Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Espero bem que isto seja um abre-olhos para quem está à frente do clube. Vou esperar para ver. Até lá não gasto nem mais um euro para ver 14 jogadores (tirando um ou outro) que não querem saber se perdem ou não porque lhes é igual. A falta de empenho esta época é gritante e preocupante.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta situação do FCP, para mim, é bastante estranha, uma vez que sempre apontei o Porto como um exemplo em termos de liderança, especialmente porque considero que têm uma estrutura (ou hierarquia) bem definida, organizada e com visão.

Todavia, a partir dos últimos problemas de saúde do Pinto da Costa, creio que algumas coisas mudaram, penso que dentro do clube se começaram a criar fações que têm como objetivo garantir a liderança no pós-Pinto da Costa. Claro que essa imagem não pode passar para o exterior, portanto há que manter um ambiente de paz podre, que aparente a existência de tranquilidade e normalidade. Olho para a questão estrutural do Porto e penso que há uns anos seria inimaginável isso acontecer, aliás se acontecesse nunca seria no FCP, mas sim em clubes como o Benfica e Sporting que sempre se pautaram, especialmente nas últimas décadas, por alguma instabilidade diretiva.

Não sei se Pinto da Costa planeia, efetivamente, deixar o clube e se planear não sei quando o fará, porém dá-me a sensação que ele está a tentar manter o barco enquanto puder, só não percebo o objetivo. Disse ontem ao João Castro que, conscientemente, ele tem a ideia do que poderá acontecer ao seu projeto e portanto estará à espera que alguém dê as garantias necessárias para gerir o clube que ele trouxe para a ribalta. Eu, pelo menos, agiria assim.

Fora questões estruturais olho para o plantel e vejo que não há uma política desportiva propriamente dita. Há lacunas no plantel, veja-se as laterais, há posições que têm défice de qualidade, veja-se os extremos, etc. Isto para um clube como o Porto nunca poderia acontecer, penso que seja Antero Henrique e Pinto da Costa que planeiem a construção do plantel, o que não deixa de ser estranho porque o treinador devia ter uma palavra a dizer, mas colocando isso de parte, são óbvias as lacunas e elas deviam, no início da época ou no mercado de inverno, ter sido colmatadas. Um clube que está em todas as frentes não pode ter apenas dois laterais, Danilo e Alex Sandro, nem apenas um extremo com qualidade acima da média, Quaresma. Provavelmente, devia-se olhar menos para as comissões, bem sei que isso é impossível porque a ganância é muita, e mais para as necessidades do plantel. Os adeptos não podem esperar que um plantel com deficiências seja capaz de se transcender época após época.

Por outro lado, vejo muita gente a clamar por garra, liderança, símbolos, mas os símbolos não se fabricam, criam-se e criam-se com carisma, com trabalho ao serviço do clube, títulos, etc. Jogadores com capacidade de liderança e carisma não nascem como legumes ou frutos, demoram a emergir. Veja-se Rui Patrício e Luisão, dois jogadores que são símbolos dos seus clubes, eles não se tornaram nestes ícones da noite para o dia, aliás, há alguns anos, eles eram considerados os patinhos feios de ambos os clubes. Jogadores como Baía, Jorge Costa, João Pinto, Lucho e outros que tais não aparecem por geração espontânea, são fruto de muito trabalho e dedicação.

Passando agora à questão do treinador, é necessário, parafraseando o Mourinho, uma chicotada metodológica, alguém que traga algo de diferente ao clube, tanto em termos de treino como de personalidade. A aposta, por exemplo, em Paulo Fonseca até teve o seu sentido, foi um treinador que fez um excelente trabalho no Paços de Ferreira e parecia ter boas qualidades interpessoais, mas a aposta, por uma ou outra razão, falhou. É preciso definir um perfil de treinador, tanto em termos técnico-táticos (a aposta em Paulo Fonseca falhou aqui), como psicológicos (outro aspeto onde falhou a opção por Paulo Fonseca). Isso é fundamental, a escolha não pode ser feita baseada em feelings, amizades, etc. É preciso cabeça, tronco e membros. Esse treinador tem que entender que o Porto tem que vencer, dê por onde der, e tem que saber interpretar a política do clube, vencer, vender, construir, vencer novamente e vender. Isto é, por alto, o ciclo desportivo do Porto.

