Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 Para além de que neste caso, ainda podemos alegar que o PSD a concorrer sozinho, provavelmente, teria menos votos e mandatos que o PS. Não sabemos, porque até acho que concorrer coligado com o PP é meio caminho andado para perder votos. O que sabemos é que a bancada do PSD isolada tem menos deputados que o PS. Mas há 2 bancadas com o mesmo programa de governo, não com programas convergentes ou pontos de concordia. Mas ganhar é exactamente o quê? Que eu saiba não recebes nenhum prémio por ser o partido mais votados. Havendo 2 ou mais partidos dispostos a formar governo que tenham a maioria dos deputados, suspender a democracia era formar outro governo que não esse. Jogos... :mrgreen: É precisamente isso que estamos a discutir, na minha opinião quem ganha deve ser convidado a formar governo. Que "engraçado" ler estes indignados do PaF(devem ter altos rendimentos, talvez salvaguardados em certas ilhas, e por isso ainda não lhes chega a austeridade com que nós, o povinho, temos levado mês após mês enquanto ficamos a ver os ricos ficarem cada vez mais ricos) que acham que tem legitimidade para governar só porque teve uma percentagem de votos um pouco maior. Ou seja, quem acha que a coligação deve ser convidada a formar governo é por interesse, porque concorda com as suas ideias. Então isso quer dizer que estamos a discutir se o Costa deve ser PM, não por legitimidade ou leitura política da situação, mas porque gostamos ou não dele. É isso? Ok, vou voltar então para as ilhas caimão e gozar os meus muitos milhões... 8-) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Outubro 2015 A título exemplificativo, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e governou em minoria por não ter chegado a acordo com nenhum partido, PSD e CDS juntos tinham mais deputados que o PS e não me lembro de passar pela cabeça de ninguém que a Ferreira Leite fosse primeira ministra. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Media/Interior.aspx?content_id=4822998 Que grande mongo. :lol: Fiquei sem palavras. Lido ainda ficam dúvidas, pode ser mal interpretado, etc, mas ouvi na rádio e... é baixo demais. Isto é o que me indigna mais. Que gajo mais mal formado, capinha de santo e depois é execrável. Pq? Se fosse no privado já tinha direito a ser atrasado? A mim indigna-me que o diga numa televisão, nem que fosse no canal caça e pesca. Seja qual for o ponto de vista nesta discussão, todos estão corretos. Sim, basicamente esta é a única frase sem discussão das últimas 22 páginas :mrgreen: E pode ter acontecido, aliás como a frase começa não dá para perceber em quem está a falar, apenas se sabe que é a pessoa mais velha no parlamento, pode só se ter apercebido a meio da leitura do teleponto que esse deputado era o Quintanilha. Lido também pensei nisso, mas ouvindo... é de propósito. Ódios de escritores com egos enormes provavelmente. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 A título exemplificativo, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e governou em minoria por não ter chegado a acordo com nenhum partido, PSD e CDS juntos tinham mais deputados que o PS e não me lembro de passar pela cabeça de ninguém que a Ferreira Leite fosse primeira ministra. Lembrei-me de escrever exactamente o mesmo, parece que "não tem nada a ver" :mrgreen: btw, Nélita >>> Costa. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 8 Outubro 2015 A título exemplificativo, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e governou em minoria por não ter chegado a acordo com nenhum partido, PSD e CDS juntos tinham mais deputados que o PS e não me lembro de passar pela cabeça de ninguém que a Ferreira Leite fosse primeira ministra. Mas não tinham maioria absoluta, se tivessem a ferreira leite ia ser PM. Btw, eu detesto o JRS mas caramba o tipo disse isso sem querer, tantas vezes que vemos lapsos de apresentadores... Aquilo foi provavelmente o teleponto que estava mal, aliás, ele começa a dizer deputado... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Outubro 2015 Mas não tinham maioria absoluta, se tivessem a ferreira leite ia ser PM. Btw, eu detesto o JRS mas caramba o tipo disse isso sem querer, tantas vezes que vemos lapsos de apresentadores... Aquilo foi provavelmente o teleponto que estava mal, aliás, ele começa a dizer deputado... Eu pelo que tenho acompanhado, o que ficou combinado entre Jerónimo e Costa não era coligarem-se... E estou farto de ler gente a defender que PS+BE têm toda a legitimidade para governar... Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 8 Outubro 2015 É precisamente isso que estamos a discutir, na minha opinião quem ganha deve ser convidado a formar governo. Pois, mas já se viu que isso não faz sentido nenhum naquele cenário hipotético do PNR. E podes ter cenários ainda mais ridículos como o partido mais votado ter 15% dos deputados e ser governo... A título exemplificativo, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e governou em minoria por não ter chegado a acordo com nenhum partido, PSD e CDS juntos tinham mais deputados que o PS e não me lembro de passar pela cabeça de ninguém que a Ferreira Leite fosse primeira ministra. Havia algum um partido que estivesse disposto a coligar-se ou abster-se e com o qual ficassem com a maioria dos deputados? Se as situações dessem minimamente idênticas, dava para usares o exemplo.... Eu pelo que tenho acompanhado, o que ficou combinado entre Jerónimo e Costa não era coligarem-se... E estou farto de ler gente a defender que PS+BE têm toda a legitimidade para governar... Não ficou nada combinado, nem coligarem-se, nem não se coligarem. Claro que têm. Até parece que um dos pontos que se elogiava no Costa não era ter sido capaz de se entender em minoria na CML, nem o Bloco se mostrou aberto a governar. Nem tiveram juntos mais 200 e tal mil votos que a coligação, nem que com o PCP à mistura são quase 700 mil no total, ou seja 1/3 a mais que a coligação.... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 8 Outubro 2015 (editado) DECLARAÇÃO DE ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA Por respeito institucional, só agora me dirijo aos portugueses, depois de ouvir e ponderar sobre a comunicação oficial do Senhor Presidente da República. Não posso deixar de dizer que me surpreendeu ter sido proferida antes de serem definitivamente conhecidos os resultados eleitorais e antes de terem sido recebidos os partidos políticos. Foi a opção do Senhor Presidente da República, mas eu teria agido de modo diferente. A interpretação dos resultados eleitorais deve ser feita na sua plenitude, com independência, sem leituras parciais ou parcelares. Para enquadrar os limites da sua intervenção, o Senhor Presidente da República mencionou vários tratados, regras e compromissos do nosso país, no plano europeu e atlântico, mas não se referiu, com a centralidade necessária, à Constituição da República Portuguesa. Numa democracia parlamentar nenhum partido representado na Assembleia da República deve ser colocado, ou deve colocar-se, imediatamente, à margem das soluções de governação. Não há partidos, nem cidadãos, de primeira ou de segunda. Todos os votos têm a mesma legitimidade. É assim em todas as democracias europeias. A interpretação dos resultados parece-me clara. Os portugueses manifestaram a vontade de, prudentemente, virar a página da austeridade e de construir políticas de desenvolvimento económico e de justiça social, num quadro de inovação e de defesa do Estado social. Os portugueses manifestaram, também, um desejo de continuidade na relação com a Europa, ainda que com o reforço da nossa autonomia no seio das instituições europeias. Depois das eleições, não pode ficar tudo na mesma na nossa estratégia europeia e na nossa estratégia económica e social. Não foi o fim de nada, mas foi o princípio de um movimento de mudança que se encontra, há demasiado tempo, à procura de uma representação política comum. Tendo em conta o resultado das eleições legislativas, ficou mais clara do que nunca a urgência desta candidatura. Faz falta um Presidente da República que seja capaz de representar todos os portugueses e de construir compromissos históricos num tempo tão exigente da nossa vida colectiva. Um Presidente que não exclua ninguém. Um Presidente que não esteja refém de interesses particulares ou de lógicas partidárias. Um Presidente capaz de acolher e de apoiar as alianças necessárias à estabilidade governativa. Um Presidente sem preconceitos e sem tabus. Os portugueses, hoje, conhecem-me melhor. Quanto mais difíceis são os desafios, mais forte é a minha determinação, o meu compromisso. Foi assim durante toda a minha vida. É assim, agora, nesta candidatura. Nos últimos dias, aberto o tempo das presidenciais, tenho vindo a receber palavras de incentivo de todo o país, de independentes e de militantes e simpatizantes de todos os partidos com representação parlamentar. O que sempre me animou foi, e é, a coragem das pessoas, anónimas, que sentem esta candidatura como um sinal de esperança e de futuro. Porque agora é que é mesmo preciso um Presidente presente, um Presidente capaz de acordar Portugal, um Presidente de causas. Porque agora é que é mesmo necessária uma candidatura independente, um Presidente que interprete, com isenção, a vontade popular. Um Presidente deve estar acima dos partidos, e não lhes deve impor a sua vontade. Deve