Dominator Publicado 24 Junho 2013 Este topico tmb poderia servir para Quartos, Arrendar, Vivendas, Espaços, etc.. nao? Arrendar quartos, principalmente, pode ser muito util Compartilhar este post Link para o post
Orfspell Publicado 24 Junho 2013 Obrigado Pep. Como já referiram neste assunto não há a resposta certa. Varia imenso e aceita-se ambas as opiniões. Eu prefiro comprar mas também só o farei quando o estiver confortável economicamente para tal. De preferência a pronto. Até lá, é aproveitar a hospitalidade paternal :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Junho 2013 (editado) Depois tem aquele pessoal que pergunta se não tenho medo de um dia não poder pagar e ficar sem casa, primeiro, se eu não conseguir pagar essa mensalidade ao banco, também não ia conseguir pagar a renda, quer num caso quer no outro, ia acabar por ir viver na rua certamente, sendo que no caso de falhar ao banco ainda facilitam um bocado até a pessoa tentar arranjar o dinheiro Facilitam, facilitam. A diferença é que num caso acabas só na rua, no outro acabas na rua com uma dívida ao banco ou então és obrigado a entregar a casa para saldar o empréstimo. Depende dos pontos de vista e das prioridades. Se considerares que em Beja qualquer apartamento T3 com mais de 10 anos custa pelo menos 500€/mês de renda para arrendar, e neste momento consegues arranjar apartamentos T3 novo com 80% de financiamento, por cerca de 300€/mês, é preciso ponderar bem as prioridades e as condições. :lol: O meu "É arrendar" não era nesse sentido. :mrgreen: É só para o pessoal saber que apartamentos arrendam-se, não se alugam. Editado 24 Junho 2013 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 Isso é agora, e acontece para creditos com alguns anos, e com spreads baixos. Vou-te contar o meu caso, neste momento pago 236€ de renda já com os seguros incluidos, tenho um spread de 0,15%, mas altura em que os juros andavam altos cheguei a estar a pagar 800€/mês, o que apesar de dar para aguentar, não me deixava muito confortavel, isto para um credito de 100.000€ numa casa avaliada em 175.000€. Existe outra modalidade, da qual os bancos não gostam de falar, em que defines um valor mensal, e até ao final do pagamento do emprestimo a renda é sempre a mesma, o que acontece é que com a variação do valor dos juros, varia também o numeros de anos que falta até ao vencimento do credito, este a meu ver é uma excelente opção. É uma coisa que agora anda na moda, só que como já vi, existem forma de dar a volta e tenho uns amigos que foram entalados em Mafra, arrendaram dessa forma num loteamento para o qual ninguem se mudava, 350€/mês num T2 novo (200€ para abater na compra), que ficava avaliado em 85.000€, só esqueceram-se de ler as letrinhas todas do contrato, e que dizia que de 6 em 6 meses a habitação era reavaliada, sendo que se considerava para efeitos de compra o preço mais alto. Como os preços eram "baixos" começou a mudar-se para lá muita gente, quando eles foram para comprar o preço da ultima avaliação era de 135.000€. E como terminavam o contrato de arrendamento, o valor pedido para novo arrendamento era agora de 600€. Desta forma "perderam" o dinheiro que já lá tinham deixado antes. Depende dos pontos de vista e das prioridades. Se considerares que em Beja qualquer apartamento T3 com mais de 10 anos custa pelo menos 500€/mês de renda para arrendar, e neste momento consegues arranjar apartamentos T3 novo com 80% de financiamento, por cerca de 300€/mês, é preciso ponderar bem as prioridades e as condições. Neste momento com os bancos a fazer spreads de 3,5% ou mais, não é facil conseguires um credito que te fique nesses valores. Já fui ao BPI para me informar, o spread está a 4.5%, empréstimo de 60mil a 40 anos, ia pagar 285, valor que está dentro dos 250/300 que eu referi. E posso sempre ir para uma retoma, que se tiver as bonificações, vai em média para spread de 2.5%, que num empréstimo de 60 mil a 40 anos, pago 211€. E o spread em algumas retomas até é de 2%. Tenho é de estar atento, porque uma retoma minimamente em condições, pode voar rápido Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 28 Junho 2013 Sem estar mto por dentro do assunto, o spread parece-me alto (acredito que agora seja uma valor norma),mas se o euribor sobe estás bem tramado subindo esse valor mensal facilmente para o dobro pelo que o Bazuka falou.. