Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro

Publicações recomendadas

fazer parte da cultura de um certo pais nao quer dizer q seja cultura no sentido da palavra

se nao culpar o arbitro quando corre mal ou dizer mal dos espanhois tb era cultura visto q faz parte da cultura portuguesa

E falar mal dos espanhois não é cultura? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não tenho o direito de discordar, queres ver?

Acho uma calúnia dizer-se que o futebol ou qualquer evento seguido por multidões, não é cultura. Acho ridículo dizer-se que o futebol não faz parte da cultura portuguesa. E quando se fala em futebol, mesmo do lado de adepto, não é só o jogo em si, mas tudo o que o futebol engloba, toda a mística de cada evento desportivo.

Também discordo do que disseram na relação que fizeram do enriquecimento humano com a Arte. Discordo do ponto de vista do que por aqui se considerou "entretenimento", acho bastante relativo e ambíguo. Dizer-se que não se aprendem valores a ver futebol, mas que quando se vê um filme ou um quadro já somos autênticas esponjas a absorver conhecimento. Acho que isso varia imenso de pessoa para pessoa. O que é um faz para se entreter, as paixões de cada um, não podem ser quantificadas desta forma, é simplesmente algo demasiado abstracto, demasiado relativo.

E portanto, generalizando, acho que qualquer evento ou actividade praticada por vários indivíduos, é, à sua maneira, cultura. Tudo o que descreve os hábitos de um povo.

Touradas, autos de fé, eventos desportivos, concertos, cinema, livros, quadros... pessoalmente, acho que é a junção de vários factores partilhados por grandes massas, que define, até certo ponto, o que é e não é a cultura de um povo, pelo que não acho correcto que se individualize uma determinada actividade como "não-cultural".

Claro que isto não é mais que a minha opinião, não é mais que aquilo que acho que faz sentido.

Não há nada de "abstracto", lol. Queres comparar o quanto te enriqueces, em termos de conhecimentos, vivências, etc., ao ver um jogo de futebol e ao ler um livro? Com o futebol não aprendes nada, ponto. Com um livro aprendes sempre alguma coisa.

(Ainda assim acho que se aprende mais a jogar do que a ver futebol.)

E falar mal dos espanhois não é cultura? :(

Não, quando muito mostra que és culto porque és conhecedor da História de Portugal. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não há nada de "abstracto", lol. Queres comparar o quanto te enriqueces, em termos de conhecimentos, vivências, etc., ao ver um jogo de futebol e ao ler um livro? Com o futebol não aprendes nada, ponto. Com um livro aprendes sempre alguma coisa.

Não se aprende nada ao assistir a um jogo de futebol? :|

Desculpa, não aprende quem não quer, porque um jogo de futebol tem muita coisa para ensinar a quem o souber ver. Contudo, aceito que me digas que a forma de ver futebol foi completamente desvirtuada com a massificação e comercialização da modalidade. Os cavalheiros que fundaram os nossos clubes discordariam por completo de ti, estou certo. Soubessem eles que estavam a criar fontes de ódio, violência e segregação e duvido que tivessem avançado com a fundação do SCP e do SLB.

O problema não está no valor cultural intrínseco do futebol, que o há. Está é no comportamento das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se aprende nada ao assistir a um jogo de futebol? :|

Desculpa, não aprende quem não quer, porque um jogo de futebol tem muita coisa para ensinar a quem o souber ver. Contudo, aceito que me digas que a forma de ver futebol foi completamente desvirtuada com a massificação e comercialização da modalidade. Os cavalheiros que fundaram os nossos clubes discordariam por completo de ti, estou certo. Soubessem eles que estavam a criar fontes de ódio, violência e segregação e duvido que tivessem avançado com a fundação do SCP e do SLB.

O problema não está no valor cultural intrínseco do futebol, que o há. Está é no comportamento das pessoas.

Nem estou a falar na parte extra-desportiva, estou a referir-me ao desporto em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Errado, há livros que apenas contam histórias de fantasia, tu não aprendes nada em termos de conhecimentos, vivências, etc... porque não é a realidade.

Com o futebol aprendes, tanto no desporto em si com o espectáculo que é criado à volta dele, é preciso é que em cada golo não te levantes, grites e fiques com o coração a bater a mil à hora mas sim ficares com um olhar mais atento.

Compartilhar este post

Link para o post

Há opiniões aqui que não entendo, ou secalhar até entendo mas ainda passa a ideia errada dizer o que é. Mesmo com os posts que já se fizeram, continuam a vir as mesmas duvidas que criaram (e ainda bem) esta discussão. Pior cego é aquele que não quer ver.

