Duke29 Publicado 23 Junho 2013 (editado) @jmgv: Fácil, fala com algum pedreiro/canalizador que seja de confiança, e ele que vá contigo ver a casa, pois geralmente elas estão abertas para visita antes dos leilões, e pede para ele dar uma vista de olhos. Ninguém te pode proibir disso e ficas logo a saber quanto é que vais precisar de gastar depois de a comprares. Quanto ao assunto de arrendar/comprar, actualmente considero que a opção de arrendar é a melhor, pois como uma pessoa nunca sabe onde estará amanhã a trabalhar, fica muito mais fácil para fazer a mudança depois. Isto lembra-me de um artigo que li à algum tempo, em que diziam que os nórdicos raramente compravam cada pelo facto de em toda a vida de trabalho trocarem de empresa, em média, 7 vezes, e por isso ter uma casa alugada facilitava as mudanças, pois não tinham os problemas de ter que colocar a casa antiga à venda e acabarem por passar um tempo a pagar os empréstimos de 2 casas. E também, actualmente os alugueres estão bem baratos, pois compensa mais aos senhorios alugar uma casa do que vendê-la muito abaixo do valor real ou nem a conseguir vender. Por exemplo, eu estou actualmente a viver em Aveiro e estou a pagar 400€ por um apartamento com 3 quartos, sala (foi transformada noutro quarto) e 2 casas-de-banho. Homem, então eu vou alugar uma casa, pagar 250€ ou 300€, estar a pagar renda todos os meses e chegar ao fim e a casa não é minha, não deixo nada para os meus filhos, quando podia pedir empréstimo ao banco, comprar casa e pagar 250€ por mês ao banco e no fim a casa era minha e podia um dia ficar para os meus filhos ou eu fizer o que bem quiser com ela? Se arranjares um banco em que pagues só 250€ por mês avisa-me, o pessoal que conheço que comprou casa tá tudo a pagar mais de 400€, e alguns nem fizeram empréstimos assim tão grandes. Editado 23 Junho 2013 por Duke29 Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 23 Junho 2013 É isso mesmo, arrendar permite uma maior flexibilidade. Essa conversa de deixar coisas para os filhos é gira, mas quando se tem que incorrer em empréstimos de 20 e 30 anos perde um bocado do sentido. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 23 Junho 2013 @jmgv: Fácil, fala com algum pedreiro/canalizador que seja de confiança, e ele que vá contigo ver a casa, pois geralmente elas estão abertas para visita antes dos leilões, e pede para ele dar uma vista de olhos. Ninguém te pode proibir disso e ficas logo a saber quanto é que vais precisar de gastar depois de a comprares. O problema é que normalmente eles cortam a agua às casas.. pois os contadores são retirados Se arranjares um banco em que pagues só 250€ por mês avisa-me, o pessoal que conheço que comprou casa tá tudo a pagar mais de 400€, e alguns nem fizeram empréstimos assim tão grandes. Tenho um amigo que comprou casa há uns 5 anos (t2 - 130 000 +-) e tá a pagar 350 + - ... o problema é se o euribor sobe.. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 23 Junho 2013 É isso mesmo, arrendar permite uma maior flexibilidade. Essa conversa de deixar coisas para os filhos é gira, mas quando se tem que incorrer em empréstimos de 20 e 30 anos perde um bocado do sentido. Não sei... O que eu sei é que caso aconteça alguma coisa eu já tenho uma casa paga nos arredores de Lisboa porque os meus pais decidiram comprar casa há 30 anos atrás e agora está paga. Também tenho algum receio em endividar-me na ordem das dezenas de milhar de euros, mas na habitação não há grande volta a dar na minha opinião. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Junho 2013 Arrendamento com opção de compra. Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 23 Junho 2013 Não sei... O que eu sei é que caso aconteça alguma coisa eu já tenho uma casa paga nos arredores de Lisboa porque os meus pais decidiram comprar casa há 30 anos atrás e agora está paga. Também tenho algum receio em endividar-me na ordem das dezenas de milhar de euros, mas na habitação não há grande volta a dar na minha opinião. E então? Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 23 Junho 2013 (editado) Eu não pegar em quotes senão fica um molho. Mas esse mito do comprar vs alugar é mais outra das "máximas" que agora virou moda. Eu pagava 450€ por um T1 num dos bairros mais baratos de Oeiras (por coincidência, em frente à praia), mobilado. (Sem mobília podia vir para os 375) Num prédio sem gás canalizado. E elevadores novos. E foi o mais barato que arranjei em meses de procura. Claro que se eu quiser ir enfiar-me num buraco escuro atrás dum monte qualquer na linha de Sintra, arranjo casas a 250/300. Mas não posso sair de casa para passear a cadela, sem voltar ou nú ou com um buraco novo no cú. E é o vizinho de cima com um festival de verão em casa e o do lado com um genocídio familiar a cada dois dias. Comprei a minha e estou a pagar 300€ por um T4, não no mesmo sitio, mas umas quantas ruas acima. Se por acaso me der na telha de bazar de Portugal, o que não faltam é candidatos a "sustentarem-me" a casa por 500€. Pago a prestação e ainda poupo. São 2400€ ano. Dá para muita obra na casa. Assim com os meus pais trabalharam e conseguem deixar a mim e a minha irmã, algumas propriedades. Espero deixar aos meus um património maior, que aquele que recebi. Vocês pensam "Ah e tal se eu precisar de bazar?" e que tal pensar "e se eu cá ficar a vida toda?" Olha-se para trás e enterrou-se - vá uma renda de 500€ a 50 Anos dá uns 300k€ - numa casa que não é nossa, e que provavelmente já estava paga quando fomos para lá morar. O mercado está optimo para comprar, e dado o panorama, também não se atrevem a aumentar Euribors, senão matavam tudo. Tem atingido mínimos históricos, e ainda bem. Vem mesmo a calhar. Ps. Nao sei se varia de leilao para leilao, e se mudou entretanto, mas antes nao podias ir ver as casas antes de as ganhares. Era dito a area, localização, assoalhadas e as vezes mostravam a planta. Editado 23 Junho 2013 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Junho 2013 Olha-se para trás e enterrou-se - vá uma renda de 500€ a 50 Anos dá uns 300k€ - numa casa que não é nossa, e que provavelmente já estava paga quando fomos para lá morar. Faz as contas a IMI, condomínio e juros do empréstimo e depois diz-me alguma coisa. Só aí tens 2 a 3 rendas por ano, pelo menos. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Junho 2013 tudo depende do valor da renda e da prestação da casa. Em Tavira havia casas onde se pagava de aluguer cerca de 500 euros e no andar acima podias comprar e pagar uns 400 por mês. Ps. Nao sei se varia de leilao para leilao, e se mudou entretanto, mas antes nao podias ir ver as casas antes de as ganhares. Era dito a area, localização, assoalhadas e as vezes mostravam a planta. nos da finanças podias ir ver a casa. Há uns anos estive quase a ganhar um t3 com 115 mt2 em Tavira mas à última da hora o bacano conseguiu pagar a dívida. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 23 Junho 2013 O mercado de arrandamento é extremamente inflacionado em N locais, por exemplo em Oeiras, a ter em conta o que o Fiasco postou, é o e mto. Em Mafra por 450£ já alugas vivendas se nao for mesmo no centro da vila (mas pertinho, para ai a 2/3 kms) ou entao no minimo T3 Compartilhar este post Link para o post
Orfspell Publicado 23 Junho 2013 Arrendamento com opção de compra. Como funciona mesmo isso? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 23 Junho 2013 E então? É uma segurança enorme. Por acaso não tinha esse problema porque já tinha as casas dos meus avós e outra que temos por lá, mas é uma sensação fantástica poder dizer que se tem uma casa e ainda por cima é nossa, não se deve nada a ninguém. Coisa que nuna pode acontecer a arrendar. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 23 Junho 2013 Só a ideia de estar a fazer negócios a 30 anos tira-me logo vontade de comprar uma casa. Ainda para mais negócios com bancos. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 23 Junho 2013 Só a ideia de estar a fazer negócios a 30 anos tira-me logo vontade de comprar uma casa. Ainda para mais negócios com bancos. completamente. Sempre vivi numa casa arrendada num bairro relativamente velho na cidade de Lisboa, os meus pais nunca tiveram rendimentos para comprar uma casa e pagar empréstimos ao banco. Percebo os argumentos de quem acha que comprar é uma boa opção, mas não tenho por objectivo a compra de uma casa. Arrendar sempre. E em Lisboa. Fora de isso, é impossível. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Junho 2013 (editado) Como funciona mesmo isso? Basicamente, arrendas um apartamento e parte do valor da renda vai abatendo no valor da casa. Ao fim de uns anos (normalmente anda pelos 2 anos, mas pode-se perfeitamente negociar um prazo maior), se quiseres, podes comprar o apartamento pelo valor remanescente. Se o prazo for superior a 4/5 anos e se for um imóvel com potencial de valorização, acho que é uma boa opção para quem ter uma casa em sua posse. Um exemplo: Preço do apartamento: 100000 € Valor da renda: 600 €/mês (50 % dedutível no preço do apartamento) Duração do contrato: 5 anos Valor deduzido: 300 €/mês x 60 meses = 18000 € Preço a pagar ao fim de 5 anos: 100000 € - 18000 € = 82000 € Editado 23 Junho 2013 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 23 Junho 2013 Agora a verdade é que não só hei-de herdar casas como não penso em ter filhos. Por isso não tenho que me preocupar muito com ter uma casa 'mesmo minha'. Que caso pedisse um empréstimo ao banco também só seria minha daqui a umas décadas, mas enfim. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 23 Junho 2013 O problema é mesmo a cena de uma pessoa se precisar de mudar de casa, pode ficar completamente enterrada. Aconteceu com os meus pais. Ainda andamos a alugar a casa de onde saímos durantes uns dois anos, mas os inquilinos se atrasavam a pagar a renda, ou quando era expulsos davam cabo das coisas, enfim, uma série de problemas. Foi o andar com a corda da garganta, a sorte é que os meus pais propuseram entregar a casa ao banco pelo valor que deviam e eles aceitaram. É que a história de arrendar a casa se nos mudarmos, é muito bonita, mas não se esqueçam que estamos também dependentes de variáveis que nós não controlamos a 100%, como os nossos inquilinos. Nos meus planos, a compra de casa não é algo que eu queira fazer. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 24 Junho 2013 O problema é mesmo a cena de uma pessoa se precisar de mudar de casa, pode ficar completamente enterrada. Aconteceu com os meus pais. Ainda andamos a alugar a casa de onde saímos durantes uns dois anos, mas os inquilinos se atrasavam a pagar a renda, ou quando era expulsos davam cabo das coisas, enfim, uma série de problemas. Foi o andar com a corda da garganta, a sorte é que os meus pais propuseram entregar a casa ao banco pelo valor que deviam e eles aceitaram. É que a história de arrendar a casa se nos mudarmos, é muito bonita, mas não se esqueçam que estamos também dependentes de variáveis que nós não controlamos a 100%, como os nossos inquilinos. Nos meus planos, a compra de casa não é algo que eu queira fazer. Mas nem tudo na vida é pêra doce, agora a questão dos inquilinos, é fazer tudo direito e não meter lá os primeiros que aparecerem, ou optar pelo caminho mais facil. Uma amiga minha quis dar para esperta e arrendar uma casa que ela tinha herdado, quis fazer tudo paralelamente. Como muito tuga, sabia-lhe bem receber 500 em vez de 400 e ter tudo registadinho. Só durou 2 meses, acabou o filme passado 7 meses, com 600€ para ela pagar de Luz, mais uns tantos de gás. Porque estava tudo no nome dela. Foram 5 meses de renda em atraso. Aprendeu a lição. Mas parte de cada um. Eu não me vejo a andar a alimentar "proprietários". Para cada inquilino que dá trabalho, há um senhorio que se está a cagar para as condições das casas que arrenda. Tenho a casa paga aos 50, se Deus quiser ainda desfruto dela mais uns 40. Seems pretty good to me. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Junho 2013 Mas nem tudo na vida é pêra doce, agora a questão dos inquilinos, é fazer tudo direito e não meter lá os primeiros que aparecerem, ou optar pelo caminho mais facil. Uma amiga minha quis dar para esperta e arrendar uma casa que ela tinha herdado, quis fazer tudo paralelamente. Como muito tuga, sabia-lhe bem receber 500 em vez de 400 e ter tudo registadinho. Só durou 2 meses, acabou o filme passado 7 meses, com 600€ para ela pagar de Luz, mais uns tantos de gás. Porque estava tudo no nome dela. Foram 5 meses de renda em atraso. Aprendeu a lição. Mas parte de cada um. Eu não me vejo a andar a alimentar "proprietários". Para cada inquilino que dá trabalho, há um senhorio que se está a cagar para as condições das casas que arrenda. Tenho a casa paga aos 50, se Deus quiser ainda desfruto dela mais uns 40. Seems pretty good to me. Não é bem assim. Os meus pais alugaram a casa conforme a lei o permite, a fazer tudo certinho, mas a certa altura os inquilinos que lá estavam começaram a cagar nas rendas e a deixá-las em atraso. Tudo porque já tinha apalavrado outra casa para alugar e tentaram aproveitar o máximo da nossa. Tudo bem que secalhar o facto de a casa estar numa zona problemática de Sintra onde a população não é a mais correcta pode ter influenciado, mas não deixa de ser uma situação complicada. Já para não falar nos IMI's e todas as complicações que os meus pais tiveram por ter as duas casas. Eu só irei tentar comprar casa se de facto estiver seguro de tudo na minha vida porque como o mercado de trabalho está, não sou capaz de hipotecar o meu futuro na compra duma casa. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 24 Junho 2013 Para os que dizem que arrendar é melhor porque um dia podem ter de sair do país ou da cidade, é porque têm essa ideia em mente. Eu tenciono fazer vida na cidade onde nasci, não pretendo sair daqui, quero casar e ter um filho AQUI, na minha cidade. Porque raio vou eu arrendar, estar a pagar a casa dos outros quando podia estar a pagar a minha casa? Para os que dizem que é impossível pagar 250€ por mês ao banco, eu não tenciono comprar uma vivenda, não moro numa grande cidade onde os preços são absurdos. Por exemplo, amanhã devo ligar para uma imobiliaria que tem um apartamento de 1996 para venda que foi todo remodelado, está por 60mil €, a mensalidade de um empréstimo desse valor não vai para muito mais que os 250/300€. Já alugar um apartamento que esteja novo ou remodelado aqui na cidade, fica por pelo menos 350€. Depois tem aquele pessoal que pergunta se não tenho medo de um dia não poder pagar e ficar sem casa, primeiro, se eu não conseguir pagar essa mensalidade ao banco, também não ia conseguir pagar a renda, quer num caso quer no outro, ia acabar por ir viver na rua certamente, sendo que no caso de falhar ao banco ainda facilitam um bocado até a pessoa tentar arranjar o dinheiro, e eu ao meter-me num apartamento, não fui burro, desde que trabalho que poupo dinheiro com o objectivo de comprar casa, trabalho à 5 anos, esse dinheiro vou deixar a prazo para no caso de algum dia passar mal, dar para ir aguentando com esse dinheiro. E um dia que eu não consiga pagar 300€ por mês ao banco, então poucos conseguem, sou muito poupado, não tenho vícios, não gosto muito de sair à noite, a minha namorada é como eu nesses aspectos, gostamos mais de estar no conforto da casa, por isso nem sequer duvidei entre arrendar ou comprar. A minha dúvida está mesmo entre penhoras, leilões e imobiliárias. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 24 Junho 2013 Parabéns para ti por quereres comprar uma casa. Só não percebo o escândalo em aceitar opiniões diferentes; é que isto nem é uma questão de estar certo/errado, é somente uma questão de perspectiva perante a vida e onde ambas as opções têm prós e contras inerentes a cada decisão. e já agora é "trabalho há 5 anos.". É sempre com h quando nos referimos a períodos temporais, nestes termos. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 24 Junho 2013 (editado) Homem, então eu vou alugar uma casa, pagar 250€ ou 300€, estar a pagar renda todos os meses e chegar ao fim e a casa não é minha, não deixo nada para os meus filhos, quando podia pedir empréstimo ao banco, comprar casa e pagar 250€ por mês ao banco e no fim a casa era minha e podia um dia ficar para os meus filhos ou eu fizer o que bem quiser com ela? Isso é agora, e acontece para creditos com alguns anos, e com spreads baixos. Vou-te contar o meu caso, neste momento pago 236€ de renda já com os seguros incluidos, tenho um spread de 0,15%, mas altura em que os juros andavam altos cheguei a estar a pagar 800€/mês, o que apesar de dar para aguentar, não me deixava muito confortavel, isto para um credito de 100.000€ numa casa avaliada em 175.000€. Existe outra modalidade, da qual os bancos não gostam de falar, em que defines um valor mensal, e até ao final do pagamento do emprestimo a renda é sempre a mesma, o que acontece é que com a variação do valor dos juros, varia também o numeros de anos que falta até ao vencimento do credito, este a meu ver é uma excelente opção. Basicamente, arrendas um apartamento e parte do valor da renda vai abatendo no valor da casa. Ao fim de uns anos (normalmente anda pelos 2 anos, mas pode-se perfeitamente negociar um prazo maior), se quiseres, podes comprar o apartamento pelo valor remanescente. Se o prazo for superior a 4/5 anos e se for um imóvel com potencial de valorização, acho que é uma boa opção para quem ter uma casa em