Don Andres Publicado 25 Novembro 2013 Vá, também não exageremos. Eu gosto de ler os posts do Infinito, apesar de discordar com certas coisas que ele diz. Espero que ele cá continue a postar porque é alguém que justifica aquilo que diz e tenta dar uma opinião fundamentada, mesmo que isso implique ir contra algumas ideias bem estabelecidas no seio dos benfiquistas. Assim dá gosto discutir futebol. Não compreendo esta cruzada contra o Matic (ou não estivéssemos a falar do melhor jogador do campeonato do ano passado) mas ele lá tem as ideias dele. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 25 Novembro 2013 Se o lance foi mesmo assim (não me lembro) sim, o ideal seria jogar na cobertura, mesmo sendo essa cobertura... o Luisão. De certa forma compreendo a falta de confiança no colega em questão. Mas isso não tira mérito às vezes que é ele sozinho (por falta de opções e porque consegue) a transportar o jogo da equipa para a frente, fazendo exatamente isso que descreves no Gaitán, mas numa zona mais recuada. Quanto às coberturas aos laterais, no Benfica é sempre o médio mais recuado (neste caso, Matic) a fazer a cobertura, esteja ele onde estiver. Isso é um problema do Modelo, não do jogador. Por um lado, a estrutura não tem a plasticidade necessária para fazer face a essas situações, por outro lado mantém os centrais na sua posição, na perspectiva de um eventual cruzamento e, assumindo que são eles os jogadores mais fortes da equipa no jogo pelo ar, tem o seu "quê" de lógica, apesar de eu não concordar. Não tem nada a ver com ser ou não desculpado. Tem a ver com jogadores que não tem o seu ponto forte na mudança de "chip" e sofrem por isso neste Modelo. Sim o Djuricic ainda está verde nesse momento mas daí a ser um pino... enfim. E tem 10x mais potencial o Djuricic que o Rodrigo, o trabalho sem bola pode ser potenciado de uma forma exponencial, já com bola... a história é outra. Esses são maratonistas, os extremos tem que ser rápidos e fortes no 1x1... lá está, falta de adaptabilidade do Modelo face às situações. Mas num 4-4-2 clássico nem eu esperava outra coisa. Cobertura ofensiva é dar linha de passe atrás. Equilibrio é ir fazer a posição do jogador que saiu de lá. O médio mais defensivo tenta, por vezes, ir para perto do espaço de onde saiu o lateral. Pode até estar a dar o equilibrio (embora com o resto da equipa toda a correr para área isso valha de pouco) mas ainda assim não está a dar cobertura ao dito e então se perdermos a bola já estamos condicionados para a recuperar rapidamente. E quem diz o lateral diz o extremo... Sempre que a bola entra no corredor perto da área é cavalaria toda a correr na direcção da área os médios à porta e os centrais a segurar tudo por fios cá a atrás... Os únicos jogadores que vão dando essas coberturas, e penso que o façam naturalmente, por inteligência e sua própria leitura de espaço são o Iván e o Rodrigo... O Matic e o Enzo se estiverem naquela zona por acaso em vez de estarem a correr para cima da área tentam eles também atacar o corredor ou em progressão ou em combinação directa com o jogador que lá estiver perto. O lateral às vezes vai nas costas do extremo, às vezes ataca espaço interior. Raras vezes serve a cobertura. Isto é o que acontece quase sempre: Isto é o que para mim devia acontecer: Por um lado eu concordo que ele mete jogadores na área para responder ao cruzamento, por outro eu nem sequer gosto de cruzamentos assim tanto, acho que 70/80 % das vezes é jogar na sorte e prefiro que minha equipa mantenha a estrutura equilibrada... 