ser um árbitro, e não árbitro e jogador ao mesmo tempo. Os portugueses estão cansados de atitudes parciais, de intrigas partidárias, de jogos de bastidores. Exigem que o interesse nacional esteja sempre acima de interesses particulares. Hoje, mais do que nunca, a democracia precisa de um suplemento cívico. Tivemos a maior abstenção de sempre em eleições legislativas. Não podemos continuar a fingir que nada se passa. Precisamos de fazer uma reflexão profunda sobre o nosso sistema eleitoral, e agir em coerência para combater o afastamento dos cidadãos da vida política. A batalha pela qualidade da democracia está, desde o início, no coração da minha candidatura. Hoje, mais do que nunca, é necessário um Presidente que defenda a Constituição e o Estado Social. A minha fronteira não é entre Esquerda e Direita, é entre aqueles que estão ao serviço da República e aqueles que dela se querem servir. Apresentei a minha candidatura há mais de cinco meses. Em nome da cidadania. Não esperei pelo apoio de nenhum partido para lançar a lançar. Não estou dependente de nada, nem de ninguém, apenas dos portugueses e das portuguesas que queiram juntar-se a esta causa. Todos são bem-vindos: cidadãos, grupos, movimentos sociais e partidos políticos. Tive presente, como sempre tenho, o exemplo dos três Presidentes da República, de quem recebi o estímulo e o apoio no lançamento da minha candidatura. Faltam pouco mais de três meses para as eleições presidenciais, que decorrerão em Janeiro de 2016. Durante o período eleitoral para as legislativas, reuni e consolidei as condições necessárias ao sucesso da candidatura. Vou bater-me por um país com uma nova visão geoestratégica, com uma perspectiva de futuro assente na educação e no conhecimento, na ciência, na tecnologia e nas inovações promovidas pela livre iniciativa das pessoas, das instituições e das empresas. Sempre com uma fortíssima consciência social. Vou bater-me pela República em que acredito. Podemos renunciar a tudo, mas nunca aos nossos ideais, à nossa palavra, à nossa consciência. Juntos, vamos mostrar que, quando os portugueses querem, o país acorda, avança, é capaz de abrir novos futuros. Juntos, vamos dar uma nova esperança a Portugal. Com energia. Com entusiasmo. No final, estou certo de que teremos orgulho no que alcançámos e a serenidade de quem cumpriu a sua obrigação. Não quero nada para mim, mas estou disposto a dar tudo. 8 OUT 2015 Editado 8 Outubro 2015 por Woyzeck Compartilhar este post Link para o post
sd_campeao Publicado 8 Outubro 2015 O Livre já conseguiu reestruturar a dívida da campanha? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 8 Outubro 2015 (editado) O PS está com problemas para resolver com o RTP desde os tempos que o Sócrates era PM. Não é de agora. Verdade mas nos últimos tempos as coisas pioraram bastante. Já houve vários membros do PS a pedir a demissão de pessoas na RTP por causa do P&C do Sócrates durante a campanha eleitoral e agora acontece mais este caso. Não me admiraria se algum elemento do PS utilizasse o acidente anterior e juntasse a este caso Quintanilha para falar nalguma “cruzada” ou “guerra” da RTP contra o PS. Editado 8 Outubro 2015 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 8 Outubro 2015 Qualquer Português deveria ter problemas a resolver com a RTP. O PS tem problemas porque aquilo está minado de gente de direita. Desde a direcção aos comentadores. Aquela boca do Costa ao entrevistador durante a campanha não foi à toa. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 8 Outubro 2015 Eu pelo que tenho acompanhado, o que ficou combinado entre Jerónimo e Costa não era coligarem-se... E estou farto de ler gente a defender que PS+BE têm toda a legitimidade para governar... Um hipotético governo PS +BE viabilizado pela abstenção do PCP é obviamente legítimo. O que interessa aqui para formar governo é não ter uma moção de rejeição com 116 deputados para formar governo. Imagine-se que PS+BE+PAN+PCP chumbavam o governo mas apenas PSD+CDS chumbavam o Governo PS+BE, neste caso seria juridicamente legítimo(que é o que interessa) ter este governo. É um cenário que não vai acontecer e eu acho profundamente indesejável e instável e ia dar cabo do PS e do País mas não é, de todo, ilegítimo. O que interessa para a legitimidade são as cabeças no parlamento a votar. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 8 Outubro 2015 A título exemplificativo, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e governou em minoria por não ter chegado a acordo com nenhum partido, PSD e CDS juntos tinham mais deputados que o PS e não me lembro de passar pela cabeça de ninguém que a Ferreira Leite fosse primeira ministra. A situação é totalmente diferente porque nunca na vida o PS, o Bloco ou o PCP viabilizariam esse governo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 A situação é totalmente diferente porque nunca na vida o PS, o Bloco ou o PCP viabilizariam esse governo. E agora precisas que os 3 viabilizem esta ideia peregrina, e a suportem com estabilidade durante 2 ou 3 anos (já nem falo em 4). Mas muita gente acredita nisso, mais estranho é que quem acredita são os seus eleitores, que até engolem sapos vivos e a espernear só para ser governo. Sou daqueles que tinha um certo gosto em ver o bloco no poder, mas assim num arranjinho fratricida é o tipo de jogos políticos que o próprio BE devia criticar. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 8 Outubro 2015 E agora precisas que os 3 viabilizem esta ideia peregrina, e a suportem com estabilidade durante 2 ou 3 anos (já nem falo em 4). Mas muita gente acredita nisso, mais estranho é que quem acredita são os seus eleitores, que até engolem sapos vivos e a espernear só para ser governo. Sou daqueles que tinha um certo gosto em ver o bloco no poder, mas assim num arranjinho fratricida é o tipo de jogos políticos que o próprio BE devia criticar. Quais sapos vivos? Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 Quais sapos vivos? Há 6 combinações possíveis/necessárias: Os eleitores do PS aceitarem ser governo com apoio ou participação do PCP: sapo vivo Os eleitores do PS aceitarem ser governo com apoio ou participação do BE: algum receio/incómodo Os eleitores do PCP aceitarem apoiar um governo PS: sapo vivo e a espernear Os eleitores do PCP aceitarem apoiar um governo PS que também é apoiado pelo BE: sapo vivo Os eleitores do BE aceitarem apoiar um governo PS: oportunidade de finalmente colocar em prática algumas políticas Os eleitores do BE aceitarem apoiar um governo PS que também é apoiado pelo PCP: algum receio/incómodo Quando falo em receios e incómodos, é porque há sempre um receio latente que o partido ao lado cresça muito e nos prejudique. A mesma lógica de que o pior que pode acontecer ao PP é um PSD forte, e o maior receio do PSD é um PP a crescer. Ou o maior receio do PNR é a diminuição do alfabetismo e iliteracia... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 8 Outubro 2015 Para quem votou nesses 3 partidos sapo vivo é a "esquerda" ter maioria e a direita governar com abstenções violentas do PS. O resto é conversa... Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 Para quem votou nesses 3 partidos sapo vivo é a "esquerda" ter maioria e a direita governar com abstenções violentas do PS. O resto é conversa... hmmm tenho as minhas dúvidas mas OK. Basta pensar em 2011 para ter uma ideia contrária, a Catarina é um upgrade muito bom do louça, mas ainda assim... E no caso do PCP, há feridas ainda abertas. Por exemplo, uma coligação pré-eleitoral tinha resolvido todos estes problemas, mas mais uma vez o ponto fraco da esquerda sempre foi a desunião e as guerras fratricidas. Por exemplo, já te passou pela ideia que isto tudo possa ser apenas um jogo do Costa? Misteriosamente alguém que perdeu uma eleição imperdível conseguiu que agora se fale de tudo menos da demissão que parecia obrigatória na noite de domingo? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 8 Outubro 2015 O PCP já comeu o maior sapo vivo que podia ter comido quando decidiu apoiar o Soares para afastar o Freitas do Amaral, não me acreditando que vá acontecer (por culpa do PS) não vejo de todo uma possível associação com o PS nos moldes que se tem falado como um sapo vivo. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 8 Outubro 2015 hmmm tenho as minhas dúvidas mas OK. Basta pensar em 2011 para ter uma ideia contrária, a Catarina é um upgrade muito bom do louça, mas ainda assim... E no caso do PCP, há feridas ainda abertas. Por exemplo, uma coligação pré-eleitoral tinha resolvido todos estes problemas, mas mais uma vez o ponto fraco da esquerda sempre foi a desunião e as guerras fratricidas. Por exemplo, já te passou pela ideia que isto tudo possa ser apenas um jogo do Costa? Misteriosamente alguém que perdeu uma eleição imperdível conseguiu que agora se fale de tudo menos da demissão que parecia obrigatória na noite de domingo? Se os eleitores destes 3 partidos, preferissem que fosse cada um para seu lado e governasse a direita, aposto que já tinha saído uma sondagem hoje. Porque é que ninguém é inquirido sobre isso? :-k Não me vão dizer que ninguém se lembrou.... Uma coligação eleitoral não fazia sentido nenhum, toda a gente sabe que isso seria suicido político. O que fazia sentido era o BE e PCP lançassem documentos com as condições que consideram indispensáveis para viabilizar um governo de esquerda. Isto não foi jogo nenhum do Costa. A Catarina Martins é que abriu o jogo com as 3 condições e depois o resto vem por arrasto. O Costa ou forma governo ou morre politicamente. Se ele decidir fazer abstenções violentas não vejo como é que ter andado em negociações lhe salva o coiro... Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 8 Outubro 2015 Uma coligação eleitoral não fazia sentido nenhum, toda a gente sabe que isso seria suicido político. O que fazia sentido era o BE e PCP lançassem documentos com as condições que consideram indispensáveis para viabilizar um governo de esquerda. Não me parece. A coligação foi para a campanha sem poder falar sobre nada, excepto a prisão do sócrates e a falta de capacidade do Costa. Mas nunca poderia atacar o BE ou o PCP, porque aundo um partido grande ataca um pequeno, basta ao pequeno responder na mesma moeda para ficar a ganhar. Não havia como fazer aquele debate, mesmo que usassem o Portas, era guerra ganha bastando o discurso baixo "Portas, o verdadeiro líder da coligação", etc. Acho que bastava ao PS coligar-se com um dos 2 e ganhava isto nas calmas. Mas como eles achavam que bastava deixar correr o marfim porque a eleição era imperdível... Se os eleitores destes 3 partidos, preferissem que fosse cada um para seu lado e governasse a direita, aposto que já tinha saído uma sondagem hoje. Porque é que ninguém é inquirido sobre isso? :-k Não me vão dizer que ninguém se lembrou.... Há 3 hipóteses: 1- ninguém fez essa sondagem 2- há uma conspiração dos média para não se saber os resultados apesar de a grande maioria dos jornalistas serem de esquerda e de haver mais de 200 blogs sobre política 3- só o PS e o PSD têm dinheiro para pagar uma sondagem destas, e o que a encomendou (ou os 2) não tem interesse que se saibam os resultados como dizia o António Feio "hmmm, não sei, hesito..." 8-) Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 8 Outubro 2015 Não me parece. A coligação foi para a campanha sem poder falar sobre nada, excepto a prisão do sócrates e a falta de capacidade do Costa. Mas nunca poderia atacar o BE ou o PCP, porque aundo um partido grande ataca um pequeno, basta ao pequeno responder na mesma moeda para ficar a ganhar. Não havia como fazer aquele debate, mesmo que usassem o Portas, era guerra ganha bastando o discurso baixo "Portas, o verdadeiro líder da coligação", etc. Acho que bastava ao PS coligar-se com um dos 2 e ganhava isto nas calmas. Mas como eles achavam que bastava deixar correr o marfim porque a eleição era imperdível... Há 3 hipóteses: 1- ninguém fez essa sondagem 2- há uma conspiração dos média para não se saber os resultados apesar de a grande maioria dos jornalistas serem de esquerda e de haver mais de 200 blogs sobre política 3- só o PS e o PSD têm dinheiro para pagar uma sondagem destas, e o que a encomendou (ou os 2) não tem interesse que se saibam os resultados como dizia o António Feio "hmmm, não sei, hesito..." 8-) A coligação foi para campanha sem poder falar sobre nada, porque efectivamente não fizeram nada de jeito. Mesmo assim houve uma grande parte de Portugueses que bem informados, com inteligência, espírito crítico, bom senso, seriedade e respeito decidiu dar-lhes o seu voto. Agora imagina se tivessem alguma coisa para mostrar e pudessem fazer uma campanha digna em vez do nojo pegado que foi. Era obviamente suicídio politico haver coligação à esquerda. Para já uma parte dos votos do PS iam ao ar e outra directamente a coligação. Depois o PCP e BE iam perder milhares de votos para outros movimentos e abstenção. E por outro lado toda a direita ia votar em peso com medo dos comunas. Jurro que não percebo mesmo como é que achas que uma coligação de esquerda ganhava as eleições... Achas que ninguém se lembrou de fazer uma sondagem dessas? Por alguma razão ela não foi feita, tu apostas no esquecimento? Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 9 Outubro 2015 Acontecendo o governo de esquerda, quem pode capitalizar isto muito bem é o PSD. Se o PSD for esperto, consegue uma maioria absolutíssima por si só daqui a um ano quando o governo PS+BE+CDU colapsar. Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 9 Outubro 2015 Estão com um medo da coligação de esquerda.... :lol: Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 9 Outubro 2015 Acontecendo o governo de esquerda, quem pode capitalizar isto muito bem é o PSD. Se o PSD for esperto, consegue uma maioria absolutíssima por si só daqui a um ano quando o governo PS+BE+CDU colapsar. Isto. Eu se tivesse a negociar pelo PSD nem descia a parada na negociação com o PS, dizia ''força'', ainda para mais 2016 pode ser um ano complicado. Compartilhar este post Link para o post