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 Sem estar mto por dentro do assunto, o spread parece-me alto (acredito que agora seja uma valor norma),mas se o euribor sobe estás bem tramado subindo esse valor mensal facilmente para o dobro pelo que o Bazuka falou.. O spread está por volta destes valores, depois consoante negociações, pode baixar para 4.2 no máximo. Quanto ao valor mensal subir, o homem do banco disse-me que como sou novo, se alguma vez estiver com dificuldades em pagar, posso pedir para aumentar para 45 anos, o que baixa logo o valor. No entanto, primeiro vou dar preferência a retomas, caso não apareça nada, é que tenho de ir para um com o spread nestes valores. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 28 Junho 2013 estar endividado durante 40 anos é uma cena inacreditável. Até me arrepio. E ainda por cima estar dependente da volatilidade do sistema bancário e financeiro... ta bem está. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 28 Junho 2013 Eu comprei e, até agora, não me arrependo nem um bocadinho. Mas também tenho plena conciência que a crise me ajudou a fazer um excelente negócio. A avaliação do imóvel foi só 40.000€ acima do valor que eu paguei por ela. E hoje em dia as avaliações são todas puxadas para baixo. Caiu do céu, aos trambolhões quando eu já ponderava o arrendamento. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 estar endividado durante 40 anos é uma cena inacreditável. Até me arrepio. E ainda por cima estar dependente da volatilidade do sistema bancário e financeiro... ta bem está. Se arrendares uma casa, podes andar a pagar durante 60 ou 70 anos, morres, e nada daquilo foi realmente teu, ou seja, ficaste ali com um belo buraco de cerca de 250 mil €. Belo negócio esse, não é? Compartilhar este post Link para o post
Vinyard Publicado 28 Junho 2013 (editado) Só ponderava a compra se algum dia poder dar logo um valor bastante alto de entrada porque se andasse 30 ou 40 anos a dever dinheiro acho que dava em maluco :lol: Editado 28 Junho 2013 por Vinyard Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 28 Junho 2013 Eu comprei a minha casa a 35 anos, por uma questão de segurança. A verdade é que com alguma disciplina, tenho conseguido poupar, mensalmente, um valor idêntico àquele que pago de prestação. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 Eu comprei a minha casa a 35 anos, por uma questão de segurança. A verdade é que com alguma disciplina, tenho conseguido poupar, mensalmente, um valor idêntico àquele que pago de prestação. Lá está. Um dia que tenhas o valor que te falta pagar do crédito e vires que compensa pagar esse valor de uma vez, ficas com a casa paga nesse momento. Mas tem aqui pessoal que pessoal que pensa que fazer um crédito a 40 anos, é ficar com aquele crédito 40 anos. Podem pedir 70mil a 40 anos e ao fim de um ano terem arranjado dinheiro para pagar tudo de uma vez, é só ir lá e pagar. A minha ideia é comprar com o crédito, o dinheiro que poupei até agora, será para comprar alguma mobilia, o resto fica de lado para caso seja preciso para alguma situação de emergência. Um dia que me falte pagar por exemplo 20mil e e tiver esse dinheiro de lado, se vir que poupo bastante nos juros, pago esse dinheiro de uma vez. Mas também, aposto que muitos que andam para aqui a dizer que arrendar é que é bom, seja pessoal que ainda está longe de pensar sequer em arrendar ou comprar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 28 Junho 2013 Wow, pagar antes do fim do crédito, toda a gente aqui desconhecia essa possibilidade. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 Wow, pagar antes do fim do crédito, toda a gente aqui desconhecia essa possibilidade. Pelos vistos parece que sim. Visto que: Wow, fico a dever dinheiro durante 40 anos. Qual é a lógica? Até podem pagar tudo passado um dia de fazerem o empréstimo. Ou podem a meio do empréstimo vender o apartamento e vão buscar o dinheiro que falta para o resto do crédito, e certamente que ainda dá para meter algum de lado. Arrendar...sais e pronto, andaste a pagar o apartamento a outro. Atenção que não sou contra arrendar, mas na minha opinião, arrendar seria sempre por uma situação provisória. A minha mãe quando se divorciou, teve que alugar apartamento durante uns anos, porque não se ia meter sozinha num apartamento porque nem devia conseguir o crédito, mas assim que se endireitou e tinha vida a 2, comprou um apartamento. Para alguém que tenha ideia de um dia emigrar, ou ir trabalhar para outro ponto do país, claro que tem lógica arrendar. Para quem quer viver e trabalhar sempre naquela cidade, tem a vida estabilizada, não tem lógica arrendar em vez de comprar. Mas quem acha que é melhor arrendar, força, agora eu é que não vou estar a pagar a casa dos outros. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 28 Junho 2013 São pontos de vista. Se tens possibilidades e achas que consegue, força nisso! Não tenho nada contra arrendar nem acho que seja pagar a casa dos outros, porque tu usufruis da casa, estás livre de pagar alguns impostos adjacentes e outras coisas. Sais se quiseres e pronto. Tens vantagens tanto nos arrendamentos como na casa própria. Conheço quem tenha vida estável, não tenha casa própria e não vejo isso como uma coisa tão negativa. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Junho 2013 São pontos de vista. Se tens possibilidades e achas que consegue, força nisso! Não tenho nada contra arrendar nem acho que seja pagar a casa dos outros, porque tu usufruis da casa, estás livre de pagar alguns impostos adjacentes e outras coisas. Sais se quiseres e pronto. Tens vantagens tanto nos arrendamentos como na casa própria. Conheço quem tenha vida estável, não tenha casa própria e não vejo isso como uma coisa tão negativa. Nem é questão de ter possibilidades e achar que consigo. É como já disse várias vezes, o valor de arrendar, acaba por sem mais alto que o valor mensal do empréstimo, isso dos impostos, a diferença do valor mensal entre o crédito e arrendamento já dá para esses impostos. Se acho que consigo pagar uma renda de 300/350€, também sou capaz de pagar 250/300€ do empréstimo. Compartilhar este post Link para o post
Orfspell Publicado 28 Junho 2013 Wow, pagar antes do fim do crédito, toda a gente aqui desconhecia essa possibilidade. Tirando o sarcasmo... eu por acaso desconheço, em que moldes podes liquidar. Admito que nunca me informei, mas agora fiquei curioso. Supondo que pedi 10, e até o momento paguei 2, eles aceitam os 8 que faltam ou terei que acrescentar juros? Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 28 Junho 2013 Tirando o sarcasmo... eu por acaso desconheço, em que moldes podes liquidar. Admito que nunca me informei, mas agora fiquei curioso. Supondo que pedi 10, e até o momento paguei 2, eles aceitam os 8 que faltam ou terei que acrescentar juros? Tens que pagar juros e não é pouco (ou pelo menos antes era assim) Compartilhar este post Link para o post
Orfspell Publicado 28 Junho 2013 Eu também tenho essa ideia, mas já agora se alguém souber. Agradeço :) Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 28 Junho 2013 Eu também tenho essa ideia, mas já agora se alguém souber. Agradeço :) Não deve ser uma coisa certa.. deve depender de varias variáveis Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 28 Junho 2013 Pior que ser ignorante, é ser ignorante e achar que se é o mais esperto da rua. Os bancos estão muitíssimos interessados na amortização, aliás, o que mais fazem é dar condições fabulosas caso alguém queira amortizar parcial ou totalmente a dívida. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 28 Junho 2013 Tirando o sarcasmo... eu por acaso desconheço, em que moldes podes liquidar. Admito que nunca me informei, mas agora fiquei curioso. Supondo que pedi 10, e até o momento paguei 2, eles aceitam os 8 que faltam ou terei que acrescentar juros? Tens que pagar juros e não é pouco (ou pelo menos antes era assim) Não tens que pagar juros nenhuns. Tens que pagar uma comissão. No caso do meu empréstimo, são 0,5% do valor que amortizar antecipadamente. Pior que ser ignorante, é ser ignorante e achar que se é o mais esperto da rua. Os bancos estão muitíssimos interessados na amortização, aliás, o que mais fazem é dar condições fabulosas caso alguém queira amortizar parcial ou totalmente a dívida. Isso é porque os bancos andam com falta de liquidez. Aliás, actualmente, essas benesses reduziram-se, com as ajudas estatais aos bancos. Mas recordo-me do BCP fazer 4% de desconto a quem amortizasse antecipadamente. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 28 Junho 2013 Só ponderava a compra se algum dia poder dar logo um valor bastante alto de entrada porque se andasse 30 ou 40 anos a dever dinheiro acho que dava em maluco :lol: Só uma achega, a não ser que não te importes de viver com os teus pais até ao 60 (e eles se Deus quiser aguentarem) ou tenhas casa de borla ou propria, vais andar bem mais que 30 ou 40 anos a dever dinheiro. Não é ao banco, é a um proprietário. De qualquer das maneiras, tens de vergar a mola para o ter. Com a diferença que daqui a 40 anos, tens a tua reforma (imagina que é parca ou inexistente) e não tens de tirar dela para a renda. Caso contrário, vais andar a rebentar numa renda boa parte da reforma. Aquele cenário que agora se vê de velhotes a pagar 20€ de renda já não dá. Nem voltará a dar. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 28 Junho 2013 não podem ser feitos empréstimos com taxa fixa? sem estarmos dependentes da euribor? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 28 Junho 2013 Podem. O dos meus pais é a taxa fixa. Compartilhar este post Link para o post