whatever Publicado 13 Outubro 2014 Santarém é campo? lol Percebo o que o Burkina está a dizer. Pensando em cidades (grandes centros urbanos e culturais), na minha cabeça, Portugal tem duas, Lisboa e Porto e depois Coimbra e Braga. Da mesma forma que se pensar em cidades escocesas vou pensar imediatamente em Glasgow e Edimburgo e não em Aberdeen ou Inverness. O que não quer dizer que Faro, Évora, Viana e outras cidades não sejam 'cidades'. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 13 Outubro 2014 Em relação à cerveja em inglaterra, acho que eles têm 2 tipos para as brancas, a "normal" e essa que vem "morta". Quando lá tive, encontramos la um portugues e quando fomos jantar lembro-me de ele ter-nos avisado sobre isso, não me lembro é dos nomes. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 13 Outubro 2014 (editado) Para já estou na Noruega. Duvido que queiram saber mais informações :mrgreen: mas se quiserem podem perguntar A fazer o quê se não é indiscrição? Como é que são as coisas aí? Estás a curtir? Já mencionei aí atrás, adorava mesmo trabalhar na Escandinávia e possivelmente farei Erasmus para esses lados ;) Já vi que desenvolveste depois :mrgreen: De qualquer forma, já conheci um norueguês e ele é mesmo impecável, e não achei que fosse frio, bem pelo contrário. Mas claro, não são todos iguais! Editado 13 Outubro 2014 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 13 Outubro 2014 Jazus, Noruega é para ficar mesmo fora do meu itinerário Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Outubro 2014 Eu só vivi 5 meses em Bologna à custa do Erasmus e foi impéc. Itália a nível de meteorologia, comida, pessoas, paisagens, etc é o mesmo que cá ou melhor, é muito bom. Mas Erasmus é Erasmus, parece tudo excelente. E não tive particular contacto com serviços de saúde, mercado de trabalho e esse tipo de coisas para formar uma opinião concreta sobre qual o nível de vida. Compartilhar este post Link para o post
Malaik0 Publicado 13 Outubro 2014 (editado) A fazer o quê se não é indiscrição? Como é que são as coisas aí? Estás a curtir? Já mencionei aí atrás, adorava mesmo trabalhar na Escandinávia e possivelmente farei Erasmus para esses lados ;) Já vi que desenvolveste depois :mrgreen: De qualquer forma, já conheci um norueguês e ele é mesmo impecável, e não achei que fosse frio, bem pelo contrário. Mas claro, não são todos iguais! Claro que sim, muitos deles são influenciados pelos países mais a sul, nomeadamente Portugal e Espanha, já que grande parte deles têm casa ou vão muitas vezes de férias ao sul de Espanha Eu só vivi 5 meses em Bologna à custa do Erasmus e foi impéc. Itália a nível de meteorologia, comida, pessoas, paisagens, etc é o mesmo que cá ou melhor, é muito bom. Mas Erasmus é Erasmus, parece tudo excelente. E não tive particular contacto com serviços de saúde, mercado de trabalho e esse tipo de coisas para formar uma opinião concreta sobre qual o nível de vida. Itália foi um país que gostei muito, tenho um grande amigo meu que é italiano. Em termos de cultura somos bastante parecidos, muito mais do que com os espanhóis. Mil vezes Itália a Espanha. A única coisa a apontar é a desorganização em tudo Editado 13 Outubro 2014 por Malaik0 Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 13 Outubro 2014 (editado) Bruxelas é amor :heart: Só lhe falta bom tempo, mas isso também dá encanto à cidade. É uma cidade super organizada, tudo no sítio. Bonitos jardins (tinha 2 ao lado de minha casa, no f.d.s era certo que ia lá checkar as gatinhas e dar uma corridinha. Boa rede de transportes (nomeadamente metro), dá, ainda, para te deslocares de bicla e a pé. Eu morava no "Quartier CEE" e ia trabalhar a pé. A minha vida era feita a pé. As rendas são caras para crl. As posições de estagiário e junior são, em regra, mal pagas. Passando esse patamar passas a ter uma vida de rei. A vida é mais cara do que em Portugal. No supermercado não notas tanto essa diferença (salvo em determinados produtos), mas numa ida a