Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

E o nosso (felizmente apenas) candidato à presidência, que disse hoje ser uma alegria voltar ao Dragão?

Até me ri...

Compartilhar este post

Link para o post

x2, vi isso há bocado. Ainda esta semana tive a ter uma discussão com sportinguistas que estavam a defender o Couceiro por ele ser um grande sportinguista e ter sido um bom perdedor.

Vergonha alheia deu-me nojo a fraca memória de algumas pessoas. Quando vi com os argumentos todos, começaram a dizer que isso não provava nada e até estar à frente do clube e fazer m*rda é diferentes dos outros.

Às vezes ainda tenho pesadelos com o passado, e faz-me confusão como é que as pessoas atiram as coisas para debaixo do tapete tão facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

x2, vi isso há bocado. Ainda esta semana tive a ter uma discussão com sportinguistas que estavam a defender o Couceiro por ele ser um grande sportinguista e ter sido um bom perdedor.

Vergonha alheia deu-me nojo a fraca memória de algumas pessoas. Quando vi com os argumentos todos, começaram a dizer que isso não provava nada e até estar à frente do clube e fazer m*rda é diferentes dos outros.

Às vezes ainda tenho pesadelos com o passado, e faz-me confusão como é que as pessoas atiram as coisas para debaixo do tapete tão facilmente.

Tive essa discussão com o meu pai. Aliás, o BdC cá em casa é tabu porque me acabo sempre a chatear com ele :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Porque agora estamos a ganhar, e para o adepto português isso é o que interessa, acima de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pela primeira vez fui ver (e comentar via rádio) o Sporting fora.

Foi melhor a vitória que a exibição. Tudo bem que o estado do relvado nos prejudicou, mas faltou mais empenho na 1ª parte, onde não conseguimos ganhar uma única segunda bola.

E ainda vi o Vuk :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Bom, pela primeira vez fui ver (e comentar via rádio) o Sporting fora.

Foi melhor a vitória que a exibição. Tudo bem que o estado do relvado nos prejudicou, mas faltou mais empenho na 1ª parte, onde não conseguimos ganhar uma única segunda bola.

E ainda vi o Vuk :mrgreen:

Estas a estagiar onde?ou a trabalhar

Se preferires manda mp :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Estas a estagiar onde?ou a trabalhar

Se preferires manda mp :-)

Ainda não comecei o estágio, nem estou a trabalhar :mrgreen:

Ocasionalmente vou comentando os jogos para a Rádio Regional de Arouca, devido a uma situação que aconteceu por acaso :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Ainda não comecei o estágio, nem estou a trabalhar :mrgreen:

Ocasionalmente vou comentando os jogos para a Rádio Regional de Arouca, devido a uma situação que aconteceu por acaso :mrgreen:

Muito bom!

Aproveita :)

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao jogo de ontem, só vi a segunda parte, mas dá para fazer grandes avaliações individuais quando até o William alivia a bola para onde está virado de cada vez que ela lhe vem parar aos pés? Penso que não. E isto não é uma crítica à equipa, é uma crítica a quem permite que um jogo de uma primeira divisão se dispute naquelas condições. Ainda assim, bom golo do Slimani, à ponta de lança. Merece a titularidade, mas custa-me um bocado ler que é melhor que o Montero para a forma de jogar da equipa. Está em melhor forma, só isso. Querem comparar aquilo que o Slimani faz em termos de golos e envolvimento ofensivo com aquilo que o Montero já fez? Por favor, acho que não dá para comparar sequer.

