Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Discutir m*rda destas era interessante mas como nao há bom senso nenhum, ao entrar aqui, fico deprimido.

Faz me lembrar as conversas do nacionalismo\patriotismo ser todo abjeto mas se for basco, catalão, etc então é de apoiar.

Só se olha para o que convem ou agrada.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É pena que alguém que não é básico no raciocínio o seja no comportamento.

Não é básico no raciocínio? Essa deve ser uma das coisas com mais piada que já ouvi hoje.

Na página anterior, ele mostra uma tabela com valores para o desemprego num ano e noutro, e diz que não há margem para discussões e que "o resto é conversa para malucos". Se isto não é básico, é o quê então? Está ao nível de um Pedro Guerra (analogia já usada anteriormente e que encaixa aqui que é um mimo), em que mostra um suposto penálti com um frame numa foto :lol: Esquecendo dois factores chave, a diminuição do consumo interno e a asfixia do crédito às PME's e particulares. Fosse qual fosse o governo, do PNR ao PCP, iriamos ter consequências semelhantes às que tivemos após a crise, excepto se se lembrassem de imprimir dinheiro e meter no bolso de toda a gente às pazadas.

E por falar em imprimir dinheiro, ele afirmou aí atrás que através da impressão de moeda, se resolveria a austeridade :lol: Alguém que lhe explique que nem isso faz sentido, e mesmo que fizesse, é um dos instrumentos a que o BCE e o FED têm recorrido nos últimos anos. Chama-se Quantative Easing.

Estou com o SAS. Apesar de estar a dar a minha parte, é como bater com a cabeça numa parede :-|

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Isso quer dizer que sou hipócrita ou detestado?

Provavelmente detestado. Aposto que se começares em alguns sítios a dizer que quem vota à direita tem direito a pensar assim, mesmo rodeado de pessoas que aparentemente têm ideias políticas semelhantes às tuas, não vais fazer muitos amigos. "Reaccionário" ocorre-me, gritaria também 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou democrata porque digo o que penso? :-k

dizer o que se pensa não é ser democrata, é usufruir da democracia. ser democrata é outra coisa, não somos todos Voltaire ;)

Ou não és democrata. Vindo da pessoa que votou na senhora que sugeriu uma suspensão da democracia durante 6 meses, tem outro requinte a acusação.. :mrgreen:

A senhora continua a ter um dom, temos que nos esforçar muito para não a interpretar mal. Na altura estava a ser irónica, sobre a avaliação de professores e disse... bem, como disse, explicar claramente as coisas não era com ela, e a ironia mantendo a mesma cara de cavalo nitidamente não funcionou :mrgreen:

ui, tás f*dido giz

vês que já não está sozinho? 8-)

Faz me lembrar as conversas do nacionalismo\patriotismo ser todo abjeto mas se for basco, catalão, etc então é de apoiar.

isto.

Não é básico no raciocínio?

Na minha opinião, não é. Quando não responde não me parece que seja por distracção ou não ter percebido.

Compartilhar este post

Link para o post

Elliot, n me tentes colar a um dos lados da discussão. Já vai bem para além disso.

Fazia nos falta um Jon Stewart para apontar os absurdos que por aqui andam

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

E por falar em imprimir dinheiro, ele afirmou aí atrás que através da impressão de moeda, se resolveria a austeridade :lol: Alguém que lhe explique que nem isso faz sentido, e mesmo que fizesse, é um dos instrumentos a que o BCE e o FED têm recorrido nos últimos anos. Chama-se Quantative Easing.

estás a dizer que as nossas taxas de juro estão a manter-se baixas artificialmente porque a UE está simplesmente a imprimir mais dinheiro para comprar dívida de países periféricos? :blink:

8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com o SAS. Apesar de estar a dar a minha parte, é como bater com a cabeça numa parede :-|

Sim senhor Quantitative Easing. Mas achas que eu quero que imprimam dinheiro para comprar activos aos bancos ou para melhorar a qualidade de vida das pessoas? Helicopter money amigo..