sua posse. Um exemplo: Preço do apartamento: 100000 € Valor da renda: 600 €/mês (50 % dedutível no preço do apartamento) Duração do contrato: 5 anos Valor deduzido: 300 €/mês x 60 meses = 18000 € Preço a pagar ao fim de 5 anos: 100000 € - 18000 € = 82000 € É uma coisa que agora anda na moda, só que como já vi, existem forma de dar a volta e tenho uns amigos que foram entalados em Mafra, arrendaram dessa forma num loteamento para o qual ninguem se mudava, 350€/mês num T2 novo (200€ para abater na compra), que ficava avaliado em 85.000€, só esqueceram-se de ler as letrinhas todas do contrato, e que dizia que de 6 em 6 meses a habitação era reavaliada, sendo que se considerava para efeitos de compra o preço mais alto. Como os preços eram "baixos" começou a mudar-se para lá muita gente, quando eles foram para comprar o preço da ultima avaliação era de 135.000€. E como terminavam o contrato de arrendamento, o valor pedido para novo arrendamento era agora de 600€. Desta forma "perderam" o dinheiro que já lá tinham deixado antes. É ARRENDAR! Depende dos pontos de vista e das prioridades. Se considerares que em Beja qualquer apartamento T3 com mais de 10 anos custa pelo menos 500€/mês de renda para arrendar, e neste momento consegues arranjar apartamentos T3 novo com 80% de financiamento, por cerca de 300€/mês, é preciso ponderar bem as prioridades e as condições. Para os que dizem que arrendar é melhor porque um dia podem ter de sair do país ou da cidade, é porque têm essa ideia em mente. Eu tenciono fazer vida na cidade onde nasci, não pretendo sair daqui, quero casar e ter um filho AQUI, na minha cidade. Porque raio vou eu arrendar, estar a pagar a casa dos outros quando podia estar a pagar a minha casa? Para os que dizem que é impossível pagar 250€ por mês ao banco, eu não tenciono comprar uma vivenda, não moro numa grande cidade onde os preços são absurdos. Por exemplo, amanhã devo ligar para uma imobiliaria que tem um apartamento de 1996 para venda que foi todo remodelado, está por 60mil €, a mensalidade de um empréstimo desse valor não vai para muito mais que os 250/300€. Já alugar um apartamento que esteja novo ou remodelado aqui na cidade, fica por pelo menos 350€. Depois tem aquele pessoal que pergunta se não tenho medo de um dia não poder pagar e ficar sem casa, primeiro, se eu não conseguir pagar essa mensalidade ao banco, também não ia conseguir pagar a renda, quer num caso quer no outro, ia acabar por ir viver na rua certamente, sendo que no caso de falhar ao banco ainda facilitam um bocado até a pessoa tentar arranjar o dinheiro, e eu ao meter-me num apartamento, não fui burro, desde que trabalho que poupo dinheiro com o objectivo de comprar casa, trabalho à 5 anos, esse dinheiro vou deixar a prazo para no caso de algum dia passar mal, dar para ir aguentando com esse dinheiro. E um dia que eu não consiga pagar 300€ por mês ao banco, então poucos conseguem, sou muito poupado, não tenho vícios, não gosto muito de sair à noite, a minha namorada é como eu nesses aspectos, gostamos mais de estar no conforto da casa, por isso nem sequer duvidei entre arrendar ou comprar. A minha dúvida está mesmo entre penhoras, leilões e imobiliárias. Neste momento com os bancos a fazer spreads de 3,5% ou mais, não é facil conseguires um credito que te fique nesses valores. Editado 24 Junho 2013 por Bazuka Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 24 Junho 2013 (editado) Bazuka ele quando pôs arrendar em grande e bold era para designar o negócio jurídico que muitos não advogados/juristas chamam de "alugar". Alugam-se bens móveis (carros etc) e arrendam-se bens imóveis (andares etc). Quanto à discussão, vejo méritos nos vários argumentos. Vejo-me mais rapidamente a arrendar numa fase inicial da minha vida. Contudo, comprar é e será sempre uma opção nomeadamente por uma questão de investimento. Se tiver capital para dar uma boa entrada e facilidade em ir pagando ao banco, gostava de ir tendo algum património para me precaver ou para no futuro ajudar um familiar, mas sem nunca entrar em loucuras e arriscar-me a ficar de corda na garganta. Acho é que a discussão não tem uma resposta taxativa e vai sempre depender do caso concreto. Editado 24 Junho 2013 por w0 Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 24 Junho 2013 (editado) apagar Editado 24 Junho 2013 por w0 Compartilhar este post Link para o post