Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro

Publicações recomendadas

Até a ler BD do Tio Patinhas, Mickey e afins aprendes, quanto mais. :mrgreen:

EDIT: Até há bem pouco tempo eu até era alguém que achava que "ler" não era muito importante. Como eu estava errado...

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

lês tudo e depois fazes uma barbaridade destas. Começas logo por fazer-te de vítima.

Só porque entretém não quer dizer que não possa ser cultura. O Futebol entretém, mas não é cultura. A Arte pode ter entretenimento. Tu vives num mundo onde há entretenimento em caçar. Não é em procurar alimento para assegurar a tua sobrevivência, não, é em tirar outra vida que há entretenimento. O Futebol não tem cultura, é puro entretenimento. É um jogo. É uma luta entre duas partes para conseguir a vitória que os adeptos saboreiam. Não há cultura aqui.

Por favor não te faças de vítima, não cries elitismos onde não há e não faças argumentos vazios sobre coisas que não são realidade. Eu leio porque gosto de ler, porque sinto-me imensamente bem quando aprendo uma nova palavra, quando vejo mundos criados por um mero humano que me transporta o que ele pensava, naquele momento, para a minha cabeça. Ele está a falar comigo, ele conta-me uma história, ele conta-me planos dentro de planos, políticas, sociedades, culturas, recreios, dificuldades, desafios...tanta coisa. Tudo por palavras. Tudo porque uso a minha mente para perceber o que me é dito. ISTO é cultura. Mas dá para perceber que quando mencionas "como se fosse uma obrigação" que não lês muito.

quase que mandei um facepalm que me obliterava a cara.

Duna. Livro de ficção científica com toques de fantasia. Tens lá mais sobre filosofia, política, geopolítica, antropologia, religião, etc do que possas sequer imaginar.

Livros de fantasia dá para aprender. Dá para aprender com tudo. Se achas que não dá para aprender nada é porque ou és burro ou és ignorante, tenho de ser cru aqui. Tu aprendes com fantasia. Com o Senhor dos Anéis aprendes sobre a fome de poder, a corrupção, a sublevação contra forças do mal. O próprio Tolkien tem lá simbolismos da realidade.

Já leste algum livro sobre a viagem de alguém por diversas dificuldades? O Nome do Vento. Lês sobre alguém capaz de imenso mas que se mete me problemas. Alguém que passou muitas dificuldades. Não é por fazer magia que é diferente, eles correm e cansam-se como nós.

Banda Desenha: X-Men. Feito porque imitava a realidade da exclusão as Negros, Homossexuais, Latinos, etc.

achas que é só lendo Of Mice and Men, Great Gatsby, Os Maias, que se vai aprender? És um tolo por pensar nisso. Há mensagem em tudo. Há lutas internas em todas as personagens que podem imitar as lutas que temos. Amores, ódios, vinganças, justiça. Há de tudo. E acho que é uma tristeza imensa que aches que não.

Não sei o que queres dizer-te com o fazer-me de victima, mas se foi pelo "ler isto tudo deu trabalho" é para demonstrar que é preciso reflectir com atenção para compreender os argumentos dos outros.

Eu também leio porque gosto de ler, gosto de ler mais sobre História, ideias, politicas e detesto ler histórias descritivas que não transmitem nenhuma mensagem.

Mas se fores ver os alunos que lêem, é só mesmo porque existe um Plano Nacional de Leitura, ou então não liam mesmo nada, mas o que eu disse é que tu recebes satisfação por leres o livro, delicias-te pelas aventuras de Ulisses e estás ansioso por saber o que vai acontecer no próximo capitulo, não é estares ali com um ar cerrado a fazer aquilo por fazer.

Mea culpa, eu esqueci-me de referir qual o tipo de fantasia, neste caso é aqueles livros infantis, não aqueles que até nos levaram a inventar novas coisas baseadas nesses livros.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que queres dizer-te com o fazer-me de victima, mas se foi pelo "ler isto tudo deu trabalho" é para demonstrar que é preciso reflectir com atenção para compreender os argumentos dos outros.

Eu também leio porque gosto de ler, gosto de ler mais sobre História, ideias, politicas e detesto ler histórias descritivas que não transmitem nenhuma mensagem.

Mas se fores ver os alunos que lêem, é só mesmo porque existe um Plano Nacional de Leitura, ou então não liam mesmo nada, mas o que eu disse é que tu recebes satisfação por leres o livro, delicias-te pelas aventuras de Ulisses e estás ansioso por saber o que vai acontecer no próximo capitulo, não é estares ali com um ar cerrado a fazer aquilo por fazer.

