Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
frnk th tnk

Dois feridos em manifestação anti-tourada em Viana do Castelo

Publicações recomendadas

Dois feridos em manifestação anti-tourada em Viana do Castelo

Com muita tensão no ar, confusão instalou-se quando PSP tentou criar perímetro de segurança a cerca de 300 metros da praça de touros.

Um homem ficou sem um dente e uma mulher foi arrastada por agentes do corpo de intervenção da PSP, quando estes tentavam concentrar os manifestantes que protestam em Viana do Castelo contra a corrida de touros que está a decorrer nesta tarde de domingo.

Os mais de 20 agentes que se encontram no local, entre elementos da PSP de Viana do Castelo e do corpo de intervenção, forçaram a criação de um perímetro de segurança, para permitir a circulação na estrada que passa ao lado da praça de touros amovível montado pela Prótoiro.

Os ânimos exaltaram-se quando os manifestantes – mais de duas centenas – perceberam que iriam ser obrigados a manter-se a cerca de 300 metros do recinto erigido de propósito para o espectáculo desta tarde. Os dois feridos resultaram dos momentos de tensão que se seguiram. A mulher que foi arrastada estava deitada chão – foi assistida pelo INEM no local.

Defensor Moura, ex-presidente da câmara de Viana do Castelo, ainda tentou negociar com a PSP, mas sem sucesso. O candidato às últimas eleições presidenciais foi o responsável, em 2009, quando liderava ainda o executivo da autarquia, pela aprovação da declaração que transformou Viana do Castelo na primeira cidade anti-touradas do país.

A manifestação foi organizada pelo movimento Viana Antitouradas, à qual se juntou a Animal. A presidente desta associação, Rita Silva, mostrou-se muito indignada pelo facto de os manifestantes terem sido concentrados afastados do recinto e garantiu que fará chegar à Assembleia da República e a todos os partidos com assento parlamentar o relato do que se passou neste domingo em Viana, que qualifica como um “escândalo”.

Ao mesmo tempo, a corrida decorria com praça cheia e muitos aplausos.

Fonte: Público

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas pessoas não se sentem confortáveis por estarem no topo da cadeia alimentar e por serem o animal dominante.

Compartilhar este post

Link para o post

topico anual das touradas!

Sou contra touradas mas quando é preciso mexerem-se por outras coisas nem sangue há

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas pessoas não se sentem confortáveis por estarem no topo da cadeia alimentar e por serem o animal dominante.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

É nesta tourada que as posições se extremam todos os anos, né?

Não gosto de touradas, mas já fui mais anti. Actualmente não me faz comichão.

Compartilhar este post

Link para o post

As festas da Srª da Agonia sempre tiveram por tradição a tourada. No tempo do Defensor Moura ele decidiu acabar com elas, declarando inclusivamente Viana como primeiro município Antitourada. Com a mudança de executivo, voltou a existir tourada em Viana nas festas da Srª da Agonia, penso que esta seja a terceira. Desde então sim, tem dado confusão.

EDIT: O ano passado também deu confusão na da praia da Torreira (Murtosa), onde até houve o suposto ataque de um cavaleiro a manifestantes.

Editado por Mesquita

Compartilhar este post

Link para o post

É. No ano passado ou há dois anos foi aqui que um dos cavaleiros andou pelo meio dos manifestantes quando fazia o aquecimento. O que foi um escândalo porque, naturalmente, os cavaleiros são uns assassinos que investem com os cavalos com intenção de magoar os manifestantes pacíficos e os polícias uns anormais que estavam para ali sem fazer nada.

Desta vez a polícia resolveu atuar e montar um perímetro de segurança de 300 metros. Segurança para os manifestantes, bem entendido, de maneira a que não se corresse o risco de os sujeitar às diatribes dos cavaleiros anormais. Como se comprova, correu tudo da melhor forma sem qualquer incidente...

As festas da Srª da Agonia sempre tiveram por tradição a tourada. No tempo do Defensor Moura ele decidiu acabar com elas, declarando inclusivamente Viana como primeiro município Antitourada. Com a mudança de executivo, voltou a existir tourada em Viana nas festas da Srª da Agonia, penso que esta seja a terceira. Desde então sim, tem dado confusão.

EDIT: O ano passado também deu confusão na da praia da Torreira (Murtosa), onde até houve o suposto ataque de um cavaleiro a manifestantes.

Foi na Murtosa? Estava convencido que tinha sido em Viana... Ao fim e ao cabo vai dar no mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Descartes e Mesquita, foi precisamente dessa situação com o cavaleiro que me lembrei quando escrevi aquele post.

Se não se põe um travão a isto, já que chegar a um acordo entre as duas partes é impossível, todos os anos irá repetir-se a história.

