Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Vocês muito gostam de rotular os jogadores. Lá por o Pirlo não ter no jogo defensivo a sua melhor característica (aquelas coberturas no entanto...) não quer dizer que não seja trinco, porque ele joga a trinco e é aí que faz toda a diferença. Ou médio-defensivo, ou pivô-defensivo, ou 6, ou lá o que lhe quiserem chamar. É o melhor trinco do Mundo porque é o jogador que faz mais a diferença nessa posição.

Acima de tudo, tem a ver com o Modelo e com as dinâmicas.

Compartilhar este post

Link para o post

O NGL não viajou para a Bélgica por estar doente.

Mais um para o lote de lesionados: Salvio, Cardozo, Amorin, Siqueira, NGL :-|

Convocados:

Guarda-redes: Artur, Oblak e Paulo Lopes.

Defesas: Luisão, Garay, Jardel, Steven Vitória, Maxi Pereira, Sílvio e André Almeida

Médios: Matic, Enzo Pérez, Fejsa e André Gomes.

Avançados: Gaitán, Djuricic, Ola John, Sulejmani, Markovic e Ivan Cavaleiro, Rodrigo e Lima.

Acho que o médico recomendou-lhe tempo quente, por isso teve de ir ao Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Artur,

Maxi,Luisão, Garay, Silvio

Matic, Enzo e Djuricic

Markovic, Rodrigo e Gaitan

Eu ia assim.

Editado por Scirocco R

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Acho que o médico recomendou-lhe tempo quente, por isso teve de ir ao Brasil.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês muito gostam de rotular os jogadores. Lá por o Pirlo não ter no jogo defensivo a sua melhor característica (aquelas coberturas no entanto...) não quer dizer que não seja trinco, porque ele joga a trinco e é aí que faz toda a diferença. Ou médio-defensivo, ou pivô-defensivo, ou 6, ou lá o que lhe quiserem chamar. É o melhor trinco do Mundo porque é o jogador que faz mais a diferença nessa posição.

Nem eu contrario o bold. Alias, concordo com o bold totalmente mas para mim isso não faz dele trinco. É simplesmente um nº 10 que pelo seu estilo de jogo necessita de jogar mais recuado.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Os medicamentos que ele toma são brasileiros, e não pode mandar vir. Não passam na alfândega.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que raio me interessa os passes de um e de outro quando, muito provavelmente, as suas acções estão condicionadas por instruções do Jesus? É que o Jesus olha para o Matic e vê um jogador completo do ponto de vista técnico e físico... Que raio é que ele vai tentar fazer? Usar e potenciar essas características. Depois, não tem de haver relação directa entre estatísticas e o seu contexto no jogo. Não é por um jogador fazer mais passes curtos que é mais inteligente que outro.

Bom texto. Só foi pena não teres respondido a nada do que eu disse. Aconselho uma nova leitura do meu texto.

Os passes interessam porque nos falam das tendências dos jogadores.

O Jesus como treinador oferece princípios e aquilo que pede não é um condicionalismo é antes modelar/ideológico. Depois nas acções do jogo, com esses princípios em fundo o jogador deve ter a liberdade para decidir quando tem bola qual a melhor opção.

O Matic de onde jogou devia ser pendular nas variações de centro de jogo, porque era quem mais fora da pressão estava e em melhor posição para receber e rodar. A cena é que ela quando recebe a bola é quase sempre limitado a duas opções (às vezes porque o sistema não o ajuda com linhas de passe) que são acelerar com bola ou tentar meter uma bola de 40 metros para as costas dos laterais que diga-se sai mais vezes pela linha de fundo do que entra..

O Amorim é muito mais inteligente a gerir o ritmo do jogo. Dá controlo ao meio campo. Recebe, faz rodar a bola, joga com a cobertura, tabela com o médio, recebe no meio da pressão e tira rápido... Tem outro abordagem ao jogo que tem que ver mais com as caracteristicas dele do que com o que o Jesus pede...

Ele faz mais passes curtos porque sabe que as "Hollywood Balls" não entram sempre e porque tem noção de que partir para cima de 3 médios em progressão nem sempre é boa opção... Sabe qd tem cobertura para fazer e quando não tem, sabe se isso vai atraír a pressão e vai trazer vantagem... O Matic faz porque sim! Faz porque é segunda natureza dele... Acelera para onde está virado e quer lá saber de coberturas. Às vezes cria desequilíbrios importantes, mas mais de metade das vezes teria sido preferível privilegiar a posse, guardar a bola e esperar por espaço.