um bar, jantar fora ou qualquer programa social já torras bom dinheiro. O ambiente é excelente: malta jovem, dos 1001 cantos do mundo, mix cultural, muitas ideias novas, mix ideológico etc. Ou seja, acabas a ter óptimas discussões. Existe muito o espírito de "estou cá de passagem quero aproveitar ao máximo". Estás no centro da Europa, vai-se para qualquer cidade Europeia por pouco dinheiro. Lembro-me de ter viagens de avião marcadas para a Polónia a < 2€. A malta é toda do saudável, há muitos jogos de bola e muita actividade física. É uma cidade a sério, com um bom ritmo de trabalho e super organizada. Entras cedo, sais cedo e a malta vai sempre beber uns canecos. Conheces "todas as pessoas" e todos te "conhecem". Isto é, como está tudo a gravitar à volta das instituições, há sempre 'tema de conversa'. Aconteceu-me ir ter com uns amigos que se atrasaram e a mesa do lado meter conversa tipo "olha há quanto tempo estás cá? Nós somos da área do petróleo e tu?" E pronto. Bebidas para cá e para lá. Tem neve :) Adorei viver na neve. Nunca tinha acontecido viver numa cidade onde estivesse a nevar e adorei. Parecia um puto quando estava a ver o telejornal e começa a nevar. A cidade fica, ainda, mais bonita. E as pessoas continuam a ir aos bares, a petiscar qualquer coisa e a combinarem jantaradas. Ah as jantaradas...! Do melhor! Melhores cozinheiras? As francesas e as de leste. Piores? Os espanhóis e alemães. Mesmo que não conheças bem ninguém está sempre alguém pronto para combinar uma jantarada. Há muito esse culto. É mais comum a malta sair dos escritórios às 18h, passar na Place Lux e daí arrancar para casa de alguém. Para quem já fez erasmus estou a descrever algo muito normal. A nível de trabalho é onde as coisas acontecem. Para quem gosta de public affairs é o sítio certo (1.º US; 2º UE 3º UK). Para networking é BRUTAL. Isto está tudo desorganizado, mas são demasiadas boas memórias e fico com algumas saudades dos meus tempos em Bruxelas. Editado 13 Outubro 2014 por w0 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 13 Outubro 2014 Bruxelas é amor :heart: Só lhe falta bom tempo, mas isso também dá encanto à cidade. É uma cidade super organizada, tudo no sítio. Bonitos jardins (tinha 2 ao lado de minha casa, no f.d.s era certo que ia lá checkar as gatinhas e dar uma corridinha. Boa rede de transportes (nomeadamente metro), dá, ainda, para te deslocares de bicla e a pé. Eu morava no "Quartier CEE" e ia trabalhar a pé. A minha vida era feita a pé. As rendas são caras para crl. As posições de estagiário e junior são, em regra, mal pagas. Passando esse patamar passas a ter uma vida de rei. A vida é mais cara do que em Portugal. No supermercado não notas tanto essa diferença (salvo em determinados produtos), mas numa ida a um bar, jantar fora ou qualquer programa social já torras bom dinheiro. O ambiente é excelente: malta jovem, dos 1001 cantos do mundo, mix cultural, muitas ideias novas, mix ideológico etc. Ou seja, acabas a ter óptimas discussões. Existe muito o espírito de "estou cá de passagem quero aproveitar ao máximo". Estás no centro da Europa, vai-se para qualquer cidade Europeia por pouco dinheiro. Lembro-me de ter viagens de avião marcadas para a Polónia a < 2€. A malta é toda do saudável, há muitos jogos de bola e muita actividade física. É uma cidade a sério, com um bom ritmo de trabalho e super organizada. Entras cedo, sais cedo e a malta vai sempre beber uns canecos. Conheces "todas as pessoas" e todos te "conhecem". Isto é, como está tudo a gravitar à volta das instituições, há sempre 'tema de conversa'. Aconteceu-me ir ter com uns amigos que se atrasaram e a mesa do lado meter conversa tipo "olha há quanto tempo estás cá? Nós somos da área do petróleo e tu?" E pronto. Bebidas para cá e para lá. Tem neve :) Adorei viver na neve. Nunca tinha acontecido viver numa cidade onde estivesse a nevar e adorei. Parecia um puto quando estava a ver o telejornal e começa a nevar. A cidade fica, ainda, mais bonita. E as pessoas continuam a ir aos bares, a petiscar qualquer coisa e a combinarem jantaradas. Ah as jantaradas...! Do melhor! Melhores cozinheiras? As francesas e as de leste. Piores? Os espanhóis e alemães. Mesmo que não conheças bem ninguém está sempre alguém pronto para combinar uma jantarada. Há muito esse culto. É mais comum a malta sair dos escritórios às 18h, passar na Place Lux e daí arrancar para casa de alguém. Para quem já fez erasmus estou a descrever algo muito normal. A nível de trabalho é onde as coisas acontecem. Para quem gosta de public affairs é o sítio certo (1.