Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
niNNj@

[FM2013]Como funcionam os varios sistemas Tacticos (433,4231,442,451...)

Publicações recomendadas

Boas pessoal.,

Conforme ja havia dito, resolvi criar este topico para que todos possamos tentar perceber como funcionam os varios sistemas tacticos, este topico servira exclusivamente apenas para isso, eu como sou fan do estilo de jogo do barcelona vou falarvos do sistemas de jogo do barcelona e do seu 433 que podera da pano para mangas, visto que o barcelona mistura varios estilos mas antes de irmos a estrategia vou apresentarvos a distribuiçao tactica da equipa e como se movimentam os jogadores em campo, como podem ver nas imagens o barcelona distribui-se da seguinte forma:

GR

DL/DR

CD/CE

MD

MCE/MCD

AIL/AID

10

Posto isto vamos entao falar dos seus papeis, o barcelona joga num sistema fluido com a equipa toda a sair ao ataque mas fando troca de bola, mantendo a posse da mesma, ao contrario do que muito pensam o barcelona nao joga fexado, joga bem aberto, a movimentaçao dos jogadores é que faz com que pareça que seja um sistema mais fexado, ou seja os jogadores vao andar sempre a movimentar-se a procura das minhas de passe, o barcelona joga por entre a defesa a adversaria posicionando na frente os seu tres avanaçdos (villa, sanchez e messi, villa e sanchez abrem bem nas alas para fazer com os laterais abram espaço, messi actuando como 10 desce para vir buscar jogo o que faz com que arraste os dentras atrais dele e depois fica um espaço aberto para a entrada nos construtores de jogo avançados (xavi e iniesta) como podem ver marquei aquela zona como sendo a zona de perigo, ou seja é a zona onde se criam as jogadas mais importantes, onde xavi e iniestas actuam com o apoio de messi, ficando atras busquets tendo o apoio dos laterais alba e dani alves mais pela zona de meio campo para dar apoio na troca de bola, claro que muitas vezes o dani alves sobe quando o avançado interior corta para dentro, ficando alba mais recuado

e indo busquest ajudar a frente na troca de bola mas isso depois sera tema de conversa, pois como eu disse o barcelona mistura varios estilos, posto isto isto pode ser conseguido de varias maneiras jogando ao ataque fluido onde a equipa se posionara mais na frente como podemos ver na imagem mas sera preciso ajustar a temporizaçao e o perder tempo ate se encontrar o equilibrio para que a equipa saia rapido para o ataque mas fazendo troca de bola com passes curtos, ou num sistema de controlar muito fluido mas ai a troca de bola começera a ser feita mais atras, na verdade o barcelona mistura estes dois sistemas.

vao dando o vosso feedback e fazendo o mesmo com as vossas tacticas e estrategias preferidas, podem dar exemplo de clubes, por exemplo o 4231 do real madrid, o 442 mo man utd etc...a ideia é aprendermos e percermos como funciona cada uma das tacticas

ja me esquecia a equipa a defender trasnforma-se num 451 ficando apenas o messi na frente que sendo um 10 fica ali pela zona do meio campo mais avançado, o villa e o sanches tambem descem fazendo uma amrcaçao apertada nos laterais, falta falar da pressao, o barcelona começa logo a pressionar nos avançados fazendo uma amrcaçao a zona apertada em todos os jogadores fexando as linhas de passe e ai é que eles se fexam para recuperar rapidamente a bola, essa começam começa logo nos avançados pressionando o guarda redes

bem por agora é tudo vao dando as vossas ideias.

2zo9ht5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa apresentaçao El_capone. Embora convenha dizer que o estilo actual do barça já nao é aquele que o Guardiola impôs e que tantas alegrias deu. O Barcelona do Guardiola era uma equipa muito pressionante e quando saía para o ataque, saía com muitos e atualmente já nao é bem assim. Houve um user (já há tempos atrás) que disse uma coisa que nao mais me saiu da cabeça:

"Os jogadores do barcelona quando nao têm a bola, correm que nem loucos, e quando têm a bola, descansam". Achei engraçado e era assim que se podia definir o barcelona do Guardiola. Cada vez neste barcelona se nota mais o "Messidependência". E a defesa já nao é tao coesa como antes.

