Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
mike

Vida no estrangeiro

Publicações recomendadas

Citação de Caokrodilo, há 36 minutos:

Vais respeitar Fondue e Raclette se faz favor, é vida.

Enjoei fondue. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 4 horas:

Aqui na Áustria sinto o contrário. Devia ter vindo ainda mais cedo.

Plus 1 para a Áustria, sinto o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 11 horas:

Boas. Eu vivo no cantão de Bern, parte alemã. Pah, a vida “cá” é num sentido funcional e económico muito superior a Portugal obviamente. É um país muito seguro; que quase tudo corre como tem de correr mas tens bastantes burocracias. Não é uma sociedade muito aberta, para fazeres amigos suíços só trabalhando com eles, são tipo alemães mas mais self aware e nao tão quadrados. o custo de vida é muito mais equilibrado do que em Portugal, só mesmo carne e peixe custam bem mais do que aqui, até uma caixa de super bock custa só para aí mais cinco euros que cá. 

as coisas menos boas, o clima e a comida comparando a Portugal são uma m*rda. Eu e a minha namorada cozinhamos comida “portuguesa” em casa mas não é a mesma coisa, mas a gastronomia Suíça é uma m*rda mesmo. Pão, queijo e pouco mais. O clima também perde muito para nós, o verão e primavera são okay, mas o outono e inverno para mim são horríveis. Depois lá está; não há aquela cultura de ir para uma esplanada beber finos ao sol como aqui. 

em geral claro que vale a pena, mas se fosse rico em Portugal não ia para lá de todo 😂😂

Antes demais muito obrigado pelo feeback. A Suíça é um caso em que cada vez que falo com alguém fico confuso, é de 8 ao 80%.

A questão de cada cantão, língua utilizada, tipo de trabalho, etc pesa. Contudo as opiniões são no geral muito extremadas. 

No meu caso, estou a pensar seriamente em ir para lá (alternativa é Alemanha). Tendo 40 anos e duas filhotas, não posso (podemos os 4) falhar neste passo portanto tem de ser tudo muito bem pensado e estruturado. A questão da educação e segurança pesam muito, e aí eles são top. Infelizmente as minhas expetativas profissionais foram todas ao contrário do planeado, portanto estou cansado de ver os anos passarem e não dar o salto. 

Do que vejo, a dificuldade aí seria língua (tinha de investir nesta vertente uns meses antes de me lançar) e clima, o resto não me parece problemático. Agora aí é sempre mais chato a questão de ter logo habitação e trabalho ao mesmo tempo, para ti foi tranquilo? A não ser que seja de facto um RH de enorme valor e consiga tudo orientado, mas já percebi que é um processo chato.

Sobre aí na tua zona nesse cantão, comparado aos outros o que tens achado?

Acho que 90% da malta se tivesse financeiramente muito confortável não saia de Portugal.

Citação de pedropb13, há 7 horas:

A malta que conheço na Alemanha diz o mesmo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 10 horas:

Antes demais muito obrigado pelo feeback. A Suíça é um caso em que cada vez que falo com alguém fico confuso, é de 8 ao 80%.

A questão de cada cantão, língua utilizada, tipo de trabalho, etc pesa. Contudo as opiniões são no geral muito extremadas. 

No meu caso, estou a pensar seriamente em ir para lá (alternativa é Alemanha). Tendo 40 anos e duas filhotas, não posso (podemos os 4) falhar neste passo portanto tem de ser tudo muito bem pensado e estruturado. A questão da educação e segurança pesam muito, e aí eles são top. Infelizmente as minhas expetativas profissionais foram todas ao contrário do planeado, portanto estou cansado de ver os anos passarem e não dar o salto. 

Do que vejo, a dificuldade aí seria língua (tinha de investir nesta vertente uns meses antes de me lançar) e clima, o resto não me parece problemático. Agora aí é sempre mais chato a questão de ter logo habitação e trabalho ao mesmo tempo, para ti foi tranquilo? A não ser que seja de facto um RH de enorme valor e consiga tudo orientado, mas já percebi que é um processo chato.

Acho que 90% da malta se tivesse financeiramente muito confortável não saia de Portugal.

Eu quando fui a primeira vez de Portugal para lá já tinha trabalho e casa tratada, depois estando cá trocar de trabalho e casa é um processo muito mais fácil. 

bern é um cantão mais rural e mais tranquilo que por exemplo Genebra ou Zurique, eu gosto e não me vejo a sair daqui por enquanto, mas claro que depende de pessoa para pessoa. Não é a Serra da Estrela 😂 mas não é o pináculo da civilização. Mas a Suíça também é pequena e tem excelentes meios de transportes públicos. Um fator muito positivo que esqueci de referir, consegues viver sem carro cá e fazer a tua vida 95% sem quaisquer problema. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 11 horas:

Eu quando fui a primeira vez de Portugal para lá já tinha trabalho e casa tratada, depois estando cá trocar de trabalho e casa é um processo muito mais fácil. 

bern é um cantão mais rural e mais tranquilo que por exemplo Genebra ou Zurique, eu gosto e não me vejo a sair daqui por enquanto, mas claro que depende de pessoa para pessoa. Não é a Serra da Estrela 😂 mas não é o pináculo da civilização. Mas a Suíça também é pequena e tem excelentes meios de transportes públicos. Um fator muito positivo que esqueci de referir, consegues viver sem carro cá e fazer a tua vida 95% sem quaisquer problema. 

