Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
What

Morreu a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Publicações recomendadas

A Grã-Bretanha deve a sua posição a muitas (grandes) personalidades, mas a Thatcher não é uma delas. É uma das grandes personagens da História do século XX, mas isso também o Hitler foi e não pelas melhores razões.

O que ela fez não tem nada de admirável. Privatizou muitas empresas e serviços públicos, cortou no Estado Social, promoveu o neoliberalismo como sistema económico (e bem sabemos aonde o neoliberalismo nos trouxe actualmente). As políticas dela baixaram a inflação, é verdade, mas a custo da duplicação do desemprego, flexibilidade no despedimento e desindustrialização da Grã-Bretanha. Socialmente foi miserável. Salvou a economia a curto prazo, mas condenou-a a médio/longo prazo; estamos hoje a sofrer o impacto da "recuperação económica" dela (ou da adopção de medidas similares às dela).

E não esquecer que este doce de pessoa era "unha com carne" do Pinochet, tentou acabar com os sindicatos e classificou o Nelson Mandela como terrorista, enquanto se opôs a sanções ao regime sul-africano do Apartheid. How lovely!

Sim. Tudo isso é verdade. Daí também ter dito que houve coisas que discordei do que ela fez, mas isso é omitido, não é? O que interessa é dizer que sou 'contra'? No entanto, há que reconhecer que para salvar a economia britânica, era tudo isso que tinha de ser feito. Terá sido a melhor opção a curto - prazo? Dificilmente. Teve consequências sociais horríveis, sim, foi uma destruição social, como li por aí, é verdade, problemas de exclusão social que ainda hoje duram na Grã - Bretanha por causa dela. Desemprego aumentou em catadupa e recessão económica nos primeiros quatro anos. Entretanto, demonstrou competência e destreza a nível militar, e salvou o território britânico de uma invasão ilegal e de um regime ditatorial. Isso do desemprego é uma falsa verdade, também. Sim, teve um aumento até aos 3 milhões (acho que foi algo de 1 milhão para 3?), mas no ultimo mandato dela, quando a economia já estava estabilizada, o desemprego desceu até aos 2 milhões, pouco menos penso. Vi um gráfico com isso num livro qualquer, can't remember.

Depois teve alguns fails, incluíndo o poll tax, mas que eu saiba, os cofres quando a Labor Party entrou estavam cheios, e bem cheios. Os UK eram, novamente, uma potência mundial. Daí eu dizer, o que ela fez economicamente é admirável. O UK não seriam o que são actualmente em termos económicos sem a implementação das medidas dela. É um facto.

E a postura dela em relação à UE, desde início, parece que teve algum acerto.

Também acho que não sou assim tão burro para reconhecer mérito no que ela fez. Lutou por pelo UK e voltou a transformar o UK num centro económico, algo que tinha deixado de ser pré - Thatcher. Reconheço-lhe mérito, tenho-lhe respeito, não concordo com muito que fez. Não deixou de ser um marco na história, por ser odiada por uns, e amada por outros.

Nem tinha visto este post. Ó Jone, tinha-te em melhor consideração. Então esse primeiro parágrafo foi um bocado infeliz. :compinchas:

Tranquilo, cada um com a sua opinião. Também não só maior defensor dela, mas também não sou o maior crítico. Ela fez coisas boas, também. Acho exagerado o hype que lhe estão a fazer though. E acho que o filme The Iron Lady foi o principal motor para isso. Mas eu também só fui ler sobre ela depois de ver o filme...:mrgreen:

Editado por Jone Postiga

Compartilhar este post

Link para o post

E acho que o filme The Iron Lady foi o principal motor para isso. :

Eu acho que foi o principal motor para uma imagem mais positiva dela, porque as coisas são faladas a partir do prisma dela, tal como diz a reportagem que o What colocou.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Tudo isso é verdade. Daí também ter dito que houve coisas que discordei do que ela fez, mas isso é omitido, não é? O que interessa é dizer que sou 'contra'? No entanto, há que reconhecer que para salvar a economia britânica, era tudo isso que tinha de ser feito. Terá sido a melhor opção a curto - prazo? Dificilmente. Teve consequências sociais horríveis, sim, foi uma destruição social, como li por aí, é verdade, problemas de exclusão social que ainda hoje duram na Grã - Bretanha por causa dela. Desemprego aumentou em catadupa e recessão económica nos primeiros quatro anos. Entretanto, demonstrou competência e destreza a nível militar, e salvou o território britânico de uma invasão ilegal e de um regime ditatorial. Isso do desemprego é uma falsa verdade, também. (...)