É verdade que esse espaço também se cria, mas vou voltar a repetir. Isso faz-se quando é a melhor opção! Quando tens coberturas e as linhas de passe para progredir estão fechadas e sabes que se fintares um ou fintares dois crias essas linhas de passe...

Não é 2 terços das vezes em que recebes a bola sem nos preocuparmos com coberturas na esperança que ou resulte ou dê falta...

"onde é que o Matic mete aquelas bolas diagonais por alto a rasgar a linha adversária com aquela precisão, como este faz todos os jogos, para o Suki na pré-época, para o Marko, etc..? O Matic tem lá a técnica de passe do Amorim..." Ou estás a gozar com a minha cara, ou então não sei. Onde é que o Matic mete bolas a rasgar a linha adversária com precisão? O Matic? :funny: http://videos.sapo.pt/ev2LVc13M4A1Ma29pU32 - 2,34 e 06,13. Só para amostra. Ah! 2,34 é criatividade. Percebes? Criatividade. Quando o Amorim fizer algo parecido, podes meter por aí.

Já agora...

matic11keq9.gif; maticfrskj.gif

Hmm... Eu falo em bolas por alto a rasgar a linha defensiva, tu mostras-me:

2.34: O André Gomes a fazer um passe (a menos que quisesses dizer o que vinha a seguir e isso é o Matic a virar o corredor, não é nenhum passe a rasgar a defesa...)

6.13: Um bom exemplo!

E dois gifs onde num não tem ninguém a pressioná-lo num raio de quase 10 metros.... Era uma decisão e uma execução dificil pá! e outro um passe para o espaço no corredor (não é bem isto uma bola a rasgar a defesa...)

Já agora, toma lá a ver se o Matic aprende alguma coisa:

http://videos.sapo.pt/ql9iwdtNq2FgaF09zF9u

0.27: Isto é que é trabalhar no meio de três e depois rasgar a defesa... Que classe!

E já agora aos 2min e pouco (ultima jogada do video) a mostrar que também faz grandes golos. E repara naquela execução direccionada ao canto mais próximo, com toda a intenção, sem a deixar bater no chão... Isto é que é técnica! Eu sei que o Matic tem o golo do Porto, mas foi só para o caso...

Gostava de arranjar mais mas só se encontram golos e assim.

Contra o Olympiakos tem duas muito boas e na pré-época tem uma que dá do Sulejmani que é mesmo à Pirlo! Por exemplo...

O Matic também tem uma bola do crl para o Marko logo nos primeiros minutos contra o Olympiakos, mas lá está, ele tenta fazer dessas 30 vezes. Não tem critério na decisão. Ali passou e é um passe do crl, mas foi para o meio de 4 ou 5 gajos, é smp uma lotaria...

Se quiseres técnica:

matic2xssko.gif; matic4xvs16.gif

Dizer que o Amorim é muito superior ao Matic é patético. Patético porque são dois mundos distintos. E longe de mim fazer do Amorim um pino com a técnica de um Andrade.

Esta é boa também!

Agora um gajo que faça uma roleta, mate uma bola no peito e dê três toques seguidos é um super-dotado?

Isso é mostra de tecnica? Isso é o que mais de metade dos profissionais de futebol sabem fazer... Ou achas que o Amorim não mata bolas no peito ou não sabe fazer roletas?

Tecnica é a velocidade de execução com o Gaitán meteu a roleta entre dois do Braga perto da linha de fundo. A VELOCIDADE!

Tecnica é a recepção de peito que o Lima faz no corredor direito a um passe de 50 metros com a bola a vir forte e ele recebe logo orientado para o espaço vazio. Comeu logo a defesa do Braga... Depois decidiu mal...

Agora roletas a 10 à hora e peitaças dessas até tu nas futeboladas...