3/4 jogadores na zona da bola para sufocar se alguém a recuperar e dar tempo aos que estão mais longe para reorganizar, ao mesmo tempo que em vez de ficar só com a opção cruzar, fico também com a opção circular... E é assim, se repares eu disse logo que o Matic era forte a transportar a bola e o Matic é um médio com caracteristicas que eu aprecio e acho que cabe à vontade no Benfica. Só não acho que seja como o médio mais defensivo. Eu também disse logo que ele tem de jogar mais à frente onde faça a diferença a pressionar, tenha coberturas para acelerar com bola e onde o tipo de decisões que pode tomar são diferentes de quem joga por norma mais fora um bocado da pressão e deve usar esse momento para pensar e controlar aquela fase do jogo. Eu gosto de médios defensivos como o Gago, o Xabi Alonso, o Javi Martinez, o Pirlo, o Ambrosini, etc... Todos com caracteristicas para vários tipos de futebol diferentes, mas com uma coisa em comum. Inteligência na ocupação do espaço e discernimento na entrega da bola. Jogadores que sabem pausar e pautar o jogo. Cada vez mais a organização é feita desde trás porque é ali que há mais espaço. Isto porque se fecha de tal forma o meio campo que está cada vez mais dificil para um 10 clássico. E numa equipa minha todos tem de ser agressivos e pouco importa se tenho bisontes ou cavalos a pressionar, desde que bem organizados a bola vai ser recuperada pouco tempo depois da perda. O Barça tem momentos de pressão com Messi, Dani Alves e Xavi a cairem no portador da bola e nem por isso tem menos sucesso a recuperá-la do que se tivesse três cavalões ou três matarruanos de 2m cada um. No futebol para mim à mais espaço à inteligência do que à cavalice. Se aliarem ambas tipo Yaya, fixe! Eu prefiro o Amorim 1000x ao Matic porque é muitissimo mais inteligente a perceber o espaço de jogo e tem muito mais discernimento com bola. Só isso. Mas provavelmente se os treinasse havia espaço para os dois no mesmo onze. Eu acho que o Matic tem qualidade para titular, claro que tem! Isso é óbvio. Mas o Amorim oferece mais variedade de soluções ao jogo do que o Matic. Eu se calhar jogava com o Amorim atrás a controlar o espaço e o Matic e o Gaitán mais à frente com o Salvio e o Enzo nos corredores e o Marko/Rodrigo na frente... Sei lá... Tantas opções com este plantel... E o Rodrigo nem por isso perde tecnicamente para o Djuricic. Se calhar está com menos confiança sei lá, não moro com ele... Mas que tem qualidade de técnica de sobra tem e não é um par de más recepções numa fase da carreira que apagam a qualidade que tem. E eu também acho que há lugar ao Djuricic, mas tem de ser um gajo com atitude, um gajo que ofereça soluções em vez das queimar. Um gajo com predisposição para correr no meio da pressão à procura sempre de uma linha de passe próxima da bola para depois receber e fazer o que faz melhor que é metê-la para um Rodrigo ou um Marko a quebrar a linha defensiva... Motivos para o Infinito escrever o que escreve sobre o Matic: [ ] Estava há horas a tentar engatar uma gaja e já estava quase no papo, até que chega o sérvio e em apenas 30 segundos estragou-lhe os planos e levou-a para casa; [ ] Pediu-lhe um autógrafo e ele ignorou-o, e agora está ressentido. [ ] Foi violado por um sérvio quando era pequeno e agora não os suporta. Já a forma como fala do Djuricic não é muito normal. Que o rendimento dele está longe de ser o ideal é verdade, mas cepo? :lol: [ ] O Matic estava a assistir a um jogo das pré-escolas e às tantas sai-se com esta: "estes miúdos não jogam nada!" [ ] O Matic comentou nalguma rede social que aquele indivíduo com o cavanhaque à Johnny Depp não canta nada. Eu não acho o Djuri cepo. Acho que ontem em particular foi zero. E tem sido zero noutros jogos. Sei que dá para mais o que não invalida que esteja a fazer muito pouco... E convém dizer que o Matic é e será um jogador do caralhete para certo tipo de abordagens e treinadores... Mas como Hiddink é diferente do Mourinho que é diferente do Guardiola, que é diferente do Bielsa, que é diferente do Jesus, que é diferente do Vitor Pereira, eu também tenho o meu pensar do futebol e do que acho que deve ser aplicado... Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 25 Novembro 2013 Atenção que eu estava a falar de coberturas defensivas e não de coberturas ofensivas. Por aquilo que descreveste, pareceu que estavas a falar do momento defensivo que, nesse caso, é o trinco que faz a cobertura. Mas já que te deste ao trabalho de exemplificar também te digo que concordo contigo. Não sou adepto de cruzamentos a menos que a situação seja deveras favorável, daí também achar que se devia dar primazia às coberturas ofensivas e ao equilíbrio atacante, para, acima de tudo, haver uma abordagem que permita à equipa perceber se o cruzamento é favorável e, se não o for, ter a possibilidade de rodar a bola por trás e tentar entrar por outra zona. Se o mal do Rodrigo fossem um par de más recepções... estávamos muito bem. Mas não é. São más decisões atrás de más decisões. Tudo bem que o Modelo não ajuda e isso torna a situação mais complicada (pela filosofia, falta de linhas de passe, etc), mas mesmo assim tem estado deplorável. Seja vontade de resolver sozinho, seja falta de confiança, seja falta de qualidade, seja o que for, assim não dá. E pela quantidade assinalável já de erros nos últimos 2 anos, estou seriamente inclinado para a última opção. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 25 Novembro 2013 Pá, Infinito, a única coisa que tens de perceber é que o Matic pega no Amorim, embrulha-o, faz uma bola com ele e chuta-o para a bandeirola de canto que está mais distante. E eu gosto imenso do Amorim. A questão é que o Matic é mais tudo que ele. Tem um número sem fim de recursos superior ao português. Tem mais técnica, é mais imprevisível, ofensivamente oferece um maior número de recursos... É muito completo. É normal que arrisque mais. Às vezes, com este tipo de jogadores, uma má decisão é perdoável porque os dividendos que se podem retirar disso, são superiores ao que se retirariam depois de um acção de acordo com o padrão denominado correcto. Aliás, tens o exemplo do golo de ontem. É um golo que acontece com o Matic e nunca aconteceria com o Amorim, porque o sérvio tem um raio de acção superior. E convém inserir as coisas num contexto, neste caso o modelo de jogo. O Ramires não era fundamental neste modelo de jogo apenas porque era muito inteligente. Era fundamental porque era inteligente e tinha uma disponibilidade física para o jogo fora do normal. O Matic segue a mesma linha. É fundamental porque oferece características indispensáveis ao modelo de jogo. O problema é que isto, esta época, está tudo feito aos solavancos. Uns para um lado, outros para outro. Compartilhar este post Link para o post
HelderPG Publicado 25 Novembro 2013 Apesar de tudo que tenha acontecido, gosto muito de ler o que escreves André ;) Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 25 Novembro 2013 O que ainda me faz confusão é acharem que o Matic é um trinco, ou médio defensivo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 25 Novembro 2013 Um trinco e um médio defensivo não são a mesma coisa. Daí, quiça, a tua confusão. ;) Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 25 Novembro 2013 O Infinito percebe muito disto. So tem uma coisa: gosta tanto de argumentar e desafiar a logica, que faz com que muitas vezes crie defeitos em demasia para depois poder contra-argumentar. Foi assim, relembro, com o Javi, com o Cardozo... e agora o Matic. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 25 Novembro 2013 Pá, Infinito, a única coisa que tens de perceber é que o Matic pega no Amorim, embrulha-o, faz uma bola com ele e chuta-o para a bandeirola de canto que está mais distante. E eu gosto imenso do Amorim. A questão é que o Matic é mais tudo que ele. Tem um número sem fim de recursos superior ao português. Tem mais técnica, é mais imprevisível, ofensivamente oferece um maior número de recursos... É muito completo. É normal que arrisque mais. Às vezes, com este tipo de jogadores, uma má decisão é perdoável porque os dividendos que se podem retirar disso, são superiores ao que se retirariam depois de um acção de acordo com o padrão denominado correcto. Aliás, tens o exemplo do golo de ontem. É um golo que acontece com o Matic e nunca aconteceria com o