Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Ai Marcelo Marcelo. Tenho pena porque deve ganhar, mas não acho que tenha perfil para PR.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

O Sérgio Sousa Pinto demitiu-se do secretariado nacional do PS. Muito interessante isto.

hmmm a tempestade perfeita aproxima-se :mrgreen:

já agora...

Ai Marcelo Marcelo. Tenho pena porque deve ganhar, mas não acho que tenha perfil para PR.

Tenho pena. Até porque o Rio é provavelmente o único político que me convence actualmente, e que me fazia abandonar o voto em branco...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho pena. Até porque o Rio é provavelmente o único político que me convence actualmente, e que me fazia abandonar o voto em branco...

Eu continuo na minha, o Rio é um tecnicista e óptimo gestor, não tão bom a fazer política. Por isso seria um desperdício, a meu ver, tê-lo a desempenhar funções meramente cerimoniais. Já o Marcelo acho exactamente o contrário, é falador, activo, enérgico, as pessoas facilmente conseguem gostar dele - completamente o oposto do Cavaco. E aí sim parece ser um candidato à medida para PR, dentro do PSD :)

Já agora, algo que me lembrei agora. O Marinho e Pinto deve candidatar-se a Presidente da República :medinho:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo na minha, o Rio é um tecnicista e óptimo gestor, não tão bom a fazer política. Por isso seria um desperdício, a meu ver, tê-lo a desempenhar funções meramente cerimoniais. Já o Marcelo acho exactamente o contrário, é falador, activo, enérgico, as pessoas facilmente conseguem gostar dele - completamente o oposto do Cavaco. E aí sim parece ser um candidato à medida para PR, dentro do PSD :)

Subscrevo.

Compartilhar este post

Link para o post

O MRS é bom no que faz e é boa pessoa. É um bom comentador, bom professor e uma pessoa inteligente. Agora, ele é isso tudo mas é a comentar aos domingos. Basta ver como ele adora criar cenários e conspiraçõeszinhas. Um PR tem é de ser alguém que saiba agir na altura certa e que tenha a capacidade de decidir com clarividência. Basta também dar uma olhadela a todo o seu percurso e por isso é que ele tem boas características, mas é para ser um conselheiro de Estado.

Compartilhar este post

Link para o post

a sede de campanha do Marcelo vai ser em Celorico, e está com 7 meses de rendas em atraso :cadeirada: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O MRS é bom no que faz e é boa pessoa. É um bom comentador, bom professor e uma pessoa inteligente. Agora, ele é isso tudo mas é a comentar aos domingos. Basta ver como ele adora criar cenários e conspiraçõeszinhas. Um PR tem é de ser alguém que saiba agir na altura certa e que tenha a capacidade de decidir com clarividência. Basta também dar uma olhadela a todo o seu percurso e por isso é que ele tem boas características, mas é para ser um conselheiro de Estado.

Também concordo contigo nesse aspecto, ser comentador é diferente de pôr as mãos na massa e tomar decisões, e ainda por cima, a carreira política que ele teve deixa margem para dúvidas se é a pessoa certa para agir em cenários mais complicados e tomar o pulso à situação política portuguesa. Mas se formos a comparar com a concorrente directa, a Maria de Belém, nem tem uma coisa nem outra :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Puro, estás certíssimo quando dizes que há/houve uma tendência da sociedade em rebaixar os indivíduos homossexuais, agora as sociedades têm de evoluir e as pessoas também, a homossexualidade é uma opção perfeitamente legítima e era bom que tanto os heterossexuais como os homossexuais percebessem isso. Se os heterossexuais estigmatizam os homossexuais, estes, por sua vez, não perdem uma oportunidade para se vitimizarem e chamarem a atenção para a sua causa. Pessoalmente, acho estranho que quem defenda a igualdade e o respeito perante as opções sexuais de outrem aproveite toda e qualquer situação para fazer sobressair a sua causa. Parecendo que não isso cria uma desigualdade. Percebes o que quero dizer?