As pessoas, nomeadamente os adeptos, vão apontando este ou aquele defeito ao clube, mas esses defeitos isolados, por si só, de pouco ou nada valem, tem que se interpretar a situação atual do clube num plano global e ir procurando soluções à medida que os problemas aparecem ou à medida em que eles persistem. É quase como se estivéssemos a montar um puzzle.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo a não ver nada de especial no Defour mas tudo bem.

O problema do Defour é que pouco ou nada evoluiu em 3 épocas...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Defour é que pouco ou nada evoluiu em 3 épocas...

Precisamente. Um jogador na posição dele, ainda para mais no FC Porto, tem de evoluir época após época, o que não se tem visto. Não é um médio no qual eu confie para ser decisivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom saber que quando se perde o adversário nunca tem mérito (ou é porque o outro é fraco).

O Benfica na forma como controlou o espaço, como pressionou e como ainda teve capacidade para criar perigo (e mais que o Porto) têm todo o mérito. E não é por incompetência do Porto. É porque, tal como o Porto, é uma grande equipa.

Claro que o Porto este ano está uns furos abaixo do habitual, mas também ficou provado no jogo do Dragão que quando querem sabem estar à altura das ocasiões.

infinito, desculpa. Mas qualquer equipa da mesma qualidade ou um pouco inferior que outra, e que jogue mais 60 minutos com 1, só pode ter demérito. O Benfica teve mérito no que fez, mas um FC Porto à imagem dos 3 anos anteriores não tinha deixado fugir a qualificação. Eu percebo que nestas alturas se procure idolatrar o mérito do vosso, eu faria o mesmo, mas uma equipa que com 11 se deixa perder contra uma de 10...só pode ter demérito na forma como abordou e geriu o jogo.

Não cheguei a falar sobre o FC Porto. Se isto que se passou ontem fosse o Sporting, sentir-me-ia envergonhado. Não quero imaginar o que vos vai na alma.

Compartilhar este post

Link para o post

pqp, ando a receber sms de clientes a gozar cmg. Ninguém merece isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qualquer equipa da mesma qualidade ou um pouco inferior que outra, e que jogue mais 60 minutos com 1, só pode ter demérito.

Gostava de ver se essa reação se manteria, se fossem as equipas de Mourinho ou Villas-Boas a jogar com 10 durante tanto tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por outro lado, vejo muita gente a clamar por garra, liderança, símbolos, mas os símbolos não se fabricam, criam-se e criam-se com carisma, com trabalho ao serviço do clube, títulos, etc. Jogadores com capacidade de liderança e carisma não nascem como legumes ou frutos, demoram a emergir. Veja-se Rui Patrício e Luisão, dois jogadores que são símbolos dos seus clubes, eles não se tornaram nestes ícones da noite para o dia, aliás, há alguns anos, eles eram considerados os patinhos feios de ambos os clubes. Jogadores como Baía, Jorge Costa, João Pinto, Lucho e outros que tais não aparecem por geração espontânea, são fruto de muito trabalho e dedicação.

Antes de mais obrigado pela análise que fizeste. Muito completa e também é sempre bom ouvir opiniões de pessoas ligadas a outros clubes que sejam coerentes e lógicas e não emocionais.

Em relação a este assunto específico dos simbolos do clube eu sou daqueles que acha que eles são muito importantes e claro, como tu disseste, tem de ir crescendo ao longo das épocas no clube e ganhando cada vez mais relevância. Porém, e no caso concreto do Porto (que é do que estamos a falar) o único símbolo que temos é o Hélton. Um brasileiro que é boa-onda e que não quer conflitos com ninguém. Não tenho nada contra isso, tudo bem. Mas se olharmos aos últimos símbolos do Porto temos um historial de jogadores portugueses e formados no Porto (aqui está a grande diferença, eram portistas e sentiam o Porto como os adeptos). O último foi o Bruno Alves (dos portugueses, claro). Tudo jogadores que pela sua personalidade não tinham problemas nenhuns em mandar uns berros no balneário e a ter o grupo na mão, motivá-los e passar-lhes essa tal garra e mística que tanto se fala.