Amorim, porque o sérvio tem um raio de acção superior. E convém inserir as coisas num contexto, neste caso o modelo de jogo. O Ramires não era fundamental neste modelo de jogo apenas porque era muito inteligente. Era fundamental porque era inteligente e tinha uma disponibilidade física para o jogo fora do normal. O Matic segue a mesma linha. É fundamental porque oferece características indispensáveis ao modelo de jogo. O problema é que isto, esta época, está tudo feito aos solavancos. Uns para um lado, outros para outro. Pronto, agora vamos entrar na fase da discussão em que começamos a falar um bocado de cor e porque achamos que sim... Eu bem andei à procura de estatisticas, mas para clubes nacionais não é fácil... Mas podemos começar já pela primeira frase. Fala bem de um dos problemas do Matic. Ele pega no Amorim e chuta-o para a bandeirola... MAIS DISTANTE! O Amorim no jogo com o Olympiakos e em menos tempo em campo tem mais dois passes que o Matic, ou seja mais ou menos os mesmos, mais passes passes para jogadores ofensivos e sobretudo mais de o dobro dos passes curtos do Matic, o que fala bem da importância de um para controlar o jogo e da incapacidade do outro para controlar ritmos... O Matic só tem uma mudança... É para a frente! Seja tentar o passe impossivel a rasgar no meio de 4 ou 5 defesas, seja arrancar em progressão mesmo quando tem 3 ou 4 em frente... E isto, principalmente com um Enzo ao lado, que não é nem de perto dos jogadores que mais passes faz, e que também tenta 30 vezes acelerar em progressão e fintar, dá o quê? Dá m*rda! Não controlas a posse, não controlas o meio campo, não controlas o jogo... E agora vais-me explicar onde é que o Matic é melhor tecnicamente que o Amorim... É que eu não vejo nada disso... O Amorim tecnicamente é fantástico.. Mais qualidade na recepção (a forma como saía do meio de três só com a recepção contra o Olympiakos por exemplo não está ao alcance do Matic que ia receber de costas, porque não tem técnica para mais...), mais qualidade no passe (onde é que o Matic mete aquelas bolas diagonais por alto a rasgar a linha adversária com aquela precisão, como este faz todos os jogos, para o Suki na pré-época, para o Marko, etc..? O Matic tem lá a técnica de passe do Amorim...), mais qualidade a segurar e progredir com bola (e aqui parece que o Matic é melhor, mas é só mais vistoso, porque o Amorim sempre que tentou acelerar não perdeu uma bola contra o meio campo bem fechado do Olympiakos e foi dos jogadores que mais trabalhou dentro da pressão e com mais dificuldades que o Matic que estando um pouco mais atrás, tmb estava mais fora da confusão e mesmo recebia, virava, segurava na raça, acelerava e soltava sempre com uma qualidade do crl)... Pá não dá, o Amorim é tão superior e tem tão mais recursos técnicos que o Matic... Nem consigo comparar... Mais imprevisivel? Qualquer adversário bem informado sabe que ele tenta a progressão 20 vezes por jogo e que tenta meter passes na profundidade em situações impossiveis 10 vezes por jogo... É um jogador básico de estudar... O Amorim é que é imprevisivel... Não sabes se acelera, se te mete uma bola longa que f*de a estrutura adversária toda, se vai circular, se vai variar o centro de pressão do jogo, se vai segurar, se vai procurar ficar mais atrás para o remate na altura do cruzamento, se vai dar cobertura ao corredor... Isto porque é um jogador que pela sua muito superior inteligência e leitura do espaço de jogo responde melhor aos problemas, logo varia mais as suas soluções... E quero lá saber se o Amorim não marcava aquele golo... Eu quero é saber que com ele em campo provavelmente também não tinhamos necessidade de marcar daquela forma que de futebol tem pouco... Aquilo é cavalice pura. E se o Mauro tem a velocidade a decidir que se pedia ali eu queria ver como é que era quando o Matic estivesse a 30 ou 35 m dos centrais e o Braga saísse no contra-ataque... Deu golo? Deu! Ainda bem! Mas foi uma decisão de m*rda do Matic