º US; 2º UE 3º UK). Para networking é BRUTAL. Isto está tudo desorganizado, mas são demasiadas boas memórias e fico com algumas saudades dos meus tempos em Bruxelas. que sonho :prayer: Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 13 Outubro 2014 Mas Erasmus é Erasmus, parece tudo excelente. E não tive particular contacto com serviços de saúde, mercado de trabalho e esse tipo de coisas para formar uma opinião concreta sobre qual o nível de vida. Igual aqui. Vivi 5 meses em Pisa, cidade pequena e ideal para erasmus. Tinha poucas aulas, um quarto no centro (literalmente) da cidade por 270€ e em comida também não gastava muito mais que cá. só comia era m*rda... a grande diferença de lá para cá é ir beber uma cerveja a um bar, que normalmente fica por 4€-5€. por volta das 18h30-19h servem comida (aperitivi), o que torna esta hora a única a que faz sentido ir a um bar :mrgreen: Comparando as faculdades de lá com as de cá, só posso dizer que estão uns 10 anos atrasados em relação a nós, isto a níveis de serviços académicos. Os italianos estão um bocado a cagar-se para os estrangeiros, não falam inglês salvo raras excepções, pelo que me dei principalmente com a malta erasmus e do ESN. O pouco contacto que tive com os locals era na faculdade, mas aí eram impecáveis. A rede de comboios em Itália funciona relativamente bem, não é nada de outro mundo, e os preços variam bastante consoante as horas de viagem... autocarros nunca usei. Nunca tive problemas a nível de assaltos/porrada (a 2 amigas minhas roubaram a carteira na discoteca, mas estavam bêbadas) , o único assalto era quando a senhoria ia cobrar a renda, a porca queria sempre levar dinheiro a mais :mrgreen: os italianos são muito ciganos neste aspeto, se um gajo não tem o olho aberto cobram sempre um bocado a mais... Hospital também não tive de usar, mas a polícia era prestável. E mandam ganda cenário os Carabinnieri. Foi uma experiência super positiva, mas lá está, condicionada pelas facilidades inerentes a um erasmus. Não sei se ia para lá viver, não ganhava muito em relação à vida que tenho em Lisboa, e cada vez que viajo mais me apercebo que é cá que quero fazer a minha vida. Gostava de trabalhar temporariamente no estrangeiro, ter mais umas experiências internacionais, mas não vejo isso a acontecer nos próximos 1-2 anos. Gostava de ganhar calo profissionalmente cá e só depois dar uma perninha lá fora Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Outubro 2014 Itália foi um país que gostei muito, tenho um grande amigo meu que é italiano. Em termos de cultura somos bastante parecidos, muito mais do que com os espanhóis. Mil vezes Itália a Espanha. A única coisa a apontar é a desorganização em tudo Sim, são um pouco desorganizados, mas não sofri na pele isso, pelo menos na parte académica. A única coisa que tive de tratar foi de meter net em casa e foi tranquilo. Demoraram 3 semanas mas deram-me um cartão com 15Gb de tráfego para gastar, tranquilo até irem lá por aquilo. Tem os stresses deles, inglês é complicado (mas para nós aprender italiano é muito muito fácil, as semelhanças são muitas), têm cidades com fortíssima imigração de África e deixando de lado o "ai ui, seu racista", há sítios onde à custa disso notas alguma insegurança, sobretudo no sul ou cidades portuárias como Genova. Claro que não se fale de Nápoles porque aquilo é um mundo à parte. É tipo eu saber que um amigo meu lá entra no táxi, diz para onde