Imagina que o que sucedeu foi realmente um lapso, porque se fez tanto alarido antes de se esperar pelo esclarecimento da situação? Talvez tivesse sido mais ponderado, contudo não se perdeu mais uma oportunidade de erguer o bastião da discriminação contra os homossexuais, agora será que realmente houve discriminação? Há diferentes maneiras de criar estigmas e preconceitos, a ignorância ou o desconhecimento, mas também a constante chamada de atenção para as situações, ao invés de toda a gente agir com naturalidade.

A Sociedade há de evoluir e os estigmas hão de desaparecer... quando a discriminação se tornar residual. Mas não é, como todos bem sabemos.

Eu percebo onde queres chegar, e em teoria é bem verdade, mas na prática defendo o contrário: os problemas resolvem-se lutando contra eles, não ignorando-os. Se há discriminação, tem de se expor os focos da mesma e demonstrar à Sociedade que, em pleno século XXI, ela só existe devido à ignorância e preconceito de quem a pratica. Ignorar o preconceito não o vai eliminar, tal como não eliminou as desigualdades sociais entre pretos e brancos. Foi preciso algo mais.

Volto é a realçar que não acredito ter sido propositado. A reação pode ter sido injusta, mas a meu ver é compreensível pelo que tenho vindo a expor.

Compartilhar este post

Link para o post

3 pormenores:

- a maioria dos trabalhadores que ganham o SMN estão nos serviços e não na indústria

- esses trabalhadores são menos de 10% do total

- a indústria, nas palavras do meu director industrial, pagava de bom grado 600 ou 650€ de mínimo se "baixassem a m*rda da conta da luz", e olha que onde trabalho operadores / embaladores a ganhar 520-550 são mais de 200...

- Eu sei disso, o que não invalida o que eu disse.

- Tens a certeza? É que os últimos dados apontam para quase 20 % dos trabalhadores.

- Desses custos já falámos aqui há uns tempos e estamos em concordância.

Compartilhar este post

Link para o post

- Eu sei disso, o que não invalida o que eu disse.

era mais para o Burkina, não vai ser assim que há mudança de paradigma na indústria.

- Tens a certeza? É que os últimos dados apontam para quase 20 % dos trabalhadores.

12,9%. Mas há 10 anos eram 5%.

edit: 21% na hotelaria.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

era mais para o Burkina, não vai ser assim que há mudança de paradigma na indústria.

12,9%. Mas há 10 anos eram 5%.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-16-E-isto-que-eles-pagam

Clarice sabe que não é caso único em Portugal. Na verdade, um em cada cinco trabalhadores (19,6%) leva para casa o salário mínimo nacional. Bastou uma subida deste rendimento em €20 em outubro do ano passado para que o número de pessoas nesta situação aumentasse de 13% para 19,6%. Em 2011, ano da chegada da troika, 11,3% recebiam este valor e entre 2006 e 2012 o número de pessoas foi aumentando e até triplicou, atingindo 400 mil. Estas são as conclusões do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, que, segundo os sindicatos, pecam por defeito ao não contabilizar os cerca de 20 mil funcionários públicos.

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD/CDS pode mais facilmente chegar a acordo com o PS do que estes com o BE e CDU. O único motivo porque não vejo o PS a trabalhar num acordo com o PSD é o receio de se associar a um governo desgastado e com má imagem entre os portugueses, sob pena de perder ainda mais terreno para os partidos de esquerda. Porque se fossem sérios e se deixassem de lutas e estratégias para chegar ao poder, poderiam muito bem encontrar muitos pontos de concórdia entre eles (a maioria) e obrigar a cedências por parte da coligação nos pontos de discórdia. O problema era depois nas próximas eleições, claro está.

E o que me assusta neste momento não é o facto de a esquerda poder subir ao poder constituida por partidos de luta. Aliás, isso por si só até seria bom, ajudaria a fortalecer a esquerda e diversificar a liderança no país. O que me assusta é que a bandeira destes partidos e, arrisco dizer, o principal motivo para eles não quererem a coligação no governo, e quererem ser eles próprios a pôr as mãos na massa, é apenas reverter a política de austeridade e distribuir dinheiro pelos portugueses, sem muita preocupação pela implementação de medidas estruturais. E isso traduzir-se-à, inevitavelmente, num aumento da dívida pública e consequentes juros, aumento do défice e o regresso ao desiquilibrio crónico da balança comercial, revertendo o recente crescimento tímido e abrindo caminho para mais um programa de ajustamento ou default.

