Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Então eu usava o que te recomendei.

O head first java é bom para quem tem poucas bases e quer aprender o básico mas ficas com um conhecimento muito superficial da linguagem. O introduction to Java programming aborda praticamente tudo e tem montes de exercicios , o que é essencial para aprender.

Acho que vou investir nesse.

Obrigado aos dois :)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou a desenvolver uma aplicação que envolve tratamentos, historico de tratamentos, alimentação, historico de alimentação, anomalias, historico de anomalias etc.

Qual seria a melhor maneira de guardar os históricos? Comecei por fazer como descrevi acima, criando uma tabela para cada coisa. tabela_x e tabela_historico_x.

Como é óbvio, seria muito mais prático criar uma tabela principal de historicos e a partir daí associar tudo.

A questão é que não estou a conseguir arrancar com isto, tou a encravar. Alguém pode ajudar, com o pouco que eu expliquei? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O melhor é pensares bem na base de dados, nunca faças on the fly (faz o que eu digo e não o que eu faço :mrgreen: )

Primeiro é lógico que vais ter de ter uma tabela utente com os seus dados pessoais.

Depois vais ter de tabelas para cada uma das coisas e tabelas auxiliares para as juntar porque nessa área tudo o que é saúde é volátil, vais de ter também de ter tabelas de função como por exemplo de estado em que a vais utilizar para muita coisa.

Porque é que tu devias ter uma tabela Alimentação e Histórico alimentação, explica melhor

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor é pensares bem na base de dados, nunca faças on the fly (faz o que eu digo e não o que eu faço :mrgreen: )

Primeiro é lógico que vais ter de ter uma tabela utente com os seus dados pessoais.

Depois vais ter de tabelas para cada uma das coisas e tabelas auxiliares para as juntar porque nessa área tudo o que é saúde é volátil, vais de ter também de ter tabelas de função como por exemplo de estado em que a vais utilizar para muita coisa.

Porque é que tu devias ter uma tabela Alimentação e Histórico alimentação, explica melhor

Eu fiz on the fly da maneira que expliquei. Com tabela e historico para a tabela.

Por exemplo, tens vários canis (plural de canil? lool), cada canil pode ter um tipo de alimentação, tratamentos, quantidade de alimentos, anomalias (avarias). A questão é que eu quero associar isso dos tratamentos, alimentação, doenças, anomalias, por Dono (um dono pode ter varios canis), por canis ou por casota do canil. A questão é que a pessoa que me está a orientar não gostou da parte de ter um historico para cada coisa, e disse que seria mais facil um historico geral, com id's pai etc. Mas confesso que não percebi muito bem, porque foi falado muito por alto.

Não sei se me estou a explicar :mrgreen:

Acho que o melhor era uma tabela para cada historico, depois nessa tabela metes um código(num), o nome e a data(?), depois é inserires na tabela quando inserires na tabela "principal".

Além disso tens que adicionar tambem a chave primária da tabela à qual vais ligar

Isso foi o que eu fiz inicialmente, mas vai ter um peso muito grande na DB.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas ninguém cria tabelas de históricos tu tens de criar tabelas de dados, os teus dados são os históricos.

A forma como estás a pensar na DB vai dar uma salganhada no final, lembra-te quando se faz algo tem de dar para escalar depois

Compartilhar este post

Link para o post

mete ai o esquema da db, pode ser so em texto, com as colunas de cada tabela e a malta ajuda-te melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou investir nesse.

Obrigado aos dois :)

Vê bem a edição em que investes, depois aquilo ainda tem montes de informação extra no site mas valem a pena a maior parte como o XML por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tabela Dono

- Dono ID (PK)

- Dados que quiseres

Tabela Canil

- Canil ID (PK)

Tabela "Histórico"

- Histórico ID (PK)

- Tratamento ID (FK)

- Alimentacao ID (FK)

- whatever ID (FK)

Tabela DonoCanilRelacional

- Dono ID (FK)

- Canil ID (FK)

- HistóricoID (FK)