Provavelmente detestado. Aposto que se começares em alguns sítios a dizer que quem vota à direita tem direito a pensar assim, mesmo rodeado de pessoas que aparentemente têm ideias políticas semelhantes às tuas, não vais fazer muitos amigos. "Reaccionário" ocorre-me, gritaria também 8-)

Mas quem é que quer proibir pensamentos? Se eu achar que a forma de alguém pensar é abjecta não o posso dizer?

dizer o que se pensa não é ser democrata, é usufruir da democracia. ser democrata é outra coisa, não somos todos Voltaire ;)

A senhora continua a ter um dom, temos que nos esforçar muito para não a interpretar mal. Na altura estava a ser irónica, sobre a avaliação de professores e disse... bem, como disse, explicar claramente as coisas não era com ela, e a ironia mantendo a mesma cara de cavalo nitidamente não funcionou :mrgreen:

Claro. Mas porque é que não sou democrata?

"Eu não acredito em reformas quando se está em democracia", disse a presidente do maior partido da oposição e ex-ministra das Finanças.

Ironia.... :mrgreen:

estás a dizer que as nossas taxas de juro estão a manter-se baixas artificialmente porque a UE está simplesmente a imprimir mais dinheiro para comprar dívida de países periféricos? :blink:

8-)

:-$

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Elliot, n me tentes colar a um dos lados da discussão. Já vai bem para além disso.

Fazia nos falta um Jon Stewart para apontar os absurdos que por aqui andam

Não te estava a colar a nenhum lado, tranquilo, só queria dizer que fica impossível dar uma opinião moderada com o tom que a discussão atingiu por aqui :fixe:

8-)

Não, mas sem dúvida que tem tido a sua importância ;)

Mas diz lá, achas que sem essa prática do BCE, estaríamos neste momento 4 ou 5 pontos percentuais acima do nível a que estamos em termos de maturidades de longo prazo?

Sim senhor Quantitative Easing. Mas achas que eu quero que imprimam dinheiro para comprar activos aos bancos ou para melhorar a qualidade de vida das pessoas? Helicopter money amigo..

Não se compram activos aos bancos porque sim. Um colapso do sistema bancário a nível europeu levaria-nos para condições de vida de há décadas e décadas atrás. Eu não sou a favor de resgates nem de compras de activos ou perdões de dívida, sou a favor de uma regulamentação forte que impeça situações de moral hazard e de aumento de activos de risco que multipliquem lucros a curto prazo. Mas neste momento, sabendo que as coisas estão montadas como peças de dominó em que se cair um, há um efeito de contágio enorme, as soluções não são muitas nem variadas. Que se tirem lições do que se tem passado nos últimos anos :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

just for the show, o que me enerva é que já tentei comer percentagens e continuei cheio de fome...

Mas quem é que quer proibir pensamentos? Se eu achar que a forma de alguém pensar é abjecta não o posso dizer?

Claro. Mas porque é que não sou democrata?

epá, eu sei (acho com forte convicção, vai dar ao mesmo) que não dizes barbaridades por mal, mas se achas abjectas todas as ideias diferentes das tuas, não és democrata. és outras cenas.

"Eu não acredito em reformas quando se está em democracia", disse a presidente do maior partido da oposição e ex-ministra das Finanças.

Ironia.... :mrgreen:

continuo a ver a ironia, mas com muito esforço. e é maldade tua forçares-me a este exercício :happy:

Não, mas sem dúvida que tem tido a sua importância ;)

Mas diz lá, achas que sem essa prática do BCE, estaríamos neste momento 4 ou 5 pontos percentuais acima do nível a que estamos em termos de maturidades de longo prazo?

Ñão? então lê mais. Sem o q.e. a austeridade não funciona, porque ninguém tem o "pulmão" para aguentar o percurso. Irónico é que o q.e. é um nome pomposo para uma ideia básica da esquerda mais extrema, até do anarquismo (não falo em nilismo para não baralhar)

Não se compram activos aos bancos porque sim. Um colapso do sistema bancário a nível europeu levaria-nos para condições de vida de há décadas e décadas atrás. Eu não sou a favor de resgates nem de compras de activos ou perdões de dívida, sou a favor de uma regulamentação forte que impeça situações de moral hazard e de aumento de activos de risco que multipliquem lucros a curto prazo. Mas neste momento, sabendo que as coisas estão montadas como peças de dominó em que se cair um, há um efeito de contágio enorme, as soluções não são muitas nem variadas. Que se tirem lições do que se tem passado nos últimos anos :)

Olha na islândia fizeram isso e resultou. Cá fizemos isso com o BES e... surpresa! deu menos m*rda que a opção interventiva aplicada no BPN, um banco com 10% do tamanho. Deixa-os cair, ou mais inteligente, deixa-os ficar responsáveis das quedas uns dos outros, vais ver que acalmam.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Olha na islândia fizeram isso e resultou. Cá fizemos isso com o BES e... surpresa! deu menos m*rda que a opção interventiva aplicada no BPN, um banco com 10% do tamanho. Deixa-os cair, ou mais inteligente, deixa-os ficar responsáveis das quedas uns dos outros, vais ver que acalmam.