Sem por em causa a tua opinião (legítima), vou explicar o porquê do meu ponto de vista: sim, o Slimani está em boa forma. Mas também acho que é preciso chegar ao ponto de perceber até que ponto está realmente em melhor forma, ou se é mesmo a sua forma de jogar e os atributos que dá em relação ao Montero que o destacam. Para mim, o Slimani tem que ser titular porque está equipa foi oleada para jogar em torna de um jogador-alvo, digamos numa linguagem à FM. A equipa do Jardim trabalha muito em torno do ponta-de-lança, é o ponta de lança que tem de marcar os golos. Temos 35 golos para a Liga, e cerca de 17/18, não sei bem, foram marcados por Montero ou Slimani, isto são 50% dos golos. O que se passa é que o Montero tem cada vez menos espaço para praticar o seu jogo e envolver-se com a equipa, principalmente porque a equipa procura de forma excessivas as zonas laterais para construir jogo, e o Montero raramente sai do centro. Isto faz com que a equipa trabalhe pura e exclusivamente para ele, sem quase ele tocar na bola. No início da época, o Montero envolvia-se mais com a equipa porque esta tinha as linhas mais subidas e o Adrien mais próxima do apoio ao Montero, e o André Martins não funcionava tanto como "segundo extremo". O extremo da esquerda só cruza (Capel), o Jefferson já não faz o que fazia no início da época de entrar na grande área e cruzar na linha de fundo, o extremo da direita ou é inconsequente em 50% das vezes (Carrillo) ou é o Wilson Eduardo. O Cédric chega à 3/4 do campo, o que faz? Cruza. Assim como querem que o Montero faça a diferença quando é um jogador feito para decidir em espaços curtos e em jogo interior?

A sensação que me dá é que o Montero, mesmo apesar de estar em má forma, está um pouco como o Ricky nos 2 anos anteriores, muito desapoiado na frente, mas desta vez não porque a equipa não joga bem, mas sim porque canalizamos muito jogo pelas laterais, e oferecemos o último passe em condições para as quais ele não se consegue adaptar. É um jogador que não é feito para ser jogador alvo.

Por isso é que o Slimani a entrar resulta tão bem. E por isso é que eu acho que ele devia ser titular. Talvez não em todos os jogos. Mas o facto da equipa se envolver pelas laterais obriga a que haja um jogador alvo, ou maior densidade de jogadores da equipa dentro da grande área (situação do FC Porto do Co Adriaanse, por exemplo, estavam sempre 3/4 dentro da grande área). Com o Slimani na frente, ganhamos músculo, jogo aéreo e até mesmo alma. E por alguma razão ele tem feito a diferença. Dar o rótulo de arma secreta já é um pouco excessivo. Arma secreta era o Mantorras, por exemplo, entrava só porque sim e resolvia uma ou duas vezes. Quando um jogador resolve uma mão cheia de vezes, é porque há razões para isso.

Mas pá, o Jardim é que tem curso nível 4, não sou eu :mrgreen: isto é só a minha opinião. Se o Montero não marcar um durante 70, entrar o Slimani e marcar 2 todos os jogos a acabarmos campeões, eu cá fico feliz da minha vida. Se calhar assim até resulta melhor. Mas este estilo de jogo não corresponde com um jogador com as características do Montero.

Editado por Jone Queiroz

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo contigo Jone, mas o Fredy não está só desapoiado porque canalizamos muito jogo pelas alas e porque o André tem caído mais sobre a ala direita. Ele anda desapoiado porque, e aqui não há volta a dar, nós andamos a jogar praticamente com menos 2 todos os jogos. Os extremos, portanto, e isto vale para qualquer um deles.

E agora vou arriscar apontar um defeito ao Jardim, mais uma vez. Eu não acho que a culpa seja exclusivamente dos extremos serem limitados. Eu acho errada a ideia que ele parece ter de pedir aos extremos para dar muita largura e para virem procurar a bola ao lateral quando no início (+/-) da construção. Porque eles, exactamente por serem algo limitados, dão-se logo aí à marcação, e contra uma equipa bem organizada, o nosso ataque emperra logo todo aí.

A partir daí, ficamos limitados nas opções. Na direita ainda vamos disfarçando porque o André, qual monstro, faz durante 90 minutos de interior-direito quando a bola está do seu lado no central, e de falso extremo, a entrar nas costas do lateral adversário quando o nosso lateral procura os passes verticais (que são o "plano de recurso" do Jardim para a construção, caso não haja opções pela zona central).