Aqui está o grande problema: se não aproveitamos jogadores da nossa formação como é que queremos ter símbolos da casa? Se não lhes damos esse tal tempo para se criar eles não vão aparecer, porque tal como tu disseste eles não se tornam símbolos da noite para o dia. Preferem ir à América do Sul buscar jogadores caros com qualidade semelhante aos que temos cá. Caramba, ainda à uns tempos um ex-jogador do Porto disse a um amigo meu que naquela altura se eles perdessem um jogo andava tudo no ar no balneário e que as viagens de regresso eram feitas sem abrirem a boca uma vez sequer porque o capitão assim o impunha.

Falta um líder que passe uma mensagem de crença e vitória à equipa, é a minha opinião. Falta alguém que dentro de campo lhes dê uns berros para eles se lembrarem que estão a jogar, para se esforçarem mais e os motivar. Ontem no jogo vi uma equipa apática que parecia que estava a jogar por obrigação. É pena ter tantos estrangeiros no clube e olhar para o plantel e ver que daquele grupo apenas 2 ou 3 sabem verdadeiramente os valores tripeiros e pelo que nos singimos. Acho que foi a globalização que fez com que isto acontecesse, mas na minha opinião está a matar o futebol e a descaracterizar o Porto.

Claro que isto não é a solução de todos os problemas (longe disso, e acredito que este até seja um problema menor), mas quando as épocas nos correm mal, como nesta, na minha opinião é preciso alguém para segurar o balneário.

Editado por Rui Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia tiram-se selfies com hashtags simbólicas de união. Tudo m*rda!

A nossa lista de capitães esta época:

Helton- Adoro, mas dúvido que seja uma voz de comando no balneario

Mangala- Incrivel atitude deste miúdo, mas é um frances de 22 anos, até que ponto a sua mensagem é entregue ao balneario todo

Fernando- Este ano anda de cabeça perdida em metade dos jogos

Varela- Alto profissional, mas parece-me cagando de alto para o porto

Quaresma- Não tem estabilidade para uma braçadeira.

A única solução para mim era buscar o Ricardo Carvalho para treinador de centrais (xD) e capitão de equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de ver se essa reação se manteria, se fossem as equipas de Mourinho ou Villas-Boas a jogar com 10 durante tanto tempo.

Deixa cá meter a minha opinião a pratos limpos: eu acho que houve claramente mais demérito do FC Porto. Com mais um, frente a um eterno rival, num jogo onde a motivação só por si devia ter puxado os jogadores a marcarem 1 ou 2 e não deixarem fugir a qualificação, o que se viu foi um FC Porto sem soluções, dependente da solução individual e sem metade da atitude dos jogadores do Benfica. Como é possível com menos 1 durante 60 minutos ficar fora da final mais mítica do nosso futebol português? E frente ao Benfica? Onde está o orgulho da equipa? Onde estiveram os líderes quando foram precisos?

Pode-se questionar sempre o binómio mérito de um, demérito de outro. Tal como por exemplo, quando o Sporting foi ao Estádio da Luz, achei que houve igualdade em termos de mérito do Benfica e demérito do Sporting, ontem achei que dadas as circunstâncias, o FC Porto teve muito mais demérito devido à situação de estar com mais 1.

E quanto a isso, talvez posso falar do Barcelona - Inter de há uns tempos atrás. Tanto foi por demérito do Barcelona, como por mérito do Inter, mas também é preciso não esquecer que o Inter estava a defender contra o melhor Barcelona da época. Salve as diferenças, esta equipa do Benfica é fantástica, mas aquele Barcelona era o Barcelona das primeiras 3 temporadas do Pep. Lembro-me bem do jogo, e foi uma das exibições defensivas mais perfeitas que vi em toda a minha vida, apenas manchada pelo golo.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é ganda bailarico q apanhamos, ha aqui testemunhas que qdo tava 1-1 eu disse q iamos perder a eliminatoria, a maneira como estavamos a jogar foi comica

pelo lado positivo estao a aproximar-se as festas da aldeia e uns cabeçudos a mais nunca fizeram mal a ng

um mto obrigado ao pinto da costa mais uma vez a vir mandar bitaites dias antes de como iam ganhar alg coisa, é sempre bom ver a capacidade q ele tem em prever o futuro do clube

lucho, paulo fonseca e agora isto

so falta dizer alg coisa da taça da liga

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

pqp, ando a receber sms de clientes a gozar cmg. Ninguém merece isto.

Qualquer situação que lhes tenha acontecido nos últimos 3 anos, é pior que esta. É tão fácil responder a benfiquistas quando querem começar a pegar.