Deixaram cair o Lehmann Brothers, e olha no que deu :biggrin:

O segredo está na regulamentação, mas a opinião pública só se foca nos que dão problemas, enfim.

Ah, e a austeridade pode resultar por si só (acompanhada de reformas estruturais, claro) sem q.e., se for o caso de um país em crise num contexto económico internacional favorável. Claro que sem q.e., dada a crise dos últimos anos, a austeridade por si só não levaria a lado nenhum :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, no outro dia chamei burra a uma gaja, mas era de direita :mrgreen:

Por acaso nunca tive problemas dessa onda. Devo ser demasiado chato.

Compartilhar este post

Link para o post

just for the show, o que me enerva é que já tentei comer percentagens e continuei cheio de fome...

epá, eu sei (acho com forte convicção, vai dar ao mesmo) que não dizes barbaridades por mal, mas se achas abjectas todas as ideias diferentes das tuas, não és democrata. és outras cenas.

continuo a ver a ironia, mas com muito esforço. e é maldade tua forçares-me a este exercício :happy:

?

Mas quais todas as ideias diferentes da minha? Exemplos disso?

Eu respeito quem tem opiniões diferentes da minha e que ache respeitáveis. Há opiniões que não respeito como as do PNR, entre outros...

Vê o que quiseres. Se achas que a pessoa que chama ao que o AC está a fazer um golpe de estado é democrata, é contigo.

Compartilhar este post

Link para o post

É basicamente isto:

img_00701-e1289014892367.jpg

1030agreeable.jpg

rationaldiscourse.jpg

Não é a se hostilizar quem achamos que estamos errados que mudamos alguma coisa. Só leva a que o outro lado se afaste mais e numa democracia só com a maioria se pode mudar algo.

A não se que se acha que a solução é limpar as opiniões discordantes de vez.

E admito que nem estou para discutir isto a fundo que chego demasiado cansado do trabalho para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Compram-se activos porque há um sistema absolutamente disfuncional. E as pessoas em que tu votaste são completamente a favor desse sistema. Ou vais dizer o absurdo de que a PAF é contra a forma como o sistema financeiro foi desenhado... :mrgreen:

Até alguns dos amigos da PAF gostam de falir bancos e olha mesmo um dos próprios ministros acha perfeitamente normal banqueiros receberem prendas de 14milhões de euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixaram cair o Lehmann Brothers, e olha no que deu :biggrin:

O segredo está na regulamentação, mas a opinião pública só se foca nos que dão problemas, enfim.

Bem sem entrar muito em detalhe, quem o deixou cair foram os bancos porque tinham a ganhar com o negócio. Muitos tinham criado seguros de crédito para empréstimos sub-prime de bancos menores (o dinheiro era dos grandes) e chegaram a um ponto que as "odds" dos seguros faziam com que fosse melhor negócio a bolha rebentar do que a solidariedade. pelo menos a curto prazo. E não mediram as consequências.

Por isso é que a regulamentação só funciona se os assustares, tipo "se um se f*der vocês é que pagam".

Ah, e a austeridade pode resultar por si só (acompanhada de reformas estruturais, claro) sem q.e., se for o caso de um país em crise num contexto económico internacional favorável. Claro que sem q.e., dada a crise dos últimos anos, a austeridade por si só não levaria a lado nenhum :)

Não, não pode. Porque a austeridade sozinha faz a economia encolher a curto prazo, e simplesmente não consegues pagar os juros da dívida que vem de trás. Tem que ser acompanhada por investimento, se tiver que ser controlado, que seja. Eu tinha aceite na boa um ministro da economia nomeado pela troika, ou pela UE, desde que eles dedicassem 5 ou 6% do empréstimo para investimento.