Isso é verdade para 5 ou 10% dos alunos que vivem sem grandes dificuldades e em cidades com vários cinemas, museus e tudo isso. Falando dos restantes 90% quantos não foram pela primeira (e talvez única vez) a um museu ou a um teatro pela escola? Quantos não se afastaram mais de 20km de casa através da escola para conhecer outra cidade?

Ou vais-me dizer que famílias que vivem em situações precárias ou com dificuldades económicas não levam os filhos a sair de casa para consumir qualquer coisa de cultura porque as escolas onde andaram os tornaram uns "muros de betão". Pensa em crianças que vivem em famílias que recebem salários mínimos ou mesmo que vivem em aldeias isoladas (e não têm dinheiro para viajar e conhecer o país) , se não fosse pela escola onde muitas teriam a oportunidade de conhecer museus, de ir a um teatro, de ter conhecimentos que permitem ter outra visão do mundo?

Entendeste mal o que eu disse. Isto já não é novo porque já falei disto mais do que uma vez no cmpt mas o que falo não é do fim da escola mas sim de uma total reformulação desta. Não te vou chatear com um texto, vê isto que entendes o meu ponto de vista (ou pelo menos a génese):

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

discução fred

ahah ganda bico :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Errado, há livros que apenas contam histórias de fantasia, tu não aprendes nada em termos de conhecimentos, vivências, etc... porque não é a realidade.

Com o futebol aprendes, tanto no desporto em si com o espectáculo que é criado à volta dele, é preciso é que em cada golo não te levantes, grites e fiques com o coração a bater a mil à hora mas sim ficares com um olhar mais atento.

Que absurdo. Basta aumentares o vocabulário por uma palavra que já aprendeste algo de novo, e isso é o mínimo dos mínimos que se pode retirar de um livro, seja ele do género fantasia ou erótico.

Compartilhar este post

Link para o post

Que erro gigante. Aprendes sempre algo, sendo ou não com animais ou pessoas. É um erro olhar para histórias/contos e só pensar, ah isto não me ensina nada, as personagens são tábuas de engomar. Não te relacionas com a história só por serem tábuas de engomar, mas podes-te envolver na história se ele tive um ferro de engomar que é um amigo que adora ler e tu também, mas esse amigo traiu-te com uma amiga que tu gostavas, tal como na história. Caricaturei muito a situação mas a relação que as personagens têm umas com as outras são sempre relações que tu e eu temos uns com os outros porque nós não vemos além daquilo que conhecemos e todas essas ligações, por mais ínfimas que sejam, são o suficiente para te mostrar a mais pequena lição. É este cultivar que se quer ver como cultura e que a literatura te dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Que absurdo. Basta aumentares o vocabulário por uma palavra que já aprendeste algo de novo, e isso é o mínimo dos mínimos que se pode retirar de um livro, seja ele do género fantasia ou erótico.

Se eu souber todas as palavras que existem essa teoria cai por água abaixo.

Que erro gigante. Aprendes sempre algo, sendo ou não com animais ou pessoas. É um erro olhar para histórias/contos e só pensar, ah isto não me ensina nada, as personagens são tábuas de engomar. Não te relacionas com a história só por serem tábuas de engomar, mas podes-te envolver na história se ele tive um ferro de engomar que é um amigo que adora ler e tu também, mas esse amigo traiu-te com uma amiga que tu gostavas, tal como na história. Caricaturei muito a situação mas a relação que as personagens têm umas com as outras são sempre relações que tu e eu temos uns com os outros porque nós não vemos além daquilo que conhecemos e todas essas ligações, por mais ínfimas que sejam, são o suficiente para te mostrar a mais pequena lição. É este cultivar que se quer ver como cultura e que a literatura te dá.

Pois não, e é por isso que livros de fantasia também são cultura.

E ainda me ajudaste mais, no futebol também há relações e provavelmente existe muita sociologia ligada ao desporto.

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda me ajudaste mais, no futebol também há relações e provavelmente existe muita sociologia ligada ao desporto.

Ãhn?

Há relações? O fair-play (ou até o oposto) não faz do futebol cultura. O que se fala é em enriquecimento intelectual e o futebol não alcança isso em momento nenhum.

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Ãhn?

Há relações? O fair-play (ou até o oposto) não faz do futebol cultura. O que se fala é em enriquecimento intelectual e o futebol não alcança isso em momento nenhum.

O que se fala é de cultura. Há quem pense que ela não se limite ao enriquecimento intelectual, vá-se lá entender...

Editado por Derlis Gonzalez

Compartilhar este post

Link para o post

Ãhn?