Já agora, uma rádio local fez uma sondagem aos vianenses e mais de 90% dos inquiridos afirmou ser contra as touradas. Mas não sei se será fiável. Duvido muito até.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, uma rádio local fez uma sondagem aos vianenses e mais de 90% dos inquiridos afirmou ser contra as touradas. Mas não sei se será fiável. Duvido muito até.

Não me admiraria que essa sondagem fosse fiável. Tal como não me admiraria que, se a mesma sondagem fosse feita em Barrancos ou em Salvaterra de Magos, desse 90% de apoiantes.

Assim como também não me admiraria que, se a pergunta fosse sobre a posição dos vianenses em relação ao futebol, resultasse 90% de apoiantes. E no entanto os factos apontam para a seguinte realidade: dos 56 jogos de futebol oficiais já disputados esta época só 4 (Sporting vs Arouca, Vit. Guimarães vs. Académica, Vit. Setúbal vs. FC Porto e Marítimo vs. Benfica) tiveram uma assistência maior do que uma tourada realizada numa praça de touros amovível, sem condições de conforto extraordinárias, numa cidade sem tradição taurina. E só o Marítimo vs. Benfica teve uma taxa de ocupação semelhante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me admiraria que essa sondagem fosse fiável. Tal como não me admiraria que, se a mesma sondagem fosse feita em Barrancos ou em Salvaterra de Magos, desse 90% de apoiantes.

Já eu ficaria mais admirado. Viana tem tradição taurina. Não tanta como a Póvoa, claro, para dar um exemplo no Norte, mas tem. Não digo que não sejam mais os contra dos que os prós, mas 90% parece-me muito puxado.

Compartilhar este post

Link para o post

O José Maria Costa, o actual presidente da Câmara, também tem lutado para que não se façam touradas e este ano foi chumbada a arena amovível, mas acabaram por perder em tribunal.

A ideologia dos 2 é a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

É escândalo os manifestantes terem ficado longe? Desde quando? Se calhar iam fazer festinhas e tudo mais caso estivessem perto. Há coisas tão mais importantes com que se preocupar mas pronto, vamos manifestar contra as Touradas para termos atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

É escândalo os manifestantes terem ficado longe? Desde quando? Se calhar iam fazer festinhas e tudo mais caso estivessem perto. Há coisas tão mais importantes com que se preocupar mas pronto, vamos manifestar contra as Touradas para termos atenção.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Já eu ficaria mais admirado. Viana tem tradição taurina. Não tanta como a Póvoa, claro, para dar um exemplo no Norte, mas tem. Não digo que não sejam mais os contra dos que os prós, mas 90% parece-me muito puxado.

Também tinha ideia que Viana tem tradição taurina, daí desconfiar daquilo :o mas eu pesco pouco de touradas, por isso... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não está na manifestação que, como qualquer outra (razoável, obviamente), tem toda a legitimidade.

Se já houve problemas em manifestações anteriores, pelos relatos com prejuízo até para os manifestantes (desconheço qual foi o desfecho), faz todo o sentido a presença das autoridades para que isto não se repita e para que a manifestação possa correr dentro da normalidade.

Se houve abusos por parte da PSP e/ou do Corpo de Intervenção, pois que se investigue, agora questionar a presença das autoridades, por si só, parece-me pouco compreensível.

Compartilhar este post

Link para o post

Abolir as touradas é que era de valor, o resto são meninices. E contra mim falo, que é uma das saídas do meu curso. E mais não digo senão o Descartes começa a discutir comigo (amigavelmente, óbvio :mrgreen: ) e íamos pôr este tópico com umas 30 páginas.

Compartilhar este post

Link para o post

Abolir as touradas é que era de valor, o resto são meninices. E contra mim falo, que é uma das saídas do meu curso. E mais não digo senão o Descartes começa a discutir comigo (amigavelmente, óbvio :mrgreen: ) e íamos pôr este tópico com umas 30 páginas.

Abolir as touradas? E depois para onde iam as dezenas de desocupados fazer desacatos com a polícia durante as suas manifestações pacíficas? Para a porta do Jardim Zoológico a insultar as crianças?

Compartilhar este post

Link para o post

Abolir as touradas? E depois para onde iam as dezenas de desocupados fazer desacatos com a polícia durante as suas manifestações pacíficas? Para a porta do Jardim Zoológico a insultar as crianças?

Ficavam em casa a receber o salário mínimo enquanto executavam a árdua tarefa que é meter a mão nas calças e coçar a micose :mrgreen:

Editado por Unclouded

Compartilhar este post

Link para o post

Tinham de trabalhar nas claques a tempo inteiro. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Apoiado. Contra a fome em África não protestam eles!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...