Com a abordagem escolhida transformaram-me de um europeista convicto num eurocéptico (pelo menos). No fim da m*rda, quando começamos a levantar a cabeça, deus sabe com que custo (fome, miséria, degredo, europeus de 2a abandonados na m*rda), vem a UE ainda por cima na voz de um tuga dizar "agora vamos dar-vos 26mil M€ para investir". f*dasse AGORA!? :cadeirada:

Pá, no outro dia chamei burra a uma gaja, mas era de direita :mrgreen:

hmmm, trend detected 8-)

Por acaso nunca tive problemas dessa onda. Devo ser demasiado chato.

isso. ou repetitivo. ou monocórdico. ou cassete. ou simplesmente evitas os conflitos com quem tens que lidar no dia a dia. hmmm tantas possibilidades... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou vais dizer o absurdo de que a PAF é contra a forma como o sistema financeiro foi desenhado... :mrgreen:

Por acaso acho que foi um momento marcante da democracia quando o Salgado foi pedir ajuda e mandaram-no f*der. Das poucas coisas que admirei no PPC nestes 4 anos. Se tivesse dependido do Portas, ou de outra pessoa qualquer (ligeiro exagero) no PS ou PSD tinhamos tido outro BPN com um custo 3 ou 4 vezes maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém viu o debate na RTP após o Telejornal? Que palhaçada dos dois lados, mas aquele Nuno Melo é um nojentinho de primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tens a mínima noção das barbaridades que tens dito neste assunto? Sabes as consequências de um "Helicopter of money"? Vê só um bocado da história da América Latina nos anos 80 e 90.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum é sinónimo, ou sequer fala da mesma coisa, e são todos importantes, por razões diferentes. Falaste, e bem, da emigração, daí ser importante ver lado a lado a percentagem do desemprego com o número de empregados e o número de desempregados, por exemplo. Assim podemos ver a influência que a emigração poderá ter tido na descida do desemprego. Por exemplo, podes verificar que apesar da emigração ter tido efeito na baixa do desemprego o número de pessoas empregadas subiu, e daí podes tirar que efectivamente o desemprego desceu, com ou sem emigrantes. Também podes verificar que o número de pessoas desempregadas desceu (com ou sem emigrantes), o que reforça a conclusão anterior.

Olhar para um gráfico apenas e tirar conclusões gerais daí é que é errado, por isso mesmo é que mostrei vários. Se te mostrasse apenas um gráfico estava a dar-te informações inconclusivas e que te poderiam induzir em erro. Mas isso cabe a cada um interpretá-los de maneira correcta, não podem simplesmente olhar para um e desatar a tirar conclusões sem pensar no que pode influenciar essas estatísticas.

Por isso é que acho errado glorificar o governo por todo o trabalho na área de emprego quando sabemos que Portugal está a enfrentar uma das maiores vagas de emigração dos últimos tempos. Esses número influenciam bastante a taxa de desemprego e o número de população "activa".

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém viu o debate na RTP após o Telejornal? Que palhaçada dos dois lados, mas aquele Nuno Melo é um nojentinho de primeira.

Podes ter agora mais um bocadinho de Paulo Rangel na TVI24.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Compram-se activos porque há um sistema absolutamente disfuncional. E as pessoas em que tu votaste são completamente a favor desse sistema. Ou vais dizer o absurdo de que a PAF é contra a forma como o sistema financeiro foi desenhado... :mrgreen:

Até alguns dos amigos da PAF gostam de falir bancos e olha mesmo um dos próprios ministros acha perfeitamente normal banqueiros receberem prendas de 14milhões de euros.

Mas lá vens tu com essas m*rda do segundo parágrafo. Já te disse que não sou político, nem militante nem jota. Votei em quem votei não por simpatia partidária ou política, mas porque achei que dentro das opções, eram os que mais próximos estavam daquilo que eu penso para o país. E nem estão tão próximos assim, mas olhando para as alternativas, achei que era mais útil votar PàF do que em branco.

Quanto ao primeiro parágrafo, não são os partidos que têm de defender ou deixar de defender sistemas bancários, disfuncionais ou não. Eles existem como existem e podem ser melhorados com melhor regulamentação e legislação internacional, e não é função dos partidos nacionais, muito menos os de direita. É sim dever de todas as instituições que têm o poder para o fazer. Dizer que a PàF defende a forma como o sistema bancário está desenhado é absolutamente ridículo, já que por essa ordem de ideias, todos os partidos (mesmo o PC, o actual não o vintage) o defendem.