Compartilhar este post

Link para o post

passando o que acabei de dizer em cima para o jogo o que acontece é isto:

102qoec.jpg

Muito boa apresentaçao El_capone. Embora convenha dizer que o estilo actual do barça já nao é aquele que o Guardiola impôs e que tantas alegrias deu. O Barcelona do Guardiola era uma equipa muito pressionante e quando saía para o ataque, saía com muitos e atualmente já nao é bem assim. Houve um user (já há tempos atrás) que disse uma coisa que nao mais me saiu da cabeça:

"Os jogadores do barcelona quando nao têm a bola, correm que nem loucos, e quando têm a bola, descansam". Achei engraçado e era assim que se podia definir o barcelona do Guardiola. Cada vez neste barcelona se nota mais o "Messidependência". E a defesa já nao é tao coesa como antes.

exactamente é a bola que tem que correr nao os jogadores, ou melhor os jogadores mexem-se muito mas sem bola, com bola apenas se limitam a passar

Compartilhar este post

Link para o post

passando o que acabei de dizer em cima para o jogo o que acontece é isto:

102qoec.jpg

exactamente é a bola que tem que correr nao os jogadores, ou melhor os jogadores mexem-se muito mas sem bola, com bola apenas se limitam a passar

Exacto, daí haver a ilusão que o Barcelona focava o passe pelo meio e tinha uma largura curta. Errado! Os jogadores é que se movimentam muito sem bola, o Xavi e o Iniesta recebem e passam em qualquer zona do campo.

Quanto às imagens que o Capo colocou, lá está, isto é de uma subjectividade tremenda e digo isto pensando no Dani Alves e no Abidal: o Barcelona tinha muito equilíbrio precisamente pela compensação posicional que o Abidal fazia às subidas do Dani Alves, isto é, este actuava como médio e o Abidal praticamente não subia mas funcionava como terceiro defesa. Como o Abidal não subia, o Iniesta descaía mais para a esquerda, dando mais largura à equipa.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

nestas imagens podemos ver a importancia de ter dos laterais que apoiem o meio campo mas que tambem subam quando é preciso, na imagem mostra o anular dum contra ataque da equipa adversaria, primeira imagem inicio do contra ataque, segunda imagem desarme do contra ataque

3023zo1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

nesta imagem podemos ver a construçao de uma jogada de ataque que termina em golo temos entao a linha de tres defensiva, mas como o 10 desceu para vir muscar jogo deu liberdade ao construtor de jogo avanaçado para aparecer na zona dele sem desmarcaçao e assim o que o avançado interior recebe a bola nao exita em metela logo nessa zona para finalizar o golo, e temos os dois laterais preparados a dar apoio ou travar contra ataques, mas tudo se passa na zona de perigo, é ali que sao feitas as jogadas

30igys6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fds ó capone, nao me digas que já criaste a tática do barcelona e nao dizias nada :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem diz que o Jesualdo Ferreira é um expert no 433.... só pode dizer isso porque não conhece o "nosso" Capone!

Muito bem explicado as movimentações atacantes! Gostei particularmente da imagem no post #6, pois é o lance mais típico do ataque num 433/451!

Muito bem! :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem diz que o Jesualdo Ferreira é um expert no 433.... só pode dizer isso porque não conhece o "nosso" Capone!

Muito bem explicado as movimentações atacantes! Gostei particularmente da imagem no post #6, pois é o lance mais típico do ataque num 433/451!