Poucas pessoas sabem, mas quando começou a invasão da Argentina nas Malvinas a maioria das assessores e dos ministros da Margareth Thatcher (e muito possivelmente ela, apesar de não se saber) pensava que o arquipélago ficava ao largo da ... Escócia.

Aliás, diz-se que as primeiras indicações dos assessores dela era levar as tropas britânicas para o Atlântico Norte. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que foi o principal motor para uma imagem mais positiva dela, porque as coisas são faladas a partir do prisma dela, tal como diz a reportagem que o What colocou.

Também um pouco. Mas acho que acaba por ser inerente ao ser humano e à psicologia do ser humano em relação a algo visual.

Eu pessoalmente, não gostei tanto assim do filme. Gostava que tivessem abordado mais a parte política.

Poucas pessoas sabem, mas quando começou a invasão da Argentina nas Malvinas a maioria das assessores e dos ministros da Margareth Thatcher (e muito possivelmente ela, apesar de não se saber) pensava que o arquipélago ficava ao largo da ... Escócia.

Aliás, diz-se que as primeiras indicações dos assessores dela era levar as tropas britânicas para o Atlântico Norte. :lol:

:lol:

Tal como também havia os rumores de que quem lhe rodeava não estava com ela e queria era queimá-la...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava que tivessem abordado mais a parte política.:lol:

Com as devidas diferenças, tens muitos exemplos neo-liberais no teu País.

Compartilhar este post

Link para o post

Com as devidas diferenças, tens muitos exemplos neo-liberais no teu País.

não é mais ou menos o que está a acontecer actualmente?

Compartilhar este post

Link para o post

não é mais ou menos o que está a acontecer actualmente?

Temos em comum, por exemplo, privatizações, cortes no Estado Social e aumento de desemprego, portanto há algumas semelhanças entre a política dela e a nossa atualmente. E bem estamos a ver onde este caminho nos está a levar, provavelmente a um segundo resgate.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos em comum, por exemplo, privatizações, cortes no Estado Social e aumento de desemprego, portanto há algumas semelhanças entre a política dela e a nossa atualmente. E bem estamos a ver onde este caminho nos está a levar, provavelmente a um segundo resgate.

Também não esquecer que estamos a falar de circunstâncias diferentes, eles não pediram resgates porque não haviam :mrgreen: e também de países diferentes.

E eu não concordo com o que este governo está a fazer, também. Também não acho que seja este o caminho, mas para te ser sincero, nem vejo qual outro caminho possa ser, que me garanta uma boa economia e estabilidade em termos sociais.

Editado por Jone Postiga

Compartilhar este post

Link para o post

Também não esquecer que estamos a falar de circunstâncias diferentes, eles não pediram resgates porque não haviam :mrgreen: e também de países diferentes.

E de, já agora, todo um outro contexto, onde as pessoas eram politicamente incultas e desconhecedoras de muitas das coisas que se passavam. Havia muito mais seguidismo do que sentido crítico.

Compartilhar este post

Link para o post

E de, já agora, todo um outro contexto, onde as pessoas eram politicamente incultas e desconhecedoras de muitas das coisas que se passavam. Havia muito mais seguidismo do que sentido crítico.

Havia menos capacidade e formas de comunicar. Não havia o CMPT, por exemplo 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Tudo isso é verdade. Daí também ter dito que houve coisas que discordei do que ela fez, mas isso é omitido, não é? O que interessa é dizer que sou 'contra'? No entanto, há que reconhecer que para salvar a economia britânica, era tudo isso que tinha de ser feito. Terá sido a melhor opção a curto - prazo? Dificilmente. Teve consequências sociais horríveis, sim, foi uma destruição social, como li por aí, é verdade, problemas de exclusão social que ainda hoje duram na Grã - Bretanha por causa dela. Desemprego aumentou em catadupa e recessão económica nos primeiros quatro anos. Entretanto, demonstrou competência e destreza a nível militar, e salvou o território britânico de uma invasão ilegal e de um regime ditatorial. Isso do desemprego é uma falsa verdade, também. Sim, teve um aumento até aos 3 milhões (acho que foi algo de 1 milhão para 3?), mas no ultimo mandato dela, quando a economia já estava estabilizada, o desemprego desceu até aos 2 milhões, pouco menos penso. Vi um gráfico com isso num livro qualquer, can't remember.

Depois teve alguns fails, incluíndo o poll tax, mas que eu saiba, os cofres quando a Labor Party entrou estavam cheios, e bem cheios. Os UK eram, novamente, uma potência mundial. Daí eu dizer, o que ela fez economicamente é admirável. O UK não seriam o que são actualmente em termos económicos sem a implementação das medidas dela. É um facto.

