toze2 Publicado 5 Janeiro 2022 Eu também mudei para Ubuntu no meu computador pessoal no último ano, embora o use 95% do tempo para trabalho. O Windows andava a dar-me blue screen constantemente e fartei-me de tentar resolver. Tirando um ou outro inconveniente, tipo não ter outlook e PowerBi (especialmente o primeiro) e um outro programa que necessito para trabalhar muitas vezes foi uma transição bastante simples e não senti grande falta do Windows. Nos últimos 2 meses acabei por usar menos para trabalhar porque finalmente me deram um PC decente para trabalhar na empresa e com o voltar ao escritório preferia ter tudo no portátil da empresa e não espalhado pelo meu pessoal também, mas não penso voltar a Windows. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2022 É bom saber que isso do blue screen não era só comigo. Tive vários principalmente no boot, após aparecer o ecrã de login. Tive, também, uma mão cheia de jogos no FM onde o PC subitamente reiniciou sozinho, o que é extremamente frustrante. Nos fóruns dizia que podia ser da memória, outros diziam que era um bug no meu Ryzen 5, mas a realidade é que, em Linux, esses crashes e reinícios súbitos aconteceram num total de zero vezes. Não quer dizer que a experiência seja perfeita: às vezes lembra-se de demorar 1 minuto para desligar (fica com um job qualquer pendente, confesso que ainda não me chateei com isso), não é tão bom a gerir janelas com dois ecrãs se desligar/desconectar um entretanto, alguns jogos não dão bem, o Libreoffice não é tão bom como o Office, por aí. Tudo compromissos que, para mim, são mais aceitáveis que ver o meu PC reiniciar a meio de algo. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 6 Janeiro 2022 Citação de Mica, há 48 minutos: É bom saber que isso do blue screen não era só comigo. Tive vários principalmente no boot, após aparecer o ecrã de login. Tive, também, uma mão cheia de jogos no FM onde o PC subitamente reiniciou sozinho, o que é extremamente frustrante. Nos fóruns dizia que podia ser da memória, outros diziam que era um bug no meu Ryzen 5, mas a realidade é que, em Linux, esses crashes e reinícios súbitos aconteceram num total de zero vezes. Não quer dizer que a experiência seja perfeita: às vezes lembra-se de demorar 1 minuto para desligar (fica com um job qualquer pendente, confesso que ainda não me chateei com isso), não é tão bom a gerir janelas com dois ecrãs se desligar/desconectar um entretanto, alguns jogos não dão bem, o Libreoffice não é tão bom como o Office, por aí. Tudo compromissos que, para mim, são mais aceitáveis que ver o meu PC reiniciar a meio de algo. Opa, a mim aconteceu-me algumas vezes o pc crashar também com Linux. Descobri que era falta de ram, meti 16 gb de swap que assim conseguia salvar fechando cenas quando começava a fazer swap, mas mesmo assim fiquei a pensar em meter 32gb de ram 😄 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Janeiro 2022 Mais cedo falava. Começou a ficar um bocado lento, algumas aplicações a crasharem (Chrome/Slack), fiquei com a net super lenta (3mb, enquanto q no pc/tlm ao lado apanho 200) e por exemplo o slack quando crashou, perdeu as minhas definições (tema escuro etc). Além disso, neste momento com apenas o chrome ligado está a bufar como se tivesse a puxar bastante pelo pc. Existe alguma coisa q possa para tentar despistar o q se passa? @Mica Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2022 Citação de Bashir, há 13 minutos: Mais cedo falava. Começou a ficar um bocado lento, algumas aplicações a crasharem (Chrome/Slack), fiquei com a net super lenta (3mb, enquanto q no pc/tlm ao lado apanho 200) e por exemplo o slack quando crashou, perdeu as minhas definições (tema escuro etc). Além disso, neste momento com apenas o chrome ligado está a bufar como se tivesse a puxar bastante pelo pc. Existe alguma coisa q possa para tentar despistar o q se passa? @Mica Tenta repor definições de origem do browser. Quanto ao resto, há logs por aplicação, só analisando o que aconteceu em cada caso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 16 Fevereiro 2022 https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Proton-7.0-Released Forza Horizon 5 compatível com Steam Deck (e por seu turno, com Linux) 😍 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Junho 2022 (editado) Recomendo a todos mais curiosos que experimentem instalar o Arch com o novo archinstall (é só escrever esse comando na prompt). Podem fazê-lo numa VM só para perceber o que mudou. Basicamente passou de um instalador demasiado hardcore para o comum mortal para o melhor instalador que já vi numa distribuição Linux, e muito simples. Um só ecrã, tudo muito explícito, e está feito, é só instalar. Editado 3 Junho 2022 por Mica 2 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 6 Fevereiro 2023 Pessoal uma pergunta O meu PC pessoal morreu, o meu PC do trabalho nao da pode ser usado para o que quero fazer Ora bem, preciso de sacar uns documentos do site do Governo e tenho um leitor de cartoes ew1052 (USB2.0 Smart Card Reader) e um raspberry pi a correr Linux Debian Nao estou a conseguir fazer autenticao, diz que o leitor nao esta detetado pi@raspberrypi:~/Downloads $ lsusb Bus 001 Device 004: ID 0bf8:100c Fujitsu Siemens Computers Keyboard FSC KBPC PX Bus 001 Device 005: ID 093a:2510 Pixart Imaging, Inc. Optical Mouse Bus 001 Device 007: ID 0bda:0165 Realtek Semiconductor Corp. Bus 001 Device 006: ID 0424:7800 Standard Microsystems Corp. Bus 001 Device 003: ID 0424:2514 Standard Microsystems Corp. USB 2.0 Hub Bus 001 Device 002: ID 0424:2514 Standard Microsystems Corp. USB 2.0 Hub Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub eu olhando para esta lista so reconheco o rato e o teclado, fazendo o teste de desligar e ligar o leitor de cartoes parece indicar que este e' o dispositivo Bus 001 Device 007: ID 0bda:0165 Realtek Semiconductor Corp. Tentei procurar drivers mas so ha para Windows e MAC ideias? Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 6 Fevereiro 2023 javerror pelo menos agora da um erro Compartilhar este post Link para o post