Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Pena de Morte

Publicações recomendadas

Como se resolve essa situação se a pessoa condenada já está morta?

Chama-se Jesus.

Compartilhar este post

Link para o post

Contra.

Por acaso ainda hoje estava a dar nas notícias o caso de um chinês que foi condenado à morte por corrupção. Aqui é o 8, lá é o 80...

Compartilhar este post

Link para o post

Este é um tema bastante controverso e no qual, creio, é impossível chegar a um consenso.

Vou deixar, somente, aqui um argumento para reflexão.

Existem alguns aspetos que devem ser levados em linha de conta quando se condena alguém, seja à prisão ou à pena de morte, como, por exemplo, a fidedignidade dos relatos de testemunhas e todas as outras pessoas envolvidas num caso. Está cientificamente provado que uma pessoa que preste declarações a um tribunal ou advogado, algum tempo após um suposto crime, não se consegue recordar da totalidade da história, recorrendo frequentemente a algo que se chama uma confabulação, que é preencher os "espaços vazios na memória" com acontecimentos que fazem algum sentido no contexto da história. Ou seja, a pessoa como não se recorda vai completar a história com fatos que lhe fazem sentido. Isto não é uma mentira ou omissão, é um simples processo mnésico que todas as pessoas utilizam. Imagine-se que uma testemunha confabula num determinado aspeto da história e assim prejudica uma pessoa que está inocente, sendo a responsável por essa condenação à morte?

Como se resolve essa situação se a pessoa condenada já está morta?

Penso que na situação de apenas 1 homicídio não é suficiente para levar à pena de morte por esses motivos que disseste, mas no caso de algum serial killer em que se comprove a 100% que ele foi o culpado, para mim é perfeitamente legítimo que o autor dos crimes seja condenado

Compartilhar este post

Link para o post

É o que eu defendo, por exemplo, aquele de 18 anos da América que até mandou f*der a família depois do julgamento e o Breivik devia ser condenado com pena de morte.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que na situação de apenas 1 homicídio não é suficiente para levar à pena de morte por esses motivos que disseste, mas no caso de algum serial killer em que se comprove a 100% que ele foi o culpado, para mim é perfeitamente legítimo que o autor dos crimes seja condenado

Acho que não percebeste o que escrevi.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nem acho que seja uma questão muito complexa, acho que é mais uma questão de maturidade e inteligência que distingue quem é a favor e contra a pena de morte.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não percebeste o que escrevi.

Percebi..

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi..

Talvez não, porque se por um mero acaso uma testemunha confabular e essa mesma testemunha for a principal no caso, estás a incorrer no risco de condenares, à pena de morte, uma pessoa inocente.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez não, porque se por um mero acaso uma testemunha confabular e essa mesma testemunha for a principal no caso, estás a incorrer no risco de condenares, à pena de morte, uma pessoa inocente.

Tenho a noção disso. Por isso é que num caso de apenas 1 homicídio é um pouco arriscado essa abordagem, mas no caso de serem várias as vítimas em alturas temporais diferentes... parece-me improvável a testemunha principal confabular e condenar uma pessoa inocente.

Sou a favor da pena de morte caso existam provas inequívocas do culpado dos crimes

Compartilhar este post

Link para o post

É o que eu defendo, por exemplo, aquele de 18 anos da América que até mandou f*der a família depois do julgamento e o Breivik devia ser condenado com pena de morte.

Não porra coitado do homem tem direito à vida... Devia era ser reabilitado!

Compartilhar este post

Link para o post

Já que se fala no caso do Breivik, os familiares dos jovens mortos ficaram felizes e acharam que se fez justiça com a sentença que ele teve. É curioso...

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

sim, matou 77 pessoal e foi condenado a 21 anos de prisão prorrogáveis.... Daqui a 21 anos poderá sair se alguém assim o entender. Ficaram felizes? Sure...4 ou 7

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto é que ele apanhou?

21 anos mas com a possibilidade de a pena ser prolongada indefinidamente.

Vai ficar lá até bater as botas

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

sim, matou 77 pessoal e foi condenado a 21 anos de prisão prorrogáveis.... Daqui a 21 anos poderá sair se alguém assim o entender. Ficaram felizes? Sure...4 ou 7

Não, não sai. Claro, 4 ou 7. Então procura pelo google reações de familiares. A sentença do Breivik só mostrou o quão evoluída é a Noruega e deu uma grande lição da ideia de justiça.

Quanto é que ele apanhou?

21 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

21 anos.

21 anos na teoria porque na realidade só o deixam sair quando estiver a morrer ou mesmo morto.

É que se o limite penal na Noruega é 21 anos eles têm um regime especifico que permite prolongar as penas de 5 em 5 anos após os 21.

19 pessoas estão nessa situação com o Breivik

http://en.wikipedia.org/wiki/Life_imprisonment_in_Norway

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que mostras isso! São sentenças muito recentes. Nós lá para 2030 falamos lol

Eu gostava era de saber qual a justiça de cometer o mesmo acto que ele. Ou matar é justificado quando convêm?

Compartilhar este post

Link para o post

Contra, viola o direito à vida assegurado na declaração universal dos direitos humanos.

subscrevo

em caso algum acho a pena de morte aceitável. Aliás nem pena de morte, nem perpétua (aqui só mesmo casos excepção)

Editado por frederico.dr

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou a favor, mas em casos especificos ou de uma gravidade extrema, como por ex um assassino em serie que mata milhentas pessoas essa pessoa para mim não tem direito à vida, logo pena de morte com ele

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Vaart diz faz sentido. Não é novidade que houve já alguns casos de pessoas consideradas culpadas e punidas com pena perpétua (e acho que também pena de morte) que se veio a ver e afinal eram inocentes, sendo em uma acusação ou em todas.

O sistema judicial tem de aceitar que pode errar e tem de entender que tirar uma vida é uma decisão demasiado grave para ser feita pela própria justiça. Além disso, a prisão perpétua será um maior castigo e em alguns casos cumprirá na reabilitação, que deve ser o objectivo nº1.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nem acho que seja uma questão muito complexa, acho que é mais uma questão de maturidade e inteligência que distingue quem é a favor e contra a pena de morte.

Achar menos inteligente e imatura uma pessoa que apresenta uma opinião diferente da tua é realmente uma prova de maturidade enorme.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...