E a postura dela em relação à UE, desde início, parece que teve algum acerto.

Também acho que não sou assim tão burro para reconhecer mérito no que ela fez. Lutou por pelo UK e voltou a transformar o UK num centro económico, algo que tinha deixado de ser pré - Thatcher. Reconheço-lhe mérito, tenho-lhe respeito, não concordo com muito que fez. Não deixou de ser um marco na história, por ser odiada por uns, e amada por outros.

Com gente a passar fome no país não é mt difícil fazer isso. É só deixar os capitalistas fazer o que querem e a trabalharmos todos de borla para eles, a ver se isto não se endireita!

É por isso que não gosto muito de entrar neste tipo de conversa neste tipo de tópicos, porque depois quem vem para aqui dizer verdades é que passa por hater e coisas do género.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Em homenagem foi o dia a ouvir The Specials e Crass

I 'aint gonna work for Maggie's brother no more

I 'aint gonna work for Maggie's pa no more

I 'aint gonna work for Maggie's pa no more

Well he put's his cigar out in your face just for kick's

His bedroom window it is made out of bricks

And National Front stands behind closed doors

How does it feel to be the mother of a thousand death?

Young boys rest now, cold graves in cold earth.

How does it feel to be the mother of a thousand death?

1 - 2 - 3 - 4 - We don't want your fucking war!

1 - 2 - 3 - 4 You can stop your fucking war!

Aqui há umas semanas morreu um diabo e agora morre uma santa.

Or so we are told..

Ps. Oi!, We all loved those QUANGOS, mate.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não vi ninguém a defender a Thatcher como vi defenderem o Chavez e se formos aos ataques, os ataques à Thatcher (ainda) são menos porque o tópico é pequeno.

Agora se não estavas a falar para o CMPT, mas sim para a comunicação social, sociedade, etc. em geral, a conversa é outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Or so we are told..

Qual cena dos "Versiculos Satánicos", estão ambos em queda neste momento até ao fundo enquanto agarram o pescoço um do outro.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Uma mulher anti-europa que perfilhou o neoliberalismo como hoje o conhecemos: o Estado que se aparte, os Mercados que resolvam os problemas da economia e as pessoas que se responsabilizem pelo próprio destino. Não fico triste com a morte dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma mulher anti-europa que perfilhou o neoliberalismo como hoje o conhecemos: o Estado que se aparte, os Mercados que resolvam os problemas da economia e as pessoas que se responsabilizem pelo próprio destino. Não fico triste com a morte dela.

Ela "apenas" aplicou a ideologia de Milton Friedman nesse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos a do Keynes não matou ninguém à fome. A partir daqui, é só uma questão de ideologia e de pura responsabilidade cívica.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Ainda não vi ninguém a defender a Thatcher como vi defenderem o Chavez e se formos aos ataques, os ataques à Thatcher (ainda) são menos porque o tópico é pequeno.

Agora se não estavas a falar para o CMPT, mas sim para a comunicação social, sociedade, etc. em geral, a conversa é outra.

Não estava a falar para o CMTP até porque confesso que não li as paginas anteriores por uma questão de pressa.

Tinha algo a dizer sobre o assunto e apenas carreguei responder.

Era uma personagem que não reunia qualquer tipo de simpatia da minha parte. E irrita-me ver no Facebook (e comentários de jornais) gajos a lamentar a perda de uma "grande mulher", e imediamente antes a insultar o Passos.

Mal sabem que o pobre passos se masturba a olhar para fotos da Tatcher.

Ainda o havemos de ver a avançar com uma "Section 28"* como a Tatcher fez.

É o sonho do rapazola, cagar na SNS como ela fez com o NHS. Aumentar o fosso entre os ricos e os pobres. Degradar (quase criminalizar) as profissões sociais. Privatizar tudo o que dê lucro. Acabar com estações publicas como ela tentou fazer com a so called "Bolshevic Broadcasting Company ", ou como nós a conhecemos "BBC". E o aumento exponencial do crime enquanto elogia a posição do seu governo em relação à Lei e Ordem.

:carinhoso:

*The amendment stated that a local authority "shall not intentionally promote homosexuality or publish material with the intention of promoting homosexuality" or "promote the teaching in any maintained school of the acceptability of homosexuality as a pretended family relationship"

Compartilhar este post

Link para o post

Ela "apenas" aplicou a ideologia de Milton Friedman nesse aspecto.

Teoria, não ideologia.

Compartilhar este post

Link para o post

"There is no such thing as society" - Margaret Thatcher, 1988

"There is no such thing as Margaret Thatcher" - Society, 2013

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Uish

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...