só corroborada pela decisão pior ainda do jogador adversário que recebe sem pressão e tem meia hora para decidir... Disponibilidade fisica já agora é o quê? É ter capacidade fisica para realizar as tarefas que o sistema dentro de uma lógica modelar compreendem? É que o Amorim não perde para o Matic nisso, simplesmente porque não precisa de correr tanto, porque está mais vezes no sitio certo.. E nunca os vi correrem a maratona juntos, por isso também não sei qual é que aguenta mais... E até dúvido seriamente que, mesmo a nível de velocidade, que aí o Ramires é um bicho, o Matic seja mais rápido que o Amorim... Só se for por ter a perna maior... Isto é assim... O Matic é um jogador que em Portugal vai ser sempre culturalmente apreciado... É raçudo, mete os dentes de fora, dá espectaculo e é vistoso... O Amorim é um jogador que vai ser sempre pouco apreciado, porque joga simples, mais na inteligência, menos na raça (e olha que tem uma atitude do crl!), corre menos mas melhor... Eu acho que foi bem visivel a melhora da qualidade de jogo do Benfica com o Amorim ou o Fejsa em campo a dar inteligência e a segurar a "loucura" do Matic... Isto porque tanto o Amorim com o Fejsa controlam o meio campo com muito mais qualidade e eficácia. É que fazem-no com bola, com boas decisões, sabendo quando esfriar e quando acelerar! O Amorim, eu já disse isto, só é pena não se chamar Amorín ou coisa que o valha, porque se fosse espanhol ou italiano hoje era um Pirlo ou Xabi Alonso, salvo as diferenças de qualidade, o que não quer dizer que não tivesse evoluído para esse nível o que aqui com o tipo de treino e de futebol nunca ia acontecer... Mas eu já te disse, eu gosto do Matic, mas não é para as funções que ele desempenha e se calhar se me dessem a opção de o contratar para uma equipa eu não o via trazer uma mais valia ao futebol que eu gosto... É só isso... Isso e... Amorim :heart: Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 25 Novembro 2013 Um trinco e um médio defensivo não são a mesma coisa. Daí, quiça, a tua confusão. ;) Eu sei bem a diferença daí não perceber porque é que dizem que o Matic é médio defensivo ou trinco. Para mim um trinco é por exemplo o Javi Garcia e um médio defensivo o Fernando. O Matic é um médio centro puro. Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 25 Novembro 2013 a namorada do explicador de um amigo meu que é ferrenho do SLB trabalha no hospital da luz e pelos vistos o Cardozo está com uma hérnia discal. sem certezas disto, mas se for mesmo, não é coisa grave? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 25 Novembro 2013 Eu sei bem a diferença daí não perceber porque é que dizem que o Matic é médio defensivo ou trinco. Para mim um trinco é por exemplo o Javi Garcia e um médio defensivo o Fernando. O Matic é um médio centro puro. E não podias ter dito logo isso...? Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 25 Novembro 2013 a namorada do explicador de um amigo meu que é ferrenho do SLB trabalha no hospital da luz e pelos vistos o Cardozo está com uma hérnia discal. sem certezas disto, mas se for mesmo, não é coisa grave? não é muito grave mas se for verdade tem que ser operado. o tempo de recuperação ainda é de umas semanas Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 25 Novembro 2013 não é muito grave mas se for verdade tem que ser operado. o tempo de recuperação ainda é de umas semanas Nós sem ele não marcamos golos, mas se for isso que tratem disso imediatamente, recupera na interrupção de Natal. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 25 Novembro 2013 (editado) Uma pequena curiosidade. Nos últimos 7 jogos que disputámos fora para a Champions perdemos 5 e empatámos 2. Uma vergonha, é o que é. Editado 25 Novembro 2013 por Andrea Pirlo Compartilhar este post Link para o post