Deduzo que trabalhes na área da saúde certo? Normalmente orientam essa vertente facilmente, é uma área qualificada e para conseguirem captar os profissionais por norma tratam desse ponto. 

Pois percebo, já andei a explorar e é diferente. Desde que te sintas bem é o que importa 🙂 Engraçado, normalmente o pessoal acaba por comprar carro na Suíça já que os preços são bastante acessíveis. Mas se não é necessário maravilha, menos uma despesa. Comboios devem ser incríveis, com paisagens belíssimas e muito confortáveis. Também já vi que têm zonas dos comboios preparados para os miúdos brincarem, o que é excelente para viagens algo longas.

Citação de Pedrovsky, Em 04/05/2026 at 20:22:

Plus 1 para a Áustria, sinto o mesmo.

Feedback geral da vida daí 😉 

Citação de pedropb13, Em 04/05/2026 at 16:05:

Já sei que és o fã número 1  da bola aí 😛 

Agora a sério, faz uma review com prós e contras do que encontras por aí. Na Alemanha quem eu conheço é da área da saúde, sobretudo Munique, e estão muito satisfeitos com a vida por lá. Nem pensam voltar.

Compartilhar este post

Link para o post

pobre Fajo vai aprender alemão antes de ir e depois chega à Suíça e não entende uma palavra do que eles dizem

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 05/05/2026 at 23:14:

Deduzo que trabalhes na área da saúde certo? Normalmente orientam essa vertente facilmente, é uma área qualificada e para conseguirem captar os profissionais por norma tratam desse ponto. 

Pois percebo, já andei a explorar e é diferente. Desde que te sintas bem é o que importa 🙂 Engraçado, normalmente o pessoal acaba por comprar carro na Suíça já que os preços são bastante acessíveis. Mas se não é necessário maravilha, menos uma despesa. Comboios devem ser incríveis, com paisagens belíssimas e muito confortáveis. Também já vi que têm zonas dos comboios preparados para os miúdos brincarem, o que é excelente para viagens algo longas.

Feedback geral da vida daí 😉 

Já sei que és o fã número 1  da bola aí 😛 

Agora a sério, faz uma review com prós e contras do que encontras por aí. Na Alemanha quem eu conheço é da área da saúde, sobretudo Munique, e estão muito satisfeitos com a vida por lá. Nem pensam voltar.

Então estou em Vienna desde Setembro de 2023 porque casei com uma Austríaca.

Pros:
- Cidade super organizada e limpa; 
- Transportes e serviços públicos funcionam bastante bem. A rede é grande e está tudo muito bem sincronizado entre comboios, metro, eléctricos, autocarros. Diria que tirando para compras maiores (IKEA ou "compras mensais") não precisas de gastar dinheiro em ter um carro aqui. Bons serviços de aluguer de carros para essas situações em que precisas;
- Se preferires bicicleta a rede de vias é bastante boa e as pessoas geralmente respeitam essas vias (pior em sítios turísticos mas esperado);
- Um grande pro é a parte das rendas. A cidade tem uma longa lista de espaços/edifícios que pertencem à câmara municipal, o que faz com que os preços dos privados não subam descaradamente como em outras capitais da Europa. Pago um pouco acima de 1k por mês por um T3 com 80m quadrados e um jardim de 50m quadrados;
- A nível de cultura tens um bocado de tudo, desde as óbvias ligações a Ópera, Teatros e Música Clássica, mas depois a maior parte das digressões grandes também passam por cá;
- Preços de supermercado no geral é bastante similar a Portugal. Diria que carne e como esperado o peixe é um pouco mais caro, mas tirando isso não vês grandes diferenças;
- Muito bem localizada no centro da Europa e com boas conexões quer para Ásia, quer para América se gostares de viajar;

Cons:
- Pode ser uma cidade difícil de fazer amigos se te mudares para cá sem conheceres ninguém. Vais ter que te juntar a actividades de grupo para conseguires começar a quebrar as barreiras que eles têm. É cultural porque muitos deles vivem uma relação de amizade bastante diferente da maneira que nós vivemos em Portugal;
- Se desrespeitares as regras da sociedade por cá vão olhar-te de lado;
- Preços de actividades cultural são um bocado acima de Portugal;

Em termos de salários do conhecimento que tenho no geral vais receber mais liquído na Áustria por duas principais razões. O 13º e 14º salário são taxados menos que os restantes 12, então o líquido anual sobe. A Áustria tem um sistema progressivo mais suave e mais generoso. Podes esperar no entanto mais deduções de Segurança Social do que em Portugal.