O problema está na esquerda, porque o Adrien é essencial para tentar começar a construção pela zona central, e não pode nem tem características para fazer o que o André faz na direita. Vai valendo a maior percepção do jogo do Jefferson, que muitas vezes faz o papel do extremo e sobe no corredor "por dentro", causando o 1x2, e por vezes as dinâmicas individuais do Carrillo e do Wilson quando lá jogam, que são jogadores que estão habituados a andar também pelo espaço central. Porque senão ficaríamos praticamente sem opções no lado esquerdo, e o nosso jogo ficaria muito mais previsível.

Eu gosto da profundidade que os laterais vão dando nos corredores. Acho é que os extremos têm que procurar muito mais fugir das alas para o meio e para a área, para finalizarem, como já fizeram esta época. Porque a principal razão para o Fredy também não andar a facturar (e isto para voltar ao início, que já divaguei muito) prende-se com o facto dele estar a aparecer muita vez sozinho na área quando os cruzamentos (que são bastantes e que são parte fundamental do processo ofensivo do Sporting) aparecem.

Editado por Poeira

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é verdade. Mas quando sugeri o que disse deve-se ao facto de achar este modelo de jogo eficaz, mas demasiado inflexível para ser mudado em grande parte pelo facto de termos extremos extremamente limitados ou inconsequentes 50% das vezes.

No entanto, o que acho estranho é que temos extremos para essas diagonais. O Carrillo é excelente nisso, quando quer. O Wilson Eduardo (não me matem) calma, tinha isso como uma das suas principais armas mas não as aplica tanto porque só consegue colocá-las em transição rápida, momento do jogo que só utilizamos praticamente quando estamos em vantagem ou a jogar fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é verdade. Mas quando sugeri o que disse deve-se ao facto de achar este modelo de jogo eficaz, mas demasiado inflexível para ser mudado em grande parte pelo facto de termos extremos extremamente limitados ou inconsequentes 50% das vezes.

No entanto, o que acho estranho é que temos extremos para essas diagonais. O Carrillo é excelente nisso, quando quer. O Wilson Eduardo (não me matem) calma, tinha isso como uma das suas principais armas mas não as aplica tanto porque só consegue colocá-las em transição rápida, momento do jogo que só utilizamos praticamente quando estamos em vantagem ou a jogar fora.

Lá está, são instruções do Jardim que os prendem um pouco ao corredor, para ajudar a causar o desequilíbrio no 1x2 para o lateral entrar e cruzar. Mas eu acho que ganhávamos mais em ter 2 extremos que também procurassem as diagonais para o meio, de forma a arrastar o defesa e deixar o espaço para o lateral cruzar, e ao mesmo tempo aparecendo mais na área para responder ao cruzamento. E também era bom se o extremo do lado contrário ao cruzamento atacasse a sério a bola, aparecendo mais próximo do Fredy, ou pelo menos ao 2º poste, coisa que muito poucas vezes tem acontecido.

São ligeiras alterações que talvez desequilibrassem um pouco a transição ataque-defesa a curto-prazo (e provavelmente é por isso que o Jardim não insiste muito nisso), mas que a médio-prazo iriam compensar. E iriam tornar a nossa ofensiva mais vasta e menos previsível.

E fds, bom bom é ver que, pela primeira vez desde que me lembro no Sporting, me posso dar ao luxo de criticar detalhes no sistema de jogo, porque nos princípios de jogo praticamente não vislumbro falhas :D

Compartilhar este post

Link para o post
tvi24.pt

Joaquim Sousa Martins acaba de explicar no programa «Contragolpe» o que se passou esta tarde durante a emissão da peça de Leonardo Jardim, na TVI24. O audio que surgiu, durante alguns segundos, era da emissão da TVI. O editor de desporto da TVI pediu desculpa, em nome da estação, pelo lapso involuntário.

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que todos queríamos mas penso que o Sporting não pode fazer isso sob pena de ser condenado a indemnizar o record ...

Nós podemos contribuir não comprando o jornal deles nem fazendo likes no facebook deles ! Se as vendas deles começarem a cair alguma coisa vai ter de mudar por lá ...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...