wolfking Publicado 25 Novembro 2013 Quando o teu treinador acha que é um bom resultado empatar com o Olympiakos em casa, imagina como será a mentalidade fora... Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 25 Novembro 2013 Pronto, agora vamos entrar na fase da discussão em que começamos a falar um bocado de cor e porque achamos que sim... Eu bem andei à procura de estatisticas, mas para clubes nacionais não é fácil... Mas podemos começar já pela primeira frase. Fala bem de um dos problemas do Matic. Ele pega no Amorim e chuta-o para a bandeirola... MAIS DISTANTE! O Amorim no jogo com o Olympiakos e em menos tempo em campo tem mais dois passes que o Matic, ou seja mais ou menos os mesmos, mais passes passes para jogadores ofensivos e sobretudo mais de o dobro dos passes curtos do Matic, o que fala bem da importância de um para controlar o jogo e da incapacidade do outro para controlar ritmos... O Matic só tem uma mudança... É para a frente! Seja tentar o passe impossivel a rasgar no meio de 4 ou 5 defesas, seja arrancar em progressão mesmo quando tem 3 ou 4 em frente... E isto, principalmente com um Enzo ao lado, que não é nem de perto dos jogadores que mais passes faz, e que também tenta 30 vezes acelerar em progressão e fintar, dá o quê? Dá m*rda! Não controlas a posse, não controlas o meio campo, não controlas o jogo... E agora vais-me explicar onde é que o Matic é melhor tecnicamente que o Amorim... É que eu não vejo nada disso... O Amorim tecnicamente é fantástico.. Mais qualidade na recepção (a forma como saía do meio de três só com a recepção contra o Olympiakos por exemplo não está ao alcance do Matic que ia receber de costas, porque não tem técnica para mais...), mais qualidade no passe (onde é que o Matic mete aquelas bolas diagonais por alto a rasgar a linha adversária com aquela precisão, como este faz todos os jogos, para o Suki na pré-época, para o Marko, etc..? O Matic tem lá a técnica de passe do Amorim...), mais qualidade a segurar e progredir com bola (e aqui parece que o Matic é melhor, mas é só mais vistoso, porque o Amorim sempre que tentou acelerar não perdeu uma bola contra o meio campo bem fechado do Olympiakos e foi dos jogadores que mais trabalhou dentro da pressão e com mais dificuldades que o Matic que estando um pouco mais atrás, tmb estava mais fora da confusão e mesmo recebia, virava, segurava na raça, acelerava e soltava sempre com uma qualidade do crl)... Pá não dá, o Amorim é tão superior e tem tão mais recursos técnicos que o Matic... Nem consigo comparar... Mais imprevisivel? Qualquer adversário bem informado sabe que ele tenta a progressão 20 vezes por jogo e que tenta meter passes na profundidade em situações impossiveis 10 vezes por jogo... É um jogador básico de estudar... O Amorim é que é imprevisivel... Não sabes se acelera, se te mete uma bola longa que f*de a estrutura adversária toda, se vai circular, se vai variar o centro de pressão do jogo, se vai segurar, se vai procurar ficar mais atrás para o remate na altura do cruzamento, se vai dar cobertura ao corredor... Isto porque é um jogador que pela sua muito superior inteligência e leitura do espaço de jogo responde melhor aos problemas, logo varia mais as suas soluções... E quero lá saber se o Amorim não marcava aquele golo... Eu quero é saber que com ele em campo provavelmente também não tinhamos necessidade de marcar daquela forma que de futebol tem pouco... Aquilo é cavalice pura. E se o Mauro tem a velocidade a decidir que se pedia ali eu queria ver como é que era quando o Matic estivesse a 30 ou 35 m dos centrais e o Braga saísse no contra-ataque... Deu golo? Deu! Ainda bem! Mas foi uma decisão de m*rda do Matic só corroborada pela decisão pior ainda do jogador adversário que recebe sem pressão e tem meia hora para decidir... Disponibilidade fisica já agora é o quê? É ter capacidade fisica para realizar as tarefas que o sistema dentro de uma lógica modelar compreendem? É que o Amorim não perde para o Matic nisso, simplesmente porque não precisa de correr tanto, porque está mais vezes no sitio certo.. E nunca os vi correrem a maratona juntos, por isso também