Se fosse só o fair-play metiam robots a jogar por nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Se... Só saberás se leres o livro, o que por si só é uma procura ativa e direta por novos conhecimentos. Mas como disse, isso é o mínimo dos mínimos, há paralelos entre a realidade e a ficção, há estilos de escrita para desbravar, uns mais complexos e desafiantes que outros e que por si só te vão colocar a pensar (ginástica mental, para que o cérebro não atrofie), etc.

Uma pessoa não vai ao futebol com tudo isso em mente, essa é a principal diferença, não há procura direta por novo conhecimento (a palavra cultura tem como etimologia o significado de cultivar o espírito ou a mente), é essencialmente um jogo de emoções.

Compartilhar este post

Link para o post

O que se fala é de cultura. Há quem pense que ela não se limite ao enriquecimento intelectual, vá-se lá entender...

Eu acho é que para vocês o enriquecimento intelectual é só aprender ciências e apreciar arte...

Se... Só saberás se leres o livro, o que por si só é uma procura ativa e direta por novos conhecimentos. Mas como disse, isso é o mínimo dos mínimos, há paralelos entre a realidade e a ficção, há estilos de escrita para desbravar, uns mais complexos e desafiantes que outros e que por si só te vão colocar a pensar (ginástica mental, para que o cérebro não atrofie), etc.

Uma pessoa não vai ao futebol com tudo isso em mente, essa é a principal diferença, não há procura direta por novo conhecimento (a palavra cultura tem como etimologia o significado de cultivar o espírito ou a mente), é essencialmente um jogo de emoções.

Há quem vá torcer pela sua equipa, há quem vá observar jogadores, há quem faça estudos, o futebol não se resume a 22 gajos a pontapearem uma bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade, mas não passa a ser menos verdade que o futebol- ou qualquer outro desporto- não se resume à glória de vencer. Tu sabes bem que não se trata só disso. Há quem diga que o importante nem é vencer, mas participar.

E se mencionas a origem das coisas, porque não lembrar a origem dos Jogos Olímpicos, por exemplo?

Já agora, tens como comprovar o que afirmas sobre a etimologia da palavra cultura?

Eu acho é que para vocês o enriquecimento intelectual é só aprender ciências e apreciar arte...

E eu acho que tu devias ler o que eu escrevi antes. wink.gif

Editado por Derlis Gonzalez

Compartilhar este post

Link para o post

Tens na wiki, Derlis: "As described by Velkley:

The term "culture," which originally meant the cultivation of the soul or mind, acquires most of its later modern meanings in the writings of the 18th-century German thinkers, who on various levels developing Rousseau's criticism of ″modern liberalism and Enlightenment″. Thus a contrast between "culture" and "civilization" is usually implied in these authors, even when not expressed as such. Two primary meanings of culture emerge from this period: culture as the folk-spirit having a unique identity, and culture as cultivation of waywardness or free individuality. The first meaning is predominant in our current use of the term "culture," although the second still plays a large role in what we think culture should achieve, namely the full "expression" of the unique or "authentic" self."

http://en.wikipedia.org/wiki/Culture#Etymology

Compartilhar este post

Link para o post

Errado e de que maneira. Com os livros, além do léxico, aprendes "como agir", ao ver como agem as personagens. Moldas a tua personalidade, limas-lhe as arestas, e cresces. Quanto mais não seja, ler um livro obriga-te a imaginar e a puxar-te pela criatividade, quando o futebol nem por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Errado e de que maneira. Com os livros, além do léxico, aprendes "como agir", ao ver como agem as personagens. Moldas a tua personalidade, limas-lhe as arestas, e cresces. Quanto mais não seja, ler um livro obriga-te a imaginar e a puxar-te pela criatividade, quando o futebol nem por isso.

Por isso mesmo, tu não ganhas conhecimento cientifico ou vivências. E sim, eu acho que os livros fazem parte da cultura.

Compartilhar este post

Link para o post

E há gente que está a fazer imensa confusão com o termo "cultura". Cultura é isto:

cul·tu·ra

substantivo feminino

1. Acto, arte, modo de cultivar.

2. Lavoura.

3. Conjunto das operações necessárias para que a terra produza.

4. Vegetal cultivado.

5. Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais.

6. [Figurado] Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual).

7. Instrução, saber, estudo.

8. Apuro; perfeição; cuidado.

"cultura", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/cultura [consultado em 25-11-2013].

Para este debate importam os números 6 e 7, e talvez o 8. É certo que o termo "cultura" é também usado para descrever as características de determinado lugar ou país, como por exemplo, dizer que "o futebol faz parte da cultura portuguesa". Mas, aí, "cultura" quer dizer outra coisa completamente diferente. Tanto é que, consultando o link da Wikipedia para "Cultura de Portugal", o Desporto tem uma secção separada da Literatura, Arquitectura, e das outras artes. Isso significa tão somente que o Desporto não é cultura, mas faz parte da cultura portuguesa no sentido das tradições e costumes.