E também não quero fazer do Matic um pataqueiro, porque não é! É um jogador tecnicamente dotado, mas não tanto como o Amorim, que é completo. Não é na finta! É em tudo! É a qualidade das recepções (estes momentos é que são dificeis de arranjar), tipo quando ele recebe 2 ou 3 vezes com dois três por perto contra o Olympiakos e só com um toque abre logo espaço... É a tecnica de passe. Seja por baixo, seja por alto, seja entre defesas, por cima deles, para o espaço no corredor, de parte de dentro do pé, com a parte de fora, tocar de sola, sempre com cabeça levantada no jogo... É a tecnica de remate! Ele remata pouco, mas qd remate é sempre com perigo. Ou é golo, ou é muito perto, ou é nos postes... É raro um remate dele sair muito desviado ou para as nuvens. É sempre tudo cheio de intenção. Apontar e meter lá!

Foi uma decisão de m*rda? Uma decisão de m*rda que mostra o porquê de eu dizer que o Matic tem uma disponibilidade física superior para o jogo. Não percebo qual é a tua dificuldade em perceber o que é isso é. É português e bem explícito. Disponibilidade. É um jogador mais disponível para o jogo. Tem um raio de acção superior. Coisa que evoluiu com o tempo, dado que na primeira época era um jogador mais estático e com um raio de acção inferior. Num modelo de jogo como este, isso tem importância.

Fdx, mas isto é o quê? Ai um gajo pode ser burro desde que corra o campo todo e seja um bicho fisicamente?

Não interessa nada se ele foi pressionar a 30 metros da linha defensiva e deixou a equipa toda desiquilibrada... Isso é irrelevante! Afinal de contas mostra pulmão e mostra que ele está em todo o lado! LOL! Se o Mauro faz o que sabe e que fez o jogo todo eu curtia de ver onde é que a jogada acabava... É que ele marca, mas marca por demérito do Mauro, não é porque devia estar ali a pressionar ou porque ele fazer aquelas saídas ajudam o nosso modelo de jogo. Pelo contrário! Por isso é que a malta se queixa da tactica do buraco e mais não sei o quê... São estas saídas que abrem esses buracos...

Essa conversa de ir ao cu, comigo, não funciona. Podes tê-la com os velhotes da tasca do Barbas que aplaudiam o Binya, que dizem que o Amorim é uma m*rda, que o Peixoto nem sabia como era jogador de futebol, etc., etc.. Comigo, não.

Eu aprecio o Amorim. Disse-o, vezes sem conta, que num meio campo a três, dá um excelente interior. E mesmo quando ele estava na fase em que era um CABR*O que não prestava para nada.

Eu estava a falar na visão geral das cenas, não de ti em especifico...

A melhoria de jogo foi visível, sim. Mas isso não se deve em grande parte à entrada do Amorim, em si. Reside na alteração do posicionamento das peças em campo. Entrou o Amorim e passaste a jogar com três jogadores sobre o meio campo, no corredor central. Não é por ter sido o Amorim. Tira o Matic/Enzo e coloca o Amorim, e verás que a tal melhoria vai de vela. Com o Fejsa em campo, as perdas ao nível da produção ofensiva são óbvias. O jogo torna-se mais previsível, os desequilíbrios são menores... É uma pena que o modelo de jogo do Benfica seja uma cagada, porque tapa-se de um lado para se destapar do outro. Com o Fejsa ficas com um jogador mais posicional, mas perdes ofensivamente. O Matic oferece um número de soluções bem superior.

NÃO!

O Jesus já disse e já estava na altura de sermos pessoas atentas... O Benfica não joga em 4x3x3, nem nunca jogou... Até se vires os gráficos de acção dos jogadores no site da UEFA percebes isso...

Com o Amorim, o Enzo passa para a direita e o Marko para o meio. A atacar o Enzo dá a largura e o Marko cai sempre no meio. A defender o Enzo fecha como interior e o Marko no corredor, mas isso já nós fazemos com o Gaitán que fecha sempe como interior ao lado do Enzo. A cena é que o Enzo arrisca menos que o Gaitán em ir por ali fora no corredor e como tem o Marko a descair para lá dá-lhe a profundidade. Equilibramos pelas caracteristicas dos jogadores... Equilibramos porque o Amorim gere melhor a bola, o Enzo gere melhor o espaço com o Amorim no meio e Gaitan solta-se de vir fechar como interior. Libertamos o Gaitan e o Enzo, e esses foram os pontos chave nos jogos do suposto 4x3x3 que é o 4x4x2 habitual, mas com uma dinâmica diferente pelas caracteristicas dos jogadores e posições que eles ocupam.