não sei qual é que aguenta mais... E até dúvido seriamente que, mesmo a nível de velocidade, que aí o Ramires é um bicho, o Matic seja mais rápido que o Amorim... Só se for por ter a perna maior... Isto é assim... O Matic é um jogador que em Portugal vai ser sempre culturalmente apreciado... É raçudo, mete os dentes de fora, dá espectaculo e é vistoso... O Amorim é um jogador que vai ser sempre pouco apreciado, porque joga simples, mais na inteligência, menos na raça (e olha que tem uma atitude do crl!), corre menos mas melhor... Eu acho que foi bem visivel a melhora da qualidade de jogo do Benfica com o Amorim ou o Fejsa em campo a dar inteligência e a segurar a "loucura" do Matic... Isto porque tanto o Amorim com o Fejsa controlam o meio campo com muito mais qualidade e eficácia. É que fazem-no com bola, com boas decisões, sabendo quando esfriar e quando acelerar! O Amorim, eu já disse isto, só é pena não se chamar Amorín ou coisa que o valha, porque se fosse espanhol ou italiano hoje era um Pirlo ou Xabi Alonso, salvo as diferenças de qualidade, o que não quer dizer que não tivesse evoluído para esse nível o que aqui com o tipo de treino e de futebol nunca ia acontecer... Mas eu já te disse, eu gosto do Matic, mas não é para as funções que ele desempenha e se calhar se me dessem a opção de o contratar para uma equipa eu não o via trazer uma mais valia ao futebol que eu gosto... É só isso... Isso e... Amorim :heart: Mas que raio me interessa os passes de um e de outro quando, muito provavelmente, as suas acções estão condicionadas por instruções do Jesus? É que o Jesus olha para o Matic e vê um jogador completo do ponto de vista técnico e físico... Que raio é que ele vai tentar fazer? Usar e potenciar essas características. Depois, não tem de haver relação directa entre estatísticas e o seu contexto no jogo. Não é por um jogador fazer mais passes curtos que é mais inteligente que outro. "onde é que o Matic mete aquelas bolas diagonais por alto a rasgar a linha adversária com aquela precisão, como este faz todos os jogos, para o Suki na pré-época, para o Marko, etc..? O Matic tem lá a técnica de passe do Amorim..." Ou estás a gozar com a minha cara, ou então não sei. Onde é que o Matic mete bolas a rasgar a linha adversária com precisão? O Matic? :funny: http://videos.sapo.pt/ev2LVc13M4A1Ma29pU32 - 2,34 e 06,13. Só para amostra. Ah! 2,34 é criatividade. Percebes? Criatividade. Quando o Amorim fizer algo parecido, podes meter por aí. Já agora... ; Se quiseres técnica: ; Dizer que o Amorim é muito superior ao Matic é patético. Patético porque são dois mundos distintos. E longe de mim fazer do Amorim um pino com a técnica de um Andrade. Foi uma decisão de m*rda? Uma decisão de m*rda que mostra o porquê de eu dizer que o Matic tem uma disponibilidade física superior para o jogo. Não percebo qual é a tua dificuldade em perceber o que é isso é. É português e bem explícito. Disponibilidade. É um jogador mais disponível para o jogo. Tem um raio de acção superior. Coisa que evoluiu com o tempo, dado que na primeira época era um jogador mais estático e com um raio de acção inferior. Num modelo de jogo como este, isso tem importância. Essa conversa de ir ao cu, comigo, não funciona. Podes tê-la com os velhotes da tasca do Barbas que aplaudiam o Binya, que dizem que o Amorim é uma m*rda, que o Peixoto nem sabia como era jogador de futebol, etc., etc.. Comigo, não. Eu aprecio o Amorim. Disse-o, vezes sem conta, que num meio campo a três, dá um excelente interior. E mesmo quando ele estava na fase em que era um CABR*O que não prestava para nada. A melhoria de jogo foi visível, sim. Mas isso não se deve em grande parte à entrada do Amorim, em si. Reside na alteração do posicionamento das peças em campo. Entrou o Amorim e passaste a jogar com três jogadores sobre o meio campo, no corredor central. Não é por ter sido o Amorim. Tira o Matic/Enzo e coloca o Amorim, e verás que a tal melhoria vai de vela. Com o Fejsa em