Muito bem! :handclap:

O Jesualdo é um crente das transições rápidas em vez da posse :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Fds ó capone, nao me digas que já criaste a tática do barcelona e nao dizias nada :mrgreen:

é isso que ando a tentar :biggrin:

era esta a formação que dizias que estavas a trabalhar capone?

sim era isto que queria desenvolver e de que tinha falado

orbigado eheh confesso que me tem dado algumas dores de cabeça e ainda nao esta bem bem como eu quero mas a ideia é tormos darmos ideias e tambem falarmos de outros sistemas tacticos, bora la pessoal, quem gosta de jogar em 4231?? passonov falanos ai do teu 442 e para quem gosta do estilo do jogo do barcelona digam o que acham o que melhoravam, pois nao é facil conseguir transportar essa estrategia para o FM, bora la falar dos passes da creatividade da pressao das marcaçoes da mobilidade de tudo aquilo que engloba a tactica do barça

Compartilhar este post

Link para o post

Capone o meu 442 ta a ser trabalhado para ficar mt parecido com o 442 do jorge jesus!! E tenho que dizer que esta mt parecido! Em termos atacantes esta demolidor e em termos defensivos tal como se ve no benfica tem algumas lacunas!! Para mim é o grande mal do 442 é que a equipa se desiquilibra mt facilmente! Ou seja ja tentei recuar linhas....mas nao atacava em condiçoes...subindo linhas o meu ataque fica demolidor! Noto que qd jogo com equipas em 433 com boa posse o meu meio campo por vezes te dificuldade em recuperar a bola! E equipas que sejam rapidas em contra ataque mtas vezes fico so com o trinco e os centrais a defender!!

Mas mesmo assim agrada me mt este estilo de jogo mt agressivo smp em busca da baliza adversaria!

Compartilhar este post

Link para o post

Capone o meu 442 ta a ser trabalhado para ficar mt parecido com o 442 do jorge jesus!! E tenho que dizer que esta mt parecido! Em termos atacantes esta demolidor e em termos defensivos tal como se ve no benfica tem algumas lacunas!! Para mim é o grande mal do 442 é que a equipa se desiquilibra mt facilmente! Ou seja ja tentei recuar linhas....mas nao atacava em condiçoes...subindo linhas o meu ataque fica demolidor! Noto que qd jogo com equipas em 433 com boa posse o meu meio campo por vezes te dificuldade em recuperar a bola! E equipas que sejam rapidas em contra ataque mtas vezes fico so com o trinco e os centrais a defender!!

Mas mesmo assim agrada me mt este estilo de jogo mt agressivo smp em busca da baliza adversaria!

entao va falanos ai desse 442 tambem gosto muito do estilo JJ a carregar hoje entao foi lindo os turcos quase nem passaram de meio campo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente jogo:

DLD

DCC

DCB

DLR

Trinco

Box-to-Box

ExD

ExE

AvR

Av

Duas coisas que nao consigo recriar....O Matic e jogar cm extremos de pe trocado!

O Matic pq ele nao é um trinco puro e se tiro o trinco dali o meio campo é um passador!

O extremos pq simplesmente nao resulta!!! Como jogo com os extremos na linha do meio campo...se jogarem com o pe trocado, cortam mt cedo para dentro afunilando demais o jogo!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei onde por isto, por isso desculpem estar a pôr aqui ..... mas alguém conhece programas gratuitos (sem trial) que permita a criação de desenhos táticos, ou seja criar as nossas táticas com as setinhas e tudo.

Apenas conheço o Tactical IPAD, mas que queria algo do género que não expirasse ao fim de 30 dias !

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei onde por isto, por isso desculpem estar a pôr aqui ..... mas alguém conhece programas gratuitos (sem trial) que permita a criação de desenhos táticos, ou seja criar as nossas táticas com as setinhas e tudo.

Apenas conheço o Tactical IPAD, mas que queria algo do género que não expirasse ao fim de 30 dias !

http://this11.com/boards/editor

Compartilhar este post

Link para o post

nao façam off topic vamos usar este topico apenas para postar ideias sobre as tacticas, passonov tens um sitio para pores a tua tactica para download no topico proprio para isso, sorry mas é so para o topico nao começar a ficar abandalhado

Compartilhar este post

Link para o post

nao façam off topic vamos usar este topico apenas para postar ideias sobre as tacticas, passonov tens um sitio para pores a tua tactica para download no topico proprio para isso, sorry mas é so para o topico nao começar a ficar abandalhado

Tens razao...peço desculpa!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...