Costuma ser:

MC:Enzo

MC:Matic

MAD: Marko

MAE: Gaitán

AV:Lima/Djuri/Rodri

PL: Cardozo

E passou a ser:

MC:Matic

MC:R.Amorim

MAD: Enzo

MAE: Gaitán

AV: Marko

PL: Cardozo

Se o próprio treinador diz que não é 4x3x3 não sei porque se insiste... Vejam o jogo com olhos de ver...

Eu acho que a equipa cm o Fejsa não perde ofensivamente. A equipa com o Fejsa no máximo perde vertigem, porque ganha controlo. Nem por isso perde ofensivamente.

Sim. Concordo. Se ele se chamasse Rúbens Amorinto toda a minha opinião sobre o jogador mudaria. Engraçado que dizes isso a alguém que já disse, também, várias vezes, que o Amorim era um elemento que podia dar um rendimento bem interessante a jogar à frente da defesa, num meio campo a três.

Mais uma vez falei no geral e não para ti.

Para rematar a questão... O teu problema com o Matic é que ele é pouco cerebral. Eu não vejo isso. Vejo um jogador que é potenciado pelo seu treinador ao máximo, de acordo com as suas características. Se o modelo de jogo pedir um futebol mais apoiado, sem tantos desequilíbrios individuais, ou tentativas de, eu vejo o Matic a fazê-lo. Tu não. Oh well...

Eu vejo o Matic a fazê-lo. Não o vejo é a fazê-lo com a qualidade do Amorim...

E para rematar também eu volto a dizer que eu gosto do Matic e tem caracteristicas interessantes, mas que ao lado do Enzo não!

O último homem, o homem dos equilibrios não pode ser ele... O homem a gerir a bola fora da pressão não pode ser ele...

Ele tem de jogar é naquela zona onde foi pressionar o Mauro. Ali é que ele faz a diferença! Mas tem de fazê-lo com alguém inteligente a ler o espaço e a controlar o ritmo atrás dele, como Fejsa ou o Amorim...

Compartilhar este post

Link para o post

Não não. O Pirlo não é um trinco, normalmente ocupa é a zona do terreno que o trinco ocupa o que é bem diferente. O CR7 é ponta de lança? Não, mas aparece muitas vezes na zona do ponta para finalizar. E também não é rotular é simplesmente tratar as coisas pelos nomes.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim há médios que cumprem tarefas e ocupam determinados espaços.

Para referência posso dizer que um é o defensivo e outro o ofensivo, ou que um é o botas e o outro o chuteiras, mas no fundo só há médios...

Guarda-Redes

Defesas

Médios

Avançados

O resto depois é para dar referências só...

Se o Pirlo joga atrás dos outros dois médios eu quando lhe disser a posição para o jogo no balneário digo-lhe: "Pirlo, médio defensivo..." Para ele saber que é atrás dos outros. Depois o que ele faz lá dentro já tem que ver com a inteligência dele, com o modelo treinado e com a dinâmica do sistema...

Não lhe vou dizer: "Pirlo, médio ofensivo, mas atrás dos dois médios defensivos..."

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Pirlo joga atrás dos outros dois médios eu quando lhe disser a posição para o jogo no balneário digo-lhe: "Pirlo, médio defensivo..." Para ele saber que é atrás dos outros. Depois o que ele faz lá dentro já tem que ver com a inteligência dele, com o modelo treinado e com a dinâmica do sistema...

Não lhe vou dizer: "Pirlo, médio ofensivo, mas atrás dos dois médios defensivos..."

E que tal: "És o nosso distribuidor de jogo, és tu que pautas o ritmo e jogas na zona mais recuada do meio campo"?

Para mim o que um jogador é define-se mais pelo papel do jogador e a suas características que o seu posicionamento em campo, ainda para mais quando falamos de jogadores de meio campo.

Mas isto também tudo floreados à LFL que pouco interessam na realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando Santos esteve ontem no Grande Área da RTP Informação e disse que não teria problemas em aceitar novo convite do LFV para treinar o Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando Santos esteve ontem no Grande Área da RTP Informação e disse que não teria problemas em aceitar novo convite do LFV para treinar o Benfica.