é, arranca-se e o contador parado... e ele a perguntar como era e o condutor seco: "Qui è Napoli. Venti euro." E nem se piou mais o resto da viagem. :lol: Alimentação é mais cara, claro, pagas gorjeta obrigatoriamente em restaurantes e no supermercado nota-se sobretudo na carne. Mas é um país lindíssimo, muito mais diversificado a nível de pessoas, gastronomia top (pessoalmente prefiro uma lasanha do crl do que um cozido à portuguesa ou um bacalhau à brás), tempo depende do sítio mas é bom. No norte é normal nevar no Inverno e no verão faz um calor do crl. Hospitais a única que sei é que os gajos acho que não usam muito os tradicionais médicos de família e não há centros de saúde e essas m*rda, resumindo, qualquer m*rda vai tudo parar às urgências e esperas o tempo que for. Se não for hoje, voltas amanhã. :lol: Têm indústria, têm dinheiro, sabem o que fazem em muitos ramos. São é também às vezes governados pelos malucos dos Berlusconis e o crl, aquilo às vezes anda torto. Não me importava de para lá voltar. Era feliz lá. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 13 Outubro 2014 Achas Bruxelas segura? Estive lá há umas semanas e não senti que era muito seguro. Vê-se gente um bocado estranha por lá. Não num sentido depreciativo de etnias e isso, mas por ex., quando caminhava à noite, via gente um bocado com mau aspeto. Via-se muita polícia a andar de dia, mas também pode ser por ter ficado numa área mais turística. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 13 Outubro 2014 Claro que não se fale de Nápoles porque aquilo é um mundo à parte. É tipo eu saber que um amigo meu lá entra no táxi, diz para onde é, arranca-se e o contador parado... e ele a perguntar como era e o condutor seco: "Qui è Napoli. Venti euro." E nem se piou mais o resto da viagem. :lol: odasse :lol: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Outubro 2014 por volta das 18h30-19h servem comida (aperitivi), o que torna esta hora a única a que faz sentido ir a um bar :mrgreen: Outro dia disseram-me que aqui no Porto agora há um sítio que faz aperitivi. Fiquei maluco, tenho de lá ir! Fiz tantos, acho que ia todas as semanas, quantas vezes mais do que uma vez. :lol: sdds :cry: Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 13 Outubro 2014 (editado) Outro dia disseram-me que aqui no Porto agora há um sítio que faz aperitivi. Fiquei maluco, tenho de lá ir! Fiz tantos, acho que ia todas as semanas, quantas vezes mais do que uma vez. :lol: sdds :cry: só para tu veres era a nossa "refeição saudável" da semana :mrgreen: a carne era mesmo cara pa caraças Editado 13 Outubro 2014 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 13 Outubro 2014 Em relação à cerveja em inglaterra, acho que eles têm 2 tipos para as brancas, a "normal" e essa que vem "morta". Quando lá tive, encontramos la um portugues e quando fomos jantar lembro-me de ele ter-nos avisado sobre isso, não me lembro é dos nomes. O que há em Inglaterra, por exemplo, que cá não há são ales e cidras de pressão. As primeiras são um tipo de cerveja, as segundas são uma bebida fermentada diferente. Resumindo, há lagers, a cerveja que conhecemos em Portugal, e ales (isto ao nível do que é servido em pubs à pressão, se formos para as garrafas nunca mais saímos daqui), a diferença mais óbvia está na temperatura de fermentação. Depois dentro das lagers há as cervejas que também há cá, como as brancas, ruivas e pretas e dentro de cada um destes grupos mais um número infinito de sub-grupos. De qualquer das formas raros serão os pubs que não tenham cerveja mais próxima da nossa como Heineken e afins. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Outubro 2014 (editado) odasse :lol: Napoli é mesmo absurdo a diversos níveis, acho eu. E existem mesmo bastantes diferenças entre o norte e o sul de Itália, o norte é melhor para viver no dia-a-dia. Mas claro que lá para baixo é tudo também muito bonito. E as ilhas também podem ser algo inseguras mas quem lá foi diz que vale muito a pena fazer aquilo de carro. Aliás, fazer Itália de carro deve ser só excelente. E o país em si é muito central. Relembro que aquilo em cima faz fronteira com a Áustria, Suíça e Eslovénia, além de França mais à esquerda. Também é num instante que te pões no centro da Europa a visitar outras coisas. Eu fui à Croácia de bus e foi um tirinho. só para tu veres era a nossa "refeição saudável" da semana :mrgreen: a carne era mesmo cara pa caraças Eu lá aprendi a cozinhar e, além de ter uma colega de casa que cozinhava fixe, também muitas vezes jantava fora de casa. Entre aperitivi, encomendar pizzas (só que das boas) em casa de alguém enquanto se bebia, ir para casa de outras pessoas, etc, estava o assunto arrumado. Nós tínhamos uma Bimby em casa de uma portuguesa lá, fizemos lá bacalhau com natas e essas cenas :lol: Mas na carne sim, outro dia ri-me com um anúncio qualquer do intermarché na televisão que vendia bifes de perú a 3€/kg. E eu a lembrar-me que lá pagava para aí uns 9... Editado 13 Outubro 2014 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 13 Outubro 2014 (editado) Bom tópico. Viver no estrangeiro por mais tempo só mesmo em Barcelona, depois já passei grandes temporadas noutros países e ainda este ano estive meses em França na zona de Bordéus. Barcelona foi excelente e recordo com muitas saudades, ainda hoje penso que no futuro ainda lá irei viver mais tempo. O sítio mais "estranho" onde já estive fixado, embora por apenas aproximadamente 2 meses, se é que isso já conta como viver lá, foi mesmo na Bolivia. Depois se calhar já venho cá contar como foi. Editado 13 Outubro 2014 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Guest Alonso. Publicado 13 Outubro 2014 Eu ainda me lembro quando o UnReal veio aqui td contente que já era alto patrão na cozinha, e posta uma foto com massa e salsichas :lol: Compartilhar este post Link para o post
Malaik0 Publicado 13 Outubro 2014 E mais uma coisa, um gajo queixa-se que o sistema de saúde em Portugal não vale nada e, pelo que tenho vivido e lido aqui, estamos nós muito bem com o que temos :lol: Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 13 Outubro 2014 Vivi durante 5 anos no Canada (Québec) e ainda tenho saudades :heart: Ja la vou com 4 anos em Marrocos e quero "bazar" daqui o mais rapido possivel. Bela m*rda. De resto so me vejo viver em Cabo Verde. Aquele ambiente tranquilo (cada dia é um dia), belas praias, boa comida, familia e amigos, festas e musica :heart: So estive em Portugal uma vez na minha vida, foi de férias (1 mês) e tinha 7 anos (em 98) :mrgreen: Conheço Dakar Senegal (ja la fui umas 4 vezes). Apesar de toda a falta de organização naquele sitio guardei um carinho especial. Gostei muito!!! Quanto aos States, so conheço pelos aeroportos ( N.Y, Boston, Washington, tudo em escala) Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Outubro 2014 (editado) Eu ainda me lembro quando o UnReal veio aqui td contente que já era alto patrão na cozinha, e posta uma foto com massa e salsichas :lol: isso foi no início, pá, não sabia um boi de nada :mrgreen: agora já vou ali segurar o risotto de açafrão que a minha mãe faz enquanto ela vai não sei onde like a boss 8) Editado 13 Outubro 2014 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 13 Outubro 2014 Muito bom w0, fiquei com curiosidade :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
DiNgO_BoSS Publicado 13 Outubro 2014 Outro dia disseram-me que aqui no Porto agora há um sítio que faz aperitivi. Fiquei maluco, tenho de lá ir! Fiz tantos, acho que ia todas as semanas, quantas vezes mais do que uma vez. :lol: sdds :cry: Eish unrealzito, quando souberes onde fica, avisa-me pf Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 13 Outubro 2014 Este topico tem potencial para uma enorme troca de experiencias! Depois passo ca a relatar os (quase) 4 anos que ja vivo fora de Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Outubro 2014 Sumudica, que tens a dizer sobre Marrocos? Compartilhar este post Link para o post