entrar e nunca programei nisto na vida. Já me estou a orientar, mas suponho que nao tenha feito muita coisa da melhor forma Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 1 Agosto 2022 Citação de BisDost, Em 07/06/2021 at 09:42: Companheiros... Sempre tive gosto nesta área, mas infelizmente não segui a mesma. Tive a dar uma vista de olhos nos cursos mas para além de ser preciso vender um Rim não tenho disponbilidade para os fazer. A questão aqui é: 1 - Existem cursos online gratuitos mas são tantos que não sei qual o melhor para alguém que pouco ou nada sabe (tive algumas aulas de HTML na escola mas o básico). O que aconselham? 2 - É possivel aprender a programar sozinho apenas com estes cursos? 3 - Que linguagem aconselham para começar? Estou na mesma situação que estavas há 1 ano. Sinto que apesar de ter alguma folga financeira, estou na área errada e não tiro grande prazer do que faço atualmente. Sempre tive o bichinho de aprender a programar e talvez um dia trabalhar na área, mas não tenho de todo conhecimentos para me lançar numa licenciatura na área. Sempre fizeste algum curso? Em que ponto estás atualmente? Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 1 Agosto 2022 Citação de Pedro_Y2J, há 34 minutos: Estou na mesma situação que estavas há 1 ano. Sinto que apesar de ter alguma folga financeira, estou na área errada e não tiro grande prazer do que faço atualmente. Sempre tive o bichinho de aprender a programar e talvez um dia trabalhar na área, mas não tenho de todo conhecimentos para me lançar numa licenciatura na área. Sempre fizeste algum curso? Em que ponto estás atualmente? Comecei um curso online daqueles gratuitos mas rapidamente desisti, não por ser difícil mas por não sentir motivação a estar a "estudar" sozinho. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2022 Citação de BisDost, há 17 horas: Comecei um curso online daqueles gratuitos mas rapidamente desisti, não por ser difícil mas por não sentir motivação a estar a "estudar" sozinho. Em programação aprende-se quase tudo sozinho, portanto isso parece-me um sinal de que não seria a melhor área para ti. 2 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Agosto 2022 Citação de BisDost, há 22 horas: Comecei um curso online daqueles gratuitos mas rapidamente desisti, não por ser difícil mas por não sentir motivação a estar a "estudar" sozinho. É por isso que há poucos programadores. A malta acha que é tudo muito complicado, mas no fundo nunca conseguem porque se aborrecem de estudar uma coisa relativamente simples. A curva de aprendizagem para ser um frontend juior duma empresa é ridiculamente baixa para os salários que se conseguem. Atenção, ser engenheiro e avançar, principalmente na qualidade, exige mais coisas, mas para sacar 1500~2000€ por mês não é assim tão complicado. É por isso que sempre que posso, desencaminho alguém para o mundo da programação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2022 (editado) Citação de Bashir, há 4 minutos: É por isso que sempre que posso, desencaminho alguém para o mundo da programação. Eu! Se hoje estou em IT é por tua culpa. Já te agradeci, mas não com uma tachada como devia ser. Editado 2 Agosto 2022 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Agosto 2022 Citação de Ghelthon, Agora: Eu! Se hoje estou em IT é por tua culpa. Já te agradeci, mas não com uma tachada como devia ser. Juizo, já tavas bem encaminhado e até tinhas outras bases matemáticas que te permitem outros voos. Mas há coisa de 1 ano e tal, consegui 'meter' um amigo na minha empresa e o gajo hoje é imprescindivel. Não que eu alguma vez duvidasse da capacidade dele, até porque sempre achei que ele tinha potencial para mais do que eu, mas com maturidade e interesse depressa encurtou o gap que tinha para os outros com mais tempo de experiência. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2022 Citação de Bashir, Agora: Juizo, já tavas bem encaminhado e até tinhas outras bases matemáticas que te permitem outros voos. Mas há coisa de 1 ano e tal, consegui 'meter' um amigo na minha empresa e o gajo hoje é imprescindivel. Não que eu alguma vez duvidasse da capacidade dele, até porque sempre achei que ele tinha potencial para mais do que eu, mas com maturidade e interesse depressa encurtou o gap que tinha para os outros com mais tempo de experiência. Meh, até não. Foi o teu forcing que me fez começar a focar mais nisso e depois mandar-me para a Academia. Mudaste a minha vida e se calhar nem tens bem noção disso. ❤️ 7 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2022 Citação de Bashir, há 21 minutos: É por isso que há poucos programadores. A malta acha que é tudo muito complicado, mas no fundo nunca conseguem porque se aborrecem de estudar uma coisa relativamente simples. A curva de aprendizagem para ser um frontend juior duma empresa é ridiculamente baixa para os salários que se conseguem. Atenção, ser engenheiro e avançar, principalmente na qualidade, exige mais coisas, mas para sacar 1500~2000€ por mês não é assim tão complicado. É por isso que sempre que posso, desencaminho alguém para o mundo da programação. Eu acho é que anda tudo a pensar que ser programador/área de IT no geral, é ver uns vídeos na Udemy e está a andar... Depois têm choques com a realidade+maus recrutamentos e temos a solução perfeita para eu andar aos coices em pessoas incompetentes para a área 1 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 2 Agosto 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 25 minutos: Meh, até não. Foi o teu forcing que me fez começar a focar mais nisso e depois mandar-me para a Academia. Mudaste a minha vida e se calhar nem tens bem noção disso. ❤️ Que bonito. Passei por algo do género com outra pessoa e ela também é como o Bashir e acha que não fez nada de especial. Passei de uma área em que não conseguia arranjar uma oportunidade, em que era desprezado e mal-tratado por vezes, para o completo oposto. Não foi fácil, investi muito tempo, muito suor, tive de sacrificar várias coisas pessoais, a minha relação até por uma crise passou para conseguir estar onde estou hoje. Digo sempre aos meus amigos: Não é fácil, mas vale muito apena. Que existam mais Bashir's por aí. Editado 2 Agosto 2022 por trz 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2022 Citação de trz, há 6 minutos: Que bonito. Passei por algo do género com outra pessoa e ela também é como o Bashir e acha que não fez nada de especial. Passei de uma área em que não conseguia arranjar uma oportunidade, em que era desprezado e mal-tratado por vezes, para o completo oposto. Não foi fácil, investi muito tempo, muito suor, tive de sacrificar várias coisas pessoais, a minha relação até por uma crise passou para conseguir estar onde estou hoje. Digo sempre aos meus amigos: Não é fácil, mas vale muito apena. Que existam mais Bashir's por aí. Entretanto eu já fui Bashir também, e levei um amigo para a Academia de Código e hoje está em IT também, feliz da vida. 😬 E partilho da parte da relação, também foi chato para mim porque ficámos quase 2 anos a não morar juntos, mas valeu a pena. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 2 Agosto 2022 Ter um Bashir ajuda muito. Ter aquele gajo que podes chatear sem receios de "olha, esta m*rda é assim e assado". Ainda me lembro de passar tipo algumas 3h com o @Stryka a resolver um exercício de C há uns anos valentes que até para ele era mais complicado porque pronto, tinha de ser feito com as limitações do que eu sabia. Ele não tinha de ter perdido tanto tempo comigo, muito menos a explicar-me cada nuance e depois a explicar-me como é que ele resolveria com o que ele sabe. E era um exercício mesmo estúpido. A verdade é que há muito tutorial/guia m*rdoso na Internet e ter um Bashir (gosto do termo) para ajudar a orientar as coisas é muito fixe. Há quem se dê melhor com sites mais práticos estilo o Codeacademy, há quem prefira os vídeos do Udemy/Youtube e até há quem encontre maior motivação nos velhinhos ancestrais manuscritos a que chamamos livros. Grande Luís Damas, o meu melhor amigo na hora de cagar. 4 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2022 No meu caso, o @Bashir foi importante na parte de me incentivar a mudar-me para a área, porque ele já lá estava e via que havia muita procura. Na verdade acho que nunca falámos muito de código, depois fiz o meu caminho sozinho e, com muito trabalho e uma boa dose de sorte, cá estou hoje. Mas sem dúvida que foi ele o booster da mudança, até porque também ele não é propriamente da área (no sentido que não foi isso que ele estudou na faculdade). 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 2 Agosto 2022 Acham que um curso assim completo da Udemy (como este https://www.udemy.com/course/the-complete-web-development-bootcamp/) é suficiente para arranjar um trabalho como junior? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Agosto 2022 ai que o meu coração não aguenta 🥰 1 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 2 Agosto 2022 A mim o que me assusta não é a necessidade de aprender algo novo, porque esse é o desafio. Assusta-me é o facto de estar a chegar aos 30, a minha formação ser em gestão e os meus conhecimentos em informática serem o básico do quotidiano. É possível com um curso online arranjar facilmente trabalho na área? Por onde sugerem começar? Compartilhar este post Link para o post