Já no Dia Seguinte disse que não tinha problemas em voltar a nenhum dos 3 grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que o Vieira não repete a asneira.

Compartilhar este post

Link para o post

E que tal: "És o nosso distribuidor de jogo, és tu que pautas o ritmo e jogas na zona mais recuada do meio campo"?

Para mim o que um jogador é define-se mais pelo papel do jogador e a suas características que o seu posicionamento em campo, ainda para mais quando falamos de jogadores de meio campo.

Mas isto também tudo floreados à LFL que pouco interessam na realidade.

Porque isso eu explico no treino...

Quando digo o onze não vou estar com essas m*rda...

É tipo: "Baliza: Manel, Defesa: João na direita, Rui e Paulo no meio e Armando na esquerda. Pirlo, médio defensivo! Justino médio lado direito, Ruben, lado esquerdo. Corredores: Henrique na direita e Luis na esquerda e o Ze a avançado..."

O resto é no treino e é quando dou a palestra. E antes do jogo começar posso chamá-lo para lhe dar uma activação final tipo: "Pirlo, tu é que mandas nesta m*rda! Pega-me na p*ta e mete-me estes c*ralhos a correr atrás dela. Tu és o melhor do mundo nesta m*rda! É virar rápido o corredor, variar o centro de jogo as vezes que forem precisas e quando tiveres oportunidade espalhar a magia como só tu sabes... Quero ver inteligência, quero ver espectáculo! Rebenta-me com estes gajos! Bora crl!" duas chapadinhas e uma palmada no rabo e tá a andar...

O lance é aos 3,34. Vê, infinito. Vale bem a pena.

Respondo mais logo, quando estiver em casa.

É um passe do crl é vdd.

O que ponto 1, só prova que ele devia jogar mais à frente como eu estou a defender.

E ponto 2, continuo a achar que aquela decisão se calhar não é para todos, mas com aquele espaço que ele teve também não é só para alguns... Quando tens tempo para pensar como ele teve é bem mais fácil...

O meu problema com o Matic a nivel de decisões é com equipas como o Braga que não davam um milimetro nem um segundo para pensar, que estavam super organizadas.. Aí ele entra em piloto automático e começa a decidir m*rda..

Eu acho que no fundo ambos sabemos que tanto o Amorim como o Matic são jogadores de grande qualidade, com caracteristicas bem diferentes e depois cabia no gosto e ideais de cada um como treinador querer este, aquele ou os dois na equipa...

Compartilhar este post

Link para o post

Essa discussao entre o André e o Infinito :prayer: :heart:

Há muito tempo que nao lí algo neste nucleo com tanta atençao.

Só falta o Ibra , lol

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que o Vieira não repete a asneira.

alguém que apanha o Benfica numa fase de transição entre a contenção salarial/compras e já alguma folga para captar outro tipo de jogadores ( karagounis / fabrizio ), pretende implementar o 4-4-2, por assobios e críticas assombrosas da imprensa, muda para o 4-3-3 em poucos dias, e mesmo assim, no dragão consegue dar nova vida a esse 4-4-2 com nuno assis, e simão, por exemplo com grande dinâmica é tudo menos um erro. erro foi a forma absurda com foi tratado após as saídas do simão e do manuel fernandes, com a clara ideia de lhe fazer a folha.

Compartilhar este post

Link para o post

O resto é no treino e é quando dou a palestra. E antes do jogo começar posso chamá-lo para lhe dar uma activação final tipo: "Pirlo, tu é que mandas nesta m*rda! Pega-me na p*ta e mete-me estes c*ralhos a correr atrás dela. Tu és o melhor do mundo nesta m*rda! É virar rápido o corredor, variar o centro de jogo as vezes que forem precisas e quando tiveres oportunidade espalhar a magia como só tu sabes... Quero ver inteligência, quero ver espectáculo! Rebenta-me com estes gajos! Bora crl!"

Isto é OURO! Estás mesmo convencido que podias ser treinador de futebol não estás? Nunca pensei ver nada assim, mesmo considerando que é um fórum de FM.

Vou passar a ver o futebol com outros olhos, estou siderado! :prayer:

Só espero que se o Matic sair por uns 30 milhões que o Amorim a seguir saia por 35 ou 40 ... mas se calhar mais ninguém no mundo tem esta visão do jogo de um predestinado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...