Mea culpa, eu esqueci-me de referir qual o tipo de fantasia, neste caso é aqueles livros infantis, não aqueles que até nos levaram a inventar novas coisas baseadas nesses livros.

livros infantis servem para as crianças descobrirem a vontade pelas letras. É totalmente diferente.

e sobre os miúdos não lerem: eu sei. E sei muito bem. Comecei a ganhar o bicho da leitura praí há 3 anos. Já li mais nestes últimos 3 anos do que toda a minha vida anteriormente. A minha irmão, que está a tirar Humanidades, lê o que as disciplinas lhe dizem para ler. Memorial do Convento? ela lê. Maias? Ela lê. E além disso? Nada. Não acabou a saga do Harry Potter sequer. Férias, zero. É uma vergonha. Em parte sei porquê. A cultura do computador é altamente rápida, providencia informação automaticamente formatada para ver e seguir me frente. Um livro não. Um livro é para tu leres, perceberes, imaginares, e seguires em frente. O choque é muito forte e daí se crie a ideia de que é aborrecido ler. Tudo por causa da sociedade hoje está altamente influenciada por uma formatação fast-food de informação.

e falei do vítima quando disseste "dizer que sou estúpido, burro, inculto". Uma coisa é dares a tua opinião e chamarem-te burro por isso. Outra é dizeres informação incorrecta.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

É certo que é preciso força de vontade, mas isto de hábitos de leitura/música/cinema/whatever é algo que, se for incentivado desde cedo pelos pais, é muito mais fácil de manter mais tarde. Em Portugal há também muita falta disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho aqui 14 livros duma série de futebol que passou na TVI se não me engano, desisti simplesmente porque o autor já só estava a enrolar e nunca mais dizia quem era o malfeitor.

Há é uma colecção de livros de História muito interessante da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que li um livro há anos porque tinha de fazer o resumo do mesmo como trabalho, e ainda bem que o professor me mostrou esse livro e que conta a História de uma forma leve, que nos leva a imaginar como era viver em Portugal há séculos e é muito fácil de perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu estavas a discordar da minha opinião, dizendo que erudição e conhecimento não são sinónimos. O que queria dizer é que "erudição" é, dependendo do dicionário e respectivo conceito aplicado: "saber obtido através do estudo de várias áreas do Saber"; "cultura vasta e variada"; "conhecimento". Ou seja, um até serve de definição do outro. O que podemos concordar, e não sei se foi nesse sentido que o referiste, é que nem todos os conhecimentos são eruditos - principalmente se usarmos "eruditos" enquanto Saber mais académico - não estou a conseguir expressar o que quero referir da melhor forma, mas refiro-me a áreas do Saber mais complexas, não necessariamente elitistas mas a que apenas conseguem chegar quem realmente tem capacidades acima da média.

Obrigado. ;)

Curioso como a última frase desse excerto vai de encontro ao que tenho estado a defender.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

Neste link é-nos dada uma noção interessante do debate que este tema já levantou. Não é nada consensual.

Já o tinha referido, mas não em resposta a ti, que se estão a confundir Cultura enquanto conjunto de actividades culturais, e Cultura enquanto conjunto de características de um povo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o tinha referido, mas não em resposta a ti, que se estão a confundir Cultura enquanto conjunto de actividades culturais, e Cultura enquanto conjunto de características de um povo.

Ah, isso já explica muita coisa. Podias ter referido logo isso(julgo que não o fizeste) :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu estavas a discordar da minha opinião, dizendo que erudição e conhecimento não são sinónimos. O que queria dizer é que "erudição" é, dependendo do dicionário e respectivo conceito aplicado: "saber obtido através do estudo de várias áreas do Saber"; "cultura vasta e variada"; "conhecimento". Ou seja, um até serve de definição do outro. O que podemos concordar, e não sei se foi nesse sentido que o referiste, é que nem todos os conhecimentos são eruditos - principalmente se usarmos "eruditos" enquanto Saber mais académico - não estou a conseguir expressar o que quero referir da melhor forma, mas refiro-me a áreas do Saber mais complexas, não necessariamente elitistas mas a que apenas conseguem chegar quem realmente tem capacidades acima da média.

Sim, acho que podemos chegar a um ponto de entendimento a partir daí. :)

Quanto a esse equívoco, garanto-te que não é o meu caso. E acho que dei argumentos de sobra para esclarecer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os que dizem que os portugueses não consomem cultura acabei de chegar de uma peça de Samuel Beckett pela qual paguei 5€ de bilhete.

É um maço de tabaco que o pessoal que "não tem" dinheiro compra.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os que dizem que os portugueses não consomem cultura acabei de chegar de uma peça de Samuel Beckett pela qual paguei 5€ de bilhete.

É um maço de tabaco que o pessoal que "não tem" dinheiro compra.

Á espera de Godot? Também vi :)

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não consegui ver Os Dias Felizes no CCB.

Em que sala viste?

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não consegui ver Os Dias Felizes no CCB.

Em que sala viste?

Vi no Porto, Teatro Nacional São João

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...