Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Claudiojp, há 42 minutos:

Era o rcoelho sim. Mas eu também ando meio a bater mal, já o ano passado andava um pouco. Esta cena toda empresarial e de ter de me vender pá, não é nada a minha praia e sinceramente nem sei o que ando a fazer mal. Provavelmente não me sei vender, mas lá está, se soubesse tinha ido para comercial.

https://simplify.jobs/blog/how-to-use-the-xyz-resume-format/#:~:text=1.,tailoring it with relevant keywords.
Muda o teu CV para isto
"Accomplished [X] as measured by [Y] by doing [Z]"
Mete a negrito os números mais relevantes.

Conquista, contexto e ação. Quanto mais relevante for para o novo cargo, melhor.

Por exemplo, "Accomplished a €120,000 annual cost reduction [X] as measured by infrastructure expense reports [Y] by collaborating with engineering teams to identify and mitigate high-traffic page bottlenecks [Z]." Se tens uma empresa atrás de ti como DevOps ou SRE ou mais genericamente como Software Engineer, aquilo é música para os ouvidos deles.

Em 4 anos certamente tiveste várias conquistas, podem não ter sido 120000€ poupados, pode ter sido um componente que desenvolveste que aumentou a taxa de satisfação dos clientes em 20%, ou uma página cheia de problemas onde a tua intervenção reduziu o número de 404's em 80% ou o tempo de carregamento em 50%.

Está na hora de pegar no lápis e procurar tudo o que possas que sirva para te venderes. Depois podes usar isso na entrevista também, como já tens os dados todos por escrito vais ficar mais confiante para falar deles.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 hora:

Beneficio do trabalhador? Maior produtividade (só esta então dava pano para mangas), menos encargos como comida (em IT é bem comum existirem), a não necessidade de terem escritórios para 1000 pessoas num centro duma cidade cara, todos os perks que dão tipo massagens e tretas do género. Agora se não existe um management ou uma estrutura que consiga aferir a diferença de produtividade entre estar em casa ou no escritório, se existem cargos que existem apenas para andar a ver quem tá sentado no lugar ou para andar com cara de ocupado em passo apressado pelo escritório, isso já são outros quinhentos. O facto de ter encargos que interessem ser faturados também é outra coisa. Agora dizer que o beneficio é só do trabalhador já me dá alguma comichão honestamente..

Não foi isso que quis dizer. O meu ponto é que achar o contrário, que é ótimo para toda a gente e para todas as empresas não é linear. E que percebo perfeitamente que uma empresa use isso (trabalhar remotamente) como chamativo/benefício/o que lhe quiserem chamar, tendo em conta que já existe empresas a exigir o 100% presencial.

E eu estou praticamente full remote, vou quando quero. Tenho colegas que entraram depois que são obrigados a ir 3 vezes por semana. A empresa prefere as pessoas no escritório mas também não tem capacidade para todas neste momento. Como disse, não é linear.

Compartilhar este post

Link para o post

Digam logo que os chefes não suportam a ideia de não ver os subordinados em frente ao computador.
Eu também não consigo tirar a vista de cima do meu cão.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 4 horas:

Estou novamente desempregado desde Fevereiro, e tenho mandado alguns currículos, embora poucos para o normal, porque tenho andado mais seletivo naquilo que procuro, e o que tenho reparado muito é nas ofertas de junior, em que neste momento pedem 2,3 ou até 4 anos de experiência. Isto para mim não cabe na cabeça de ninguém. Um gajo acabado de sair da faculdade, ou como eu que estive 1 ano "parado" a fazer outro trabalho, porque verdade seja dita, a comida é precisa pôr na mesa, não tem hipóteses nenhumas. E o que tenho ouvido muito nas entrevistas a que vou, para consultoras, é que têm muitas vagas para muita coisa, mas depois "não têm projetos".

Tudo bem que eu também tenho "pouca" experiência relevante, estive 4 anos e uns meses sempre na mesma empresa, com tecnologia que para além de não se usar em mais lado nenhum ou ser um nicho, também não me permitiu evoluir muito, mas a oferta neste momento também não tem estado nada de especial. Ainda por cima estou meio de pé atrás com consultoras, porque não quero que me metam num cliente em cascos de rolha. Um dos motivos pelo qual saí do último trabalho em que estava era porque todos os dias ia de Almada a Sacavém de transportes, e levantar às 6h para só chegar a casa, com sorte, às 19h30, não é vida para ninguém e rapidamente fiquei completamente esgotado.

E depois há a questão dos ordenados, quer dizer, eu estudei para ter uma formação superior, e vejo os ranges de salários para junior entre 900€-1200€, mas meus amigos, tenho um conhecido que entrou no mercadona para caixa a ganhar 1100€ brutos.

Estou solidário contigo, o que não falta são burros que nem ler sabem e que entraram em 'bom tempo'.
Mas deixa-me ir um pouco contra a corrente: 2~3 anos ainda devia ser um junior. Um gajo bom seria um mid, que para mim é mais um junior responsável e proativo. O problema desta história toda é que temos gente com 3~4 anos que já fazem os trabalhos de seniores, porque coitados, de seniores têm pouco. E ai a 'cena' fica toda desfigurada.
Avaliando superficialmente, que é como os RH fazem, olha para os teus 4 anos e uns meses a fazer a mesma coisa, ou seja, um pouco de nada como dizes, numa m*rda que é um nicho e mais um ano parado é suposto verem o quê? Eu não estou a desconsiderar os porquês, o meu melhor amigo teve que parar logo no inicio devido a cenas familiares, teve que fazer outras coisas (no caso empresa familiar) e depois até ter uma oportunidade decente aconteceu porque alguém meteu uma palavrinha para o fazer chegar até à entrevista. Estamos a falar dum gajo brilhante que convence em todos os lugares que passou, é literalmente aquela pessoa que fez os trabalhos a toda a gente na universidade e q à lá antifa, toda a gente recorre para tudo e mais alguma coisa. Eu percebo que um CV como o teu passe para o lado, honestamente.