Bem sem entrar muito em detalhe, quem o deixou cair foram os bancos porque tinham a ganhar com o negócio. Muitos tinham criado seguros de crédito para empréstimos sub-prime de bancos menores (o dinheiro era dos grandes) e chegaram a um ponto que as "odds" dos seguros faziam com que fosse melhor negócio a bolha rebentar do que a solidariedade. pelo menos a curto prazo. E não mediram as consequências.

Por isso é que a regulamentação só funciona se os assustares, tipo "se um se f*der vocês é que pagam".

Não, não pode. Porque a austeridade sozinha faz a economia encolher a curto prazo, e simplesmente não consegues pagar os juros da dívida que vem de trás. Tem que ser acompanhada por investimento, se tiver que ser controlado, que seja. Eu tinha aceite na boa um ministro da economia nomeado pela troika, ou pela UE, desde que eles dedicassem 5 ou 6% do empréstimo para investimento.

Com a abordagem escolhida transformaram-me de um europeista convicto num eurocéptico (pelo menos). No fim da m*rda, quando começamos a levantar a cabeça, deus sabe com que custo (fome, miséria, degredo, europeus de 2a abandonados na m*rda), vem a UE ainda por cima na voz de um tuga dizar "agora vamos dar-vos 26mil M€ para investir". f*dasse AGORA!? :cadeirada:

Cada banco falido é um caso diferente e com potenciais consequências diferentes. Não vale a pena discutir o que motivou x a ser salvo e y a ser falido, porque não vamos chegar a conclusão nenhuma que nos satisfaça a ambos. Pelo menos concordamos que uma regulamentação forte é essencial. Se nos próximos tempos forem dado passos fortes nesse sentido, acho que vamos ficar bem (não só a nível da dispersão do risco pelo sistema bancário em geral, mas através de rácios de liquidez, rácio de depósitos, maior exigência quanto à qualidade do colateral, etc).

Mas tu continuas a ver a austeridade como apenas aplicável nos moldes em que foi aplicada por cá, com uma única receita para todos. Isso foi claramente errado, porque levou a cortes no investimento público que não pode ser substituido por investimento privado devido à asfixia de crédito por parte dos bancos, fora outros factores igualmente importantes. Num contexto económico favorável, em que a austeridade seja utilizada apenas e só para corrigir desiquilibrios sucessivos anteriores nas contas públicas, esta terá efeitos positivos, uma vez que permitirá aumentar a receita pública, diminuir a sua despesa - corrigindo assim o tal desiquilibrio e proceder à diminuição da dívida pública - e cobrir a quebra no consumo interno através de exportações. Mas isto é um cenário que não tem nada a ver com o que se passou por cá, é verdade, mas é só para deixar claro que a austeridade não é necessariamente uma prática inútil e apenas com efeitos nefastos na economia.

Já agora, mesmo que uma parte do empréstimo da troika tivesse sido aplicado ao investimento, isso não traria efeitos a curto para o país. Continuaríamos com excesso de despesa pública e receitas insuficientes para lhe fazer face, pelo que os aumentos dos impostos seriam inevitáveis, pelo que medidas que foram tomadas seriam necessárias na mesma.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

epa fds, e eles respondem um ao outro :funny:

1. A esquerdalhada que me vem aqui elogiar porque acha que o que eu estou a fazer nesta página é ironia;

2. A esquerdalhada que me vem aqui insultar por causa das minhas posições.

A esquerdalhada número 1 acha-se muito superior à esquerdalhada número 2.

Eu acho muito triste e preocupante que um grupo de pessoas que não se entende numa coisa tão simples achar que pode governar um país. Afinal vamos ser a Coreia do Norte ou o Cambodja?

:laugh:

Por isso é que acho errado glorificar o governo por todo o trabalho na área de emprego quando sabemos que Portugal está a enfrentar uma das maiores vagas de emigração dos últimos tempos. Esses número influenciam bastante a taxa de desemprego e o número de população "activa".

Também eu. Mas também acho que entre o glorificar e o diabolizar há dezenas de adjectivos que o bom senso pede.

Compartilhar este post

Link para o post

Se souberem de algum livro que explique como é que a direita tomou conta da comunicação social e tem carta branca para dizer tudo, que me recomende.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...