Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Dizer que deviam de haver exercícios mais difíceis, que a prova nem foi difícil e que o formulário não devia de existir é de valor.

Parecer da Sociedade Portuguesa de Matemática sobre o Exame Nacional de Matemática A

Prova 635, 1ª Fase – 25 de junho de 2013

O Exame Nacional de Matemática A (código 635) está em conformidade com o programa e não contém incorreções.

Consideramos que este exame está bem estruturado e tem um nível de exigência semelhante ao do exame correspondente realizado no ano de 2012. No exame deste ano o nível de dificuldade das questões é mais homogéneo, não havendo perguntas nem demasiado fáceis, nem demasiado difíceis. Verifica-se que a distribuição do nível de dificuldade das várias questões permite a distinção dos bons alunos, possibilitando também que o aluno médio, que se tenha preparado devidamente, obtenha uma classificação que reflita adequadamente o seu nível de conhecimentos. Parece-nos, no entanto, que para o aluno médio a extensão da prova poderá ser um pouco maior do que o que seria recomendável.

Nesta prova, as questões que ajudam a selecionar os bons alunos são, no Grupo I, a questão 8, e no Grupo II as questões 2.2, 5 e 6. De entre estas, as questões 2.2 e 6 permitem uma distinção suplementar. Observamos também com agrado que estas perguntas exigem que o aluno possua um bom domínio dos conceitos e não apenas proficiência de cálculo.

Como conclusão, a SPM faz uma avaliação positiva desta prova de exame, considerando-a muito bem estruturada e adequada ao seu objetivo.

O Gabinete do Ensino Básico e Secundário da Sociedade Portuguesa de Matemática

Agora diz-me onde eles dizem o que quer que seja do que tu disseste em relação ao exame de 12º ano.

Compartilhar este post

Link para o post

eu concordo com a SPM, o exame foi demasiado longo e esse foi o grande problema

teve exercícios mais puxados, sim mas também se não for assim não dá para distinguir os bons dos muito bons

Compartilhar este post

Link para o post

Até o google me traiu e o google é o meu melhor amigo :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Claro.. Até porque a SPM, cujo presidente ensina na melhor faculdade de engenharia do país, num dos melhores cursos de matemática do mundo não tem qualquer tipo de credibilidade. Um qualquer professor, ou associação de professores, de secundário, esses sim têm muita credibilidade.

Óh inteligente, nunca quis chegar aí. Quando falei em credibilidade foi o parecer que deram, porque estão sempre condicionados devido ao Crato. Ou és assim tão inocente que achas que eles iam dizer mal de alguma coisa que o Crato faça ?

Compartilhar este post

Link para o post

Óh inteligente, nunca quis chegar aí. Quando falei em credibilidade foi o parecer que deram, porque estão sempre condicionados devido ao Crato. Ou és assim tão inocente que achas que eles iam dizer mal de alguma coisa que o Crato faça ?

Isso é suposto ser uma piada? Achas mesmo que agora porque esteve lá o Crato de 2004-2010 que vão passar a beijar o cu a ele, ou o que o ministério dele faz? Mas já agora, conta lá o que tu não concordas no parecer deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é suposto ser uma piada? Achas mesmo que agora porque esteve lá o Crato de 2004-2010 que vão passar a beijar o cu a ele, ou o que o ministério dele faz? Mas já agora, conta lá o que tu não concordas no parecer deles.

Que anjinho.

Demasiado longo e algumas questões achei completamente fora do nivel de ensino que temos no secundário.

Compartilhar este post

Link para o post

Que anjinho.

Demasiado longo e algumas questões achei completamente fora do nivel de ensino que temos no secundário.

Eu sou anjinho, tu tens uma capacidade de inventar cenários que é qualquer coisa.

Nem te respondo ao que dizes sobre o parecer, porque claramente nem o leste para dizer que o que discordas é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só sei que é dia 30 de Junho e eu ainda estou a estudar, ainda por cima para Português :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Só sei que é dia 30 de Junho e eu ainda estou a estudar, ainda por cima para Português :estrelas:

O mesmo aqui. Com uma pequena diferença: só vou começar daqui a pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

O mesmo aqui. Com uma pequena diferença: só vou começar daqui a pouco.

Eu começei a estudar à pouco mas estudar português é parar de 10 em 10 minutos porque estou farto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devia de começar a estudar matemática mas para o exame da 1ª fase acho que o estudo não compensou.

wtv.

Compartilhar este post

Link para o post

Como estão a ver estou muito preparado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-me esconder num buraco. Já volto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devia de começar a estudar matemática mas para o exame da 1ª fase acho que o estudo não compensou.

wtv.

o estudo compensa sempre...

wtv.

Compartilhar este post

Link para o post

Não senti nada disso quando fiz o exame...

Compartilhar este post

Link para o post

Não senti nada disso quando fiz o exame...

Eu sei que é f*dido estudares e não veres o esforço recompensado (bem sei o que isso é) mas se precisas mesmo da nota de Matemática faz um último esforço. Porque se não tentas, é garantido que não tens a nota que queres. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me orienta a resolução deste exame de matemática 12º? sem ser a coisa do Gave dos critérios sff.

Compartilhar este post

Link para o post

como te correram os exames Apple? Achas que dá para o que queres?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...