Não percebeste, de todo, o que eu estava a dizer. A existência de partidos à esquerda e à direita é essencial para o poder negocial. Mesmo que seja mera aparência. Podes nunca fechar um negócio à direita ou à esquerda, mas podes sempre fechar uma porta e iniciar negociações com a outra. A certa altura o outro lado liga-te para retomar negociações. Se só tens esquerda ou só direita, nunca podes trabalhar com essa base negocial. Tens sempre que abdicar do mesmo espaço de ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim porque o expresso nem é conhecido por dar números ou conclusões que não batem certo com as fontes citadas :mrgreen:

Vê este

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4424356

O número de portugueses que recebem o salário mínimo nacional quase triplicou nos últimos nove anos. A remuneração mínima mensal garantida "tornou-se mais vinculativa, com a proporção de trabalhadores abrangidos a aumentar dos 5% em 2005 para os 12,9% em 2014", afirma a Comissão Europeia. São, números redondos, são mais de 465 mil pessoas neste patamar

e basta fazeres as contas, se há 3,9M de trabalhadores por conta de outrem, 400mil dá 20%? 8-)

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, em termos económicos, deveria ser a única imposição sob forma a tornar tudo possível.

PCP - Aumento do salário mínimo;

Bloco de Esquerda - Legalização da comercialização das drogas leves e taxa inferior a 1% sobre o valor acrescentado de empresas que recorrem a tecnologia sob forma a evitar mão de obra(por exemplo, máquinas de portagem);

PS - Tudo o resto;

Eu acho que isto era fazível. Se por um lado a medida do PCP estimula a economia, as do Bloco geram receita, sendo que a primeira diminuiu a criminalidade. Ao PS competiria implementar medidas de centro nos restantes aspectos.

Se é isto que vai acontecer? Não. O que está a acontecer é uma maquilhagem dos partidos, onde todos querem ficar bem na figura mas depois não vão conseguir convergir por muito que o país beneficiasse com isso.

Estimular a economia = aumentar salários independentemente de acompanhar a variação da produtividade

Ok. Então estimular a economia é igual a aumentar os gastos com pessoal das empresas e consequentemente aumentar o desemprego.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que os gastos das empresa com o pessoal desceram esta legislatura e isso deu resultados maravilhosos no desemprego.

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que os gastos da empresa com o pessoal desceram esta legislatura e isso deu resultados maravilhosos no desemprego.

Desceram? Fala-me mais sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

dúvida:

tenho uma conta na Caixa Geral de Depósitos (da altura em que me inscrevi como aluno da Universidade). Não uso a conta (acho que nunca realmente usei). Deveria fechar a conta ou será que posso ter aberta sem ter gastos/penalidades/problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Onde é que essa notícia diz que os gastos com pessoal das empresas diminuiu?

Diz que o rendimento líquido desceu, consequência da sobrecarga fiscal sobre o trabalhador.

E então... manteve? aumentou?

Compartilhar este post

Link para o post

Se o PS faz coligação à esquerda arrisca-se a perder metade do eleitorado

Compartilhar este post

Link para o post

O exagero. Já dizia a minha mãe, "se o PS se alia à esquerda nunca mais ganha eleições". :lol:

Os portugueses já provaram que só há 2 partidos para ganhar eleições. Quando se fartarem do PSD vão eleger quem? Ou o PSD vai lá ficar eternamente? É cíclico.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

O exagero. Já dizia a minha mãe, "se o PS se alia à esquerda nunca mais ganha eleições". :lol:

Os portugueses já provaram que só há 2 partidos para ganhar eleições. Quando se fartarem do PSD vão eleger quem? Ou o PSD vai lá ficar eternamente? É cíclico.

Não sei se é exagero visto que boa parte dos votantes do PS tb votam PSD e que a grande maioria dos portugueses não se revê minimamente nos ideias mais à esquerda do PS.

Poderá é o BE se "centralizar" e roubar a ala mais à esquerda do PS.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...