Tens a tabela relacional que liga um Dono a um Canil e a um histórico. Mete as 3 como primary key para não haver um conjunto igual mas pode haver várias rows com o mesmo dono , canil, ou histórico. Cada histórico é um conjunto de tratamento, alimentação... certo? Não sei se percebi bem. Se houver mais que um tratamento para o mesmo hisórico, então faz outra tabela relacional com historico e tratamento ou outra para historico e alimentacao, etc, e a tabela historico passa a ter so ID e uma descricao ou algo assim pode haver vários historicoid repetidos mas com tratamentos diferentes se esse historico teve mais que um tratamento. Depois tabelas para tratamentos, alimentacoes, whatever com a descriçao e o que quiseres.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

NiKel acho que foste tu mas não tenho a certeza que uma vez falaste num jogo de basket ao estilo de football manager, que linguagens aconselhas para fazer algo do género?

Para os ecrãs, tudo o que não fosse motor 3d, usaria visual studio com C# ou VB e fazia isso fácil, o problema seria o algoritmo dos jogos e trades ou o motor 3d se quisesses incorporar isso no jogo. Nessas componentes, não faço ideia sinceramente.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz em cs, vb é m*rda. Trocas é na boa, o motor de jogo não sei mas duvido que estejas muito virado para ai, lembra-te do do fm e do anos que ja tem em cima...

Compartilhar este post

Link para o post

E obrigado por me pegares o bichinho ahah. Vou brincar com isso, mas vou fazer em c# que tem uma coisa maravilhosa, linq <3

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Cs é C Sharp ou C#. Sabes Java? Se souberes, então o C# é intuitivo, é muito parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

O VB não é muuuuuuito diferente também. Há umas diferenças de síntase, "if endif" passa a if{ } e algumas coisas do género, mas a lógica por trás da programação é a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

btw, Acho que vb vai ser descontinuado breve pela microsoft.

Compartilhar este post

Link para o post

Tabela Dono

- Dono ID (PK)

- Dados que quiseres

Tabela Canil

- Canil ID (PK)

Tabela "Histórico"

- Histórico ID (PK)

- Tratamento ID (FK)

- Alimentacao ID (FK)

- whatever ID (FK)

Tabela DonoCanilRelacional

- Dono ID (FK)

- Canil ID (FK)

- HistóricoID (FK)

Tens a tabela relacional que liga um Dono a um Canil e a um histórico. Mete as 3 como primary key para não haver um conjunto igual mas pode haver várias rows com o mesmo dono , canil, ou histórico. Cada histórico é um conjunto de tratamento, alimentação... certo? Não sei se percebi bem. Se houver mais que um tratamento para o mesmo hisórico, então faz outra tabela relacional com historico e tratamento ou outra para historico e alimentacao, etc, e a tabela historico passa a ter so ID e uma descricao ou algo assim pode haver vários historicoid repetidos mas com tratamentos diferentes se esse historico teve mais que um tratamento. Depois tabelas para tratamentos, alimentacoes, whatever com a descriçao e o que quiseres.

Quando chegar a casa vejo isto com atenção, tou no restaurante e não me dá jeito.

Desde já obrigado pela atenção :compinchas:

Sim.

btw, Acho que vb vai ser descontinuado breve pela microsoft.

Sendo OOP, e se ele já aprendeu PHP (no caso de ter aprendido OOP), não deve ter grandes problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se existir aqui algum programador de Java e que precise de ajuda a arranjar emprego ou simplesmente possa estar a pensar em mudar que me contacte por MP

Compartilhar este post

Link para o post

Camaradas, se eu quiser aprender Java (Android, mais especificamente) em tempo recorde, que livros/sites/whatever me aconselham?

Compartilhar este post

Link para o post

Se existir aqui algum programador de Java e que precise de ajuda a arranjar emprego ou simplesmente possa estar a pensar em mudar que me contacte por MP

Camaradas, se eu quiser aprender Java (Android, mais especificamente) em tempo recorde, que livros/sites/whatever me aconselham?

:mrgreen: Estás a pensar mudar de área Ghel?

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen: Estás a pensar mudar de área Ghel?

Lol não, de todo. :lol: Mas preciso de fazer uma coisa simples, só que não percebo patavina. Também demasiado simples para pagar a alguém para o fazer. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...