Stryka Publicado 2 Agosto 2022 Citação de El Shafto, há 3 horas: Ter um Bashir ajuda muito. Ter aquele gajo que podes chatear sem receios de "olha, esta m*rda é assim e assado". Ainda me lembro de passar tipo algumas 3h com o @Stryka a resolver um exercício de C há uns anos valentes que até para ele era mais complicado porque pronto, tinha de ser feito com as limitações do que eu sabia. Ele não tinha de ter perdido tanto tempo comigo, muito menos a explicar-me cada nuance e depois a explicar-me como é que ele resolveria com o que ele sabe. E era um exercício mesmo estúpido. A verdade é que há muito tutorial/guia m*rdoso na Internet e ter um Bashir (gosto do termo) para ajudar a orientar as coisas é muito fixe. Há quem se dê melhor com sites mais práticos estilo o Codeacademy, há quem prefira os vídeos do Udemy/Youtube e até há quem encontre maior motivação nos velhinhos ancestrais manuscritos a que chamamos livros. Grande Luís Damas, o meu melhor amigo na hora de cagar. As coisas que um gajo faz pelos amigos. E pelo choco frito que me vais pagar com o teu salário. Mas mais pela amizade, claro. 4 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 3 Agosto 2022 Citação de Gilberto Carlos, há 19 horas: Eu acho é que anda tudo a pensar que ser programador/área de IT no geral, é ver uns vídeos na Udemy e está a andar... Depois têm choques com a realidade+maus recrutamentos e temos a solução perfeita para eu andar aos coices em pessoas incompetentes para a área Concordo, mas também é verdade que hoje em dia anda tudo a rapar o tacho e as empresas sabem que ou ajudam a formar profissionais ou então dificilmente contratam, a não ser que subam salários. Há uma carrada de empresas agora a fazer "academias", onde contratam recém formados e os direcionam para Frontend, Backend, Data, etc. Btw, deixo aqui dois sites porreiros para empregos na área de IT para quem procura um trabalho remoto: https://cord.co/ https://otta.com/ 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Agosto 2022 Citação de Pedro_Y2J, há 16 horas: A mim o que me assusta não é a necessidade de aprender algo novo, porque esse é o desafio. Assusta-me é o facto de estar a chegar aos 30, a minha formação ser em gestão e os meus conhecimentos em informática serem o básico do quotidiano. É possível com um curso online arranjar facilmente trabalho na área? Por onde sugerem começar? Um curso online é bom para perceberes se vale a pena investir na área ou qual a área que queres seguir. Nenhum recrutamento decente te vai contratar se apareceres lá com certificados da Udemy de $10 Mas se queres arranjar emprego, tens que pagar uma formação a sério. E convém ires decidido, porque são caras. Por exemplo, um Bootcamp como o do @Ghelthon, é caro e duríssimo. Ou sais de lá com as bases todas, ou desistes na primeira semana. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 3 Agosto 2022 Também há o UpSkill: https://upskill.pt/ É gratuito, em parceria com faculdades e tem uma bolsa igual ao salário mínimo. 3 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 3 Agosto 2022 https://blog.teamlyzer.com/posts/64/10-melhores-bootcamps-de-programacao-em-portugal-para-2022 Deixo aqui isto porque acho que pode ser útil. 3 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 5 Agosto 2022 Citação de trz, Em 03/08/2022 at 12:38: https://blog.teamlyzer.com/posts/64/10-melhores-bootcamps-de-programacao-em-portugal-para-2022 Deixo aqui isto porque acho que pode ser útil. Não sabia que também já eras de programação 😛 Já falei com o @Ghelthon há uns dias, e a curto prazo também não sei se tento algo do género. Primeiro quero fazer esses cursos online para perceber se tenho alguma capacidade para isto, mas também é verdade que vejo alguns colegas hoje a trabalhar e bem na programação e na altura ninguém dava nada por eles. De qualquer forma, a determinação e resiliência são a chave para ter sucesso. 1 1 Compartilhar este post Link para o post