A nível geral é isto, diz se tiveres alguma área específica em que estejas mais curioso.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Mal comparado, mas de todas as cidades que já visitei, Viena era aquela em que me mudava sem pensar 2x. 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Fajo, Em 04/05/2026 at 23:51:

Só queria adicionar uma coisa sobre a Suiça: criar um filho é mesmo muito caro. A minha namorada é Suiça (mudou-se para cá em 2021) e o irmão dela paga algo como 2k/mês pela creche e o miúdo só vai 3 dias por semana. Não sei que idade têm os teus miúdos mas se não têm idade para estarem sozinhos e não tens apoio familiar, este é um fator que pesa bastante. 

A minha namorada também é do cantão de Bern por isso a experiência é similar à do Phil. 

Editado por Robe
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esperto, sacar uma namorada estrangeira para poder ir de férias para uma casa de família sem pagar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 29 minutos:

Só queria adicionar uma coisa sobre a Suiça: criar um filho é mesmo muito caro. A minha namorada é Suiça (mudou-se para cá em 2021) e o irmão dela paga algo como 2k/mês pela cresce e ele nem vai todos os meses. Não sei que idade têm os teus miúdos mas se não têm idade para estarem sozinhos e não tens apoio familiar, este é um fator que pesa bastante. 

A minha namorada também é do cantão de Bern por isso a experiência é similar à do Phil. 

Um primo da minha mulher até nem trabalhava lá, pq financeiramente compensava mais ficar um deles em casa com as crianças do que a trabalhar

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Um primo da minha mulher até nem trabalhava lá, pq financeiramente compensava mais ficar um deles em casa com as crianças do que a trabalhar

A mulher dele também só trabalha 3 dias porque compensa em relação ao miúdo ficar os 5 dias na creche. 

Editado por Robe

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 47 minutos:

A mulher dele também só trabalha 3 dias porque compensa em relação ao miúdo ficar os 5 dias na cresce

Espero que cresça bem, mas é creche. :2_grimacing:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Espero que cresça bem, mas é creche. :2_grimacing:

dá-me um desconto, tirei 2 dentes hoje estou mais medicado do que um cavalo pronto a dormir

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 1 hora:

dá-me um desconto, tirei 2 dentes hoje estou mais medicado do que um cavalo pronto a dormir

Espero que não tenham sido os incisivos centrais de cima! 

Quanto à questao da creche na Suiça, saibam também que dá para ter contratos de trabalho a 60% ou 80%. A minha prima trabalhava num banco a 80% enquanto o miúdo estava na creche porque ele não tinha vaga (ou não tinham condições para isso) à segunda feira. Só trabalhava 4 dias por semana, em vez de ganhar 1000€ euros ganhava 800€. 

Há essa "facilidade" enquanto os miúdos são pequenos de mudares um pouco a forma de trabalhar para gerir essa parte. Quando o miúdo foi para a escola voltou a trabalhar a 100%. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Espero que não tenham sido os incisivos centrais de cima! 

Quanto à questao da creche na Suiça, saibam também que dá para ter contratos de trabalho a 60% ou 80%. A minha prima trabalhava num banco a 80% enquanto o miúdo estava na creche porque ele não tinha vaga (ou não tinham condições para isso) à segunda feira. Só trabalhava 4 dias por semana, em vez de ganhar 1000€ euros ganhava 800€. 

Há essa "facilidade" enquanto os miúdos são pequenos de mudares um pouco a forma de trabalhar para gerir essa parte. Quando o miúdo foi para a escola voltou a trabalhar a 100%. 

Certamente saberás, mas isso existe igualmente aqui em França. É até cada vez mais comum. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 8 minutos:

Certamente saberás, mas isso existe igualmente aqui em França. É até cada vez mais comum. 

Por acaso não sabia. Já estou a trabalhar como liberal desde 2018, não tenho direito a nada por isso não sei do resto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 14 horas:

Só queria adicionar uma coisa sobre a Suiça: criar um filho é mesmo muito caro. A minha namorada é Suiça (mudou-se para cá em 2021) e o irmão dela paga algo como 2k/mês pela creche e o miúdo só vai 3 dias por semana. Não sei que idade têm os teus miúdos mas se não têm idade para estarem sozinhos e não tens apoio familiar, este é um fator que pesa bastante. 

Uma tem 5 anos, a outra 3 meses. A mais velha seria mais tranquila, porque indo no próximo ano já teria 6 portanto na escola teria lugar. O problema é nas creches e nas amas, os valores disparam. 

O meu problema é que a minha formação a nível profissional não deve valer de muito, portanto a nível profissional não acredito em propostas muito avantajadas. A médio/longo prazo até acredito que consiga boas coisas, mas passo a passo. Já devíamos ter emigrado há 12 anos atrás quando tínhamos tudo orientado para o UK em 2014, daquelas histórias... acho que até contei numa entrevista aqui no CMPT. Agora com 4 é sempre mais difícil no sentido de preparar tudo, e porque não sou RH com um currículo profissional invejável e propostas de alto valor. É estudar línguas, ver que propostas possam surgir e preparar tudo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...