Compartilhar este post

Link para o post

É da tua autoria? Gostei, resume bem o que vai passando.

Voltaram a falar aí do Herrera, mas fui o único a achar que foi dos menos maus ontem? Até acho que nem devia de ter sido substituido, mas sim o Defour que ontem esteve horrílvel. Eu nem gosto dele, continua muito longe de justificar o investimento, mas isto de criticar sempre os mesmos após maus resultados...

Quanto ao que se passou ontem, nem tenho palavras. É impensável sermos eliminados depois de estar grande parte do jogo a jogar com mais um. Isto não pode acontecer no nosso clube, nunca!

Esta época é mesmo para esquecer, e é ter esperança de que as coisas vão mudar na próxima. Mas depois olho para a SAD, e vejo que o mais provável é maioria dos problemas continuarem. É triste e revoltante, no mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom saber que quando se perde o adversário nunca tem mérito (ou é porque o outro é fraco).

O Benfica na forma como controlou o espaço, como pressionou e como ainda teve capacidade para criar perigo (e mais que o Porto) têm todo o mérito. E não é por incompetência do Porto. É porque, tal como o Porto, é uma grande equipa.

Claro que o Porto este ano está uns furos abaixo do habitual, mas também ficou provado no jogo do Dragão que quando querem sabem estar à altura das ocasiões.

Então é o quê? Por mais que isso seja verdade do que dizes em relação ao Benfica, o momento de forma das duas equipas já por si é um claro entrave para dar o mérito total a vocês. Ou tu achas que um Porto moralizado, com uma base forte e um treinador que sabe mais do que incutir garra ia facilmente ceder um jogo contra 10?

Compartilhar este post

Link para o post

Nem dormi bem, fds, o benfica teve o seu mérito mas fds 60 minutos com mais 1, 60 minutos a trocar a bola no meio campo deles sem um rasgo de criatividade, 60 minutos com uma oportunidade de golo e foi porque o Varela se lembrou. Enfim, nunca mais acaba a época.

Compartilhar este post

Link para o post

É da tua autoria? Gostei, resume bem o que vai passando.

Voltaram a falar aí do Herrera, mas fui o único a achar que foi dos menos maus ontem? Até acho que nem devia de ter sido substituido, mas sim o Defour que ontem esteve horrílvel. Eu nem gosto dele, continua muito longe de justificar o investimento, mas isto de criticar sempre os mesmos após maus resultados...

Quanto ao que se passou ontem, nem tenho palavras. É impensável sermos eliminados depois de estar grande parte do jogo a jogar com mais um. Isto não pode acontecer no nosso clube, nunca!

Esta época é mesmo para esquecer, e é ter esperança de que as coisas vão mudar na próxima. Mas depois olho para a SAD, e vejo que o mais provável é maioria dos problemas continuarem. É triste e revoltante, no mínimo.

Na minha opinião, a 1ª parte dele foi ridícula. Gostava de saber a percentagem de passes acertados que ele fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos mesmo na m*rda. E ainda vamos ter que levar com o Benfica duas vezes. Ontem ainda escapámos mas ainda vamos a tempo de ser humilhados à bruta.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos mesmo na m*rda. E ainda vamos ter que levar com o Benfica duas vezes. Ontem ainda escapámos mas ainda vamos a tempo de ser humilhados à bruta.

Aquilo que aconteceu ontem não é humilhação?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não é novidade... O Porto está MUITO MAL, mas o problema não é perder 3-1, é na forma como perdeu. 6 remates, 3 golos? O Porto foi durante anos a fio a melhor defesa do campeonato

Compartilhar este post

Link para o post

Grande apoio que deram nas bancadas. Quem como eu esteve em baixo dos SD, ouviu-os muito mais do que aos nossos adeptos. Nunca pensei ganhar um jogo desta forma sem ser no inferno da luz.

Podem queixar-se da qualidade dos jogadores, mas ontem não foi por aí. Jogamos com os 2 Andrés, o que resta do Cardozo, o Jardel, o Artur...

Podiam ter contratado um treinador em vez de um gajo para servir como bode expiatório...

Compartilhar este post

Link para o post

O Luís Castro tem uma culpa do crl. Apanhou a equipa num descalabro total, nem o Mourinho os metia a jogar á bola esta época.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...