campo, as perdas ao nível da produção ofensiva são óbvias. O jogo torna-se mais previsível, os desequilíbrios são menores... É uma pena que o modelo de jogo do Benfica seja uma cagada, porque tapa-se de um lado para se destapar do outro. Com o Fejsa ficas com um jogador mais posicional, mas perdes ofensivamente. O Matic oferece um número de soluções bem superior. Sim. Concordo. Se ele se chamasse Rúbens Amorinto toda a minha opinião sobre o jogador mudaria. Engraçado que dizes isso a alguém que já disse, também, várias vezes, que o Amorim era um elemento que podia dar um rendimento bem interessante a jogar à frente da defesa, num meio campo a três. Para rematar a questão... O teu problema com o Matic é que ele é pouco cerebral. Eu não vejo isso. Vejo um jogador que é potenciado pelo seu treinador ao máximo, de acordo com as suas características. Se o modelo de jogo pedir um futebol mais apoiado, sem tantos desequilíbrios individuais, ou tentativas de, eu vejo o Matic a fazê-lo. Tu não. Oh well... Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 26 Novembro 2013 E não podias ter dito logo isso...? Mas eu só disse que não percebia porque é que ainda havia gente a achar que ele é médio defensivo ou trinco. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 26 Novembro 2013 Eu sei bem a diferença daí não perceber porque é que dizem que o Matic é médio defensivo ou trinco. Para mim um trinco é por exemplo o Javi Garcia e um médio defensivo o Fernando. O Matic é um médio centro puro. E o Pirlo é o quê, já agora? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 26 Novembro 2013 O NGL não viajou para a Bélgica por estar doente. Mais um para o lote de lesionados: Salvio, Cardozo, Amorin, Siqueira, NGL :-| Convocados: Guarda-redes: Artur, Oblak e Paulo Lopes. Defesas: Luisão, Garay, Jardel, Steven Vitória, Maxi Pereira, Sílvio e André Almeida Médios: Matic, Enzo Pérez, Fejsa e André Gomes. Avançados: Gaitán, Djuricic, Ola John, Sulejmani, Markovic e Ivan Cavaleiro, Rodrigo e Lima. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 26 Novembro 2013 Mas eu só disse que não percebia porque é que ainda havia gente a achar que ele é médio defensivo ou trinco. Respondendo diretamente: porque é o que ele é!- médio defensivo. Já agora, o que é isso de médio centro puro? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 26 Novembro 2013 (editado) E o Pirlo é o quê, já agora? Para mim é um distribuidor de jogo, um nº 10 recuado. Não o consigo conceber como trinco ou médio defensivo. . Tudo mas tudo certo. E eu até sou grande apreciador do Amorim mas é que nem pode haver discussão. Respondendo diretamente: porque é o que ele é!- médio defensivo. Já agora, o que é isso de médio centro puro? Deve ser um nº8 O Matic é claramente um médio defensivo. Recupera a bola, transporta e tem criatividade e visão suficiente para ser bastante influente no jogo ofensivo. Já o Javi era mais trinco, algum maioritariamente vocacionado para recuperar a bola e a entregar imediatamente ao colega mais próximo. Editado 26 Novembro 2013 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 26 Novembro 2013 E o Pirlo é o quê, já agora? O Pirlo para mim não pode ser considerado de médio defensivo. É um organizador de jogo, mas que em vez de ser o habitual nº10 que organiza mais à frente o Pirlo pega no jogo mais atrás, e quem diz o Pirlo diz também o Xabi Alonso. O Pirlo é um jogador cerebral, que nunca foi de muitas correrias. Fazer jogar é a sua função. Respondendo diretamente: porque é o que ele é!- médio defensivo. Já agora, o que é isso de médio centro puro? Um médio centro puro para mim é aquele que tanto está em zonas defensivas como em zonas ofensivas. No meu ver o Matic e o Enzo jogam lado a lado e não como dizem os comentadores que um joga mais atrás que o outro. Compensam-se um ao outro. Um box-to-box, um jogador que sabe fazer uma boa leitura do jogo e perceber que espaços precisa ocupar. Compartilhar este post Link para o post