Por isso mesmo, tu não ganhas conhecimento cientifico ou vivências. E sim, eu acho que os livros fazem parte da cultura.

Não ganhas conhecimento científico? Vai ler uma Enciclopédia e depois fala comigo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

E há gente que está a fazer imensa confusão com o termo "cultura". Cultura é isto:

Para este debate importam os números 6 e 7, e talvez o 8. É certo que o termo "cultura" é também usado para descrever as características de determinado lugar ou país, como por exemplo, dizer que "o futebol faz parte da cultura portuguesa". Mas, aí, "cultura" quer dizer outra coisa completamente diferente. Tanto é que, consultando o link da Wikipedia para "Cultura de Portugal", o Desporto tem uma secção separada da Literatura, Arquitectura, e das outras artes. Isso significa tão somente que o Desporto não é cultura, mas faz parte da cultura portuguesa no sentido das tradições e costumes.

Não ganhas conhecimento científico? Vai ler uma Enciclopédia e depois fala comigo.

Uma enciclopédia não é um livro de fantasia.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma enciclopédia não é um livro de fantasia.

Mas alguém lê um livro de fantasia para obter conhecimento científico? Isso é a mesma coisa que tu quereres comer uma pizza e ires ao McDonald's.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ler isto tudo deu trabalho, e sinceramente enriqueceu-me, será que é cultura debater ideias / argumentar?

Eu sinceramente acho que o futebol é cultura, não venham aqui teimar comigo e dizer que sou estúpido, burro, inculto ... porque tenho direito a ter opiniões diferentes. É verdade que o futebol tem o objectivo de entreter, mas também não o tem o cinema e a leitura, ou lêem simplesmente porque é "inteligente, culto e superior" e estão ali a fazer um esforço enorme como se fosse uma obrigação?

lês tudo e depois fazes uma barbaridade destas. Começas logo por fazer-te de vítima.

Só porque entretém não quer dizer que não possa ser cultura. O Futebol entretém, mas não é cultura. A Arte pode ter entretenimento. Tu vives num mundo onde há entretenimento em caçar. Não é em procurar alimento para assegurar a tua sobrevivência, não, é em tirar outra vida que há entretenimento. O Futebol não tem cultura, é puro entretenimento. É um jogo. É uma luta entre duas partes para conseguir a vitória que os adeptos saboreiam. Não há cultura aqui.

Por favor não te faças de vítima, não cries elitismos onde não há e não faças argumentos vazios sobre coisas que não são realidade. Eu leio porque gosto de ler, porque sinto-me imensamente bem quando aprendo uma nova palavra, quando vejo mundos criados por um mero humano que me transporta o que ele pensava, naquele momento, para a minha cabeça. Ele está a falar comigo, ele conta-me uma história, ele conta-me planos dentro de planos, políticas, sociedades, culturas, recreios, dificuldades, desafios...tanta coisa. Tudo por palavras. Tudo porque uso a minha mente para perceber o que me é dito. ISTO é cultura. Mas dá para perceber que quando mencionas "como se fosse uma obrigação" que não lês muito.

quase que mandei um facepalm que me obliterava a cara.

Duna. Livro de ficção científica com toques de fantasia. Tens lá mais sobre filosofia, política, geopolítica, antropologia, religião, etc do que possas sequer imaginar.

Livros de fantasia dá para aprender. Dá para aprender com tudo. Se achas que não dá para aprender nada é porque ou és burro ou és ignorante, tenho de ser cru aqui. Tu aprendes com fantasia. Com o Senhor dos Anéis aprendes sobre a fome de poder, a corrupção, a sublevação contra forças do mal. O próprio Tolkien tem lá simbolismos da realidade.

Já leste algum livro sobre a viagem de alguém por diversas dificuldades? O Nome do Vento. Lês sobre alguém capaz de imenso mas que se mete me problemas. Alguém que passou muitas dificuldades. Não é por fazer magia que é diferente, eles correm e cansam-se como nós.

Banda Desenha: X-Men. Feito porque imitava a realidade da exclusão as Negros, Homossexuais, Latinos, etc.

achas que é só lendo Of Mice and Men, Great Gatsby, Os Maias, que se vai aprender? És um tolo por pensar nisso. Há mensagem em tudo. Há lutas internas em todas as personagens que podem imitar as lutas que temos. Amores, ódios, vinganças, justiça. Há de tudo. E acho que é uma tristeza imensa que aches que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...