Petar Musa Publicado 8 Julho 2013 Como se resolve essa situação se a pessoa condenada já está morta? Chama-se Jesus. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 8 Julho 2013 Contra. Por acaso ainda hoje estava a dar nas notícias o caso de um chinês que foi condenado à morte por corrupção. Aqui é o 8, lá é o 80... Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 8 Julho 2013 Este é um tema bastante controverso e no qual, creio, é impossível chegar a um consenso. Vou deixar, somente, aqui um argumento para reflexão. Existem alguns aspetos que devem ser levados em linha de conta quando se condena alguém, seja à prisão ou à pena de morte, como, por exemplo, a fidedignidade dos relatos de testemunhas e todas as outras pessoas envolvidas num caso. Está cientificamente provado que uma pessoa que preste declarações a um tribunal ou advogado, algum tempo após um suposto crime, não se consegue recordar da totalidade da história, recorrendo frequentemente a algo que se chama uma confabulação, que é preencher os "espaços vazios na memória" com acontecimentos que fazem algum sentido no contexto da história. Ou seja, a pessoa como não se recorda vai completar a história com fatos que lhe fazem sentido. Isto não é uma mentira ou omissão, é um simples processo mnésico que todas as pessoas utilizam. Imagine-se que uma testemunha confabula num determinado aspeto da história e assim prejudica uma pessoa que está inocente, sendo a responsável por essa condenação à morte? Como se resolve essa situação se a pessoa condenada já está morta? Penso que na situação de apenas 1 homicídio não é suficiente para levar à pena de morte por esses motivos que disseste, mas no caso de algum serial killer em que se comprove a 100% que ele foi o culpado, para mim é perfeitamente legítimo que o autor dos crimes seja condenado Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 8 Julho 2013 É o que eu defendo, por exemplo, aquele de 18 anos da América que até mandou f*der a família depois do julgamento e o Breivik devia ser condenado com pena de morte. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Julho 2013 Penso que na situação de apenas 1 homicídio não é suficiente para levar à pena de morte por esses motivos que disseste, mas no caso de algum serial killer em que se comprove a 100% que ele foi o culpado, para mim é perfeitamente legítimo que o autor dos crimes seja condenado Acho que não percebeste o que escrevi. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 8 Julho 2013 Por acaso nem acho que seja uma questão muito complexa, acho que é mais uma questão de maturidade e inteligência que distingue quem é a favor e contra a pena de morte. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 8 Julho 2013 Acho que não percebeste o que escrevi. Percebi.. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Julho 2013 Percebi.. Talvez não, porque se por um mero acaso uma testemunha confabular e essa mesma testemunha for a principal no caso, estás a incorrer no risco de condenares, à pena de morte, uma pessoa inocente. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 8 Julho 2013 Talvez não, porque se por um mero acaso uma testemunha confabular e essa mesma testemunha for a principal no caso, estás a incorrer no risco de condenares, à pena de morte, uma pessoa inocente. Tenho a noção disso. Por isso é que num caso de apenas 1 homicídio é um pouco arriscado essa abordagem, mas no caso de serem várias as vítimas em alturas temporais diferentes... parece-me improvável a testemunha principal confabular e condenar uma pessoa inocente. Sou a favor da pena de morte caso existam provas inequívocas do culpado dos crimes Compartilhar este post Link para o post
MarceloMacedo Publicado 8 Julho 2013 É o que eu defendo, por exemplo, aquele de 18 anos da América que até mandou f*der a família depois do julgamento e o Breivik devia ser condenado com pena de morte. Não porra coitado do homem tem direito à vida... Devia era ser reabilitado! Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 8 Julho 2013 Não porra coitado do homem tem direito à vida... Devia era ser reabilitado! ... Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 8 Julho 2013 (editado) Já que se fala no caso do Breivik, os familiares dos jovens mortos ficaram felizes e acharam que se fez justiça com a sentença que ele teve. É curioso... Editado 8 Julho 2013 por Koper Compartilhar este post Link para o post
MarceloMacedo Publicado 8 Julho 2013 sim, matou 77 pessoal e foi condenado a 21 anos de prisão prorrogáveis.... Daqui a 21 anos poderá sair se alguém assim o entender. Ficaram felizes? Sure...4 ou 7 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Julho 2013 (editado) Quanto é que ele apanhou? 21 anos mas com a possibilidade de a pena ser prolongada indefinidamente. Vai ficar lá até bater as botas Editado 8 Julho 2013 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
MarceloMacedo Publicado 8 Julho 2013 21 anos de prisão prorrogáveis, ou seja daqui a 21 anos irão avaliá-lo e se o acharem reabilitado poderá sair. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 8 Julho 2013 sim, matou 77 pessoal e foi condenado a 21 anos de prisão prorrogáveis.... Daqui a 21 anos poderá sair se alguém assim o entender. Ficaram felizes? Sure...4 ou 7 Não, não sai. Claro, 4 ou 7. Então procura pelo google reações de familiares. A sentença do Breivik só mostrou o quão evoluída é a Noruega e deu uma grande lição da ideia de justiça. Quanto é que ele apanhou? 21 anos. Compartilhar este post Link para o post
MarceloMacedo Publicado 8 Julho 2013 nem eu nem tu sabemos se sai ou não, agora que é possível é! Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Julho 2013 21 anos. 21 anos na teoria porque na realidade só o deixam sair quando estiver a morrer ou mesmo morto. É que se o limite penal na Noruega é 21 anos eles têm um regime especifico que permite prolongar as penas de 5 em 5 anos após os 21. 19 pessoas estão nessa situação com o Breivik http://en.wikipedia.org/wiki/Life_imprisonment_in_Norway Compartilhar este post Link para o post
MarceloMacedo Publicado 8 Julho 2013 Ainda bem que mostras isso! São sentenças muito recentes. Nós lá para 2030 falamos lol Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Julho 2013 Ainda bem que mostras isso! São sentenças muito recentes. Nós lá para 2030 falamos lol Eu gostava era de saber qual a justiça de cometer o mesmo acto que ele. Ou matar é justificado quando convêm? Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 8 Julho 2013 (editado) Contra, viola o direito à vida assegurado na declaração universal dos direitos humanos. subscrevo em caso algum acho a pena de morte aceitável. Aliás nem pena de morte, nem perpétua (aqui só mesmo casos excepção) Editado 8 Julho 2013 por frederico.dr Compartilhar este post Link para o post
Xaninhow Publicado 8 Julho 2013 Eu sou a favor, mas em casos especificos ou de uma gravidade extrema, como por ex um assassino em serie que mata milhentas pessoas essa pessoa para mim não tem direito à vida, logo pena de morte com ele Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 8 Julho 2013 O que o Vaart diz faz sentido. Não é novidade que houve já alguns casos de pessoas consideradas culpadas e punidas com pena perpétua (e acho que também pena de morte) que se veio a ver e afinal eram inocentes, sendo em uma acusação ou em todas. O sistema judicial tem de aceitar que pode errar e tem de entender que tirar uma vida é uma decisão demasiado grave para ser feita pela própria justiça. Além disso, a prisão perpétua será um maior castigo e em alguns casos cumprirá na reabilitação, que deve ser o objectivo nº1. Compartilhar este post Link para o post
Jonyyy Publicado 8 Julho 2013 Por acaso nem acho que seja uma questão muito complexa, acho que é mais uma questão de maturidade e inteligência que distingue quem é a favor e contra a pena de morte. Achar menos inteligente e imatura uma pessoa que apresenta uma opinião diferente da tua é realmente uma prova de maturidade enorme. Compartilhar este post Link para o post