A formação superior para mim é igual ao litro honestamente e isso do Mercadona nem é conversa, está ao teu alcance ires para lá também, ou não?
Mais a conversa dos transportes, é chato sim senhor. Agora imagina a malta do interior que tem de arranjar casa no Porto/Lisboa para poder começar, longe da familia, a ter essas mesmas horas de transporte. Eu vi/vejo essas decisões todas a contribuir para uma carreira, que me levaram hoje a poder voltar ao interior full remote com um salário decente. Se não quisesse uma carreira se calhar tinha arranjado outros empregos a ganhar mais do que ganhava na altura à porta de casa. São vidas.

Citação de migxstoper, há 2 horas:

Não foi isso que quis dizer. O meu ponto é que achar o contrário, que é ótimo para toda a gente e para todas as empresas não é linear. E que percebo perfeitamente que uma empresa use isso (trabalhar remotamente) como chamativo/benefício/o que lhe quiserem chamar, tendo em conta que já existe empresas a exigir o 100% presencial.

E eu estou praticamente full remote, vou quando quero. Tenho colegas que entraram depois que são obrigados a ir 3 vezes por semana. A empresa prefere as pessoas no escritório mas também não tem capacidade para todas neste momento. Como disse, não é linear.

Claro que não é ótimo para toda a gente nem para todas as empresas. Mas eu apostava um mindinho em como é muito mais benéfico para as empresas do que para os trabalhadores. Agora se a empresa sabe funcionar ou não como remote já é outra coisa.

Citação de xicantonio, há 1 hora:

Digam logo que os chefes não suportam a ideia de não ver os subordinados em frente ao computador.
Eu também não consigo tirar a vista de cima do meu cão.

Ora...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

No recrutamento que participei para a minha equipa, houve um gajo com uns 2 anos de experiência, mas cheio de vontade, humilde. Pensamento lógico estava todo lá.  Pá, ia encaixar perfeitamente na equipa.

Mas depois ia querer receber muito mais que eu. Também é preciso ter noção das coisas.

Acho que a vaga ainda está aberta, o gajo que vinha da Índia vai-se manter lá. Assustou-se quando lhe disse o custo de vida no Porto 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 11 horas:

No recrutamento que participei para a minha equipa, houve um gajo com uns 2 anos de experiência, mas cheio de vontade, humilde. Pensamento lógico estava todo lá.  Pá, ia encaixar perfeitamente na equipa.

Mas depois ia querer receber muito mais que eu. Também é preciso ter noção das coisas.

Acho que a vaga ainda está aberta, o gajo que vinha da Índia vai-se manter lá. Assustou-se quando lhe disse o custo de vida no Porto 

O gajo é fino porque agora te pôs a ver que recebes mal

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

Não tinha visto por esse prisma.

Ele é um herói sem capa!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, Em 16/06/2025 at 15:44:

Estágio remunerado de 9 meses numa empresa do Porto. Têm nas condições de acesso que podes concorrer se não trabalhares em informática e tiveres curso superior de matemática, engenharia ou equivalente. Também falam em completar curso de reconversão profissional mas não sei exatamente com que cursos trabalham.

Provavelmente o Switch deve dar, dado que é pelo Porto.

Sou de Lisboa e trabalho em Lisboa mas não conheço muitas empresas com academias equivalentes por aqui. Nada disto é garantido, mesmo a Blip diz no site que o ano passado contrataram 34% dos 52 estagiários.

Só para adicionar aqui, caso dê jeito a alguém: na última turma de Software Developer do CESAE Digital no Porto, houve 4 vagas para estágio curricular na Blip (3 meses, faz parte do curso) 

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já falaram disto por aqui, mas conhecem alguma plataforma para arranjar uns trabalhos 'por fora'? Posso passar recibos através da empresa da minha mulher e queria evitar andar à caça no LinkedIn.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Em 19/06/2025 at 09:38:

Citação de Jimpo, Em 21/05/2025 at 13:45:

De vez em quando aparece-me este sketch de um humorista. ( e vai na volta ja contei isto aqui)

O gajo diz que trabalha em IT e que o prazer dele é mandar CVs à toa porque como trabalha pouco, gosta de passar o tempo a fazer as entrevistas diretamente com os RH e como nao tem interesse em ficar com o trabalho acaba por ser ele a dominar a conversa. Chega à parte da entrevista que ele mais gosta que é quando lhe perguntam quanto é que espera receber e ele responde: "+10% que você", eles costumam ficar enconados mas a resposta normalmente é "mas quanto é que pensa que ganho?", "olhe, eu fiz um estudo de mercado e para a sua posiçao o normal é X" que é um numero bem alto mas que tem como objetivo de criar a duvida. Portanto a entrevista esta ganha quando ela acaba e quem começa a procurar trabalho é o recrutador.

desculpa @Petar Musa

• Like 1
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o melhor local,

Alguém tem feito apps através de IA? Emergent Sh por ex

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...